Navegando por Autor "Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa"
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- ItemAlice no País das Maravilhas e Branca de Neve: as meninas-mocinhas e os estereótipos femininos nos clássicos contos de fadas(2016) Silva, Adenice dos Santos; Silva, Leicidalva de Oliveira; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Miranda, Helga PortoA Literatura é um bem cultural e, acima de tudo, arte e linguagem. Sua contribuição para a formação intelectual, estética, linguística e cognitiva dos sujeitos ocorre, porque é uma experiência que possibilita gozar de uma fantasia, presentificada de forma peculiar nos livros de Literatura, dado aos aspectos do maravilhoso, do fantástico e do realismo que estimulam a criatividade e a imaginação, promovendo também o desenvolvimento da reflexão crítica, ampliação de saberes, compreensão crítica do mundo e da condição humana ou simplesmente despertam diferentes emoções. O hábito de ouvir, ler e de contar histórias está presente na nossa cultura, porém, em alguns ambientes é menos frequente do que em outros. Tratando-se da Literatura Infantil, tema do nosso trabalho monográfico, consideramos ler histórias ou contálas como uma prática cultural não natural, quer dizer, não é algo aprendido naturalmente, pois as pessoas precisam ser expostas a essa experiência para poderem cultivá-la. À medida que participam da cultura do escrito e são expostas à Literatura, as crianças cultivam esse gosto e aderem a essa prática cultural. No sentido de contribuir com os estudos alusivos às narrativas literárias, especificamente, os contos de fada, este estudo trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos classifica-se como uma investigação construída a partir de uma pesquisa bibliográfica e de uma análise das narrativa literárias de “Branca de Neve e os sete anões” na versão dos irmãos Grimm e “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll. Elencamos como objetivo geral compreender a figura feminina e seus estereótipos nas narrativas literárias supracitadas. Quanto aos objetivos específicos, optamos por ler, descrever e analisar como são construídas as personagens femininas, as meninas mocinhas, em tais narrativas. Entre os principais autores que dão suporte à construção da moldura teórica desta pesquisa, destacam-se Nelly Novaes Coelho, Zappone, Colomer, Gutner Kress e Van Leuween entre outros. Os estudos nos mostraram que o perfil feminino tanto nos contos de fadas analisados, quando na vida real, apresentam traços que fogem ao fenômeno do maniqueísmo, porque assumimos ora um comportamento de princesa clássica, virtuosa e dócil a exemplo de Branca de Neve; ora contrariamos esse perfil sendo mais ousadas e curiosas e ‘ardemos’ de curiosidade pelo novo e, nos reportamos a Alice. Ora exercitamos também nosso momento bruxa. Consideramos, pois, que perfil feminino é constituído dessa tessitura de sentimentos e comportamentos que são inerentes à nossa complexa condição de humanos.
- ItemBiblioteca escolar e órbita social: formação do/a leitor/a literário/a(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-22) Rios, Éttore Pablo Vilaronga; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Lima, Rita de Cássia Brêda MascarenhasEste trabalho tem por objetivo compreender qual é o papel da biblioteca escolar na formação do/a leitor/a literário/a no Colégio Municipal Francisco Machado dos Santos, Capim Grosso – BA, analisando a situação em que se encontra este espaço de leitura a partir dos projetos desenvolvidos nessa Unidade Escolar. A trilha metodológica está pautada na pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas e rodas de conversa, sendo a análise de conteúdo o dispositivo de triagem dos dados produzidos e a análise documental a base de interpretação das leis (Programa Nacional de Incentivo à Leitura, Programa Nacional Sala de Leitura, Pró-Ler, Programa Nacional Biblioteca da Escola, Plano Nacional do Livro e Leitura e Lei de Universalização das Bibliotecas Escolares). No que concerne ao aporte teórico, partimos do Realismo Crítico como pressuposto epistemológico e a Sociologia da Leitura como base teórica e campo de reflexão principal para discussão dos eixos temáticos biblioteca, políticas públicas para o livro, a leitura e a biblioteca e formação leitora literária, tomando como base os estudos de Teresa Colomer, Eliane Fioravante, Matthew Battles, Chantal Horellou-Lafarge e Monique Segré, entre outros. Neste trabalho pudemos verificar o protagonismo da biblioteca escolar na formação do/da leitor/a literário/a e os prejuízos sociais que a obstrução do acesso a este espaço pode causar no processo leitor, seja no espaço escolar ou na influência que a órbita social exerce no individuo em formação. Verificamos, também, que o acesso por si só não garante a formação, sendo necessária a efetiva presença e atuação da figura do/da mediador/a de leitura e o real funcionamento das políticas públicas do livro e da leitura.
- ItemCartas dos ouvintes do programa Mix Matinal, da rádio serrote FM: resgate e valorização cultural(2018-03-01) Lima, Eliane Dos Santos Oliveira; Santana, Djárcia Brito de; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Souza, Itamar Ribeiro deÉ no envolvimento do discurso com outros elementos das práticas sociais, ou seja, nos textos em circulação que se evidenciam aspectos ideológicos, levando-se em conta os efeitos promovidos por estes, ou seja, usos que as pessoas fazem da linguagem e dos textos para reproduzir relações de dominação e da hegemonia vigente. Analisar os efeitos e as relações existentes entre discursos, representações sociais na construção de identidades, a partir do ângulo dos modos como se operacionaliza a ideologia como principal objeto desta análise, tomando-se como base as cartas enviadas pelos ouvintes do programa Mix Matinal da rádio Serrote-FM, que vai ao ar de segunda à sexta feira) das 08:00 às 12:00 horas do período de 2009 à 2017. Neste contexto, insere-se a análise aqui proposta que segue, principalmente, a ótica da análise do discurso, dentro da visão dos teóricos Pêcheux (1997) e Foucault (2005). A metodologia aplicada é qualitativa segundo Paes (2009) e (GIL, 2002). Os resultados da anális apontam que nos enfoques discursivos, as falas são constituídas de ideologia, e que ao lado de outras constitui representações para a construção de um discurso. Para tanto, esta pesquisa traz alguns conceitos que podem mensurar o seu alcance. Os dados compõem-se das cartas dos ouvintes da radiodifusão Serrote FM, no período que marcam o início das transmissões e vão até a atualidade.
- ItemO conhecimento saúde na educação física escolar: um estudo de revisão sistemática.(2016-11-10) Rios, Vandélma Silva Oliveira; Cunha, Rúbia Mara de Sousa LapaO interesse em pesquisar sobre esse tema surgiu por meio da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), enquanto bolsista de Iniciação à Docência (Bolsista ID). Dessa maneira, nosso objeto de estudo é o conhecimento saúde na Educação Física, especificamente no ambiente escolar. Nesse sentido, elencamos como problema de pesquisa para este trabalho: De que forma a produção científica vem apontando o trabalho com o conhecimento saúde na Educação Física escolar? Assim, o objetivo geral foi o de verificar por meio de revisão sistemática como o conhecimento acerca da saúde está sendo desenvolvido na Educação Física escolar. Como intuito de atender a tal objetivo, surgiram os seguintes objetivos específicos: 1) Sistematizar os artigos que discutem o conhecimento saúde na Educação Física escolar nos periódicos analisados; 2) Refletir sobre o conhecimento saúde e a Educação Física na escola. Realizamos um recorte temporal para a pesquisa entre os anos de 1996, período esse em que houve a criação da Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB), até Março de 2016. Portanto, os critérios de inclusão foram: artigos disponíveis na integra de forma gratuita, publicados dentro do recorte temporal e que estivessem disponíveis em Espanhol, Inglês ou Português e que apresentassem resultados. A amostra final do estudo foi de 08 artigos que foram encontrados nos periódicos: Motriz (2), Motrivivência (2), RBCE (1), Revista Movimento (1) e Pensar a prática (2), esses números representam um total de 1,7% das pesquisas encontradas (465) com as palavras-chave. Nos resultados encontramos: 1) abordagem da promoção da saúde; 2) distanciamento na prática pedagógica do conceito ampliado de saúde; 3) conteúdos vinculados com aspectos da fisiologia, anatomia, biologia, prevenção entre outros; 4) Redimensionamento do currículo; 5) Articulação da Educação Física com políticas públicas da saúde. Torna-se necessário uma atualização constante desses dados, para que nossas práticas enquanto professores da área estejam sempre norteadas pelo que há de mais recente em estudos, isso não significa que sempre iremos coadunar com os “achados”, mas a atualização é importante inclusive para contrapor ideias e justificar de forma bem fundamentada a prática docente na contemporaneidade.
- ItemAs contribuições do ensino de Literatura para a formação do leitor no Ensino Médio(2014-12-15) Silva, Elisângela da; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Santos, Márcia Regina Mendes; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapao acesso aos diferentes saberes sobre a cultura de povos e lugares desconhecidos,seja do universo fictício ou real. A leitura literária deixa em cada um de nós uma bagagem de experiências que nos define como leitores e que se refletem em nossa formação humana e profissional. Nesse sentido, esse estudo se justifica por conta da relevância da sua temática para a educação escolar e formação social do sujeito.Realizamos um estudo exploratório e de cunho qualitativo cujo objetivo geral foi compreenderquais as contribuições do ensino da Literatura para a formação do leitor no universo do Ensino Médio em um colégio públicono município de Jacobina. Nossos objetivos específicos foram identificar se existem alunos com perfil de leitores naquela unidade de ensino; analisar a prática docente de dois professores do Ensino Médio que são professoresdos alunos entrevistados e verificar se a prática desses docentes contribui para a formação de alunos-leitores.Para a coleta de dados valemo-nos das seguintes técnicas: observação das aulas de dois professores; aplicação de um questionário para selecionarmos alunos com perfil de leitores; entrevista com os alunos selecionados. Zilberman (1998); Freire (1989); Lajolo (1999); Cosson (2011); Cândido (1995) entre outros autores que refletem sobre a Literatura na perspectiva da educação para sensibilidade estética e humana, além dos documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação e Cultura serviram de ancoragem teórica para esse trabalho. Os resultados obtidos com o estudo demonstram que na escola investigadaa prática pedagógica contribui muito pouco para a constituição desse tipo de leitor em virtude de não se considerar as condições de produção de leitura necessárias aos textos dessa ordem do discurso, dada a sua complexidade.
- ItemInventário e mapeamento dos bairros da cidade de Jacobina: estágio supervisionado em espaços escolares e não escolares como mergulho na experiência(UNEB, 2023) Silva, Ana Lúcia Gomes; Xavier, Luciano dos Santos; Cunha, Rúbia Mara de Sousa LapaParte-se da premissa de que a prática formativa de todo e qualquer sujeito se estabelece num constante e contínuo movimento de imersão em si e na relação com o outro, com os espaços e suas multiplicidades e modos distintos de “ser e estar” no mundo com movimentos que vão referendar as ações construídas e vivenciadas entre os pares em rede colaborativa. É nesse sentido que a formação de professores deve se concentrar em entender que o conhecimento se constrói numa relação dialógica e rizomática, na qual a escola configura-se como um dos locus de estímulo e produção de conhecimentos, mas não o único, tampouco de modo unívoco e verticalizado. Face a isso, a proposta de educação que aqui tensionamos é aquela que se constrói também em outras esferas sociais, não institucionalizadas ou governamentalizadas, onde os sujeitos, em suas práticas comunitárias e cotidianas, tecem as redes de comunicação e sociabilização, a partir de suas experiências individuais e coletivas com vistas a um processo de inventividade que se manifesta ativo na criação de situações didático/pedagógicas que irão corroborar em projectar sujeitos sociais com perspectivas de vida de enfrentamentos e afetamentos como dispositivos de aprendizagens não autorizadas, e com consciência e legitimação de estar naquele lugar de (form)ação enquanto projeto de vida.
- ItemAs narrativas de si no programa de vida do estudante: a escrita como dispositivo de aprendizagem(2018-03-01) Carvalho, Rafaela Santos Guerra de; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Ribeiro, Girleide; Pereira, Luciana de AraújoO presente estudo investigou a funcionalidade de um Projeto intitulado PVE – Projeto de Vida do Estudante: uma alternativa prática de escrita em turmas do 6° ao 8º ano Escola Estadual Frei José da Encarnação, na cidade de Jacobina-Ba. Desta forma, o norteamento do trabalho começou através da percepção de como os alunos se apropriavam dos gêneros textuais no cotidiano de suas produções, além de que as temáticas estabelecidas pelas articuladoras são elementos significativos para um “novo olhar” diretivo, e com isso, busquei nos objetivos específicos uma compreensão sobre os saberes dos alunos em relação ao uso e apropriação dos gêneros textuais nas práticas de escritas e de qual forma os efeitos discursivos manifestados nas narrativas interferem na escolha dos gêneros para consolidar aprendizagens. Por isso, pretendeu-se inicialmente mapear as ações do PVE no âmbito da Secretaria de Educação do Estado com base no Território Educacional do NRE do PRoEI – Programa de Educação Integral do Governo do Estado da Bahia. Para tanto, buscou-se dialogar com a proposta estabelecida pela Secretaria de Educação e com diversos estudiosos, entre eles, Marcuschi, (2005), Bakhtin (1979). A abordagem de pesquisa utilizada foi narrativa autobiográfica com base na pesquisa Qualitativa/Dialógica, tendo como metodologia as histórias de Vida. Contudo, os dados foram coletados por meio de observações das produções dos alunos, relatos das professoras da disciplina, participação nas intervenções didáticas e refacções dos textos dos mesmos. Por fim, o trabalho sinaliza algumas lacunas referentes às condições de trabalho dos professores articuladores e na continuidade das devolutivas por parte da Secretaria de Educação e, do não - envolvimento dos pares no sentido de promover práticas interdisciplinares. Aqui, o foco foi o processo de aprendizagens dos sujeitos e a disponibilização do ato de escrever em situações não formais. Percebe-se que, enquanto sujeitos pesquisados, foram os alunos envolvidos na disciplina do Projeto de Vida do Estudante na referida escola que manifestaram aceitabilidade no uso de gêneros textuais em situações espontâneas, tudo isso, vem reforçar o compromisso das articuladoras que estabeleceram práticas inovadoras para a promoção de saberes no espaço escolar. No entanto, que, ainda se mostra de forma incipiente para dialogar com a atividade, de forma interdisciplinar e, não como preenchimento de ação cuja participação deveria ser de todos os professores que se limitam a não socialização de responsabilidade. Diante do exposto, entende-se que é um projeto (in) concluso, portanto, é a partir das trocas entre os pares e os saberes poderão ser reafirmados, embora a sua validade e significação ultrapassem os limites do muro escolar.
- ItemNarrativas de si: a figura protagonista dos griots no processo de contação de histórias(2018-12) Bispo, Eliene Dias; Freire, Luciana dos Santos; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Miranda, Helga Porto; Sousa, Luzineide Vieira deA presente pesquisa tem como objetivo compreender a influência da tradição oral africana a partir dos contadores de histórias. Nesse sentido, analisamos como é representada a figura protagonista griot na personagem Jerusa, da obra literária infantil e juvenil O fantástico mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira. Alcançamos o objetivo geral mediante o percurso metodológico de cunho bibliográfico, embasadas nos autores Abromovich (1989,1997); Hall (1999,2003); Elias José (2012); Vansina (2010); Coelho (2000), Hampaté Bâ (2011) Cadermatori (2010); Bettelheim (1980) e Busatto (2007), com abordagem qualitativa, de forma exploratória, no intuito de aprofundar sobre as narrativas orais da cultura africana, tendo como base a lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. Concluímos que o processo de contação de histórias pelo griot traz em sua essência uma ressignificação da função social e identitária do negro na sociedade, proporcionando uma revisitação a estas temáticas que, outrora, foram negligenciadas e apagadas nas narrativas. Tudo isso só foi possível pelo viés da intertextualidade, que funciona como estratégia de práticas leitoras.
- ItemA presença das cantigas do mar de vigo nas canções de Chico Buarque(2016-06-07) Dantas, Priscila Sousa; Carvalho, Joaquim Gama de; Barreto, Maria Iraides Silva; Cunha, Rúbia Mara de Sousa LapaEste trabalho desenvolveu uma abordagem de análise comparativa, com vistas à arte literária, tendo como base a exploração bibliográfica entre algumas cantigas de amigo do jogral Martim Codax e algumas canções líricas femininas do cantor e compositor Chico Buarque, com finalidade de mostrar a influência do trovadorismo – uma das primeiras manifestações artísticas da Península Ibérica. Levando-se em consideração a importância do estudo lírico medieval, buscamos explanar o seu percurso histórico e sua literariedade com base nos estudos de alguns autores que alicerçaram e ajudaram na efetivação deste trabalho, dentre alguns, destacamos: Saraiva, Lopes (1950-1955) e Moisés (1982-2006), cujas obras trazem estudos sobre a literatura portuguesa e o trovadorismo; Le Goff (2014) e Macedo (1992) que apontaram fatos acerca da Idade Média; Kristeva (2010), teórica da intertextualidade; e Nitrini (2010) que apresenta em sua obra algumas questões sobre Literatura Comparada, viés que representa grande parte deste trabalho. Assim, observamos o diálogo entre os eu líricos feminino descritos pelo homem trovador medieval e o homem cantor e compositor contemporâneo, analisando as possíveis semelhanças e contrastes, mas também apontando alguns elementos da intertextualidade ao comparar e analisar algumas de suas obras.
- ItemRelato de experiências de professores/leitores na microrregião de Jacobina: práticas docentes e formação(2018-03-01) Silva, Simone Alves da; Souza, Tamara Muniz de; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Pereira, Luciana de Araujo; Santana, DjárciaO presente estudo buscou investigar as Histórias de Leituras de Professores de Escolas Rurais na Microrregião de Jacobina, cidade localizada a 300 km da Capital do Estado da Bahia, território do Piemonte da Chapada Norte. A pesquisa tem como lócus as Escolas Rurais das cidades de Várzea Nova e Ourolândia que, na época, pertenciam à cidade de Jacobina-Ba tendo como recorte temporal 1980/1990. Assim, elencamos alguns registros resultados das vivencias de ex-professoras que atuaram em escolas isoladas a partir de suas rememorações pessoais. Então, iniciamos um levantamento de escolas no que diz respeito às práticas instituídas em escolas do campo para compreender a leitura enquanto ato indispensável para a interação e inclusão social do indivíduo. Assim, as suas contribuições serão ressignificadas de acordo com o lugar ocupado e no tocante à formação do leitor/cidadão frutos da escolarização. Portanto, é importante levar em consideração que, o conhecimento adquirido no ambiente educacional, além de ser de grande valia para a formação do sujeito social tem como parâmetro suas vivências e sua participação no contexto rural. Sendo assim, é valido ressaltar que, as situações ultrapassam o espaço escolar e são decisivas para que as práticas leitoras ora manifestadas fora do contexto escolar sejam validadas .É de suma relevância o papel social nas decisões relativas a sua vida .Nessa condição , estabeleceremos através de um diálogo com os seguintes autores RIOS (2003), LAJOLO (1993),MOLINA (2011) MARTINS (1986), ANDRADE (2007), SOLÉ (2008), KRAMER (2010) na tentativa de desvendar os mistérios da Leitura no contexto social de letramento. Destacamos que o paradigma está centrado na História Oral com enfoque na temática metodológica de Histórias de Vida, numa abordagem qualitativa e foram utilizadas como instrumentos de coleta/análise dos dados, entrevistas abertas e/ou aprofundadas/depoimentos, práticas leitoras, como círculo de leitura e ateliê de contação de história. Desta forma, múltiplas foram as situações vivenciadas por nós que fomos alunas de escolas isoladas rurais e hoje pudemos perceber que as estratégias de leitura veiculavam valores e princípios morais, deixando-nos limitados a informação. E, ao mesmo tempo não conseguíamos estabelecer “pontes” entre o lido e o vivenciado na leitura demonstrando a aquisição e ou competências necessárias. Enfim, questionamos todas as práticas construídas no exercício da formação do professor de primeiras letras por acreditarmos na importância de algumas estratégias orais que foram postas no exercício da docência, reafirmando o papel e autonomia do docente. Concluímos então que, todas as formas de se lecionar foram validadas e garantidas na formação inicial na Escola de magistério, pois a construção de um esquema de aula proporcionava aos sujeitos uma preocupação em “planejar” suas atividades de leitura.
- ItemA simbologia de uma nova protagonista(2016) Mercês, Elizana Silva; Carvalho, Joaquim Gama de; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Cunha, Rúbia Mara de Sousa LapaEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa que se propôs a analisar a mudança de protagonismo que ocorre com a vilã do conto de fadas Malévola. Para tanto, fez-se uma análise comparativa entre a adaptação cinematográfica Malévola (2014) de direção de Robert Stromberg, e o conto de fada A bela Adormecida (1812) dos irmãos Jacob Grimm e Wilhelm Grimm. Pretende-se realizar uma análise de cunho comparativo entre a linguagem literária e cinematográfica, destacando a inter-semiótica em ambas. O ponto de partida da investigação foi um estudo acerca do Mal, já que se propõe uma análise de uma personagem de contos de fadas vilã.
- ItemA trajetória de leitura de sujeitos rurais: as narrartivas de si(2014) Santos, Edilene Gonçalves dos; Nascimento, Edivani Santos dos; Silva, Patrícia Vilela da; Freire, Crizeide Miranda; Cunha, Rúbia Mara de Sousa LapaO presente estudo tem como objetivo compreender as histórias de leitura e de vida dos sujeitos da zona rural. Através dos relatos das memórias de leitura, explanaremos como se deram os processos da aquisição da leitura, levando-se em consideração as suas vivências. Tais experiências, dificuldades, práticas culturais e seus mediadores de leitura, a influência e contribuição desses na constituição leitora destes indivíduos. Desse modo, portanto, utilizamos pesquisa qualitativa com abordagem autobiográfica, como instrumentos metodológicos a narrativa oral. Abordamos as contribuições teóricas da história da leitura, conceitos, e sua importância para a vida dos sujeitos, e sua realidade hoje na vida dos mesmos. Refletindo também nos espaços e modos de leitura dos sujeitos pesquisados.
- ItemO uso do livro didático pelo professor nos trabalhos com a leitura e produção escrita no ensino médio(2013-11-12) Oliveira, Ana Gláucia Novais da Silva; Silva, Clariécia Freire; Santos, Márcia Regina Mendes; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Lemos, Dayane MoreiraO presente trabalho buscou investigar o uso do livro didático pelo professor do ensino médio, enfocando o ensino de leitura e produção escrita. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como sujeitos envolvidos professores com formação em Letras Vernáculas, atuantes há mais de dez anos na escola da rede pública estadual, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, situada na cidade de Jacobina-BA que atende estudantes de primeira a terceira série do ensino médio. Buscaram-se respostas às seguintes questões: de que forma o professor utiliza o livro didático em sala de aula? E qual a sua influência no processo do ensino e aprendizagem de leitura e produção textual? Deste modo, para a análise dos dados, utilizou-se como ferramenta a aplicação de um questionário e observação em sala de aula, a fim de responder a essas indagações, bem como conceitos teóricos, tais como: Antunes (2003), Batista (2003), Bunzen (2009), Rojo (2003), entre outros, para melhor aprofundamento de nossas ideias. Visto que há a necessidade de mais pesquisas, voltadas para a prática do professor do ensino médio frente ao trabalho com o livro didático, esse estudo procurou analisar em que medida os professores utilizam o livro didático para desenvolver o trabalho com os eixos leitura e produção de textos. Tendo por base essa percepção, verificamos que o livro didático passou por grande evolução ao longo dos anos, com mudanças bastante positivas. Foi possível perceber que ele pôde mostrar-se como um instrumento eficiente e que ainda possui grande influência no ambiente de ensino e aprendizagem, principalmente ao se tratar do ensino de leitura e produção escrita. Constatouse que os professores ainda utilizam o livro didático para trabalhar a leitura e produção textual, porém esses docentes sempre o utilizam como complemento para facilitar o ensino e aprendizado, já que ele não é o único material que faz parte dos processos educativos. Portanto, verificou-se que esses educadores, de certa forma, atendem às recomendações dos PCNEM quando procuram outros meios de estimular o aprendizado dos educandos, levando em consideração tanto a realidade da unidade escolar quanto a dos alunos.