Navegando por Autor "Donato, Odete Pereira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGuia digital teórico-metodológico para os temas integradores das diretrizes curriculares dos anos iniciais, Brumado - Bahia(0013-12-23) Donato, Odete Pereira; Santos, Wilson da Silva; Mello, Marilice Pereira Ruiz do AmaralUm dos objetivos do trabalho de dissertação intitulado “INTERDISCIPLINARIDADE E TEMAS INTEGRADORES: ANÁLISE DO REFERENCIAL CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNADAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BRUMADO, BAHIA” é a criação de um Produto Educacional – PE, para tanto, resolvemos desenvolver um Guia Digital, que corroborará na formação e prática docente, considerando as propostas do Referencial Curricular do município de Brumado (2020). Este PE, a que propomos, terá uma linguagem objetiva e de visual leve para disponibilizar aos professores(as), equipe pedagógica e à Secretaria Municipal de Educação de Brumado-BA, uma compreensão rápida e abrangente sobre as propostas apresentadas no Guia a partir das análises feitas do DCRMB. Para isto, apresentamos algumas propostas de trabalhos de cunho interdisciplinar abordando os seguintes Temas Integradores: “A Educação para o Trânsito, Saúde na Escola e a Educação para a Diversidade”, visto que eles, são temas de suma relevância para o desenvolvimento pessoal e social do aluno, além de que, se fossemos abordar todos o material ficaria muito extenso. O Guia Digital, sobretudo, estará fundamentado no resultado da investigação realizada, a saber: Como a criação de um Guia Digital de atividades interdisciplinares com perspectivas teóricas-metodológicas para o desenvolvimento interdisciplinar de temas integradores poderá contribuir na tessitura dos temas integradores, presentes nas Diretrizes Curriculares dos anos iniciais do município de Brumado/BA? Este PE, a que propomos, poderá corroborar para um diálogo praxiológico das normativas dos documentos nacionais e permitirá possibilidades de aprendizagem significativas.
- ItemInterdisciplinaridade e temas integradores: análise do referencial curricular dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Brumado, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-13) Donato, Odete Pereira; Santos , Wilson da Silva; Pires, Ennia Débora Passos Braga; Mello, Marilice Pereira Ruiz Amaral; Fernandes, Marinalva NunesEsta pesquisa investiga a implementação das Diretrizes Curriculares do Município de Brumado, na Bahia, como proposta de adequação do currículo educacional da rede municipal às normativas da Base Nacional Comum Curricular e ao Documento Curricular Referencial da Bahia, bem como analisar as possíveis contribuições e desafios da Interdisciplinaridade e dos Temas Integradores no Referencial Curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do referido município. Os fundamentos teóricos deste trabalho estão ancorados nos estudos de Costa (2014), Fazenda (1995, 2001, 2002, 2008, 2011, 2013, 2015), Freire (1987, 1996, 1997), Frigotto (2011), Gasparin (2005), Japiassu (1976), Jantsh e Biachetti (2011), Leontiev (2004), Matter (2012), Minayo (2010, 2014), Nunes (2011), Saviani (2019), Trindade (2008), dentre outros. Os dados foram produzidos e analisados por meio da utilização da análise documental das leis e documentos que regem a educação nacional (BRASIL, 1988, 1990, 1996, 1997, 1998, 2001, 2002, 2007, 2014, 2018), e diário de campo reflexivo da pesquisadora. Após a análise dos dados, obtivemos uma maior compreensão do desenvolvimento dos Temas Integradores, além do reconhecimento da Interdisciplinaridade na construção de um conhecimento significativo, além de contribuir no incremento dos Temas Integradores. A realização desta pesquisa proporcionou uma ampla reflexão sobre a importância de um currículo que pense na aprendizagem do aluno de forma ampla e integral e na Interdisciplinaridade como ação significativa para a aquisição do conhecimento, além de nos permitir o desenvolvimento do produto educacional em formato de um guia digital teórico-metodológico que poderá colaborar no processo de ensino/aprendizagem e no de desenvolvimento de Temas Integradores presentes no DCRMB.