Navegando por Autor "Cruz, Mariane Oliveira dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemExperiência no estágio supervisionado frente à pandemia da COVID-19(2022-12-28) Cruz, Mariane Oliveira dos Santos; Rios, Rita Cristina; Guedes, Neuma de Sá; Almeida, Antoneide SantosEste estudo apresenta a experiência de Estágio Supervisionado no Núcleo da Educação Infantil em contexto de pandemia no Departamento de Ciências Humanas Campus III, trazendo reflexões sobre a experiência realizada nesse período, assim como a formação do pedagogo. Quando emerge a pandemia da Covid-19 em 2020 é determinada a suspensão das atividades acadêmica como forma de prevenção do vírus da COVID-19, seguindo as orientações do Decreto Estadual na resolução nº 19549/2020. Com o retorno gradativo das atividades prosseguindo de acordo com as orientações do Conselho Universitários (CONSU) na resolução n°1430/2020. Obrigatoriamente teve mudanças no formato de ensino da graduação de pedagogia na Universidade do Estado da Bahia/UNEB-DCH III, modalidade presencial, sendo redirecionadas para se adequar ao novo formato, mediado pela tecnologia. Considerando a importância do Estágio Supervisionado para a formação docente, esta monografia tem por objetivo discutir os desafios da formação docente a partir da experiência do estágio supervisionado na Educação Infantil por ensino remoto, através de registros experienciado neste período. A metodologia da pesquisa buscou analisar materiais que estruturam e operacionalizam o estágio no departamento como também apresenta narrativas da experiência sobre estágio II e III. O estudo documental se constituiu a partir da análise do projeto de estágio do curso de Pedagogia/ Núcleo de Educação Infantil; plano de curso docente; etnografia do estágio curricular II e o caderno de atividades do estágio III, como abordagem da pesquisa, na intenção compreender os processos formativos do pedagogo frente à pandemia da covid-19 nessa experiência. Os resultados da pesquisa trouxeram à tona aspectos que estavam ocultos neste contexto, como a dinâmica para a operacionalização do estágio, institucionalização da prática, a construção dialógica e interativa, novos recursos metodológicos e outros.