Navegando por Autor "Delgado, Juan Pedro Moreno"
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- ItemA importância dos bondes na expansão urbana da cidade de Salvador (1866 – 1930)(Universidade do Estado da Bahia, 2006-08-26) Costa, Hilton Gerson Zenha; Rocha, Francisco Ulisses Santos; Delgado, Juan Pedro Moreno; Souza , Luis Antônio deSéculo XIX. A cidade de Salvador inicia seu processo de modernização, principalmente na área de transportes urbanos. Até então dominavam os deslocamentos a pé, seguidos pela utilização dos carros a tração animal. Mas é em 1866 que O próspero empresário Rafael Ariani, proprietário também de uma fábrica de carros, importa os primeiros bondes puxados a burro, inaugurando assim a era dos transportes coletivos das populações urbanas. É ainda através de Ariani e sua firma associada a Monteiro & Carneiro que surgem os transportes coletivos sobre os trilhos de ferro – os bondes – uma inovação tecnológica tornando possíveis viagens mais rápidas e confortáveis. O bonde, além de caracterizar toda uma época, exerceu um papel de fundamental importância no deslocamento urbano pois diversos núcleos habitacionais foram surgindo e se articulando. Através das linhas e dos trilhos abriram-se muitas casas de negócios e construíram-se muitas residências, alongando a cidade com investidas cada vez mais audaciosas inseridas ou não nos projetos governamentais. Os trilhos seguiram se estendendo pela cidade até aos lugares mais distantes, ligando os extremos norte e sul e partes alta e baixa delineando suas diferenças. Insere-se aí também o projeto e a construção de um transporte para articulação vertical no sentido de reduzir os desníveis urbanos – o elevador – para transporte de cargas e passageiros, tudo isso dentro de um plano estratégico de crescimento e modernização de Salvador. Essa obra genuinamente baiana e revolucionária provera a integração do elevador com as linhas de bonde que iam sendo instaladas e principalmente à comodidade de locomoção de comerciantes nacionais e estrangeiros que fervilhavam à época com o crescimento da vida social e com o divertimento importado da Europa. Este trabalho acadêmico tem pois como objetivo elaborar um estudo sobre o papel exercido por esse meio de transporte e principalmente sua importância no desenvolvimento e na expansão física de Salvador no período compreendido entre 1866 e 1930, ano em que ocorreu na cidade o “quebra-quebra”, marco do declínio deste sistema que persistiu até 1961. A partir da pesquisa fundamentada nos princípios do método histórico e das bibliografias especializadas, busca-se traçar um paralelo entre a implantação deste sistema ferroviário com o desenvolvimento e ampliação das fronteiras urbanas.
- ItemA microacessibilidade nas calçadas: um estudo de caso de calçadas da Região Administrativa de Brotas – Salvador – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2009-09-02) Azevedo, Ana Amélia Vaconcelos de; Delgado, Juan Pedro Moreno; Santos, André Luís Cardoso; Freitas, Ilce Marília Dantas Pinto deA exemplo do que tem ocorrido em outras grandes cidades brasileiras, os pedestres da cidade de Salvador tem sofrido com a interferência de diversos fatores em sua microacessibilidade nas calçadas da cidade. Estes fatores que são legais, técnicos, espaciais, sócio-econômicos, culturais e político-administrativos, vêm, ao longo do tempo, transformando a configuração urbana da capital baiana, e criando sérios problemas de circulação. Desta forma, visando compreender como estes fatores ocasionam tais mudanças no espaço, este trabalho faz uma abordagem sobre a ocorrência dos mesmos, observando de que forma eles impactam na microacessibilidade em calçadas e, conseqüente, na mobilidade urbana sustentável. O trabalho se completa com uma avaliação do nível de serviço de calçadas de uma área central, antiga, localizada em uma ligação vale-cumeada e densamente ocupada da cidade de Salvador.
- ItemAnálise dos fatores intervenientes na localização do transporte vertical na cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2009-04-07) Pastor, Talita Santos; Delgado, Juan Pedro Moreno; Fontes, Luiz Carlos Almeida de Andrade; Velasco, Mirian MedinaO transporte vertical é utilizado em várias cidades do mundo como Salvador, Valparaíso (Chile), Lisboa (Portugal) e Rio de Janeiro, para vencer os aclives e declives impostos pela topografia acidentada e que acabam impossibilitando uma boa circulação das pessoas refletindo de forma negativa na mobilidade e na microacessibilidade delas. Sua tecnologia não agride o meio ambiente, pois se adéqua às condições físicas da cidade e seu sistema de funcionamento é por contrapeso de água ou hidráulico e elétrico/mecânico. É um meio de transporte que obedece a uma rota fixa, o que o torna inflexível e rígido, não permitindo mudança de rota, por isso ele não pode ser implantado em qualquer lugar e correr-se o risco de não ter sucesso, é imprescindível que se discuta e analise onde, pra que e por quem esse meio de transporte vai ser utilizado e para isso deve-se identificar e analisar os fatores que interferem na adequada localização desse equipamento, isso vai fazer com que ele seja bem localizado e atenda as reais necessidades do local onde for colocado. O estudo se propõe a fazer essa identificação e análise dos fatores, na cidade de Salvador, com o apoio de especialistas atuantes na área de transporte de forma a destacar a importância que o transporte vertical tem para essa cidade dividida em alta e baixa.
- ItemAvaliação de componentes da microacessibilidade em uma via arterial, cidade de Salvador-BA: estudo de caso da Avenida Orlando Gomes(Universidade do Estado da Bahia , 2008-06-17) Rocha, Nara Bitencourt; Delgado, Juan Pedro Moreno; Dias, Clímaco César Siqueira; Santos, André Luis Cardoso dosO presente trabalho consiste num estudo da microacessibilidade numa avenida arterial da cidade de Salvador, Com o acelerado processo de urbanização e o planejamento voltado para o automóvel a partir da década de 1950, as cidades foram configuradas de forma a dificultar a circulação de pedestres e a utilização dos transportes não-motorizados e coletivos. Diversos impactos surgiram em decorrência desse fato, tais como a redução da mobilidade, excluindo as classes mais baixas da população e o desequilíbrio ambiental, acarretando uma má qualidade de vida para a população. Diante desse cenário, torna-se necessário o estudo da problemática da microacessibilidade, a fim de compreender os aspectos que interferem na mesma. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo avaliar a microacessibilidade na Avenida Orlando Gomes, a qual possui diversas singularidades decorrentes da sua organização, como a segregação social bastante perceptível. Para realizar a avaliação, foi utilizado o método de Ishikawa, o qual possibilita a compreensão das diversas percepções que possuem as pessoas que circulam no lugar sobre os problemas que dificultam a microacessibilidade. A síntese dos resultados dos diagramas permite verificar os aspectos de maior ocorrência na avenida, fazendo-se compreender as dificuldades impostas aos pedestres, assim como a dificuldade em promover uma mudança de hábitos na população para que a faça utilizar modos mais sustentáveis de transporte.
- ItemEspaço público e microacessibilidade: análise dos trajetos a uma estação de metrô(Universidade do Estado da Bahia, 2013-11-28) Santos, André Luis dos; Mariano, Liliane; Ulisses, Francisco; Delgado, Juan Pedro MorenoEsta pesquisa visa analisar o Espaço Público urbano e a Microacessibilidade, em um raio de quinhentos metros, focalizando os trajetos oriundos do Pau Miúdo, um bairro de Salvador bastante denso, com 21.071 de habitantes, o correspondente a 0,86% da população da cidade; em direção à Estação Metroviária Acesso Norte da cidade Soteropolitana do Estado da Bahia. Para isto, além do levantamento bibliográfico e de dados, utiliza-se de pesquisas de campo e entrevistas, com o propósito de obter informações relevantes para a pesquisa. Cabe dizer que falta de acessibilidade nos espaços públicos na Rótula do Abacaxi, em especial a de Microacessibilidade nos trajetos para a estação Metroviária acesso Norte produz reflexos negativos para os usuários, isto por causa das dificuldades encontradas até alcançar o seu destino final. No entanto, investir em políticas de Microacessibilidade, além de contribuir para uma mobilidade mais sustentável na cidade oferece um maior dinamismo das funções urbanas e uma melhor circulação das pessoas, bens e mercadorias. Além disto, políticas integradas de espaço público e microacessibilidade poderão vir a valorizar a cidade, favorecendo um desenvolvimento econômico, social e ambiental mais consistente para os citadinos.
- ItemEstudo da viabilidade de aplicação de medidas de gerenciamento da mobilidade em campi universitário: estudo de caso do Campus I da Uneb(Universidade do Estado da Bahia, 2010-08-25) Aben-Athar, Priscila Ribeiro; Delgado, Juan Pedro Moreno; Santos, André Luis Cardoso dos; Fonseca, Antonio Ângelo Martins daA priorização de políticas públicas voltadas ao incentivo dos transportes motorizados em detrimento dos não motorizados tem constituído papel fundamental na insustentabilidade das cidades. Este cenário torna-se bastante visível quando se observa isoladamente um pólo gerador de viagens, neste caso o Campus I da UNEB, que em escala menor vem reproduzindo a mesma consciência imposta pelo planejamento dos transportes e consequentemente os mesmos impactos negativos decorrentes desta escolha. Por este motivo, a universidade tem enfrentado diversos problemas de circulação em função da desigualdade de infra-estrutura disposta para o deslocamento de pedestres e ciclistas. Visando contribuir para minimizá-los, o presente trabalho busca analisar experiências de gerenciamento da mobilidade e microacessibilidade em instituições de ensino superior (internacionais e nacionais) com intuito de fornecer bases para possíveis intervenções. Especialmente para atingir o objetivo proposto, são selecionadas dentre as experiências apresentadas medidas de incentivo ao transporte não motorizado, visando identificar de acordo com a percepção de membros representativos da comunidade universitária a ordem de prioridade para implementação das mesmas a curto prazo no Campus.
- ItemHabitação e mobilidade: os impactos do programa de arrendamento residencial no transporte de Vila Canária(Universidade do Estado da Bahia, 2006-08-16) Almeida, Patrícia Silva; Rocha, Franciso Ulisses Santos; Delgado, Juan Pedro Moreno; Nunes , DéboraEste trabalho se propõe a analisar criticamente o nível do estudo de viabilidade de projeto, realizado na cidade de Salvador, diante dos impactos causados por Programas Habitacionais na mobilidade urbana. Enfoca o Programa de Arrendamento Residencial no bairro de Vila Canária, sua influência no transporte público e trânsito local, assim como o nível de satisfação do público-alvo, quanto a oferta do serviço. É desenvolvida para tanto, uma abordagem conceitual sobre a relação existente entre uso do solo e acessibilidade, que somada a pesquisa realizada “in loco”, comprovam a deficiência do estudo de viabilidade desenvolvido por órgãos municipais, e, portanto, a necessidade de uma maior implementação deste, no intuito de reduzir os riscos de perda da acessibilidade e consequente decadência local.
- ItemMicroacessibilidade ao estádio de Pituaçu(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-10) Cabral, Erica de Oliveira; Delgado, Juan Pedro Moreno; Santos, André Luis Cardoso dos; Silva, Ana Clara Souza eAs péssimas condições dos espaços de circulação destinados ao pedestre, como também a inexistência destes, constituem barreiras à mobilidade sustentável e fazem parte do cotidiano como obstáculos impostos à acessibilidade dos pedestres que vivem na maioria das cidades brasileiras. A exemplo do que tem ocorrido em outras grandes cidades brasileiras, os pedestres da cidade de Salvador tem sofrido com a interferência de diversos fatores em sua microacessibilidade nas calçadas da cidade. Visando compreender como estes fatores legais, técnicos, espaciais, sócio-econômicos, culturais e político-administrativos ocasionam mudanças no espaço, este trabalho faz uma abordagem sobre a ocorrência dos mesmos, observando de que forma eles impactam na microacessibilidade em calçadas e, conseqüente, na mobilidade urbana sustentável. O trabalho se completa com uma avaliação do nível de serviço de calçadas de uma área de influência do Estádio de Pituaçu tendo como objetivo avaliar as facilidades de mobilidade e as condições de microacessibilidade a este equipamento e na sua área de influência, a fim de verificar o acesso universal a este espaço por todas as pessoas e suas diferentes necessidades, seguindo os princípios de mobilidade sustentável.
- ItemMicroacessibilidade ao trem suburbano de Salvador - estudo do bairro de Coutos(Universidade do Estado da Bahia, 2007-08-28) Paixão, Rosevania Cerqueira da; Delgado, Juan Pedro Moreno; Velasco, Miriam Medina; Freitas , Ilce Marília D. Pinto deO problema da redução da acessibilidade no Brasil vem comprometendo as condições utilizadas para o alcance dos destinos desejados pelas pessoas que habitam as cidades brasileiras, contribuindo, conseqüentemente, para a baixa qualidade de vida, principalmente da população dependente de algum modal público de transporte. Diante desta problemática, este trabalho tem o objetivo de identificar os fatores que interferem na microacessibilidade das pessoas que utilizam o trem urbano de Salvador, através de um estudo de caso do bairro de Coutos localizado no subúrbio. Pretende-se avaliar o grau de influência e a inter-relação dos fatores identificados utilizando a matriz de prioridade, ferramenta que compõe o conjunto de técnicas qualitativas de apoio a decisão. Foram obtidas informações de natureza qualitativa extraindo assim uma ordenada escala de importância de acordo com a lista de fatores eleitos como influenciadores na microacessibilidade. Toda a pesquisa foi realizada com usuários regulares do trem que se deslocam de suas residências para a estação por motivos específicos. Os resultados obtidos apresentaram o fator segurança como aquele que mais interfere no deslocamento das pessoas, deduzindo preliminarmente ser este um dos principais fatores que contribui na diminuição da demanda ao serviço ferroviário, além de constatar a estreita interligação fatores conservação/manutenção e riscos de acidentes também presentes no estudo da microacessibilidade dos moradores do bairro de Coutos.
- ItemMicroacessibilidade no centro da cidade do Salvador - Avenida Sete de Setembro(Universidade do Estado da Bahia, 2008-06-17) Mattos, Adilza Graciele Gonçalves; Delgado, Juan Pedro Moreno; Santos, André Luís Cardoso dos; Dias , Clímaco César SiqueiraA redução da acessibilidade é problema que atinge muitas cidades brasileiras e em muitas delas as pessoas não encontram calçadas ou espaços públicos adequados para o seu deslocamento, diminuindo sua capacidade de atingir os destinos desejados. Diante dessa problemática o presente trabalho procura analisar os fatores que interferem na microacessibilidade dos pedestres e das pessoas portadoras de necessidades especiais na Avenida Sete de Setembro, Centro da cidade de Salvador. Para atingir esse objetivo, pretendemos identificar e avaliar os fatores que interem no deslocamento a pé dos indivíduos, através do método qualitativo para avaliar o Nível de Serviço das calçadas e passeios utilizado pelos pedestres. Essa metodologia procura expressar o grau de importância atribuído aos fatores que interferem na microacessibilidade: segurança, manutenção, largura efetiva e seguridade, com base em fotografia, observação direta e entrevistas feitas com os pedestres. A pesquisa aconteceu no horário de pico (das 11 às 13 horas) que mais atrai viagens para o centro da cidade. A analise dos resultados obtidos indica que: o trecho 14 – Praça da Piedade foi o único classificado como ótimo - Nível de Serviço – B. Os trechos 1 - Rua Portão da Piedade, 3 – Rua 11 de Junho, 12 – Becos do Mucambinho e 13 – Praças da Piedade foram classificados como bom em relação Nível de Serviço – C. Os trechos 2 – Rua 21 de Abril, 7, 9 e 10 Avenida Sete, 8 – Relógio de São Pedro e 11 Rua do Cabeça foram classificados como regular em relação ao Nível de Serviço - D. E finalmente os trechos 4 e 5 – Rua do Paraíso e 6 – Avenida Sete foram classificados como ruim - Nível de Serviço – E para os pedestres.
- ItemMudança do uso do solo e alterações no sistema viário na Alameda das Espatódeas(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-10) França Neto, Jorge Oliveira da; Delgado, Juan Pedro Moreno; Silva, Ana Clara Souza; Santos, André Luis Cardoso dosO presente trabalho consiste na análise da alteração do sistema viário em decorrência da interação dialética com o uso do solo e na observação desta nova configuração vigente. Vias que foram projetadas para comportar determinado volume de veículos, assim como calçadas para pedestres não se adaptaram à nova dinâmica econômica que preconiza o fluído fluxo de serviços, bens e mercadorias. Diversos impactos surgiram em decorrência desse fato, tais como a redução da mobilidade e a má qualidade no deslocamento para a população. Para análise de notável problema urbano, usa-se o caso de Salvador, fazendo o recorte na Alameda das Espatódeas. Portanto, esta monografia visa caracterizar os fluxos existentes decorrentes das modificações no sistema viário e associadas ao novo uso do solo, além de perceber como o espaço do pedestre foi suprimido e/ou transformado contradizendo as normas de acessibilidade e micro acessibilidade. Para estudar a área foram desenvolvidas metodologias que analisaram, por vias gerais, a evolução e ocupação histórica da cidade até chegar ao recorte espacial estudado, apropriando-se da evolução da configuração física da área abordada. Os resultados encontrados permitem ver como a interação sistema viário e uso do solo imposta por fatores econômicos impactou no crescimento dos fluxos de veículos sem propor a via qualquer adequação para comportar o mesmo, assim como o espaço do pedestre foi suprimido e/ou transgredido na Alameda das Espatódeas.
- ItemNovo pólo gerador de viagens na Avenida Tancredo Neves: análise dos impactos na saturação viária(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-09) Camurugy, Ramon Costa; Delgado, Juan Pedro MorenoO presente trabalho tem por objetivo analisar os possíveis impactos negativos na circulação viária do entorno de um pólo gerador de viagens (PGV). No primeiro momento foi essencial um levantamento de conceitos relativos a empreendimentos geradores de viagens e as metodologias de análise para poder melhor entende-los. Em seguida foram observadas as questões legislativas da área, para saber se realmente o empreendimento esta de acordo com as normas municipais de uso e ocupação do solo. Com o crescente número de veículos que trafegam pela região do Centro Municipal Camaragibe, a situação viária fica cada vez mais crítica sendo necessário realizar um estudo de caso. Os impactos atribuídos ao pólo gerador de viagem são inúmeros como: aumento da poluição atmosférica e sonora, diminuição da mobilidade e acessibilidade urbana, aumento no número de acidentes com e sem vítimas. Por diversos fatores negativos é possível constatar a importância de analisar de que forma o pleno funcionamento do mesmo, irá interferir na mobilidade e na acessibilidade das pessoas que pelo entorno trafegam. Foram interpretadas as teorias, analisados os dados relativos ao fluxo de veículos, elaborados mapas temáticos, para compreender melhor o fenômeno e sempre visando propor soluções mitigadoras para amenizar os transtornos causados por um grande atrator e gerador de viagens.
- ItemPoluição sonora no bairro de Pernambués (Salvador - BA): Contribuição à gestão urbana(2021-11-26) Araújo, Edmilson Natividade de; Franco, Gustavo Barreto; Delgado, Juan Pedro Moreno; Góes, Liliane MatosEsta dissertação se propõe analisar como os moradores do Bairro de Pernambués, Salvador, Bahia, percebem a poluição sonora, visando a subsidiar a gestão urbana. Para tanto, recorre à discussão teórica sobre som, ruído, propagação sonora, legislação, percepção sonora, causas e efeitos da poluição sonora nos seres humanos. Com a pretensão de alcançar o objetivo foi necessário fazer um levantamento das principais causas da poluição sonora do Bairro de Pernambués por meio de relatórios emitidos pela SEMOP (2020) e SEDUR (2021), contendo o quantitativo de denúncias por ruas e fontes motivadoras dessas denúncias. Também recorreu-se a pesquisa de campo, aplicando 258 questionários em quatro ruas que se destacaram por concentrarem o maior número de denúncias. Com base na subjetividade das respostas desses moradores aos questionários, foi possível identificar a principal causa da poluição sonora: carro de som (43%) em primeiro lugar e, em segundo lugar, o som das residências (25%), confirmando as informações dos relatórios emitidos pelos órgãos competentes. Quanto aos efeitos provocados pela poluição, 53% dos entrevistados responderam que sofrem estresse, irritação e falta de concentração; 96% disseram estar incomodados com a poluição sonora e que têm por hábito fechar portas e janelas na tentativa de diminuir a sensação de incômodo; e, 79% responderam estar insatisfeitos com a atuação do governo no combate à poluição sonora. Os dados de campo confirmam que os moradores do Bairro de Pernambués não só percebem, mas são muito afetados pela poluição sonora. O material produzido constituiu um diagnóstico sobre a poluição sonora no Bairro Pernambués, e que políticas públicas devem ser implementas para amenizar ou até mesmo resolver o problema em questão, contribuindo, assim, para a gestão da poluição sonora. Para futuras pesquisas sugere-se a medição dos níveis de ruído, com a intenção do confrontar os resultados sonoros com os resultados dos questionários.
- ItemRegulação e configuração espacial da rede de gás natural na cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2007-08-28) Araújo, Thiago Durães; Fonseca, Antônio Ângelo Martins da; Delgado, Juan Pedro Moreno; Medici, Carlos Egídio RosaOs debates contemporâneos, na tentativa de compreender, aprofundar e ampliar o conhecimento sobre a relação entre as redes técnicas e o território têm se tornado cada vez mais constantes nos distintos campos do conhecimento, seja de forma individual ou interdisciplinar. As preocupações em torno do tema estão diretamente ligadas às grandes transformações sofridas pela sociedade em decorrência da Revolução Tecnológica e Informacional marcado pelo processo de globalização. Nesse cenário, as redes têm se tornado de grande importância, justamente por permitir a instantaneidade das informações além da flexibilidade de localização, hoje tão intrínsecas tanto no cotidiano das pessoas como na localização das atividades produtivas no espaço. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de compreender a relação entre as redes técnicas e o território através do estudo das normas regulatórias e da configuração espacial da rede de gás natural na cidade de Salvador. Foram obtidas informações sobre os principais agentes que atuam na distribuição do gás natural, assim como, informações sobre a configuração espacial da rede de distribuição, posteriormente mapeada para melhor compreensão da localização de suas estruturas. Os resultados obtidos nos permitem compreender os impactos da configuração espacial das redes técnicas no território de Salvador, sendo elas resultados ou estimuladores da diferenciação entre as localidades no espaço urbano.