Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Dias, Ana Luiza Souza"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e suas implicações na educação infantil
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-15) Dias, Ana Luiza Souza; Santos, Danilo Mamede da Silva; Cavalcante, Gicelma de Oliveira; Siqueira, Kárpio Márcio de
    A educação e sociedade evoluíram bastante ao passar dos anos, hoje em dia as mulheres e pessoas neurodivergentes podem ocupar muitos espaços sociais, incluindo os ambientes acadêmicos, algo que não ocorria no século passado. O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico que ocasiona implicações nas funções cognitivas, executivas e sociais, ele ocorre tanto no gênero feminino quanto no masculino. Mas os números apontam que as prevalências de diagnósticos são mais frequentes em meninos. Foi observado também que a falta de informação e preparação dos responsáveis e profissionais da educação podem provocar uma série de implicações no processo de desenvolvimento. O objetivo geral desta pesquisa foi promover reflexões sobre as implicações na aprendizagem do estudante com TDAH e com a suspeita do transtorno, com ênfase no ambiente escolar e familiar. Foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa de revisão sistemática literária, seguindo as normas do Prisma, obtendo como resultado 21 artigos encontrados com a finalidade de alcançar informações necessárias sobre o referido transtorno. Este estudo também visou em promover uma articulação narrativa de perspectiva feminina, pré- diagnosticada com TDAH, por meio da escrevivência como ferramenta metodológica de informação sobre as vivencias de estudantes em ambientes escolares e familiares, apontando, compilando e descrevendo as implicações das alunas não laudadas em seu processo de desenvolvimento. Esta metodologia é utilizada como técnica de caráter qualitativo, obtendo como resultado que há muitas implicações durante a fase de desenvolvimento dessa comunidade de estudantes atípicas. Desta forma, é necessário haver intervenções necessárias dentro e fora do ambiente acadêmico.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais