Navegando por Autor "Dourado, Daniela Lopes Oliveira "
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA EJA na educação não formal - ecoalfabetização como possibilidade de desenvolvimento e fortalecimento comunitário em Morros de Higino – Jussara - Bahia(2016-11-30) Dourado, Daniela Lopes Oliveira; Aquino, Maria Sacramento; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Mutim, Avelar Luiz B; Alves, Érica ValériaEsta pesquisa apresenta estudos na Educação não formal a partir da Educação Popular com o objetivo de analisar as possibilidades da Ecoalfabetização na EJA com perspectivas de fortalecimento comunitário em Morros de Higino/ Jussara - BA. Os interesses por processos educativos fora da escola oportunizaram esta investigação, que a partir do encontro com a Associação Comunitária Mãe Bazu na Comunidade de Morros de Higino na Bahia e seus membros associados foi possível aprender e construir um programa de intervenção comunitária que proporcionou inúmeras aprendizagens, saberes e conhecimentos. Buscaram-se bases que amparassem o processo de busca e contribuíssem no percurso da pesquisa, recorrendo à compressão sobre Educação em seus níveis e espaços de atuação, aos fundamentos na Educação Popular e o conceito de cidadania e também aproximar-se da agroecologia, permacultura e experiências significativas que possibilitaram a orientação da Ecoalfabetização na EJA. Amparou-se nas ciências sociais, sendo de natureza etnográfica, modalidade investigativa e interventiva. A abordagem qualitativa e o método Pesquisa Participante foram fundamentais para uma pesquisa que envolveu diretamente todos os sujeitos com ideais comuns, fundamentado em Freire (1987), que anuncia o processo de formação em que todos aprendem independente do papel que assumam, seja educando ou educador. Exploraram-se os dispositivos de coleta de informações: observação participante roda de conversas, aplicação de atividades geradoras. Foi eleito o diário de campo como instrumento para coleta de informações. As análises foram de cunho interpretativo e reflexivo a partir da triangulação das informações. Concluiu-se que a Ecoalfabetização e os limites encontrados para o seu desenvolvimento se tornam um desafio possível, entendendo que a Ecoalfabetização como processo de aprendizagem encontra na Educação de Jovens e Adultos e na educação não formal amparo para se constituir, inventar e reinventar, sobretudo, compreende-se que a caminhada é longa, os estudos e as experiências vivenciadas denotam, o quanto pode florescer na relação participativa dos sujeitos com a Ecoalfabetização, mas também se reconhece que é um caminho possível, pois encontra nas pessoas o seu maior potencial, e no desejo o alimento para seguir em frente.
- ItemNarrativa de um percurso discente: o processo de ensino, aprendizagem, avalição e seu impacto no processo formativo(2021) Silva, Ithany Felipe Alcântara da; Dourado, Daniela Lopes OliveiraEste artigo apresenta narrativa do percurso educacional do autor da Educação Infantil até o Ensino Superior. Refletir sobre as referências que marcaram sua formação docente contribui para compreender o docente em formação, além de apresentar suas análises, proposições e ensejos futuros para formação em pedagogia para construir uma narrativa reflexiva sobre minha formação docente. Os estudos foram possibilitados a partir do componente curricular de Avaliação Educacional no quarto período do curso de Pedagogia, como o propósito de construir a memória e narrativas do processo educacional. Utilizou-se da metodologia de pesquisa autobiográfica por meio de narrativas que exploram e valorizam as dimensões pessoais dos sujeitos. Contudo estou convencido que mesmo com todos os enfrentamentos e desafios reconheço o meu papel social e de transformação enquanto educador, sendo uma motivação para seguir em frente.