Navegando por Autor "Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho"
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCoordenação pedagógica e os anos finais do Ensino Fundamental: contribuições e desafios para a formação continuada de professores na rede municipal de Bonito/BA(2016-07-25) Rodrigues, Adenir Carvalho; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Zen, Giovana CristinaO trabalho busca analisar como a coordenação pedagógica por meio da formação continuada dos professores das séries finais pode contribuir para melhoria das práticas pedagógicas dos docentes de Português e Matemática. O caminho metodológico da investigação traz o tipo de estudo qualitativo, como método de abordagem o fenomenológico, tipo de pesquisa, o Estudo de Caso. Para a coleta de informações, usamos as técnicas da observação indireta com uso da pesquisa bibliográfica e documental, a observação direta intensiva, com o uso da observação e da entrevista, e a observação direta extensiva, com o uso do questionário. A análise e interpretação das informações baseando-se na Análise de Conteúdo de Bardin e Franco. Para as reflexões acerca da formação continuada e da coordenação pedagógica, nos referenciamos em autores como: Altet, Canário, Cavaco, Charlier, Esteve, Franco, Libâneo, Nóvoa, Orsolon, Perrenoud, Placco, Sacristán etc. Entendemos que o município avançou muito, mas precisa continuar avançando em outras frentes. Apesar de termos um processo articulado de formação continuada em termos de estrutura e organização da equipe técnica, dos Planos de Formações e suas concepções, acreditamos que o município precisa instituir de forma dialogada com a participação de todos os professores e professoras de todos os níveis, com a equipe técnica pedagógica, com o Conselho Municipal de Educação e com o Sindicato da categoria, uma política de formação continuada em forma de documento que traga em suas concepções os desejos e anseios de todos os envolvidos.
- ItemCrise contemporânea da educação profissional técnica de nível médio: cenário da educação profissional em uma escola estadual do município de Jacobina-Ba(2019) Alves, Gustavo Ellias de Carvalho; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Sales, Márcea Andrade; Silva Filho, PenildonEste trabalho dissertativo interpretou a formação em Nível Médio diante dos desafios do mundo do trabalho e, especificamente, o processo de formação Profissional Técnica de Nível Médio, com participantes da investigação (estudantes egressos do curso e professores da escola). O caminho metodológico da pesquisa de concepção praxiológica firma-se na perspectiva da pesquisa qualitativa e faz uma opção pela entrevista narrativa e World Café como dispositivos de (des)construção e coleta de informações. Ela está diretamente ligada à lógica da pesquisa-formação-participante, cujo método só é possível no final – método como caminho - e está permeado pelos Estudos Culturais das políticas públicas para o Ensino Médio (EM). A pergunta fundante volta-se para a compreensão da crise do Ensino Técnico Profissionalizante de Nível Médio no cenário contemporâneo brasileiro, a partir da realidade da Educação Profissional Técnica de Nível Médio de uma instituição pública no município de Jacobina-BA, para construir uma possibilidade de intervenção, no âmbito da gestão escolar, especialmente na área pedagógica. Para tanto, propõe criar um grupo de estudos da Educação Profissional, em articulação com as partes envolvidas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio da escola e do município de Jacobina-BA, para o alinhamento de projetos e ações conjuntas para essa modalidade escolar. A partir das configurações subjetivas dos estudantes e dos professores do EM poderá ser possível propor mudanças e orientações no lócus pesquisado apresentando e problematizando os resultados deste processo investigativo. Este processo investigativo-interventivo deverá, ainda, contribuir com outras instituições do município nessa modalidade educacional, instituindo um processo colaborativo para identificar e contextualizar as suas principais dificuldades e potencialidades, compreendendo as interferências das políticas públicas que, nem sempre, contemplam as diversidades dos espaços de formação.
- ItemDocência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID(2017-12-15) Santos, Hilderlândia Penha Machado; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Nogueira, Eliane Greice Davanço; Souza, Elizeu Clementino; Dourado, Emanuela Oliveira CarvalhoO Estudo intitulado Docência Na Educação Básica: Formação Continuada do Professor Supervisor no Espaço do Pibid desenvolveu-se no terreno da educação, alicerçado na perspectiva da pesquisa qualitativa. Trata-se de uma pesquisa-formação atravessada pelos princípios da pesquisa (auto)biográfica e da abordagem experiencial com a finalidade de compreender como a formação das professoras supervisoras acontece no espaço do PIBID e de que modo tais experiências contribuem para formação do professor da educação básica, produzindo outras propostas de formação continuada. Dadas às características e objetivos pretendidos, dialogamos com estudos de Fabre (1994), Josso (2004, 2010), Larrosa (2002, 2016), Nóvoa (1988, 1992, 1995), Suárez (2007, 2010), Souza (2006, 2010), entre outros estudiosos que apresentam o compromisso intelectual com abordagem (auto)biográfica da formação do sujeito; com Gatti (et al 2014) nos estudos sobre a formação continuada no PIBID e ainda com Zeichner (2010) que aborda a formação docente e continuada de professores. Assim, a pesquisa tomou como dispositivos, a entrevista narrativa e as oficinas reflexivas, inspiradas nos ateliês biográficos de projetos de Delory Momberger (2008). O estudo apresentou outras possibilidades de pensarmos a formação continuada docente no PIBID, como acontece e o que a envolve, destacando as seguintes dimensões formativas: formação pela pesquisa/ação colaborativa, relação teoria/prática e a coformação. A partir dos resultados, foi produzida uma proposta de plano de formação continuada para os professores da educação básica do município de Irecê.
- ItemÉ hora de brincar! as brincadeiras como potencializadoras na apropriação do letramento(2018) Lima, Daniela dos Santos; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Fagundes, Tereza Cristina P. CarvalhoEste estudo, vinculado à linha de pesquisa Formação, Linguagem e Identidades, do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV, trata das brincadeiras que fazem parte da cultura local de Jacobina – BA, entendendo-as como potencializadoras do processo de alfabetização na perspectiva do letramento. Apresenta como objetivo principal identificar as brincadeiras da cultura popular das comunidades do Itapicuru e Tombador, inserindo-as no contexto escolar e nas práticas pedagógicas, através de projeto de intervenção pedagógica, criado coletivamente na Escola Municipal Agnaldo Marcelino Gomes (EMAMG), no município de Jacobina – BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada nos pressupostos da pesquisa-ação, desenvolvida em três etapas, a saber: a) revisão de literatura das categorias brincadeira, cultura, cultura popular, identidade, alfabetização e letramento; b) entrevista narrativa com treze moradoras/es das referidas comunidades e com oito crianças estudantes do terceiro ano da EMAMG, a fim de conhecer as brincadeiras da história local e sua relevância para a vida delas, e c) rodas de estudos na EMAMG com as/o professoras/or, coordenadoras e diretora, a fim de reflexão sobre a importância das brincadeiras infantis da cultura popular no processo de alfabetização. Como embasamento teórico, levaram-se em consideração os estudos dos seguintes autores: brincadeira: Sousa Rosa, Brainer & Cavalcante (2012), Dohme (2011), Bomtempo e Going (2012) e Luckesi (2002, 2005); cultura e cultura popular: Geertz (1989) e Santos (2008); identidade: Hall (2006, 2014), Woodward (2014), Rios (2011) e Castells (2008); alfabetização e letramento: Cabral e Pessoa (2002), Carvalho (2010), Soares (2014 e 2016) e Rojo (2009). Após as narrativas dos/as colaboradores/as, identificaram-se doze brincadeiras como pertencentes à cultura popular de Jacobina: Pia, Amarelinha, Anelzinho, Atirar com Badogue, Bate Caixão, Boca de Forno, Boleado, Correr, Esconde-Esconde, Fazer Brinquedos com Argila, Pião e Pular Corda. Entretanto, detectou-se que essas brincadeiras não fazem parte do contexto da EMAMG, principalmente no Ensino Fundamental, visto que ainda não são compreendidas como estratégias na organização do trabalho pedagógico para as crianças em processo de alfabetização. Após as rodas de estudos, os/as professores/as da referida escola teceram comentários reflexivos para o reconhecimento das brincadeiras da cultura popular local como elemento de aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva do letramento, apontando a possibilidade de inserção das mesmas nas práticas educativas, com base na elaboração de um projeto de intervenção pedagógica, a ser aplicado na EMAMG, no ano letivo de 2019. Através das brincadeiras infantis da cultura popular local, as crianças criam autonomia e representam suas impressões sobre seu contexto social. Ao mesmo tempo, essas brincadeiras fomentam inúmeras aprendizagens psíquicas, motoras e cognitivas na vida da criança, a ponto de possibilitar a apropriação do letramento.
- ItemEscolarização de surdos: estudo de caso em uma escola municipal de Irecê-BA(2019) Souza, Iza Rocha; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Ribeiro, Solange LucasO presente trabalho trata de um estudo que investigou o processo de escolarização de estudantes surdos matriculados em uma escola pública da Rede Municipal de Educação na cidade de Irecê - BA. Teve por objetivo compreender o processo de escolarização de estudantes surdos, identificando suas fragilidades e potencialidades, considerando as condições de acesso, permanência e ensino, no intuito de construir uma Proposta Pedagógica Interventiva Colaborativa com discentes surdos e os docentes participantes da pesquisa que venha a contribuir com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos surdos nessa escola da rede pública municipal. Esta proposta tomou forma de um Curso de formação em Libras e Escolarização de Surdos para estudantes, professores e demais servidores da Escola. A pesquisa teve cunho qualitativo e adotou o método do estudo de caso, sendo utilizados como dispositivos entrevistas, observação e documentos para produção de informações e análises. Tais procedimentos metodológicos, alinhados às intenções da pesquisa e aos referenciais teóricos deste trabalho dissertativo, trouxe conhecimentos sistematizados acerca da Política Municipal de Educação Inclusiva, no contexto da Rede Municipal de Educação de Irecê - BA, tendo como referência a sua Política Nacional. Desse modo, este estudo denota como a educação de surdos se materializa na escola, tendo em vista o direito ao acesso e à permanência que tem sido garantido reiteradamente nos diversos aportes legais. Foi evidenciada algumas fragilidades, como a dificuldade de comunicação com esses estudantes, a falta de um plano de adaptação curricular, a falta de conhecimento das políticas educacionais inclusiva para surdos, mas também as potencialidades da Escola, que têm garantido o acesso e permanência de estudantes com surdez, assim como o direito ao intérprete em sala de aula.
- ItemIdentidades e formação docente: trajetórias de vida-formação de professores do IFBA(2017-07-17) Anjos, Virgínia Alves Lima; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Nogueira, Eliane Greice Davanço; Souza, Elizeu Clementino de; Dourado, Emanuela Oliveira CarvalhoEste estudo buscou compreender como as trajetórias de vida-formação-profissão de docentes do IFBA – Jacobina constituem as identidades e a formação vivenciada pelos docentes. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, ancorado nas potencialidades da abordagem (auto)biográfica, tendo, como dispositivos de produção o ateliê biográfico e as entrevistas narrativas. O estudo, através das narrativas (auto)biográficas dos docentes, visou rememorar as histórias e (re) significar as experiências dos docentes, ampliando a percepção de si como sujeitos e como profissionais da educação. Os resultados desvelaram o lugar da narrativa como elemento formador; apontou o desenvolvimento profissional como um projeto pessoal; assim como revelou que uma experiência formativa ocorre quando se possibilita aos docentes atribuir significados/sentidos a suas trajetórias numa experiência fundadora de aprendizagens. A partir desta pesquisa-formação foi construída uma página virtual que reúne os textos narrativos (memoriais formativos) produzidos pelos professores-autores. A exposição dos memoriais tem por finalidade socializar o material produzido e assim propor um diálogo com outras histórias de professores, também pertencentes à rede dos Institutos Federais, favorecendo uma troca de experiências que pode contribuir para o fortalecimento da identidade coletiva docente, assim como pode servir de fonte para formação de professores da EPT.
- ItemInserção dos saberes-fazeres quilombolas da Escola de Caldeirão – Uibaí - BA: diálogos artístico-culturais(2018) Cavalcante, Fabiana Lopes; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Miranda, Carmélia Aparecida da Silva; Sodré, Maria Dorath Bento; Faria, Marcelo Oliveira deEste texto dissertativo apresenta a pesquisa do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), a qual foi desenvolvida na comunidade de Caldeirão - Uibaí-BA, povoado registrado como quilombola pela Fundação Cultural Palmares em 2004. A proposta surgiu pelo silenciamento da esfera pública quanto à formação em exercício dos seus professores/as, especialmente, dos anos finais do Ensino Fundamental (EF), e por compreender que as vivências culturais da comunidade devem fazer parte da proposta pedagógica dessa escola, o que requer essa formação em exercício permanente e contextualizada. Este estudo partiu do questionamento sobre quais os saberes-fazeres artísticoculturais quilombolas do campo versam sobre valores para as produções afro-brasileiras e africanas, como forma de potencializar a educação na escola investigada. Para isso, elencamos os objetivos e seus respectivos dispositivos: 1)catalogar as produções artístico-culturais da escola que fazem parte da identidade da comunidade lócus da pesquisa. Para alcançar este objetivo, usamos como dispositivo a Análise Documental. Nesse momento, como não há currículo formalizado, debruçamos o olhar interpretativo sobre os documentos encontrados na escola: Regimento, Projeto Político Pedagógico (PPP), planejamentos e demais registros de atividades, para depois: 2) conhecer a cultura quilombola do campo a partir das produções artístico-culturais presentes nesses registros, fazendo uso da entrevista semiestruturada. A partir disso, dialogamos a respeito do que seriam essas produções e quais delas evidenciavam a identidade quilombola. Contudo apenas a Semana da Consciência Negra e a capoeira exploram a cultura negra, segundo os/as participantes, pouco fazendo menção à identidade quilombola. Assim, passamos aos demais objetivos: 3) compreender como as atividades pedagógicas sobre as produções artístico-culturais quilombolas do campo estão presentes no planejamento docente; e 4)construir com os participantes da pesquisa uma proposta de intervenção educativa a partir dos saberes-fazeres artístico-culturais, como elementos para a formação pedagógica dos/as professores/as que atuam na escola de Caldeirão de Uibaí-BA. Para isso, fizemos uso das Tertúlias Dialógicas Culturais, inspiradas na Tertúlia Dialógica Literária freiriana, denominada neste trabalho de Tertúlia Dialógica Artística e Cultural, pois realizamos leituras de imagens de produções artísticas já desenvolvidas na escola, questionando a identidade quilombola do campo. A metodologia foi a pesquisa qualitativa, com a abordagem filosófica hermenêutica para interpretação das informações, a etnoformação inspirada nos saberes-fazeres da etnopesquisa e da pesquisa-formação. Para este estudo, foram entrelaçados diálogos entre os teóricos que melhor se aproximam do objeto em estudo, como Creswell, Fazenda e Denzin, os quais colaboram com a abordagem qualitativa; Candau e Canen com reflexões sobre a diversidade da educação na sociedade; José Santos e Geertz com conceitos de cultura; Rios e Nóvoa, com identidade docente; Josso e Macedo que trazem saberes sobre pesquisaformação e a etnopesquisa; Gomes e Munanga trazem conceitos sobre quilombolas; e Hall e Silva que tratam de identidade. Esta pesquisa mostrou a diversidade de produções artístico-culturais da escola, como a dança, o teatro, a música, o artesanato, porém ficou evidenciada a não contextualização das mesmas no que tange à sua identidade quilombola do campo. Assim, será pertinente a formação em exercício a partir da identidade quilombola, desenvolvida como intervenção desta pesquisa.
- ItemJovens... estudantes... e do campo: expressão da diversidade e diálogos sobre identidade em uma escola da cidade(2018-06) Silva, Edilania de Paiva; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Faria, Marcelo Oliveira deO presente Documento Referência é resultado de um estudo investigativo com os/as jovens estudantes do campo que estudam em uma escola da cidade, cujo objetivo foi compreender como eles/as, estudantes do turno vespertino do Colégio Estadual João Durval Carneiro constituem as suas identidades culturais. A pesquisa deu centralidade aos jovens estudantes, tentando romper com a perspectiva homogeneizante que, historicamente, atribuiu a eles/as, especialmente os/as do campo, um papel menor e secundário no contexto das práticas cotidianas. Para tanto, considerou concepções teóricas de autores que abordam a juventude como uma construção social, na busca por maiores espaços de expressão e afirmação de suas identidades e os/as jovens como sujeitos descentrados do mundo pós-moderno, que têm suas identidades fragmentadas, em constante processo de hibridização. Através da bricolagem metodológica e dos pressupostos das teorias pós-críticas em educação, este estudo se ancora na abordagem qualitativa, através da Etnopesquisa como pano de fundo para a compreensão do objeto de estudo, tendo a análise interpretativa proposta pela Hermenêutica e alguns elementos que se inspiram na Cartografia. O resultado desta bricolagem compôs o referido documento, uma “Etnocartografia”, com as narrativas das identidades culturais dos/as jovens estudantes do campo, visto que cartografa/analisa/interpreta/descreve as experiências dos sujeitos em seus universos socioculturais e no cotidiano escolar. Como dispositivos para o levantamento e construção das informações, utilizaram-se o questionário, a observação participante, com registros no diário de campo, e a tertúlia dialógica cultural. A investigação apontou que, construir uma noção de juventude na perspectiva da diversidade implica considerá-la como um conjunto híbrido de expressões e práticas socioculturais, hábitos, valores e visões de mundo que constituem as culturas juvenis. Além disso, aponta tais aspectos, como parte de um processo mais amplo de constituição dos sujeitos, com base nas condições sociais, culturais (etnias, identidades religiosas) e de gênero, e também da localização geográfica, dentre outras. Por se tratar de uma pesquisa implicada, este Documento Referência resultou em um Plano de Ações Pedagógicas em atenção às expressões da diversidade dos/as jovens estudantes, com vistas a contribuir para a tessitura de novas possibilidades na escola, a partir da problematização da sua prática educativa.
- ItemPráticas educativas nos espaços de educação não formal: uma teoria substantiva sobre a formação cidadã e vulnerabilidade social(2018) Oliveira, Maria Aparecida Monteiro ; Miranda, Carmélia Aparecida Silva; Nunes, Jacy Bandeira Almeida; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Feitosa, Rodolfo Rodrigo SantosDissertação oriunda dos estudos realizados no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade do Programa de Pós-Graduação Educação e Diversidade da UNEB, DCH IV/Jacobina/BA. Insere-se nos debates que contemplam: a pedagogia freireana, os parâmetros de investigação da ação colaborativa e da Teoria Fundamentada em Dados. Tem como objetivo central gerar uma teoria substantiva sobre as contribuições das práticas educativas desenvolvidas nos espaços não formais em Jacobina, para a formação de crianças e adolescentes expostas à vulnerabilidade social. Os objetivos específicos são: a) Analisar os processos psicossociais que emergem nas práticas educativas dos educadores/associais que lidam com a vulnerabilidade social das crianças e adolescentes. b) Levantar os desafios e contribuições das práticas educativas dos educadores/as para a formação cidadã de crianças e adolescentes expostas à vulnerabilidade social. c) Identificar como a formação para a cidadania pode ser potencializada por meio das práticas educativas. d) Construir colaborativamente com os educadores, nos ciclos de formação reflexiva um conjunto de proposições/diretrizes sobre a temática. A perspectiva é de refletir sob o olhar de quem está inserido no processo, sobre as práticas de ensino/aprendizagem desenvolvidas em espaços alternativos de educação, a exemplo do Projeto de Acompanhamento de Crianças e Adolescentes (PACA). Reconhecendo a diversidade de sujeitos que circulam nas instituições educativas, permitindo a escuta minuciosa e sensível das concepções dos sujeitos participantes diante da educação a qual estão envolvidos. Para tanto dialoga com Freire (1987; 1992; 1996; 2001; 1992; 2016; 2017) Brandão (2002), Gadotti (2000), Gohn (2004; 2005; 2006; 2009), Gentili (2007), Larrosa (2011), Tarozzi (2011), Charmaz (2009), Schön (2000), Zabala (1998); entre outros. A metodologia adotada segue as orientações epistêmicas da Teoria Fundamentada de Dados (TFD) e a abordagem da pesquisa qualitativa, consistindo-se num referencial interpretativo/colaborativo que considera as experiências vivenciadas pelos sujeitos sociais para a construção do conhecimento de bases teóricas substantivas. A pesquisa desenvolveu-se com os/as educadores/as sociais de três Casas integrantes do Projeto PACA: Casa Rebeca; Fazendinha José Josivan de Jesus e Casa Santa Luzia. Utilizou a análise documental como instrumento de construção de dados, bem como os diagramas, os ciclos reflexivos, entrevistas intensivas e os memorandos. Traz como produto final diretrizes para as práticas educativas nos espaços de educação Não Formal, desenvolvidas no cotidiano desses contextos e suas contribuições para a formação cidadã das crianças e adolescentes do bairro da Bananeira, cidade de Jacobina/BA. Os principais resultados obtidos apontam as práticas educativas e todas as experiências que nelas circundam (os desafios e fragilidades) como processos formativos que abrangem sentidos e significados construídos pelos habitantes desses espaços, em suas relações com o mundo que o cerca.
- Item“Rituais” das práticas docentes na EJA nas narrativas da professora Jussara: elementos para pensar a formação continuada(2016-12-16) Morais, Cinara Barbosa de Oliveira; Conceição, Ana Paula Silva da; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, José Jackson Reis dosEsta dissertação apresenta como título, Rituais das práticas docentes da professora Jussara: elementos para pensar a formação continuada de professores da EJA. O texto contempla as narrativas-formativas da professora da EJA, problematizada na questão que norteia a pesquisa: quais referências das práticas docentes da professora Jussara constituem elementos para a formação continuada de professores da EJA? Assim, o trabalho tem a intenção de: a) Objetivo Geral: compreender as referências das práticas docentes da professora Jussara, que constituem elementos para a formação continuada de professores da EJA; b) Secundários: b 1)Identificar os saberes da experiência como pressupostos que subsidiam as práticas docentes; b 2) Descrever os rituais, trajetórias e memórias, que constituem a experiência existencial da professora Jussara; b 3) Analisar os referenciais constitutivos do ser professor, como elementos para a formação de professores da EJA; b 4) Refletir sobre os saberes da experiência das narrativas imagéticas como elementos formativos na prática da professora Jussara. O processo de investigação se iniciou pela trajetória da pesquisadora no contexto de trabalho de coordenação na escola nos percursos formativos do mestrado. O processo de pesquisa compreendeu o período de agosto de 2015 a agosto de 2016, na escola do campo Anita Marques Dourado, no Povoado de Meia Hora, município de Irecê, Bahia. A metodologia está referendada na abordagem qualitativa de pesquisa, pelo método (Auto) biográfico, narrativas-formativas para atender ao objeto de estudo definido na investigação, a formação continuada do professor. O caminho da investigação se desenvolveu pelos dispositivos de pesquisa: memorial formativo, entrevista-narrativa, diário de registros e narrativas imagéticas. Para fundamentar o processo de produção das informações em análise das narrativas-formativas, a opção na abordagem interpretativo-compreensiva-compreensiva, organizada em tempos metafóricos foram constituídos em pré-análise, sistematizada e organizada em unidades de análises temáticas com as significações tecidas nas narrativas. Desse modo, por meio da leitura cruzada e analítica, elaborei a interpretação das significações das unidades temáticas das narrativas na leitura compreensiva, referencial de anúncio do corpus para o desvelamento da pesquisa. No processo de desvelar as recordações-referências em diálogos de investigação-formação, concluo que a professora da EJA é um agente de formação na perspectiva de autoformação (PINEAU, 2000), que contribui para a formação continuada de professores, pois suas experiências configuram elementos importantes sobre os saberes experienciais, sobre os saberes específicos à prática pedagógica, um aporte teóricometodológico de saberes identitários da docência para acesso à formação continuada do professor que trabalha com o segmento EJA. Deste modo, evidencio o caráter investigativoformativo da (auto) biografia, e sua contribuição para uma nova epistemologia da formação continuada de professores.
- ItemSingularidades e diversidades socioculturais na educação profissional: um estudo da identidade estudantil no IFBA- Campus Seabra(2017-12-15) Ribeiro, Jeovângela de Matos Rosa; Sales, Marcea Andrade; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Faria, Marcelo Oliveira deO presente trabalho resulta da pesquisa sobre as Singularidades e Diversidades Socioculturais na Educação Profissional: um estudo da identidade estudantil no IFBA, Campus Seabra, que surgiu da inquietação em compreender como se constitui a identidade dos discentes dessa instituição, considerando a diversidade sociocultural existente nesse Campus. Na pesquisa investiguei a identidade do estudante da Educação Profissional, sua origem socioeconômica, seu modo de ser e estar no mundo, seu sentimento de pertencimento ao lugar onde vive. Atenta a isso, busquei desenvolver o estudo através do objetivo de identificar as contribuições do processo educativo no IFBA para os deslocamentos da identidade estudantil, fortalecendo a construção de novas identidades e caracterizar os elementos da identidade pessoal do estudante do IFBA, que relacionados aos elementos constitutivos da identidade dos demais discentes, o identifique como educando desse Instituto. Para embasamento teórico da pesquisa no que se refere à Educação Profissional, dialogo com Bezerra (2013) e Pereira (2012), para entender o processo histórico da Educação Profissional e o sujeito a quem destina. Para discutir identidade trago as contribuições de Hall (2015), Santos (2008), Taylor (2005), Binja (2015) e Silva (2014), como aporte para entender o processo de deslocamento da identidade discente; e para discutir a diversidade cultural na educação recorro a Candau (2012), Fleuri (2009) e Canen (2001), dentre outros que trouxeram rica contribuição a outras temáticas surgidas ao longo da pesquisa. Em se tratando de uma pesquisa em educação foi adotada a abordagem qualitativa, com a vertente fenomenológica, do tipo de pesquisa participante. Como dispositivos para a construção de informação foram utilizados questionário, entrevista semiestruturada, grupo focal e análise documental. A escuta dos participantes da pesquisa resultou nesse Documento Referencial, organizado através de proposições compostas de um conjunto de ações para o processo educativo do Instituto, envolvendo os servidores (docentes e técnicos), bem como os educandos, a serem implantadas no IFBA Campus Seabra, que objetivam fortalecer a valorização das identidades existentes nas diversidades socioculturais dos estudantes, objetivando contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas no Instituto.