Navegando por Autor "Dias, Viviane Borges"
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- ItemEducação ambiental no ensino superior: um estudo sobre o curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)(2009-12-04) Dias, Viviane Borges; Tarqui, Jorge Luis Zegarra; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Colombo, Ciliana ReginaO presente trabalho é um estudo de caso, por investigar um fenômeno contemporâneo, dentro de seu contexto específico. Com o objetivo de investigar em que medida o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) contribui para as discussões e práticas acerca das questões ambientais, o estudo foi realizado nos campi VIII e X, situados nos municípios de Paulo Afonso e Teixeira de Freitas, respectivamente. É uma pesquisa qualitativa, mas considera os dados quantitativos, pelo entendimento sobre a complementaridade entre ambos. Os sujeitos da pesquisa são alunos dos sétimo, oitavo e nono semestres do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, docentes e coordenadoras dos dois campi pesquisados. As técnicas para coleta de dados são a pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Os instrumentos utilizados são o questionário, aplicados aos graduandos e docentes, e a entrevista semi-estruturada, realizada com as coordenadoras. A análise documental foi de suma importância, pois possibilitou a análise dos documentos, necessária à compreensão da estrutura do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNEB. O trabalho trata do processo de construção histórica da crise ambiental contemporânea, apresenta as concepções de Educação Ambiental discutidas no ensino formal, aborda a Educação Ambiental no Ensino Superior, enfatizando a organização curricular do Curso e sua relação com a abordagem da temática ambiental. Os resultados alcançados indicam, de modo geral, que as discussões apresentadas na Proposta Curricular não estão alinhadas com as ações e práticas desenvolvidas e que a percepção dos sujeitos pesquisados tem influência no desenvolvimento das ações realizadas nos campi pesquisados. Ficou evidenciado que a concepção de Educação Ambiental predominante no curso é a ecológico/preservacionista. Conclui-se que o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas contribui para as discussões e práticas acerca das questões ambientais, embora necessite dialogar com as concepções mais críticas da Educação Ambiental, de modo que haja a efetivação de uma proposta mais ampla, que busque trazer para o debate a complexidade das relações contemporâneas entre natureza e sociedade.
- ItemFormação de Professores e Educação Inclusiva: uma Análise á Luz da Teoria Crítica da Sociedade(2018-06-13) Dias, Viviane BorgesO objetivo principal da pesquisa foi caracterizar as abordagens da Educação Inclusiva nos cursos de licenciatura de uma universidade baiana, que tem tradição em formar professores de todas as áreas de conhecimento. A pesquisa se fundamenta no referencial da Teoria Crítica da Sociedade, mais notadamente nos textos de Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin e Herbert Marcuse, buscando compreender como as condições sociais objetivas interferem na formação, especialmente na formação de professores. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma investigação empírica, de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso que caracteriza as concepções de educação inclusiva de onze cursos de licenciatura, de todas as áreas de conhecimento, em uma universidade estadual baiana. Os instrumentos de coleta de dados foram uma entrevista semiestruturada aplicada a sete professores dos cursos pesquisados e análises de documentos legais, além dos Projetos Acadêmico Curriculares dos Cursos (PACs), fluxogramas e ementas de disciplinas. Foi possível verificar que a maioria dos cursos pesquisados não contempla a discussão da educação inclusiva em seus currículos e, nos cursos onde a abordagem acontece (Pedagogia, Educação Física e Ciências Biológicas) é realizada de forma incipiente. As concepções de educação inclusiva presentes nas propostas pedagógicas e nos componentes curriculares dos cursos pesquisados destacam o viés técnico e instrumental na abordagem dos temas, alinhado, portanto, à ideologia da racionalidade tecnológica. Em nenhuma das ementas analisadas foi possível identificar uma teoria de base para subsidiar as discussões sobre deficiência e preconceito. As concepções dos docentes acerca da Educação Inclusiva estão alinhadas com as propostas da Educação Especial. Todos os professores afirmaram que os conhecimentos referentes à educação inclusiva não fizeram parte das suas trajetórias formativas, ao passo que reconheceram a necessidade da abordagem do tema nos currículos dos cursos onde atuam. Também foi identificado que as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado e o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), têm centralidade na abordagem das questões referentes à educação inclusiva. A pesquisa identificou ainda o caráter reducionista e fragmentado da formação, marcada pela ênfase na cisão entre teoria e prática, pautada na valorização dos meios, caracterizando o viés instrumental, marca da formação na contemporaneidade. Palavras-chave: Formação de professores. Educação Inclusiva. Teoria Crítica da Sociedade
- ItemMães de pessoas com deficiência múltipla: experiências vividas no itinerário do cuidar(2019-08-02) Belém, Karla Muniz; Silva, Luciene Maria da; Souza, Lucimere Rodrigues de; Dias, Viviane Borges; Santos, Jaciete Barbosa dosA epidemia do Zika vírus, vivenciada no país a partir de 2015, fez com que os números de casos de crianças nascidas com deficiência múltipla com graves sequelas aumentassem abruptamente. As vidas maternas foram alteradas severamente, fato que levou a questionar como estas mães viveram a experiência da chegada da criança com deficiência na família e quais eram suas concepções sobre a deficiência. Assim, a presente pesquisa objetiva analisar experiências sobre o cuidar, relatadas por mães de pessoas com deficiência múltipla. O referencial teórico tem por base alguns conceitos da Teoria Crítica da Sociedade, especialmente os estudos de Theodor Adorno, Marx Horkheimer e Marcuse em interlocução com estudos de Goffman e Crochík. Para aprofundarmos os estudos sobre cuidado, usamos especificamente os escritos de Tronto, Gilligan e Noddings. O estudo foi realizado na cidade de Ilhéus (Bahia) e os sujeitos da pesquisa são mulheres que tiveram filhos diagnosticados ou sob suspeita de infecção pela síndrome congênita do Zika vírus. Realizamos uma investigação empírica, de abordagem qualitativa do tipo História Oral, que descreve e analisa a trajetória materna desde a comunicação do diagnóstico, a concepção materna sobre a deficiência, a experiência adquirida na convivência com o(a) filho(a), o preconceito e a expectativa sobre o futuro de ambos. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada aplicados a oito sujeitos. Ao analisar o cotidiano das mulheres, foi observado que há uma forte influência do modelo médico na concepção que têm sobre deficiência. As mulheres realizam o trabalho sozinhas, sem descanso e sem emprego formal. Ademais, o convívio com os profissionais de saúde, outras mães e sites de busca mobilizam a construção e a aquisição de saberes sistematizados ou não sistematizados. Nesta múltipla relação, os sujeitos envolvidos trazem experiências diversas e um conhecimento singular sobre seus modos de viver. Assim, a prática da pedagogia do cuidado materno é construída na vida cotidiana na busca por uma vida digna. A análise dos dados evidenciou, também, a necessidade de políticas sociais que incluam uma formação ampla para toda a família, pois a atenção está voltada apenas para a deficiência.
- ItemNarrativas de professores das salas de recursos multifuncionais sobre suas experiências com alunos em situação de inclusão(2020-05-29) Mercês, Daiana Araújo de Lima das; Silva, Luciene Maria da; Dias, Viviane Borges; Mariano, Luciana VieiraEste estudo objetiva analisar as narrativas das professoras das Salas de Recursos Multifuncionais sobre preconceito e inclusão vividos/relatados pelos alunos em situação de inclusão. Neste sentido, a partir das narrativas das docentes buscou-se responder a seguinte pergunta: Como os professores das Salas de Recursos Multifuncionais significam os relatos dos alunos em situação de inclusão sobre preconceito e inclusão? Como objetivos específicos, visamos refletir acerca do papel das Salas de Recursos Multifuncionais para a inclusão escolar dos estudantes em situação de inclusão; discutir concepções teóricas sobre preconceito e inclusão no contexto educacional; identificar e analisar nas narrativas de professores das Salas de Recursos Multifuncionais as situações de preconceito e inclusão relatadas pelos alunos. O referencial teórico e metodológico esteve fundado em alguns teóricos da Teoria Crítica da Sociedade, dentre eles podemos destacar Adorno e Horkheimer e alguns pesquisadores sobre preconceito e Educação Inclusiva, a exemplo de Crochík. Participaram como sujeitos da pesquisa seis professoras das SRM’ s em seis escolas públicas do município de Santo Antônio de Jesus, Bahia. Os resultados revelaram que a maioria das professoras das SRM’s não tem considerado em sua ação pedagógica as narrativas dos alunos com deficiência sobre as situações de preconceito por eles vivenciadas nas salas comuns. Espera-se com este estudo que as professoras possam refletir acerca de uma formação que vise a emancipação e o desenvolvimento de uma consciência crítica a fim de os estudantes possam identificar e questionar os constastes sociais que asseveram o preconceito nas escolas.
- ItemPesssoa com deficiência a tornar-se professor: narrativas sobre a formação docente(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-24) Ogasawara, Jenifer Satie Vaz; Silva, Luciene Maria; Santos, Jaciete Barbosa dos; Melo, Douglas Christian Ferrari; Souza, Lucimêre Rodrigues de; Dias, Viviane Borges; Farias, Sandra Regina RosaO crescente movimento sobre a inclusão educacional e a presença cada vez maior de pessoas com deficiência no ensino superior tornam crucial entender como os futuros professores são preparados para lidar com a diversidade em sala de aula. No entanto, a voz dos próprios estudantes com deficiência muitas vezes é negligenciada nesse processo. Neste contexto, a pesquisa buscou preencher essa lacuna e se propôs a analisar as narrativas de discentes com deficiência sobre a formação docente em curso nas licenciaturas da Universidade do Estado da Bahia para atuação em contextos inclusivos. A visão desses alunos potencializa a compreensão sobre a formação de professores em uma perspectiva inclusiva, uma vez que estão em processo de desenvolvimento profissional, ao mesmo tempo em que vivem a experiência de ser incluídos. A partir da reflexão de conceitos e formulações teóricas sobre deficiência, formação e universidade, a pesquisa, quanto aos objetivos, é exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados entrevistas narrativas, visando explorar as percepções e experiências dos participantes sobre seus processos de formação nos cursos. Por meio da Análise Crítica do Discurso, as narrativas foram analisadas em três categorias principais: Deficiência, Formação e A Experiência de Pessoas com Deficiência na Universidade. Os resultados dialogaram com os princípios teóricos definidos por autores da Teoria Crítica da Sociedade, principalmente na relação do indivíduo com a sociedade e o conceito de formação. Os achados indicam que a Instituição invisibiliza e negligencia a acessibilidade e a permanência dos alunos, oferecendo poucas ações para garantir condições educacionais adequadas. Das entrevistas, nota-se que persiste a percepção da deficiência como enfermidade, resultando em conflitos de identidade e enfrentamento do capacitismo por parte dos estudantes; sobre a formação docente, prevalece a abordagem tecnicista evidenciando a lógica da pseudoformação e, embora a política de cotas seja eficaz para o acesso, há falhas na oferta de recursos e ações para que esse coletivo consiga concluir a graduação. Apesar das fragilidades, a presença dos estudantes com deficiência estimula iniciativas que contribuem para melhorar a acessibilidade no ensino superior, destacando-se também o papel crucial de alguns professores. Em suma, enquanto a universidade enfrenta desafios significativos para a inclusão efetiva de pessoas com deficiência, a presença desse grupo tem impulsionado iniciativas que podem levar a melhorias substanciais na sua experiência no ambiente acadêmico.
- ItemTrajetórias de jovens com deficiência intelectual no mundo do trabalho: percepções familiares(2021-08-24) Silva, Daiane Sousa de Pina; Silva, Luciene Maria da; Dias, Viviane Borges; Santos, Jaciete Barbosa dosA chegada da vida adulta de uma pessoa com deficiência traz para a família expectativas quanto ao futuro de seus filhos. Os indivíduos com deficiência intelectual e seus familiares enfrentam dificuldades, principalmente as mães, quando os acompanham na busca por inserção no mundo do trabalho, pois almejam que seus filhos tenham autonomia de vida e possam realizar as atividades cotidianas da vida adulta. O estudo refere-se aos relatos de quatro mães e uma tia, responsáveis por cinco jovens com deficiência intelectual matriculados no Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA) e que estão no mercado de trabalho formal há mais de 12 meses. Tem como objetivo analisar as percepções de familiares sobre a trajetória de seus filhos e sobrinho após o ingresso no mercado de trabalho. O referencial teórico sobre estigma, preconceito, cuidado, família, deficiência intelectual e trabalho é baseado em alguns estudos de Erving Goffman, José Leon Crochík, Lucila Scavone, Ricardo Antunes, Alessandra Mendes Soares, Maria Salete Aranha, Débora Diniz, Gustavo Piccolo, Pamela Volz, Carlos Veiga, entre outros. Realizou-se uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, sobre aspectos diversos acerca da trajetória dos jovens com deficiência intelectual no mundo do trabalho, a exemplo da importância dada ao trabalho, as mudanças ocorridas após o ingresso no mundo do trabalho e o nível de satisfação dos filhos e sobrinho com o trabalho. Ademais, foi feita uma caracterização sobre a mediação do Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA) para a inserção dos jovens estudantes no mercado de trabalho. Foi possível verificar que as mães e familiares demonstram estar satisfeitas com o emprego de seus filhos e sobrinho e com as conquistas proporcionadas, entretanto, ainda existe um receio familiar para permitir maior autonomia ou independência para esses jovens; a interdependência entre mãe e filhos, tia e sobrinho permanece presentes nessas relações. Demonstraram também insatisfação com os baixos salários, com a ausência de novas oportunidades no mundo do trabalho, e reconheceram que o fato de os jovens estarem empregados não ampliou as amizades ou criou possibilidades de relações afetivas.