Navegando por Autor "Cruz, Ozelito Souza"
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- ItemEducação Ambiental : compreensões e práticas docentes na Escola Municipal João Ferreira Matos no Município de Jaguarari(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Lola, Jacira Ferreira; Bastos, Adson dos Santos; Cruz, Ozelito Souza; Freitas, Juliana CôrtesIdentificar as compreensões docentes é caminho para entender as práticas e fazer as intervenções necessárias e possíveis. Assim o objetivo desse trabalho foi identificar as Compreensões de Educação Ambiental que sustentam as práticas dos professores do Ensino Fundamental I da Escola municipal João Ferreira Matos no Município de Jaguarari. Para tanto, contou com o suporte teórico de: Dias (2004), Guimarães (1995), (2000), Reigota (1994), Sato (2002) Zakrevski (2007), dentre outros que auxiliaram a fundamentar esse estudo. Com abordagem qualitativa e utilização do questionário como instrumento de coleta de dados, foi possível a obtenção de algumas considerações que indicam que a compreensão de Educação Ambiental entre as pesquisadas é predominantemente naturalista com práticas limitadas e direcionadas à transmissão de conhecimentos e preservação da natureza, por carência de uma formação que possibilite novas compreensões e novas práticas
- ItemReflexões sobre a violência no âmbito escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Silva, Eurides Carneiro da Araújo; Cruz, Ozelito SouzaO presente trabalho monográfico, reflexões sobre a violência no âmbito escolar, se propõe a identificar como as professoras da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora compreendem a violência manifestada por seus alunos. Os suportes teóricos utilizados para embasar esta pesquisa foram estudos desenvolvidos junto a autores como: Abramovay (2002), Colombier (1989), Foulcoult (2009), Xavier (2002), Silva (2004), D‟Antola (1989) dentre outros, com o intuito de fundamentar epistemologicamente a pesquisa, colaborando desta maneira para uma reflexão crítica nesse estudo sobre violência no âmbito escolar, obtendo assim, uma melhor constatação dos fatos. A metodologia teve um enfoque qualitativo, com os seguintes instrumentos: observação participante para obtermos um contato direto com o contexto observado; o questionário fechado no intuito de traçar o perfil das professoras o questionário aberto para identificar a compreensão dos sujeitos sobre a violência manifestada por seus alunos. A partir da análise dos questionários, da observação, foi possível identificarmos que as professoras da Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora compreendem a violência manifestada por seus alunos de várias maneiras, a violência é um ato prejudicial para quem é vitima; que as conversas, aconselhamentos, orientação diminui a violência na escola; compreendem o diálogo como meio para resolver as violências causadas por os alunos; apontam a parceria dos pais com a escola para a diminuição da violência no processo ensino-aprendizagem, objetivando a formação de cidadãos críticos e participativos na tessitura de suas histórias e de sua cultura. Como considerações finais, enfatizamos que a escola não pode abrir mão de sua árdua tarefa de educar frente à violência manifestada por seus alunos, também a relevante parceria entre a escola e a família buscando com os alunos uma atuação no campo da prevenção da violência