Navegando por Autor "Cunha, Rubia Mara de Sousa Lapa"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLetramento literário: um diálogo com a multimodalidade(2018-03-01) Pereira, Joelma Alves; Oliveira, Davi Alves; Figueiredo, Joabson Lima; Cunha, Rubia Mara de Sousa LapaO presente estudo busca discutir de que forma o texto multimodal pode contribuir para a formação em letramento literário. Como objetivos específicos pretendeu-se dialogar com diversos autores, entre eles, Magda Soares (2004), Angela Klaiman (1995), Regina Zilberman (2014), Michelè Petit (2008), Maria Luiza M. Abaurre (2005), Rildo Cosson e Paulino Graça (2009), Roxane Rojo e Eduardo Moura (2009). A abordagem metodológica utilizada baseou-se na pesquisa qualitativa através de realização de uma oficina em que os dados foram coletados por meio de questionários, anotações em diário, e teve como sujeitos da pesquisa alunos do 1º ano do Ensino Médio do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro. Diante deste estudo e a partir da análise dos dados coletados verificamos que grande parte dos participantes foram iniciados à leitura no tempo estimado pela Base Nacional Comum Curricular. Apontou que a família tem pequena participação na formação do leitor e que os jovens simpatizam-se mais por literatura de best-sellers do que textos canônicos. A abordagem do texto multimodal deu aos participantes uma nova perspectiva de leitura.
- ItemA trajetória de Antônio Vieira e a importância da representatividade na construção da identidade negra(2023-01-23) Silva, Erenilson Barbosa da; Sampaio, Moiseis de Oliveira; Cunha, Rubia Mara de Sousa Lapa; Damasceno, José Jorge AndradeEste estudo da trajetória de Antônio Vieira lança luz a um modelo positivo para além da ausência de protagonismo negro na historiografia oficial de Senhor do Bonfinense e a sua conseqüência no processo de formação da identidade objetiva do negro. Entendendo que a sub-representação do negro em espaços de poder é significativamente reduzida em comparação à larga presença de negros em posição de pobreza e vulnerabilidade social no Brasil. Essa composição, por sua vez, configura as relações sociais, e exercem na vida prática do negro, os obstáculos estruturais que impedem o desenvolvimento pleno do indivíduo e o reduz a uma categoria de percepção teratológica construída por uma historio grafia de cunho puramente eurocêntrico. Por esse motivo, a pesquisa tratou de investigar como a construção de um discurso hegemônico reforça o estereotipo do negro no campo social, principalmente, a partir do eclipsamento da representatividade negra ocupando posições de poder na historiografia oficial do município. Por fim, procuramos analisar a relação entre representatividade, espaço de poder e construção da identidade negra a partir de aspectos históricos que configuram a subjetividade do negro (a) e suas trajetórias como instrumento positivo a população negra.
- ItemTrajetória formativa dos alunos do 1º ano noturno do colégio Estadual Felipe Cassiano: o abandono em análise.(2019-07) Ferreira, Adilson José Matos; Cunha, Rubia Mara de Sousa Lapa; Miranda, Helga Porto; Costa Junior, Cales Alves da; Sousa, Luzineide Vieira deEste trabalho versa sobre a Trajetória Formativa de estudantes do Ensino Médio em uma escola da esfera pública localizada no Território da Bacia do Jacuípe – NTE 15, Ipirá-BA, no tocante as narrativas autorreflexivas a respeito do processo de evasão e/ou abandono e faz jus ao TCC (Trabalho de Conclusão do Curso) de Licenciatura em Letras Vernácula do Departamento de Ciências Humanas - DCH - Campus IV – Jacobina da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Logo, foram analisadas as questões que levaram ao Abandono Escolar na turma do 1º ano no Ensino Médio noturno, do Colégio Estadual Felipe Cassiano, em Várzea do Poço-Ba, com recorte temporal de 2011/2018. A escolha do tema se deu a partir das constatações registradas na Secretaria de Educação (SEC) e nas inquietações e angústias relatadas pelo quadro docente e discente através das Jornadas Pedagógicas, nas atividades complementares (ACC) e nas discursões travadas nos conselhos de classe e como resultado das estratégias não alcançadas e das lacunas dos objetivos não atingidos na prática pedagógica, ocasionaram impacto de ordem institucional com consequência extinção do curso em 2017. Tudo isso influenciou e corroborou para a projeção negativa do aluno como resultados das questões de natureza social e isso me possibilitou um (re) encontro com a minha história pessoal. A pesquisa possibilitou a reaproximação dos(as) estudantes considerados(as) evadidos(as) para, assim, compreender e promover estratégias de convite para o retorno dos(as) mesmos(as). Percebeu-se que os fatores determinantes do abandono escolar mostraram uma situação complexas, mas, a devolutiva social permitiu entender e sinalizar “alguns indicativos” como: o processo de culpabilização, a incompletude do ser, o reconhecimento identitário e a retomada da autoestima a partir do ajuste social que se materializaram nas narrativas, no histórico dos sujeitos e legitimou a situação de abandono em conformidade com os anos anteriores.