Navegando por Autor "Cruz, Núbia da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesenvolvimento profissional docente: formação e inserção profissional das egressas do curso de Letras Língua Espanhola - UNEB/Campus I(2016-06-03) Cruz, Núbia da Silva; Souza, Elizeu Clementino de; Romero, Tânia Regina de Souza; Dantas, Tânia ReginaA pesquisa objetiva investigar como oito egressas do curso de Letras Língua Espanhola – Uneb, Campus I, dão sentido à sua trajetória de formação e inserção profissional na Educação Básica. Busca-se, assim, apreender a implicação da articulação entre formação-profissão como significativa para a compreensão do desenvolvimento profissional docente, a partir da perspectiva da abordagem experiencial, ou seja, como processo que se dá ao longo da vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa narrativa, a qual se inscreve no movimento de investigação-formação, fundamentando-se em princípios teóricometodológicos da abordagem (auto) biográfica, com ênfase nas narrativas docentes das professoras de espanhol, entendendo-as como atrizes e autoras do seu processo formativo. Como instrumento de recolha de dados foi utilizada a entrevista narrativa, com base nas sistematizações teórico-metodológicas de Bertaux (2010), Jovchelovitch e Bauer (2002), e Souza (2011). A análise adotou a perspectiva compreensiva-interpretativa, a partir das contribuições de Souza (2006 e 2014), Josso (2010), Bolívar (2012) e Ricoeur (1986), tendo em vista as aprendizagens construídas pelos sujeitos ao longo da vida, face aos significados impressos nas trajetórias pessoais e profissionais, no que se refere à identidade docente. A pesquisa revelou ser o seio familiar o espaço onde as professoras tiveram os primeiros contatos com a profissão, através da atuação da mãe, pai, irmão e irmã e tias como docentes, bem como os diferentes caminhos percorridos até tornarem-se professoras de espanhol. Além desses aspectos, as narrativas evidenciaram, ainda, as representações que as docentes têm a respeito da profissão como resultado das construções familiares e das relações com pessoas fora do entorno familiar, bem como a influência da família e de terceiros na escolha e aprendizado profissional. O estudo permitiu refletir acerca da necessidade de vinculação entre vida-formação e profissão em articulação com o desenvolvimento profissional do professor principiante que ingressa na profissão. Através das narrativas foi possível compreender o potencial formador da abordagem (auto)biográfica ao possibilitar às docentes apropriar-se de suas histórias de vida e ao mesmo tempo conscientizar-se das experiências formadoras que marcaram e deram sentido a sua existência.