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Navegando por Autor "Dutra, Mábio"

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    Territorialidades dos professores do IF-Sertão e os sentidos geossimbólicos do sertão semiárido
    (UNEB, 2016-03-08) Dutra, Mábio; Carvalho, Luzineide Dourado de; Barros, Edonilse da Costa; Cavalcanti, Lucas Costa de Souza; Vieira, Josenilton Nunes
    A pesquisa visa analisar as percepções de territorialidade dos professores do Curso Técnico Subseqüente em Agricultura do IF – Sertão, objetivando-se, desta forma, compreender os sentidos de pertencimento ao território semiárido brasileiro. A problemática parte da reflexão das continuidades ou superações do paradigma cartesiano-mecanicista para as emergências de uma racionalidade complexa que vem sendo postas pelas instituições para com a natureza semiárida. Deste modo, o estudo buscou identificar e descrever como a territorialidade, a docência e a institucionalidade se movem dentro dessa transição paradigmática, através de sua percepção geossimbólica. Com base na pesquisa qualitativa de perspectiva fenomenológica, este estudo de caso seguiu o percurso metodológico da etnometodologia na busca de perceber as bases transitórias que se dão nessa instituição para a emergência de uma nova institucionalidade, bem como acionam os docentes manifestarem uma relação dialógica com o território em seus aspectos ambientais e socioculturais. Para tanto, além de ouvidos os professores, foram analisados os documentos instituintes do IF – Sertão, em termos de diretrizes e concepções. Os resultados obtidos apontarão como as transformações da Educação Profissional, Científica e Tecnológica como instrumento de política pública para a inclusão social e a democratização do conhecimento, podem encaminhar-se, através de uma abordagem cultural das relações territoriais, principalmente a partir da percepção territorial do professor e, portanto, de sua territorialidade, para uma efetiva ação transformadora da realidade social que, através de uma nova/outra racionalidade e institucionalidade, abre-se para a perspectiva da Convivência com o Semiárido.
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