Navegando por Autor "Cunha, Zoraide Portela da Silva"
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- ItemA construção identitária do poeta contemporâneo: uma prática educativa a partir de discursos digitais de Pedro Gabriel(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-01) Carvalho, Débora Hévila dos Santos; Silva, Sidnay Fernandes dos Santos; Cunha, Zoraide Portela da Silva; Carvalho, Maria de Lourdes Guimarães deA presente pesquisa tem como objeto o discurso poético de Pedro Antonio Gabriel Anhorn materializado em seu perfil no Instagram @eumechamoantônio. Suas obras são poemas construídos por meio da interação entre imagem e palavra, ambas desenhadas em guardanapos e postadas em redes sociais. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a identidade autoral de Pedro Gabriel é construída a partir de textos digitais publicados em sua rede social (Instagram), que se desdobra nos seguintes objetivos específicos: i) compreender as características presentes no discurso digital da rede social do poeta e como o digital participa na significação da sua autoralidade e de suas obras; ii) analisar poemas de Pedro Gabriel do ponto de vista linguístico-discursivo, considerando os suportes de materialização como produtores de significação em uma dada conjuntura histórico-social e; iii) apresentar um manual didático, direcionado para professores do Ensino Médio. A proposta deste manual (produto educacional) é apresentar orientações de como utilizar os poemas de Pedro Gabriel em sala de aula, tendo em vista como sua produção artística pode contribuir no ensino de língua portuguesa que pretende ser educativo-crítico. Esta pesquisa é qualitativa, fundamentada na metodologia da Análise de Discurso (AD) de linha francesa. Por meio dessa metodologia, os trajetos de estudo caracterizam-se por um constante “ir e vir” entre teoria e análise, no qual prevalece a relação descrição e interpretação, por meio de uma pesquisa bibliográfica e interpretação dos dados coletados (análise discursiva). Dentre os principais conceitos e teóricos em diálogo na pesquisa destaca-se: Marie-Anne Paveau (2021) e Pierre Lévy (2010) (2011) para a discussão, respectivamente, sobre discurso digital e cibercultura, Paulo Freire (2015) para a reflexão sobre práticas educativas críticas, Foucault (2001) e Maingueneau (2010), para a fundamentação e diálogo entre as discussões sobre identidade autoral. O corpus de análise foram as publicações (poemas, desenhos, textos, imagens, vídeos e fotografias) do perfil @eumechamoantonio no Instagram no período de sete meses, de janeiro a julho de 2022. Portanto, conclui-se que a autoralidade e a imagem de autor de Pedro Gabriel é construída a partir do que terceiros falam dele (críticos) e do que ele fala e mostra sobre si mesmo, bem como a forma que suas obras dialogam com essa imagem construída. Dentre os pontos da sua autoralidade, pode-se destacar como principais a de um autor que preza por uma literatura próxima do leitor de forma prazerosa e a de poeta experimentalista, que desenvolve várias formas de explorar a subjetividade e as sensações da poesia.
- ItemA literatura infantil afro-brasileira na educação infantil: proposta de uma sequência didática(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-02) Meira, Queila dos Santos; Barbosa, Elisabete da Silva; Cunha, Zoraide Portela da Silva; Duarte, Rosinês de JesusEsta dissertação é o resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O estudo entende que a escola como ponto de encontro das diferenças étnicas e como local que pode ser espaço decisivo para diminuição e prevenção de preconceitos e do processo de exclusão social, visto que é capaz de promover discussões a respeito das diferenças, favorecendo, portanto, o reconhecimento e a valorização da contribuição cultural das diversas etnias que constituem o povo brasileiro. Surge então as seguintes questões: Na busca por uma valorização da identidade da criança negra, como a literatura afro-brasileira pode ser trabalhada na educação infantil? De que forma ela pode fortalecer processos de constituição identitária por meio da representação literária desde tenra idade? Para isso abordaremos a literatura afro-brasileira e sua ramificação pela literatura infantil que resulta na literatura infantil afro-brasileira, a qual possibilita a representatividade e a valorização da identidade cultural afro-brasileira na educação infantil de maneira lúdica. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação que visa o trabalho em conjunto entre o pesquisador e os participantes da pesquisa. O principal objetivo proposto é apreciar a produção literária infantil afro-brasileira no ambiente escolar, resultando na criação de um material educativo lúdico, em formato de sequência didática que será o produto final desta pesquisa. A intenção deste texto é contribuir com a tarefa diária do professor, auxiliando-o a compreender o processo de formação da identidade cultural e perceber como a literatura pode se tornar uma ferramenta no combate ao racismo presente no ambiente escolar, auxiliando no desenvolvimento de ações voltadas para o reconhecimento da identidade da criança negra que, por vezes, sofre constrangimentos causados pelo preconceito no ambiente educacional. Embasarão esta pesquisa os estudos de Zabala (1998), Duarte (2008 e 2013), Hall (2000 e 2006), Gomes (2018) e Almeida (2019).
- ItemSequência Didática para o Ensino de Narrativas de Reexistências e Narrativas Periféricas(2022-06-01) Oliveira, Nilzabete dos Santos; Cunha, Zoraide Portela da SilvaEste trabalho tem como objeti vo realizar um estudo da obra Parem de nos matar (2016) de Cidinha da Silva e Ninguém é inocente em São Paulo (2006) de Ferréz. A proposta dessa pesquisa foi operacionalizar com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Manuel Lopes Teixeira de Caeti té-BA um trabalho de pesquisa-ação com a associação dos contos do nosso corpus, tendo como base a problemati zação das Narrati vas de Reexistências e Periféricas integradas por Cidinha da Silva e Ferréz e, assim, questi onar a noção de Literatura Marginal/ Periférica. Parti ndo da confecção de uma sequência didáti ca para o ensino das não violências na educação básica, com realização de três formações, pretende-se colaborar para a elevação de estudos e práti cas de respeito, justi ça e valorização de obras ainda invisibilizadas na sociedade e proporcionar ao alunado momentos de aprendizagens capazes de atenuar as violências sistêmicas no âmbito do município de Caeti té. O estudo está embasado nos fundamentos teóricos de Maldonato Torres (2007), Sueli Carneiro (2005), Joaze Bernadino Costa (2016), Érica Nascimento (2006), Patrícia Hill Collins (2016), bell hooks (1995), Nelson Maldonato Torres (2016), Gayatri Chakravorty Spivak (2018) e também se orienta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - Língua Portuguesa (BRASIL, 1998). Esta pesquisa adota como método investi gati vo a pesquisa-ação críti ca discuti da por Thiollent (1996), Diniz-Pereira (2002), Franco (2005) e desenvolve, através da sequência didáti ca (SD) baseada em Schneuwly e Dolz (2004), uma proposta de intervenção pedagógica que proporcione aos estudantes envolvidos na pesquisa os conhecimentos literários capazes de ajudá-los no desenvolvimento da leitura e da produção de textos. Por esse viés, esperamos lançar um novo olhar para a questão e contribuir para os estudos das literaturas que sofreram práti cas de invisibilidade em circuitos culturais e literários, refl eti ndo sobre a importância dessas cartografi as em relação à perspecti va teórica de culturas híbridas, as quais não hierarquizam culturas.