Navegando por Autor "Dutra, Érica Taynara Alves dos Santos"
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- ItemEducação para as relações étnico-raciais na prática(2024-04-26) Dutra, Érica Taynara Alves dos Santos; Silva, Genilson Ferreira daO e-book "Educação para as Relações Étnico-Raciais na Prática" é um produto educacional que oferece sugestões de trabalho, práticas e abordagens para tratar questões raciais no ambiente educativo. Este material busca fornecer ferramentas práticas para educadores, auxiliando-os na implementação de uma educação que valorize a diversidade étnico-racial e promova a equidade. O e-book é fruto da dissertação de mestrado intitulada "Educação para as Relações Étnico-Raciais: Reflexões sobre as Práticas Pedagógicas na Educação Profissional Técnica e Tecnológica no Instituto Federal da Bahia - IFBA Campus Brumado (2018-2022)". Através de reflexões teóricas e exemplos práticos, o e-book serve como um guia valioso para educadores que desejam aprimorar suas práticas pedagógicas, contribuindo para a formação de um ambiente educacional mais justo e inclusivo.
- ItemEducação para as relações étnico-raciais: reflexões sobre as práticas pedagógicas na educação profissional técnica e tecnológica no Instituto Federal da Bahia - IFBA Campus Brumado (2018 - 2022)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-26) Dutra, Érica Taynara Alves dos Santos; Silva, Genilson Ferreira da; Nascimento, Jairo Carvalho do; Silva, Reginaldo Conceição daEste estudo aborda a importância da Educação para as relações étnico-raciais e os desafios do seu tratamento pedagógico no Instituto Federal da Bahia, Campus de Brumado. O objetivo é analisar as práticas pedagógicas no Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, visando a efetivação da Educação para as relações étnico-raciais no IFBA - Campus Brumado. Para tanto, buscou-se responder à seguinte problemática: em que medida as práticas pedagógicas e o currículo do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio têm efetivado a Educação para as relações étnico-raciais no IFBA - Campus Brumado? A pesquisa é um estudo de caso e fundamentou-se nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa de Minayo (2001), utilizando procedimentos da pesquisa documental e bibliográfica conforme definições de Cechinel et al., (2016). O instrumento de coleta de dados adotado foi um questionário semi-estruturado online. A abordagem metodológica pautou-se na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2010), dialogando com conceitos como racismo, discriminação, práticas pedagógicas, currículo e pensamento decolonial. O embasamento teórico inclui Saviani (1994), Frigotto e Ciavatta (2005), Marise Ramos (2014), Nilma Lino Gomes (2011, 2012 e 2013), Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2007), entre outros. Foram considerados marcos legais, como a Lei n.º 10.639/03, a Lei n.º 11.645/08, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Paralelamente, analisamos os documentos referenciais do instituto e do curso estudado e a Base Nacional Comum. Diante da análise dos dados e dos relatos captados, revelou-se a preocupação em atender aos marcos legais, mas identificamos lacunas que indicam a necessidade de repensar o currículo, sua estruturação e ampliação de investimentos em formação docente para promover uma educação antirracista.