Navegando por Autor "Dias, Clímaco César Siqueira"
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- ItemA expansão urbana e degradação ambiental em Unidades de Conservação – APA Lagoas e Dunas do Abaeté(Universidade do Estado da Bahia, 2005-08-30) Oliveira, Lívia Maria de; Nascimento, Jorge Glauco Costa; Dias, Clímaco César Siqueira; Carneiro, OlgaA percepção de que o Desenvolvimento Sustentável está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento social, e este, por sua vez caminha lado a lado à Educação, constituiu-se no elemento instigador para a elaboração deste trabalho monográfico. Cientes de que não existe relação (homem/meio) sem impactos, convém observar que estes podem ser minimizados de forma a manutenção do equilíbrio na relação entre o Homem e o seu Meio físico e natural. O ambiente traz consigo uma ontologia e uma ética oposta a qualquer princípio totalitário, homogeneizante, a todo conhecimento unitário ou à globalidade totalizante. Ao realizar o estudo sobre a APA Lagoas e Dunas do Abaeté, Salvador-BA, fez-se também, uma análise da expansão urbana e sua influência na degradação ambiental. No intuito de responder ao problema da pesquisa, se a expansão urbana causa a degradação ambiental em Unidades de Conservação? Sendo assim, a análise feita neste estudo, levou em conta a fragilidade dos recursos naturais da área pesquisada e do seu entorno mais próximo, bem como os usos existentes sobre esse território. Os estudos mostraram a grande influência do antropismo no meio ambiente existente na área desde a criação dessa Unidade de Conservação, através Decreto Estadual no 351 de agosto de 1987, publicado no Diário Oficial Estadual até os dias atuais. Sabe-se que a responsabilidade ambiental compete ao Homem. O estudo acerca da Área de Proteção Ambiental Lagoas e Dunas do Abaeté exerce um papel social importante, no tocante a mostrar, de forma real, como acontece à interferência do crescimento urbano desordenado em áreas de unidades de conservação, devido à existência ocupações ilegais que invadem os seus limites. Nesta monografia, enfatiza-se também, a ação das instituições parceiras que juntamente com o Governo do Estado tentam reverter o quadro de degradação, imposto pelo progresso desenvolvimentista.
- ItemA gestão dos recursos hídricos e o problema do esgoto sanitário em Inhambupe (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Santos, Maria de Fátima Souza dos; Menezes, Eline Viana; Pereira, Maria Margarida Moraes Alves; Dias, Clímaco César SiqueiraEste estudo faz parte dos requisitos obrigatórios para obtenção do grau de Bacharel em Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia. Ele foi orientado pela profa. MSc. Eline Viana Menezes. O trabalho buscou a compreensão do “porquê” da ausência de prioridades para a oferta de serviços de esgotamento sanitário, no Município de Inhambupe (Ba). O trabalho foi estruturado em cinco capítulos. No primeiro capítulo delimitou-se o problema e descreveu-se a estratégia metodológica. Foi utilizada a metodologia de Estudo de Caso. Em relação à coleta e análise de dados, utilizou-se a observação direta em campo, registro fotográfico, pesquisa documental e o método da análise das explicações de seu conteúdo. No segundo capítulo, fez-se uma revisão da literatura nacional e estadual da gestão dos recursos hídricos e dos serviços de saneamento. O capítulo três caracterizou-se a Bacia Hidrográfica do Rio Inhambupe e a situação do município. Neste capítulo, além dos dados físicos, econômicos e sociais, também se realizou um diagnóstico da qualidade da água do Rio, identificando-se as principais atividades causadoras desta modificação. No capítulo quatro, procurou-se analisar o problema da falta de prioridades para o serviço de esgotamento sanitário. No último capítulo sintetizou-se as principais conclusões que nos levam a novas reflexões sobre a prestação estatal do serviço de saneamento, baseada no modelo de Companhias Estaduais (CESBs).
- ItemA produção do espaço pelo estado em Salvador: o caso da Pituba(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Oliveira, Mariana Almeida de; Silva, Liliane Ferreira Mariano da; Dias, Clímaco César Siqueira; Nery, PedroEsse estudo nasce a partir da observação da presença massiva de obras de requalificação na região da Pituba. Percebe-se o crescimento da cidade dentro de uma dinâmica globalizada que envolve todos os setores da economia e conseqüentemente o espaço urbano. Para a realização do trabalho foi utilizado o método de pesquisa hipotético-dedutivo a fim de analisar os dados bibliográficos e documentais. O objetivo desejado é analisar as intervenções urbanísticas ocorridas nos últimos cinco anos na região da Pituba e verificar quais os impactos das mesmas no processo de formação do espaço como um todo. Ou seja, deseja-se verificar como essas intervenções atuam no espaço que estão inseridas e qual a importância delas do ponto de vista do discurso de revitalização do espaço urbano pelo poder público.
- ItemAcidentes de trânsito na cidade do Salvador: estudo de caso da Avenida Luis Viana - Paralela(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-16) Meireles, Cláudio Roberto Braga; Delgado, Juan Pedro Moreno; Dias, Clímaco César Siqueira; Luis, AndréEsta monografia tem por objetivo analisar os motivos e as principais consequências que levaram e que levam as pessoas a envolverem-se em acidentes de trânsito, nos pontos críticos de maior relevância localizados na Avenida Luis Viana (Paralela), no município de Salvador. Foi essencial o levantamento de conceitos relativos a acidentes de trânsito, auditoria de segurança viária, mobilidade, acessibilidade e as metodologias de análise para poder melhor entendê-los. Desta forma, foram conduzidas pesquisas de campo de acordo com a bibliografia; levantamento de boletins de ocorrência para identificar padrões de perfil dos principais tipos de acidentes e conflitos que acontecem ao longo daquela via; identificação dos principais fatores que influenciaram e influenciam os acidentes de trânsito na citadavia e levantar as situações de risco que a mesma representa, verificando as ocorrências provenientes dos acidentes de trânsito. A metodologia aplicada é a do Programa PARE de Redução de Acidentes – Procedimento para o Tratamento de Locais Críticos de Acidentes de Trânsito – Ministério dos Transportes.
- ItemApreensão de termos e lógicas do urbanismo pela população de baixa renda: o caso da Engomadeira / Salvador / BA / Brasil(2004-11-10) Ogawa, Silvia Belitardo; Sales, Débora de Lima Nunes; Nascimento, Antônio Dias; Dias, Clímaco César SiqueiraEsta pesquisa teve como objetivo conectar educação e urbanismo, tendo sido um estudo do conhecimento que comunidades pobres possuem sobre termos urbanísticos vivenciais e termos urbanísticos acadêmicos, usuais para o urbanista. O primeiro passo para sua realização foi a preparação de um estudo bibliográfico contendo temas como comunicação, educação popular, métodos alternativos de aprendizado, urbanismo participativo e estigmatização da pobreza. O passo seguinte foi, adotando o método “estudo de caso”, conhecer o grau de conhecimento de termos e lógicas do urbanismo por moradores da Engomadeira, bairro popular de Salvador, localizado no miolo da cidade, que apresenta carência de diversos equipamentos e serviços públicos. Para este estudo foram realizados questionários e entrevistas, além de visitas para conhecer a população escolhida e aplicar o “Jogo da Cidade”, jogo que tem como objetivo maior a evidenciação de técnicas de busca de melhorias para bairros carentes, por meio da união de iniciativas, ações, recursos e contatos. Nesta pesquisa fica evidente que as populações de baixa renda têm pouco ou quase nenhum acesso a educação no Brasil, característica que se repete em Salvador. Em conseqüência, a maioria dos moradores de bairros pobres soteropolitanos não consegue entender os processos urbanos e necessidades do seu local, o que dificulta a comunicação e o entendimento da cidade e também o que fazer para melhorá-la. O difícil acesso à educação básica, e aos processos urbanos, conseqüentemente, atrapalha a participação e a busca de melhorias para as moradias e ambiente nos bairros pobres da cidade, fato que pode ser contornado através do empreendimento de técnicas alternativas à educação formal, como a educação popular aliada a outras fontes de aprendizado, como o próprio “Jogo da Cidade”.
- ItemAvaliação de componentes da microacessibilidade em uma via arterial, cidade de Salvador-BA: estudo de caso da Avenida Orlando Gomes(Universidade do Estado da Bahia , 2008-06-17) Rocha, Nara Bitencourt; Delgado, Juan Pedro Moreno; Dias, Clímaco César Siqueira; Santos, André Luís CardosoO presente trabalho consiste num estudo da microacessibilidade numa avenida arterial da cidade de Salvador, Com o acelerado processo de urbanização e o planejamento voltado para o automóvel a partir da década de 1950, as cidades foram configuradas de forma a dificultar a circulação de pedestres e a utilização dos transportes não-motorizados e coletivos. Diversos impactos surgiram em decorrência desse fato, tais como a redução da mobilidade, excluindo as classes mais baixas da população e o desequilíbrio ambiental, acarretando uma má qualidade de vida para a população. Diante desse cenário, torna-se necessário o estudo da problemática da microacessibilidade, a fim de compreender os aspectos que interferem na mesma. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo avaliar a microacessibilidade na Avenida Orlando Gomes, a qual possui diversas singularidades decorrentes da sua organização, como a segregação social bastante perceptível. Para realizar a avaliação, foi utilizado o método de Ishikawa, o qual possibilita a compreensão das diversas percepções que possuem as pessoas que circulam no lugar sobre os problemas que dificultam a microacessibilidade. A síntese dos resultados dos diagramas permite verificar os aspectos de maior ocorrência na avenida, fazendo-se compreender as dificuldades impostas aos pedestres, assim como a dificuldade em promover uma mudança de hábitos na população para que a faça utilizar modos mais sustentáveis de transporte.
- ItemDistribuição espacial e gestão da poluição sonora na cidade de Salvador(UNEB, 2010-08-26) Araújo, José de Jesus; Fonseca, Antonio Angelo Martins da; Dias, Clímaco César Siqueira; Franco, Carlos Rodolfo LujanA administração pública nem sempre conta com os instrumentos de gestão mais adequados para desenvolver os seus trabalhos de forma que atenda as necessidades da população dentro de um nível de aceitação considerado bom ou pelo menos razoável. A cidade de Salvador, no ano de 2009, possuía alguns instrumentos de gestão urbana que tratava da prevenção e controle da poluição sonora. Entretanto, a distribuição espacial de denúncias no território desse município ocorreu, de forma heterogênea, em todas as direções, do Norte ao Sul, do Leste ao Oeste, porém, com maior concentração nas regiões Sul e Leste. Salvador é um das cidades do Brasil com número de denúncia de poluição sonora. Esse trabalho buscou avaliar os instrumentos de gestão da poluição sonora com foco no Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV, apresentar a distribuição espacial das denúncias de poluição sonora na cidade de Salvador no ano de 2009 e propor as possíveis soluções para a gestão da poluição sonora no município estudado.
- ItemExpansão urbana e a degradação do meio ambiente o caso do Loteamento Parque da Lagoa(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Oliveira, Marta Aparecida Rodrigues de; Lopes, Vitor César Ribeiro ; Dias, Clímaco César Siqueira; Nascimento, Jorge GlaucoEste estudo busca compreender o processo de expansão da cidade de Salvador, bem como a produção formal do espaço urbano, no caso específico do Loteamento Parque da Lagoa no Costa Azul, identificando os agentes envolvidos e a ação de cada um nesse processo. Busca também, investigar a degradação das dunas e lagoas, causada pela expansão urbana nessa área da cidade, analisando o papel do poder público em relação à questão ambiental. A escolha do tema surgiu após a observação de construções em área de dunas, nas proximidades do Centro de Convenções no Costa Azul, e às denúncias feitas na imprensa sobre as agressões ambientais causadas às Lagoas dos Frades e do Urubu, desde a aprovação do Loteamento Parque da Lagoa. A crescente expansão imobiliária nessa área da cidade tem causado a degradação de dunas e lagoas levando à extinção de espécies vegetais e animais, pondo em risco o equilíbrio do meio ambiente e conseqüentemente a qualidade de vida na cidade.
- ItemMicroacessibilidade no centro da cidade do Salvador - Avenida Sete de Setembro(Universidade do Estado da Bahia, 2008-06-17) Mattos, Adilza Graciele Gonçalves; Delgado, Juan Pedro Moreno; Santos, André Luís Cardoso; Dias, Clímaco César SiqueiraA redução da acessibilidade é problema que atinge muitas cidades brasileiras e em muitas delas as pessoas não encontram calçadas ou espaços públicos adequados para o seu deslocamento, diminuindo sua capacidade de atingir os destinos desejados. Diante dessa problemática o presente trabalho procura analisar os fatores que interferem na microacessibilidade dos pedestres e das pessoas portadoras de necessidades especiais na Avenida Sete de Setembro, Centro da cidade de Salvador. Para atingir esse objetivo, pretendemos identificar e avaliar os fatores que interem no deslocamento a pé dos indivíduos, através do método qualitativo para avaliar o Nível de Serviço das calçadas e passeios utilizado pelos pedestres. Essa metodologia procura expressar o grau de importância atribuído aos fatores que interferem na microacessibilidade: segurança, manutenção, largura efetiva e seguridade, com base em fotografia, observação direta e entrevistas feitas com os pedestres. A pesquisa aconteceu no horário de pico (das 11 às 13 horas) que mais atrai viagens para o centro da cidade. A analise dos resultados obtidos indica que: o trecho 14 – Praça da Piedade foi o único classificado como ótimo - Nível de Serviço – B. Os trechos 1 - Rua Portão da Piedade, 3 – Rua 11 de Junho, 12 – Becos do Mucambinho e 13 – Praças da Piedade foram classificados como bom em relação Nível de Serviço – C. Os trechos 2 – Rua 21 de Abril, 7, 9 e 10 Avenida Sete, 8 – Relógio de São Pedro e 11 Rua do Cabeça foram classificados como regular em relação ao Nível de Serviço - D. E finalmente os trechos 4 e 5 – Rua do Paraíso e 6 – Avenida Sete foram classificados como ruim - Nível de Serviço – E para os pedestres.
- ItemRevitalização de praças históricas: o caso do Passeio Público da cidade do Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2008-06-13) Ramos, Paula Daiana Ribeiro; Velasco, Miriam Nohemy Medina; Dias, Clímaco César Siqueira; Braga, Hilda Maria de CarvalhoO trabalho aborda as implicações da revitalização e as tendências de intervenção nos espaços públicos históricos. Tendo como estudo de caso o Passeio Público da Cidade do Salvador, localizada no centro tradicional. Para tanto, primeiramente, referenciam-se algumas discussões e entendimentos sobre espaço público e buscam-se entender os diversos conceitos e denominações, focalizando as formas de planejamento e a gestão urbana de intervenções no espaço público já consolidado, caracterizadas pelo caráter empreendedor e competitivo das cidades para a promoção do modelo de mercado cultural, étnico e alegórico. Analisam-se como esses fatores influenciam nos processos da gentrification, acarretando num desenvolvimento desigual e estratificado. Na seqüência, é identificado o processo de transformação da área de estudo e é apresentado um estudo de caráter exploratório da área, buscando avaliar a realidade e as tendências atuais deste espaço público, além das suas possibilidades e as implicações de sua transformação.
- ItemTurismo em Salvador: a produção de dois espaços(Universidade do Estado da Bahia, 2001) Santos, Jacileda Cerqueira; Dias, Clímaco César SiqueiraCom o findar do Século XX, surgem novos caminhos para o desenvolvimento capitalista, moldados pelo fenômeno da Globalização. Este fenômeno tende a definir novas relações: uma nova divisão territorial do trabalho fundamentada na especialização das localidades, que o atual contexto político-econômico determina. Desta forma, o Turismo é apontado como vocação de algumas localidades – dentre elas Salvador – justificando-se a opção pela atividade como fundamental para algumas economias, por fatores que vão desde o acelerado desenvolvimento tecnológico que se deu a partir de fins do Século XIX, até questões como localização em relação aos grandes centros industriais, passando pelos atributos físicos, históricos e culturais das cidades. Todavia, para se ter um lugar turístico, é preciso produzi-lo, criando espaços de lazer, implantando infra-estrutura qualificada e que suporte o fluxo de turistas numa dada cidade. Assim, o poder público começa a fazer investimentos, e a conceder incentivos à iniciativa privada, de forma a tornar a cidade atraente para quem quer praticar uma atividade de lazer. No caso de Salvador, encara-se o Turismo como uma estratégia de desenvolvimento urbano, capaz de implementar melhorias em sua estrutura social e econômica, passando-se, a partir de 1991, a implementá-la. Deve-se questionar, portanto, a eficácia da estratégia turística em Salvador, avaliando sua capacidade para elevar o nível de desenvolvimento da Cidade, em termos sociais, e não apenas favorecer melhorias em sua imagem.