Navegando por Autor "Dourado, Amanda Mendes de Santana"
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- ItemEducação Profissional no Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Da Bahia: Análise dos Fatores Intraescolares da Evasão como Base para Criação do Observatório Pedagógico Institucional no Campus de Irecê/Bahia.(2016) Dourado, Amanda Mendes de SantanaO presente estudo se insere na linha que discute Educação Profissional do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Gestão Social dos Territórios (GEPET), com o objetivo de analisar os fatores intraescolares envolvidos no fenômeno da evasão dos educandos dos cursos do ensino médio integrado no IFBA – Irecê, propondo a implantação de um Observatório Pedagógico Institucional. Através da descrição e análise da história da Rede Federal de Educação buscou-se descrever suas mudanças de nomenclatura, compreendendo sua relação com a missão da instituição e perfil dos estudantes que se configurou em cada período. Discutiu-se acerca dos fatores envolvidos no fenômeno da evasão, caracterizando-a a partir de perspectivas individuais e institucionais. Tratou-se do tema a partir da importância de uma gestão democrática e participativa para melhorar o desempenho discente e reduzir as taxas de evasão. Para tanto, buscou-se descrever os aspectos do Projeto Pedagógico Institucional, relacionados com o fenômeno, identificando como esses se materializam na prática do campus. Com um estudo investigativo exploratório utilizamos como procedimentos: análise documental e pesquisa de campo. Como resultado, além de questões socioeconômicas e de dificuldade de adaptação do estudante, foram apontados os seguintes fatores intraescolares: falta de formação didático-pedagógica dos professores bacharéis, currículo não integrado, falta de ações coletivas para o redimensionamento da gestão pedagógica e de acompanhamento dos estudantes com dificuldades de aprendizagem e/ou adaptação. Como produto da pesquisa, propõe-se a criação de um Observatório Pedagógico Institucional que possa desenvolver trabalhos a partir da identificação de estudantes em situação de fracasso escolar, bem como oferecer cursos periódicos para os docentes do campus.
- ItemLeitor e Religião: uma Interface(UNEB, 2004) Dourado, Amanda Mendes de Santana; Silva, Ana Lúcia Gomes daA escola é um departamento estruturalizado que orienta na formação de sujeitos leitores. No entanto, o seu papel "formador" tem por vezes confundido-se, pois ela davo alfabetizar funcionalmente os sous alunos, porém, ao invés disso, muitos sujeitos estão saindo dela analfabeteatos funcionalmente. Dentro desta temática percebemos o importante papel que as estratégias de leitura assumem, sendo que devem ser passadas aos educandos de forma que posteriormente possam ser utilizadas no momento da leitura, possibilitando um diálogo entre texto e leitor, Assim, é relevante observar como essas estratégias estão sendo trabalhadas nos textos propostos e como a atividade de leitura está sendo orientada. Analisamos este tópico numa escola com preceitos religiosos na qual subtende-se que as leituras bíblicas são trabalhadas entre as diversas tipologias. Sabemos que a Biblia é um dos documentos mais lidos do mundo, apresentando-se como uma fonte valiosa na formação do leitor Discorremos acerca dessa formação num contexto religioso, bem como analisamos também se esses educandos são ativos ou passivos neste processo, o que refletirá na sua formação de sujeito social.