Navegando por Autor "Dantas, Tânia Regina"
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- ItemAvaliação mediadora no processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos(2017-05-22) Santana, Claudia Silva; Alves, Érica Valéria; Santos, José Jackson Reis dos; Dantas, Tânia Regina; Aquino, Maria SacramentoEste trabalho tem como objetivo compreender experiências de desenvolvimento da avaliação da aprendizagem no contexto da EJA em uma escola pública estadual do município de Salvador-Ba e como a vivenciam na EJA III, 3º Tempo, Eixo VI. Para melhor compreensão do fenômeno estudado, escolhemos o professor como ator fundamental para nortear as observações e conclusões alcançadas com vistas à obtenção analítica do tema e obtenção de informações concretas sobre a efetiva aplicação do que reza a Política de Educação de Jovens e Adultos do Estado da Bahia no que diz respeito às orientações para o acompanhamento da aprendizagem. Utilizamos, então, o método qualitativo de inspiração etnográfica, tornando o tema o mais familiar e aberto à pesquisa qualitativa. Para obtenção dos dados, foram utilizadas observações in loco, entrevistas com os professores, aplicação de questionários aos alunos e a coleta de depoimentos dentro do grupo focal. Os resultados obtidos sugerem que a avaliação identificada nesses estudos está caminhando para um modelo qualitativo voltando-se mais para o diálogo com os alunos, valorizando os seus saberes. Os desafios ainda são muitos, pois os participantes ainda não conhecem profundamente a Política da EJA de 2009 e, desse modo, não têm conhecimento das orientações para o acompanhamento da aprendizagem da mesma. Destaca-se que esse não conhecimento se deve ao fato da pouca divulgação da Política a cargo da Secretaria de Educação e Cultura do Estado, salientando que das oito orientações, os professores colocam em prática, efetivamente, apenas três.
- ItemAs contribuições da pedagogia de Paulo Freire para pensar a cultura da paz na EJA: anunciando orientações curriculares(2016-03-31) Souza, Guilhermina da Silva; Dantas, Tânia Regina; Santos, José Jackson Reis dos; Ferreira, Maria Conceição AlvesO presente trabalho inscreve-se no contexto das discussões sobre o pensamento de Paulo Freire e de suas contribuições para pensar a cultura da paz no âmbito escolar. A questão orientadora do trabalho ficou assim definida: quais as contribuições de Paulo Freire para pensar orientações curriculares no âmbito da cultura da paz para a EJA? Partindo dessa inquietação, traçamos o seguinte objetivo geral: Analisar as contribuições de Paulo Freire para definir as orientações curriculares no âmbito da cultura da paz para a EJA. Delimitamos como objetivos específicos: a) identificar, em obras de Paulo Freire, as principais contribuições do seu pensamento em educação; b) relacionar as contribuições do pensamento freiriano às discussões sobre cultura da paz e currículo; c) anunciar princípios orientadores para a organização curricular na EJA, tomando como referência a obra de Paulo Freire para pensar a cultura da paz. A pesquisa desenvolvida é do tipo bibliográfico, de natureza qualitativa, desenvolvida por meio de um levantamento bibliográfico de obras que versam sobre o pensamento freiriano e sobre cultura de paz e currículo. A pesquisa aconteceu no período compreendido entre agosto de 2013 a novembro de 2015 e foi organizada por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático. Neste período foi estabelecido um intenso diálogo com os autores que pesquisaram o tema, o que possibilitou o amadurecimento e largo aprendizado. A leitura de materiais já produzidos possibilitou produções textuais que, sem sombra de dúvidas, contribuirão para o desenvolvimento de trabalhos sobre cultura de paz na EJA. Concluímos assim que, a Cultura de Paz atrelada à EJA, nos proporcionará uma tomada de decisão no sentido de incentivar aos que estão envolvidos nesse processo, desenvolvam uma luta pela emancipação humana.
- ItemO currículo: espaço de formação dos sujeitos da EJA no território de Vila de Abrantes(2019-07-17) Sousa, Roberto Fernandes; Dantas, Tânia Regina; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Conceição, Ana Paula Silva da; Musial, Gilvanice Barbosa da SilvaEste trabalho tem como objeto de estudo o currículo da EJA. A nossa indagação de base é: como o currículo pode legitimar, ou não, os conhecimentos que os sujeitos constroem e validam na sua interação com o território de Vila de Abrantes? O objetivo geral é apreender a relação entre o território e os currículos instituídos e implementados na EJA em Vila de Abrantes. Os objetivos específicos são relacionar as concepções críticas e pós-críticas de currículo e de território no contexto da EJA e sistematizar um conjunto de estratégias para que o currículo possa constituir-se em espaço de formação para educadores/as e educandos/as da EJA, a partir dos saberes do território. Os sujeitos da pesquisa são estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores da EJA, de 03 escolas da rede municipal. A nossa implicação com o objeto e com o campo de pesquisa, assim como outras variáveis que descortinaremos no primeiro capítulo, nos levaram a escolha por uma pesquisa qualitativa, com inspiração etnográfica. Para tanto, as nossas referências metodológicas situam-se em Minayo (2016), André (1995), Creswell (2014), Triviños (2012), Macedo (2009; 2010; 2016) e Galeffi (2009). As nossas reflexões sobre currículo dialogam com os saberes de Silva (2013), Arroyo (2013; 2014), Sacristán (2000), Macedo (2002; 2013; 2016) Saviani (1999) e Freire (2011; 2015). As reflexões sobre o currículo da EJA estão referenciadas em Fávero (s.d), Paiva (1997), Paula e Oliveira (2011), Haddad e Di Pierro (2000) e Dantas (2016). As ideias de território dialogam com autores como Santos (1985; 1996; 2002), Hasbaert (2004), Saquet (2003) e Serpa (2009). Os achados da pesquisa estão analisados em diálogo com Arroyo (2013; 2014; 2017), Santos (2001), Macedo (2005) e Freire (2001; 2015). Os resultados do trabalho evidenciam que os sujeitos têm uma significativa apreensão acerca dos saberes emanados do território, fruto das suas experiências pessoais, sociais e laborativas e que percebem oportunidades para que estes saberes sejam incorporados aos conteúdos curriculares da Educação de Jovens e Adultos. Por fim, os achados apontam para a necessidade de uma inserção sistemática dos temas do território nos programas de formação continuada dos profissionais da EJA em Vila de Abrantes.
- ItemDesafios político-pedagógicos da formação docente da EJA em escolas rurais(2020-10-30) Pereira, Marília Regina Souza; Dantas, Tânia Regina; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste estudo trouxe como tema a formação continuada docente, o seu objeto concentrou-se na formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos em escolas rurais. Teve como objetivo geral compreender os processos de formação continuada vivenciados pelos docentes da EJA no âmbito das escolas rurais, evidenciando os desafios político-pedagógicos a partir de suas narrativas. O estudo emergiu da seguinte questão problematizadora: Quais são as condições objetivas da formação continuada docente na Educação de Jovens e Adultos e que desafios político-pedagógicos são gerados nesse processo, particularmente no contexto rural em Seabra-Bahia? Almejando identificar e analisar as condições objetivas da formação continuada da EJA, foi configurado o objetivo principal dessa investigação e questionar quais são os desafios político-pedagógicos vivenciados pelos docentes que atuam na EJA nas escolas rurais de Seabra-BA; problematizar os aspectos político-pedagógicos da formação docente para a EJA e como se evidenciam na prática. Para tanto, busquei a análise documental na LDB nº 9.394/96; no Parecer CNE nº 11/2000; nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos nº 11/2000; no Plano Nacional da Educação (PNE) 2014-2024; fundamentação teórica referente a formação docente em Freire (1996), Nóvoa (2009), Dantas (2012, 2016a), Alves (2016), Arroyo (2006), Laffin (2018) e Pereira e Rios (2015); as bases conceituais da formação contínua de Nóvoa (2002), que sustentaram o trabalho; e no que tange à metodologia, em Souza (2006), Delory-Momberger (2012), Clandinin (2015), Abrahão (2004), Josso (2004). A abordagem metodológica teve como base a pesquisa qualitativa, especificamente (auto)biográfica, e teve como dispositivo as entrevistas narrativas. A análise foi interpretativa-compreensiva com base em Ricouer (1996) e Souza (2004). Foram entrevistados cinco docentes que atuam na modalidade EJA em duas escolas municipais no âmbito do contexto rural de Seabra, destacando a trajetória de vida e formação, a relação deste percurso profissional/pessoal com o processo de construção da identidade profissional, contribuindo através das narrativas (auto)biográficas dos professores para ampliar a discussão sobre esse campo de atuação, assim como a ressignificação da identidade desse profissional, sua formação e atuação pedagógica. O estudo indicou os desafios político-pedagógicos vivenciados pelos docentes da EJA em escolas rurais, apontando para a necessidade de maiores investimentos nos processos de formação continuada de professores, articulada numa relação com a prática diária.
- ItemDesenvolvimento profissional docente: formação e inserção profissional das egressas do curso de Letras Língua Espanhola - UNEB/Campus I(2016-06-03) Cruz, Núbia da Silva; Souza, Elizeu Clementino de; Romero, Tânia Regina de Souza; Dantas, Tânia ReginaA pesquisa objetiva investigar como oito egressas do curso de Letras Língua Espanhola – Uneb, Campus I, dão sentido à sua trajetória de formação e inserção profissional na Educação Básica. Busca-se, assim, apreender a implicação da articulação entre formação-profissão como significativa para a compreensão do desenvolvimento profissional docente, a partir da perspectiva da abordagem experiencial, ou seja, como processo que se dá ao longo da vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa narrativa, a qual se inscreve no movimento de investigação-formação, fundamentando-se em princípios teóricometodológicos da abordagem (auto) biográfica, com ênfase nas narrativas docentes das professoras de espanhol, entendendo-as como atrizes e autoras do seu processo formativo. Como instrumento de recolha de dados foi utilizada a entrevista narrativa, com base nas sistematizações teórico-metodológicas de Bertaux (2010), Jovchelovitch e Bauer (2002), e Souza (2011). A análise adotou a perspectiva compreensiva-interpretativa, a partir das contribuições de Souza (2006 e 2014), Josso (2010), Bolívar (2012) e Ricoeur (1986), tendo em vista as aprendizagens construídas pelos sujeitos ao longo da vida, face aos significados impressos nas trajetórias pessoais e profissionais, no que se refere à identidade docente. A pesquisa revelou ser o seio familiar o espaço onde as professoras tiveram os primeiros contatos com a profissão, através da atuação da mãe, pai, irmão e irmã e tias como docentes, bem como os diferentes caminhos percorridos até tornarem-se professoras de espanhol. Além desses aspectos, as narrativas evidenciaram, ainda, as representações que as docentes têm a respeito da profissão como resultado das construções familiares e das relações com pessoas fora do entorno familiar, bem como a influência da família e de terceiros na escolha e aprendizado profissional. O estudo permitiu refletir acerca da necessidade de vinculação entre vida-formação e profissão em articulação com o desenvolvimento profissional do professor principiante que ingressa na profissão. Através das narrativas foi possível compreender o potencial formador da abordagem (auto)biográfica ao possibilitar às docentes apropriar-se de suas histórias de vida e ao mesmo tempo conscientizar-se das experiências formadoras que marcaram e deram sentido a sua existência.
- ItemDocência e rizoma: o que aprende enquanto ensina, o professor na EJA do ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-27) Menezes, Márcia de Oliveira; Dantas, Tânia Regina; Nunes, Claudio Pinto; Cunha Júnior , Adenilson Souza; Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; Laffin, Maria Hermínia Lages Fernandes; Souza, Elizeu Clementino de; Conceição , Ana Paula Silva daEsta tese está organizada em três eixos centrais: prática docente, teoria do cotidiano e Educação de Jovens e Adultos, os quais foram construídos, respectivamente, a partir de teóricos como: Nóvoa (1997; 2001; 2007;2021); Santos (2008; 2010); Gatti (2008; 2009; 2011; 2019); Certeau (1994; 1998; 2003; 2005); Alves (2008; 2014; 2017); Ferraço (2003); Ferraço; Alves (2017; 2018; 2021); Dantas (2009; 2012; 2019); Dantas e Laffin (2015); Santos (2010; 2019; 2022); Morin (2001; 2003; 2006); Freire (1983; 1996; 2008; 2014), entre outros. Objetivou compreender como os professores se constituem professores da EJA no cotidiano da prática docente, no Ensino Médio, em uma Escola Estadual de Vitória da Conquista-Bahia. Para isso, no campo metodológico utilizamos a epistemologia qualitativa na concepção apresentada por González Rey (2003; 2005) e, para a produção dos dados, as conversas interativo-provocativas coletivas (NUNES, 2011; 2020; 2021) a partir de um roteiro pré-estabelecido. Os sujeitos da pesquisa foram os professores das áreas das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ciências Exatas que atuam na EJA do Ensino Médio, no Colégio em que a pesquisa foi desenvolvida. A metáfora do rizoma de Deleuze e Guattari (1995) foi utilizada para a discussão dos dados organizados em sete categorias: formação dos professores e tempo de regência; formação para lecionar na EJA; inserção do professor na EJA do EM; currículo da EJA; emoções vivenciadas; dificuldades encontradas; ensino remoto no contexto da EJA. Os resultados apontam para a urgência da necessidade de formação inicial e continuada para atuar na EJA do EM; revelam que os professores vão se tornando professores da EJA no cotidiano da prática docente e apontam que a formação de professores caminha numa perspectiva rizomática.
- ItemEducação (im)possível: escuta do professor-sujeito na educação contemporânea(2017-09-26) Caires, Samuel Belarmino; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Soares, Moema Ferreira; Santos, Luciano Costa; Dantas, Tânia ReginaEsta pesquisa nomeada Educação (im)possível: escuta do professor-sujeito na educação contemporânea tem como objeto de estudo a Educação (im)possível. Os objetivos propostos nesta dissertação estão assim delineados: o objetivo geral é investigar de que forma a escuta do professor-sujeito na educação contemporânea pode contribuir para a construção da Educação (im)possível. Os objetivos específicos se configuram em número de três: identificar dispositivos fundantes para a Educação (impossível); Escutar as possibilidades de como o professor-sujeito se constitui nesta Educação (im)possível; c) Buscar no professor-sujeito as (im)possibilidades junto à educação contemporânea. Com relação ao problema, este se desenha a partir da seguinte formulação: Que lugar e posição ocupa o professor-sujeito na implicação de uma Educação (im)possível e quais as contribuições que esta educação oferece para a educação contemporânea, em que o aluno-sujeito possa desejar produzir o conhecimento que possibilita o passe da repetição à criação? Os principais teóricos convidados para sustentar as formações discursivas desta pesquisa, são: Freud (1911, 1937); Lacan (1991, 1972-1973/1982); Kupfer (2006, 2007, 2010) Ornelas (2014; 2016;2017), Voltolini (2011, 2016); Pereira (2003; 2013, 2016); Morgado (2002); Galimberti (2009, 2010); Agamben (2009). A pesquisa é eminentemente teórica e se funda na metodologia de cunho bibliográfico com vistas a aprofundar a episteme da temática. Os resultados enunciam que a Educação (im)possível pode-se construir tanto no campo da possibilidade como da impossibilidade; a condição do professor assumir o lugar e posição de professor sujeito, lhe outorga o exercício de Sujeito Suposto Saber (SsS); o manejo da escuta flutuante adotada pelo professor-sujeito, possibilita advir o aluno-sujeito; o professor-sujeito escuta os afetos ambivalentes manifestos e latentes que circulam na relação transferencial; o estilo do professor como a possibilidade de obturar a falta do outro; o professor percebe que não é todo mas faltante, barrado e incompleto; o professor trabalha para rever sua função e deixar emergir o avesso do modelo, revendo sua condição idealizada, e, portanto, concebendo-se a partir de sua subjetividade e singularidade. É possível pensar que a educação contemporânea tenha a temporalidade como um dispositivo relacionado ao processo dessa Educação (im)possível, sobretudo no tempo da experiência à qual está submetido o sujeito. Portanto, a pesquisa expressa-se a partir de quatro atos: Ato I: Abrir-se à fenda (im)provável, Ato II: Educação (im)possível, a quem serve?, Ato III: Professor-sujeito: (in) completo? e Ato IV: Educação (con)temporânea: confusão paradigmática, os quais não se constituem estanques, mas a costura se enoda em cada um deles, mostrando a urdidura do tear, ao tempo em que denuncia o modelo de educação vigente e inaugura a possibilidade de se pensar a Educação (im)possível como aposta para uma educação referente e comprometida com o desejo de ensinar e aprender.
- ItemEducação e saúde: análise do programa saúde na escola (PSE)(2017-06-13) Santos, Jacqueline Meire; Dantas, Tânia Regina; Souza, Eliane Santos; Souza, Elizeu Clementino deO tema da pesquisa é relevante por se tratar de saberes e fazeres educativos que estão no cotidiano da escola. A trajetória educativa e profissional da pesquisadora contribuiu para que percebesse o quanto é latente e pouco discutida pelos profissionais da educação a promoção da saúde. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como tem sido implementada no espaço escolar brasileiro a política intersetorial de promoção de saúde através do Programa Saúde na Escola (PSE), nas duas primeiras décadas do século XXI, conforme produção e circulação na literatura acadêmica da área de educação e saúde. Nesta busca, deu-se ênfase ao Componente de ação III do PSE: Formação. Optou-se metodologicamente em realizar um estado da arte a partir de uma pesquisa bibliográfica. Para tanto, foram analisados documentos referenciais da Política Nacional de Promoção da Saúde e da implementação do PSE. Além disso, fez-se o levantamento de publicações realizadas na Revista Ciências e Saúde Coletiva da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e na Revista Brasileira de Educação da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), no período de 2007 e 2016. Nos resultados do estudo, notou-se que, embora haja interesse de pesquisadores de diversas regiões do país, ainda há pouca produção da área de educação sobre o tema. Reafirmado, assim, o reconhecimento da escola para a promoção da saúde, porém sendo o PSE uma ação vigente na escola é aparentemente pouco reconhecida na área de educação. Um outro resultado aponta para importância da devida atenção na formação dos profissionais envolvidos, sejam eles de atenção básica à saúde ou de educação básica como forma de fortalecimento recíproco e intersetorial dos seus saberes e fazeres. Sem uma qualificação dialógica, contínua e colaborativa, o PSE – enquanto a maior política pública de promoção de saúde desenvolvida hoje no espaço escolar brasileiro – fica enquanto prática ameaçada. Este estudo contribui, com seus resultados, para a produção e circulação de conhecimentos acerca da temática de educação e saúde no Brasil.
- ItemEntre algemas e liberdade: prática docente e uso do livro didático de geografia na educação de jovens e adultos-EJA em Serrolândia-Bahia(2016-11-29) Maia, Humberto Cordeiro Araújo; Aquino, Maria Sacramento; Dantas, Tânia Regina; Castellucci Junior, Wellington; Alves, Érica ValériaEste trabalho tem como objetivo principal investigar a prática docente em escolas do município de Serrolândia-BA, com foco no uso dos livros didáticos de Geografia na Educação de Jovens e adultos e identificar se os professores utilizam o Livro Didático na EJA; verificar se trabalham com o Livro de Geografia de forma contextualizada; perceber a influência deste recurso nas aulas de Geografia na EJA e construir Proposta Didático-Pedagógica para o ensino de Geografia nesta modalidade de ensino. Quanto à abordagem metodológica da pesquisa, elegeu-se a qualitativa, de forma que é dada ênfase aos dados descritivos, procurando entender os fenômenos segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada. Como instrumentos para a consolidação da pesquisa, foram utilizados questionários semiabertos, além de observações dos espaços pesquisados, em especial salas de aula. Todos os processos que envolvem a pesquisa foram organizados em cinco capítulos, os quais apresentam o percurso metodológico da pesquisa; algumas reflexões em torno da Educação de jovens e adultos e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de EJA; o uso do Livro Didático e o ensino de Geografia na EJA; a prática docente na Educação de Jovens e Adultos dos professores de Geografia do município; e, por fim, a Proposta Didático-Pedagógica para os Professores de Geografia da EJA, em Serrolândia-BA. Podemos afirmar que a presente investigação possui relevância para a comunidade local, sendo importante para o ensino de Geografia na perspectiva da EJA. Foram averiguadas as formas de utilização do Livro Didático, por meio de uma análise contextualizada no que se refere ao seu uso na modalidade de ensino em questão. Além disso, o produto final desta pesquisa – a Proposta Didático-Pedagógica desenvolvida para os professores de Geografia da EJA – dará subsídios para que os mesmos repensem suas práticas e adotem posturas capazes de tornar mais significativo o ensino na modalidade de ensino supracitada.
- ItemEntre grades e trancas: o currículo da educação de jovens e adultos do Conjunto Penal de Eunápolis.(2015-12-18) Souza, Maria Natividade Almeida de Jesus; Aquino, Maria Sacramento; Dantas, Tânia Regina; Castellucci Junior, WellingtonO presente estudo teve como objetivo compreender como se configuravam as orientações e proposições curriculares na Educação de Jovens e Adultos do Conjunto Penal de EunápolisBA. Para tanto, primou-se por conhecer as atividades e práticas educativas instituídas nessa unidade prisional. A partir da realidade diagnosticada e conhecimento construído no contexto da pesquisa, foi proposta a construção de princípios curriculares para Educação de Jovens e Adultos da Instituição, com a participação dos sujeitos da pesquisa. A pesquisa estruturou-se com base na abordagem qualitativa, de caráter exploratório, orientada pela Etnopesquisa. Os procedimentos de pesquisa constituíram-se na observação in loco, na aplicação de entrevistas semiestruturadas para os sujeitos da pesquisa, realização de encontros e palestras. Assim como, na Análise Documental da Proposta da EJA do CPE. Os aportes teórico-metodológicos deste estudo basearam-se nas teorias e perspectivas contemporâneas da materialização do currículo, na formação humana, educação vista como direito de todos, e na discussão das relações de poder microscópicas, que perpassam a política institucional das prisões e, fundamentalmente, do currículo. Este estudo também se enveredou pela legislação vigente, as diretrizes educacionais brasileiras e as recomendações internacionais de sustentação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em âmbito geral e na educação prisional. Constatou-se por meio desta pesquisa que há avanços na construção legal que contempla e ampara a constituição de direitos à educação para jovens e adultos privados de liberdade. Contudo, perpassam pelos projetos e atividades educativas na EJA do CPE fragilidades no que tangem à garantia do direito e proposta curricular. Nesta perspectiva, crê-se que o desenvolvimento desta pesquisa dará visibilidade e subsidiará a implantação da EJA no Conjunto Penal, sob o reconhecimento de que os internos são sujeitos de direitos, e como tal precisam ser contemplados pelas políticas de educação de qualidade.
- ItemA escuta do acompanhante terapêutico escolar: giros discursivos no picadeiro(2020-06-22) Santos, Juliana Viveiros Barbosa König dos; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Lerner, Ana Beatriz Coutinho; Dantas, Tânia Regina; Farias, Larissa Soares OrnellasEste estudo fundamenta-se no enlace da psicanálise e educação, a partir da escuta de acompanhantes terapêuticos escolares (ATE) que se mobiliza através das questões: Em que trama “linguageira” o seu fazer discursivo se efetua? Lacan (1992) firma o sujeito como efeito do discurso. Os objetivos da pesquisa foram: Analisar os giros discursivos a partir da escuta de acompanhantes terapêuticos escolares no entre lugares (entre o pedagógico e o terapêutico). Os específicos: Identificar a posição discursiva das acompanhantes terapêuticos escolares situada entre os quatro discursos; Escutar as alternâncias das posições discursivas da práxis de ATEs, movidas entre o discurso pedagógico e o terapêutico; Apreender o estilo discursivo de acompanhantes terapêuticos escolares na inclusão da criança com impasses na estruturação subjetiva. O ATE ao situar-se em direção ao discurso do analista, posiciona-se como semblante do saber no contexto escolar em uma práxis sob o efeito da linguagem. Conforme Fink (1998), a psicanálise é um discurso que faz efeito no mundo, que não conforma uma explicação completa dele, pois “em qualquer práxis e praticamente em qualquer campo, há discursos diferentes ajustados para momentos diferentes, e em contextos históricos, sociais, políticos, econômicos e religiosos diferentes” (FINK, 1998 p. 175). Há uma sustentação que é a linguagem a condição do próprio inconsciente, assim como o inconsciente é condição para a linguagem (LACAN,1992). Desse modo a escuta deste estudo ocorreu por via de duas rotas metodológicas: a) entrevista aberta em vista de atentar-se a fala e as idiossincrasias, bem como a teia de significantes (ORNELLAS, 2011). A qual dirigiu-se para seis sujeitos participantes b) escuta no grupo, a partir de reuniões de supervisão de ATEs, assentadas na orientação psicanalítica, dirigida para 9 participantes. Foi possível escutar o sujeito-ATE e como este opera por via dos giros discursivos em sua práxis. Movimentos permeados por suas singularidades, como efeitos dos discursos presentes no contexto escolar sobre aqueles se dirigem no acompanhamento por via discurso singularizante, o que permeou achados na posição discursiva que se opera entre o terapêutico e o pedagógico (BERLINCK E FRÁGUAS, 2001). A análise do dizer e do dito constitui-se por via da “noção de discurso em Lacan deve ser compreendida sempre como heterogeneidade, entre fala e língua entre significação e valor, entre enunciação e enunciado, entre dizer e dito” (DUNKER, PAULON E MILÁN 2016 p. 147).
- ItemO esvaziamento da educação escolar em espaços não formais: O projeto neoliberal em curso(2021-08-31) Matos, Sandro Conceição de; Dantas, Tânia Regina; Oliveira, Rogério Massarotto de; Sales, Mary Valda Souza SalesA vigente pesquisa exploratória de natureza básica e abordagem qualitativa traz como tema a educação em espaços não formais e o seu objeto se concentrou no esvaziamento da educação escolar em extramuros escolares. O seu objetivo geral é analisar o fenômeno do esvaziamento da educação escolar em espaços não formais. Os espaços não formais são territórios educativos distintos do ambiente escolar e suscetíveis a práticas pedagógicas da educação formal capazes de enriquecer o saber sistematizado, objeto específico do trabalho escolar, enquanto atividade extracurricular. Esses espaços abrangem, por exemplo, rodas de conversa, museus, jardins botânicos, praças, cinemas, zoológicos, teatros, projetos sociais, sindicatos e reservas ambientais. Partindo do pressuposto teórico marxista, percebesse que o intento da classe dominante em aprisionar as massas na miséria intelectual atinge não somente o ambiente escolar, mas também outros espaços suscetíveis às práticas pedagógicas da educação formal. Sendo assim, do estudo, emergiu a seguinte questão problema suleadora: como ocorre o esvaziamento da educação escolar em espaços não formais? A resposta provisória revela que a dosagem ou deturpação do saber sistematizado tende a se manifestar de maneira peculiar em territórios não formais sujeitos à atividade escolar. Para estabelecer a questão suleadora, o trabalho investigativo ancorou-se predominantemente numa perspectiva epistemológica marxista. Os procedimentos metodológicos adotados para descrever o fenômeno do esvaziamento da educação escolar em espaços não formais, ou seja, para cumprir o seu objetivo geral são pautados na pesquisa bibliográfica conforme Gil (2008), cujas fontes de informação bibliográfica ou eletrônica incluíram principalmente livros e artigos de periódicos. A justificativa para o desenvolvimento da presente investigação decorre tanto pela experiência acadêmica e profissional do pesquisador, quanto pela produção escassa de trabalhos acadêmicos que analisam a distorção ou o doseamento do conteúdo escolar em contextos não formais. Os resultados desta investigação evidenciaram o entrelaçamento das modalidades educativas sem a retirada de suas especificidades, o protagonismo da escola frente aos demais territórios educativos, o equívoco da escolarização dos espaços não formais e o papel histórico do sistema capitalista em degenerar a educação voltada às camadas populares inclusive em contextos extramuros escolares. Por fim, este estudo contribui para a construção e difusão de conhecimentos sobre a temática da educação em espaços não formais, além de suscitar reflexões e inquietações tanto nos pesquisadores em educação que se inclinam na investigação dessa modalidade educativa, quanto naqueles sujeitos interessados na transformação da ordem econômica estabelecida.
- ItemExperiências, narrativas e experimentações: o estágio supervisionado do curso de ciências biológicas em classes de educação de jovens e adultos(2015-06-11) Reis, Patrícia Santana; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Fontoura, Helena Amaral; Carmo, Edinaldo Medeiros; Dantas, Tânia ReginaEste trabalho de investigação procura compreender as práticas docentes de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, nas turmas de Educação de Jovens e Adultos, assim como as contribuições desta experiência para a formação de professores. Para isto, a pesquisa buscou examinar as seguintes questões: quais as contribuições que o estágio supervisionado realizado em classes de Jovens e Adultos traz para a formação dos professores de Ciências Biológicas? Como atuam os estudantes de Ciências Biológicas em turmas de Jovens e Adultos, durante o Estágio Supervisionado? O caminho trilhado fundamenta-se na abordagem (auto)biográfica, ancorada na pesquisa qualitativa, tendo como dispositivo de investigação os memoriais de formação, as entrevistas narrativas e as observações das aulas de estágio. Estes instrumentos foram utilizados como recursos para compreender o processo de formação e autoformação vivenciado pelos licenciandos, no desenvolvimento do conhecimento de si proporcionado pelo uso das narrativas de formação. Os colaboradores desta investigação foram seis alunos que cursaram os componentes curriculares Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II na Universidade do Estado da Bahia, Campus VI, município de Caetité, interior da Bahia. Ao analisarmos os memoriais e as entrevistas narrativas, percebemos a relevância da experiência pessoal e profissional dos docentes, em sua formação inicial, a partir das narrativas e experimentações feitas pelos futuros professores de Ciências Biológicas nas turmas de EJA. Percebemos que as angústias e superações vividas na escolha e na prática inicial da docência, assim como a contribuição do Estágio Supervisionado nas classes de EJA, a partir do perfil destes alunos, da relação com o professor tutor e das práticas desenvolvidas durante as regências no estágio, oferecem condições para uma atuação adequada e reflexiva nestas turmas, já que a experiência pessoal e formativa é intensificada durante o desenvolvimento do Estágio Supervisionado. Assim, o espaço da EJA é um lugar de produção de sentidos para a docência, fundamental para os futuros professores de Ciências e Biologia.
- ItemFormação continuada de professores da educação básica: implicações para a prática pedagógica docente(2016-08-22) Silva, Enoilma Simões Paixão Correia; Dantas, Tânia Regina; Pinho, Ana Sueli Teixeira de; Souza, Elizeu Clementino de; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste estudo consiste em uma pesquisa qualitativa de abordagem (auto)biográfica, cujo objetivo foi analisar as implicações da proposta de formação continuada oferecida pelo Projeto GESTAR na Escola na prática pedagógica docente, no contexto da Educação Básica, nos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino em Salvador. O objeto de estudo são as implicações da formação continuada na prática pedagógica do professor. Foram realizadas entrevistas narrativas, observação do campo de atuação profissional dos professores e análise de documentos do planejamento utilizados pelos professores. As narrativas evidenciaram que a formação docente não oferece subsídios suficientes para o professor exercer seu trabalho em sala de aula; e a formação continuada se apresenta como uma possibilidade de dar continuidade aos estudos da formação inicial. No bojo das implicações da formação continuada do Projeto GESTAR na Escola, os sujeitos buscam os subsídios para a sua prática pedagógica e apresentam aspectos favoráveis e alguns elementos da formação que o Projeto precisa aprimorar. Ficam evidentes algumas premissas para que a formação continuada tenha implicações na prática pedagógica do professor: o desejo em mudar a prática; a abertura para implementação de inovações; o apoio da escola na garantia das condições adequadas à efetivação de inovações, o que leva o Projeto GESTAR na Escola a repensar, no bojo de suas ações, os aspectos que favoreçam a autonomia do professor na organização de sua própria formação.
- ItemFormação continuada de professores e coordenadores da educação de jovens e adultos na perspectiva do desenvolvimento profissional(2019-10-10) Oliveira, Dulina Dalva Pereira de; Dantas, Tânia Regina; Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; Conceição, Ana Paula Silva da; Reis, Sônia Maria Alves de OliveiraEsta dissertação intitulada “Formação continuada de professores e coordenadores da Educação de Jovens e Adultos na perspectiva do desenvolvimento profissional”, no município de Guanambi, estado da Bahia, teve como objeto de estudo a formação continuada de professores, já que constatamos uma imensa lacuna existente nos cursos de formação desses educadores. Esta pesquisa possibilitou diálogos sobre a formação de educadores e seus processos formativos na Educação de Jovens e Adultos no contexto atual, ressaltando a importância da formação específica em EJA. Este estudo tem como objetivo principal compreender como se dá o processo de formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos da EJA, na Rede Municipal de Ensino de Guanambi, na perspectiva do desenvolvimento profissional. E como objetivos secundários: identificar quais foram as bases teóricas que fundamentam os processos formativos dos professores e coordenadores da EJA; resgatar as contribuições que a formação continuada tem provocado no percurso profissional dos professores e coordenadores pedagógicos da EJA; analisar a prática pedagógica como interface no desenvolvimento profissional dos professores e coordenadores pedagógicos da EJA na perspectiva da autonomia docente; elaborar uma proposta de formação continuada para professores e coordenadores pedagógicos com temáticas específicas da EJA, na Rede Municipal de Educação de GuanambiBA. Como alicerce teórico dialogamos com Freire (2005), Imbernón (2011), Dantas (2018), Arroyo (2008), Contreras (2002), Lüdke (2014), dentre outros. Participaram da pesquisa seis professores e quatro coordenadores pedagógicos de três escolas que ofertam a modalidade da EJA na Rede Municipal de Educação de Guanambi. A investigação se pautou na abordagem qualitativa com delineamento na pesquisa de campo. Utilizou-se como dispositivos na recolha de informações a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. O tratamento das informações foi possível graças à estratégia da análise de conteúdo. Assim, esta pesquisa permitiu a construção do produto, formação continuada trilhando caminhos na Educação de Jovens e Adultos com temáticas específicas, emergidas do dispositivo das entrevistas. Um dos resultados desta pesquisa, sinalizou necessidades de formação com temáticas específicas no campo da EJA, numa perspectiva que supere as práticas tecnicistas e considere os saberes e fazeres dos docentes e discentes, sujeitos da EJA.
- ItemFormação continuada de professores no cotidiano escolar: reinvenções e aprendizagem(2016-07-14) Almeida, Valcineide Santos de; Dantas, Tânia Regina; Cida, Denise Moura de Jesus; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na área de formação de professores, com o objetivo principal de investigar como o processo de formação continuada de professores concretiza-se no interior de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Salvador, tendo em vista saber se este ambiente educativo funciona como um lócus de aprendizagem para os professores. O problema de pesquisa, no entanto, surge da inquietação em relação aos cursos e palestras para os quais os professores da rede municipal são convidados a participarem, os quais, muitas vezes, não respondem às exigências de uma reflexão coletiva sobre a prática docente, se distanciando, cada vez mais, da ideia de ver a escola como um lugar de formação e os professores como protagonistas ativos do processo de formação continuada. Assim, cabe questionar se o cotidiano escolar funciona como um espaço de aprendizagem para os professores. O estudo é ancorado nos referenciais teóricos desenvolvidos pelos seguintes autores: Candau (2011); Dantas (2012); Imbernón (2010; 2011); Garcia (1992; 1999); Nóvoa (1992; 1995; 1999; 2002); Josso (2006; 2014); Pais (2003); Certeau (2014); Ferraço (2006; 2008) e Freire (1996), dentre outros. O estudo de caso foi adotado como metodologia, por melhor possibilitar a investigação do processo de formação continuada dos professores, em profundidade e no seu próprio contexto: a escola. Para a coleta de dados e informações, os principais dispositivos utilizados foram a entrevista semiestruturada e observações. Com o estudo, foi possível perceber que o cotidiano escolar caracteriza-se como espaços e tempos em que os professores aprendem e reinventam a sua profissão tornando-se sujeitos e protagonistas do seu próprio processo de formação. Mediante os resultados apresentados, nota-se que os professores reconhecem a formação continuada como um instrumento necessário para a renovação da sua prática pedagógica, e consideram importante estar a todo o momento passando por processos de formação e autoformação. Também atribuem maior importância às aprendizagens que acontecem no cotidiano da escola, tais como, a acolhida, o planejamento, as trocas diárias com os colegas, os encontros pedagógicos, as trocas no grupo do whatsapp. Nas conclusões destaca-se que os professores encontraram vários desafios os quais não os impedem de criar condições para realizar e fortalecer os momentos coletivos, no cotidiano da escola, e, com as suas artes de fazer, reinventaram outros tempos de formação.
- ItemA Formação Continuada em Exercício: Implicações na Prática Pedagógica dos Professores de Educação Física Escolar(2018-07-16) Pereira, Aline Santos; Dantas, Tânia Regina; Dantas, Tânia Regina; Bahia, Cristiano Sant’ anna; Leiro, Augusto Cesar RiosExistem vários debates e pesquisas atuais que buscam compreender como vêm se efetivando as políticas públicas de formação inicial e continuada de professores, tais pesquisas enfatizam a necessidade de repensar sobre a formação inicial e continuada para professores visualizando o contexto e as concepções da sociedade atual. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa está delineado da seguinte forma: conhecer às metamorfoses pedagógicas proporcionadas aos professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino Básico no território Sul da Bahia, que cursaram a Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física e Esporte nos anos de 2010, 2012 e 2013. A pesquisa é de natureza qualitativa, é um estudo de caso, cujo os sujeitos desse estudo foram 6 (seis) professores que realizaram o curso de especialização, na Universidade Estadual de Santa Cruz, no período de 2010 a 2015, e que estão no exercício da profissão na Rede Estadual de Educação no território sul da Bahia. Para os procedimentos da coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: 1) uma entrevista semiestruturada e a 2) observação de no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) aulas dos professores que integraram a pesquisa. Com a recolha dos dados foi possível constar que os professores concebem a formação continuada como elemento essencial para o seu desenvolvimento profissional e compreendem que ela é importante para as reflexões sobre a prática pedagógica. Consideramos após as análises realizadas a necessidade de pensar a formação continuada de professores em exercício como uma proposta que valorizem a experiência dos docentes e coloque a prática pedagógica como a centralidade de todo o processo formativo. Conclui-se que diante das demandas existentes na atualidade é preciso valorizar políticas de formação continuada de professores e que estas formações estejam de acordo com as necessidades pedagógicas dos professores e que valorizarem a sua trajetória profissional e pessoal.
- ItemFormação de professores para a educação de jovens e adultos surdos: proposições formativas no CAS Wilson Lins(2021-12-15) Farias, Marcela de Souza; Leite, Gildeci de Oliveira; Faria, Juliana Guimarães; Dantas, Tânia ReginaEste estudo, de caráter interventivo, aborda a Formação de Professores para a Educação de Jovens e Adultos Surdos: proposições formativas no CAS Wilson Lins. A motivação partiu da implicação profissional da pesquisadora nos cursos de formação de professores. Apesar da inclusão da Libras como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores, é frequente relatarem a incapacidade para serem docentes de alunos Surdos e a falta de formação para desenvolver uma prática pedagógica significativa com esses alunos. A questão norteadora busca saber, quais são as necessidades formativas que poderiam constar em uma proposta de formação continuada para professores da Educação de Jovens e Adultos Surdos no CAS Wilson Lins. O objetivo geral é elaborar uma proposta formativa para a ressignificação da prática docente na Educação de Jovens e Adultos Surdos do CAS Wilson Lins. Os objetivos específicos buscam: refletir sobre formação docente, identificando a importância dos aspectos formativos, na construção de conhecimento para a prática docente na Educação de jovens e Adultos, identificar quais são as necessidades formativas, apresentadas pelos professores do CAS Wilson Lins, na Educação de Jovens e Adultos Surdos e elaborar um plano de ação, através de uma proposta de formação continuada, a partir das contribuições trazidas pelos participantes na construção e ressignificação de conhecimentos voltados para a Educação de Jovens e Adultos. O Tópico Marcos Históricos busca refletir sobre a gênese da educação de Surdos, permitindo assim, uma compreensão nas discussões atuais. Para composição do percurso metodológico este estudo escolheu a pesquisa aplicada quanto à natureza da pesquisa. Adotou a abordagem qualitativa e como procedimento técnico a pesquisa participante. Os dispositivos utilizados na coleta de dados foram: questionário, entrevista semiestruturada e análise descritiva e exploratória por meio das informações disponíveis no IBGE, no INEP, Rede Municipal de Salvador e outros. Como aprofundamento teórico dialogamos com Sacks (1993), Freire (1996), Goldelfeld (1997), Skliar (2005), Fernandes (2006), Strobel (2009), Quadros (2010), Imbernón (2011), Paiva (2015), Albres (2016), Dantas (2019), Barcelos (2019) e Tardif (2020). A realidade educacional de alunos Surdos é um desafio, a reflexão sobre esses desafios, não se esgota na formação inicial. Estabelecer e apontar indícios contínuos para uma formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos Surdos é uma demanda precípua, para combater a escassez de políticas públicas para a formação docente na educação de alunos Surdos. Os resultados de pesquisa encontrados possibilitou a comprovação de escassez de formação para professores da EJA Surdos, mostrando que esse fator dificulta a construção de uma práxis pedagógica consistente e efetiva. Como conclusão a pesquisa percebe a importância de investimentos nas proposições formativas, afim de proporcionar construção e ressignificação da práxis pedagógica com vistas a uma proposta de ensino, que possibilite o desenvolvimento socioeducacional do sujeito Surdo. O estudo desenvolvido através dessa pesquisa trará contribuições para a tomada de decisão na construção e implantação de políticas públicas mais efetivas para a formação de professores, para a Educação de Jovens e Adultos Surdos.
- ItemA formação de professores para a EJA: as estagiárias e minha trajetória acadêmica profissional no estágio supervisionado.(2019-09-27) Silva, Daniel Barbosa da; Dantas, Tânia Regina; Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; Souza, Sueli Ribeiro MotaA presente pesquisa tem como conhecer as contribuições do Estágio Supervisionado na formação dos/as estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia para atuar na condição de professores/as da Educação de Jovens e Adultos. Estuda a formação de professores/as no contexto do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia para atuar na Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB. O interesse pelo tema surgiu a partir do envolvimento com a Educação de Jovens e Adultos e o Estágio Supervisionado, como professor nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia. A questão norteadora desse é: Quais são as contribuições do Estágio Supervisionado na formação dos/as estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia para atuar como professores/as na Educação de Jovens e Adultos? Os dispositivos utilizados para a produção das informações foram: observações, questionários e entrevistas narrativas. Caracterizase como uma pesquisa social, faço opção por uma abordagem qualitativa e como método a narrativa (auto)biográfica, visto que, são as histórias de vida, tanto minhas como professor pesquisador, quanto das estudantes do Curso de Licenciatura Pedagogia em seus processos de Estágio Supervisionado. A análise das informações procedida com base na técnica interpretativa-compreensiva sistematizada. A compreensão das informações se se fundamenta em categorias que emergiram a partir dos objetivos específicos e dos dispositivos de produção de informações. Sendo assim, criei três categorias: I - trajetórias de vida e formação, II - enfrentamentos e desafios no contexto do estágio e III - aprendizagens e conquistas nos contexto do estágio da EJA.
- ItemA formação estética e crítica do professor de arte na EJA: implicações na prática pedagógica(2019-08-02) Silva, Nilzete Araújo; Dantas, Tânia Regina; Canda, Cilene Nascimento; Carvalho, Carla Meira Pires de; Silva, Francisca de Paula Santos daA presente pesquisa tem por temática: A formação estética e crítica do professor de Arte na EJA: implicações na prática pedagógica. Assim, seu objeto de pesquisa centrou-se no estudo da formação de professores de Artes Visuais da EJA. A problemática delimitou-se às seguintes questões: como ocorre o processo da formação docente no contexto da EJA da Rede municipal de Salvador, considerando a perspectiva estética e crítica e sua influência na prática pedagógica? Assim, o objetivo consistiu em compreender, por meio das entrevistas, quais os percursos e propostas formativas dos professores da Educação de Jovens e Adultos de quatro escolas da Rede Pública Municipal de Salvador, e de como estas podem contribuir para refletir a formação de professores da EJA. Os sujeitos que contribuíram à construção dessa pesquisa foram quatro professores de Artes Visuais, que atuam em turmas de EJA da rede municipal de municipal de Salvador - Bahia. O trabalho possui abordagem qualitativa, sendo adotada a pesquisa colaborativa, tendo em vista que a mesma constitui em um importante meio de investigação e formação. Como referencial teórico, dialogamos com Arroyo (2007), Barbosa (1997), (Dantas (2012, 2016), Fusari e Ferraz (2001) Freire (1989, 1996, 2015), Haddad (1987), Ludke e André (1986), Macedo (1996), Ostrower (1987) dentre outros. O dispositivo utilizado para a obtenção das informações que fundamentam este estudo foram as entrevistas, realizadas individualmente com os professores. Sendo que o processo de realização das entrevistas orientou-se a partir de temáticas geradoras da experiência (escolarização; entrada e trajetória formativa na profissão e na EJA; abordagens metodológicas utilizadas, outros tempos e espaços de formação). As análises das entrevistas foram direcionadas pela investigação das experiências dos professores, sinalizando contribuições para a formação de professores na EJA. Este estudo permitiu como resultado a construção coletiva de um produto, Proposição de um Projeto de Oficinas pratico-reflexivas para professores de Artes Visuais da Educação de Jovens e Adultos que atuam no município de Salvador, proposta de formação para os profissionais que atuam na EJA, com o intuído de articular direcionamentos que certamente contribuirá para a formação docente na especificidade dessa modalidade educativa. A presente pesquisa apresentou o potencial de investigação da pesquisa colaborativa e do dispositivo das entrevistas, no processo de reflexão das trajetórias de formação de professores da EJA, e como estas são significativas na articulação da formação de professores.