Navegando por Autor "Cruz, Marlon Messias Santana"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação docente em educação física na UNEB campus XII: análise de um currículo em ação(2017-07-21) Cruz, Marlon Messias Santana; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Silva, Welington Araújo; Conrado, Margarete de Souza; Leiro, Augusto Cesar RiosO presente estudo insere-se entre os que investigam as relações EducaçãoSociedade e Práxis Pedagógica. Especificamente busca contribuir com respostas cientificas das problemáticas significativas correspondentes à formação de professores de Educação Física na Universidade do Estado da Bahia – Departamento de Educação, Campus XII, Guanambi-Bahia. Analisa, especificamente, a realidade da formação docente em Educação Física na UNEB – DEDC XII e suas contradições no que concerne a falsa dicotomia teoria/prática. Desta forma, delineamos o problema de pesquisa: Quais as concepções de formação presentes nas proposições pedagógicas dos professores do curso de licenciatura em Educação Física da UNEB – DEDC Campus XII? Considerando o problema exposto, traçamos como objetivo geral averiguar a base teóricometodológica do currículo do curso de Licenciatura em Educação Física da UNEB – DEDC Campus XII, com o propósito de reconhecer as contradições e compreender a realidade da formação docente. trilhando o caminho da abordagem de pesquisa qualitativa, o diálogo com o tema Formação Docente e Currículo, para assim analisar o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia – DEDC Campus XII. Os instrumentos utilizados para levantamento dos dados foram a análise de documentos e entrevistas. Além da abordagem qualitativa, caracterizamos esta investigação como um Estudo de Caso (Yin, 2001), pois, foi investigado um grupo exclusivo professores que atuam no mesmo curso, na mesma instituição de ensino. Neste sentido, faz necessário refletir sobre a formação de professores de Educação Física, levando em consideração às determinações históricas, sócio-econômicas e políticas da sociedade. Destarte, acredita-se que os currículos de formação em Educação Física, devem propor as mudanças necessárias para a futura atuação. Esta atuação está imbricada na formação de sujeitos críticos capazes de transformar o atual quadro da Educação Física que é tanto questionada e acima de tudo, legitimar sua prática no ambiente escolar.