Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Drehmer, Regina das Graças Figueredo Godinho"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino de História na educação básica: reflexões sobre conceitos e metodologia
    (UNEB, 2008-09-18) Drehmer, Regina das Graças Figueredo Godinho; Borba, Amândia Maria de; Heinsfeld, Adelar; Ferri, Cássia
    Este trabalho, na linha de pesquisa Políticas para a Educação Básica e Educação Superior, teve por objetivo analisar os conceitos que os professores da disciplina de História estão abordando em suas aulas e a metodologia utilizada para desenvolvê-los. A pesquisa foi realizada na perspectiva da abordagem qualitativa, utilizando-se a metodologia descritivo- interpretativa. Os procedimentos para a coleta de dados foram os seguintes: análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNS (Ensino Fundamental), Orientações Curriculares para o Ensino Médio - OCEM, Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina, projeto político-pedagógico das duas escolas pesquisadas (uma da rede estadual de ensino e a outra da rede particular) e plano de ensino de História dos quatro professores, sujeitos desta pesquisa; observação de dez aulas ministradas por cada professor e entrevista realizada individualmente. A categorização dos dados foi realizada após a leitura cuidadosa do material coletado, embasada na fundamentação teórica, delineando as seguintes categorias: concepção de história, conceito, conteúdo, metodologia e avaliação. As mesmas foram sistematizadas em quadros contendo as informações/opiniões coletadas durante a investigação e, em seguida, foi realizada a análise dos dados que indicam haver, nas escolas pesquisadas, um ensino de História caracterizado pelo repasse do conteúdo, organizado de forma linear, pouco contextualizado com a vida dos alunos. Os conceitos estruturadores da disciplina são abordados de forma superficial, e nem todos os que são indicados pelos referenciais curriculares são efetivamente desenvolvidos pelos professores. A metodologia utilizada na maioria das aulas se caracteriza pela aula expositiva e dialogada e a avaliação da aprendizagem realizada pelos professores demonstra que há preocupação na verificação dos conteúdos trabalhados. Os resultados indicam a necessidade de revisão da disciplina de História com foco nos conceitos estruturadores da disciplina e na sua metodologia de ensino, integradas com o contexto sócio, político e cultural da vida do aluno.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais