Navegando por Autor "Cruz, José Ewerton Feitosa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCoordenação pedagógica: reflexões sobre liderança e práticas educativas inovadoras(2021-02-02) Cruz, José Ewerton Feitosa; Pimentel, Gabriela Sousa Rêgo; Coité, Simone Leal Souza; Costa, Jean Mário AraújoEste trabalho procurou investigar a atuação do coordenador pedagógico, como líder e agente de inovações no âmbito educacional. A consecução do trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de campo, realizada na Rede Municipal de Educação de São Francisco do Conde – Bahia. Teve como problema de pesquisa, como a coordenação pedagógica assume o papel de liderança para a construção de práticas educativas inovadoras? Os participantes foram coordenadores pedagógicos e diretores escolares. Seu objetivo geral foi analisar o significado da liderança, sob a perspectiva da coordenação pedagógica, como força motriz de práticas pedagógicas inovadoras. Enquanto sua relevância consiste em propor novas formas e perspectivas de gestão pedagógica, fortalecendo as dimensões da atuação do coordenador pedagógico, profissional que pode fornecer contribuições significativas para qualidade do ensino. A pesquisa configurou-se como exploratória e de abordagem qualitativa, na qual utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados, aplicado em uma amostra nãoprobabilística da população. A partir da qual, procedeu-se a análise estatística dos dados e de conteúdo, bem como sua interpretação. Através dela é possível perceber que: a liderança é definida, prioritariamente, com foco em princípios democráticos e associada a gestão de pessoas, os modelos de liderança predominantes se associam à função articuladora da coordenação, com ênfase na liderança compartilhada. A inovação, sob seu estímulo, é relacionada a aspectos pontuais, com foco na inserção de novas tecnologias, o que poderá ser acentuado Pós-Pandemia de Covid-19. E que a perpetuação das tensões de atribuição interfere no perfil de líder e na perspectiva de inovação do coordenador. Ademais, é possível perceber a necessidade de investimento na formação de educadores e em políticas educacionais que estimulem a liderança e a inovação de práticas educativas.