Navegando por Autor "Doring, Katharina"
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- ItemBatuques do tabocal: a constituição das práticas de samba de roda numa comunidade rural (Santo Antônio de Jesus-Ba, 1960-1990).(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-15) Santos, Eliadson Ferreira Bernardo; Oliveira, Josivaldo Pires de; Doring, Katharina; Abib, Pedro Rodolpho JungersA pesquisa presente estuda historicamente a formação da zona rural do Tabocal e a presença das práticas do samba de roda no cotidiano da comunidade. O Tabocal é uma localidade predominantemente negra e que carrega características de uma comunidade remanescentes de quilombola. É próxima das margens do rio da Dona e pertencente a cidade de Santo Antônio de Jesus/Ba que fica no Recôncavo Sul da Bahia. No primeiro momento a proposta foi pensar a comunidade como um resultado das movimentações de famílias negras em busca de melhorias nas terras vizinhas do Recôncavo no Pós – abolição, em seguida, é contextuada a formação do samba de maneira mais ampla, pensando nas suas relações com o mundo Atlântico, seus diversos significados, momentos de repressão e as afinidades socioculturais entre a Bahia e o Rio de Janeiro no início do século XX. Além de analisar as estratégias de resistência, é entendida que as populações negras vindas para região do Tabocal trazem na memória organizações de sons ancestrais, com isso, no terceiro momento do texto é traçada uma abordagem sobre música (além dos sons) e a sociedade. Aqui é compreendido também o Samba de roda como uma linguagem que constitui vidas e tá presente na identidade dos grupos locais. Através de fontes orais, escritas e iconográficas é debatido o lugar desse samba de roda na cidade e as relações de poder inseridas nesse contexto. A metodologia participativa e alguns conceitos como identidade, etnografia, memória, hegemonia, ritmo e território são alicerces para compreendermos como se deram algumas experiências no samba de roda santoantoniense, priorizando o recorte temporal de 1960-1990
- ItemRumpilezz e Pradarrum: o protagonismo da percussão afro-baiana como memória histórica e ancestral (2016-2022)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-28) Azevedo , Yuri Teles Mendes de; Doring, Katharina; Amaral, Sharyse Piroupo do; Santos, Laurisabel da SilvaEsta dissertação se propôs a conhecer os processos de construção e conservação de uma memória coletiva local, acerca das tradições orais impressas no cojunto percussivo das músicas sacras afro-baianas, dispostas na Orkestra Rumpilezz e no Projeto Pradarrum, tendo como recorte o ano de lançamento do álbum chamado “A Saga da Travessia” de Letieres leite & Orkestra Rumpilezz, em conjunto a progressão do trabalho do Projeto Pradarrum, alinhando como mesmo ano citado. As formações desses dois grupos perpassampelos espaços de disputas nos festejos locais, nos discursos e na conexão do mundo sacro afro-brasileiro com as culturas múltiplas ao longo do Atlântico. A percepção dos dois projetos acerca da história da música negra soteropolitana provocam ações pautadas na valorização dessa cultura, produzindo lógicas estéticas, representativas e educacionais para alcançar jovens negros da cidade e, principalmente (re)educar o processo de formação musical dos músicos negros da cidade.
- Item“O samba é o meu kilombo”: tramas de identidade, solidariedade e educação em rodas de samba de Salvador(2019-06-05) Pinheiro, Rosa Bárbara; Costa, Lívia Alessandra Fialho da; Doring, Katharina; Abib, Pedro Rodolpho JungersO interesse desta pesquisa é olhar para as rodas de samba enquanto movimentos sociais de resistência, capazes de promover solidariedade e educação, tal como os quilombos. Analisa como estes movimentos constroem sua mobilização popular, como se apropriam do espaço urbano e como participam da sociedade, a partir de suas contribuições sociais, culturais e políticas. Para tanto, tomou como perspectiva empírica a análise de quatro movimentos de samba que promovem rodas de samba em espaço urbano, na cidade de Salvador. Tais Rodas de samba são caracterizadas pela heterogeneidade social, múltiplas identidades, que convivem e se sobrepõem. O problema principal desta pesquisa gira em torno de identificar e compreender, a partir de algumas ações de solidariedade desenvolvidas por grupos de samba, processos educativos que acontecem nos encontros de rodas de samba. Esta dissertação se propõe, ainda, fazer um registro destes movimentos de samba em Salvador buscando demonstrar que para além da música, da ludicidade e da festa, implicadas nestes encontros, há saberes que se organizam e são construídos por estes movimentos. A questão que motivou esta pesquisa foi a de saber se a participação em rodas de samba produz uma cidadania coletiva através desse modelo específico de solidariedade permeada pelo samba e por ações em prol de comunidades e instituições. As descrições e análises que dão base à pesquisa são elaboradas a partir das ações realizadas pelos grupos, passando pela perspectiva das instituições e pessoas das comunidades às quais se destinam tais ações, alicerçadas na trajetória particular da pesquisadora como motivação do estudo.