Navegando por Autor "Cruz, João Hélio Reale da"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item(Des)vantagens do trabalho intermitente(2019-09-24) Trindade, Diva Domingues da Silva; Cruz, João Hélio Reale da; Montalvão, VaniaO presente artigo busca em seu conteúdo discorrer sobre o trabalho e as relações de trabalho Mostrar suas vantagens e desvantagens, como também fazer um comparativo, com alguns países europeus, desse novo regime de contratação. Para isso é necessário compreender princípios do direito trabalhista como também as mudanças que ocorreram, nesse âmbito, a partir da Lei n° 13.467, de julho de 2017. Para realização do trabalho foi utilizada pesquisa bibliográfica, por se evidenciar a metodologia mais adequada. O trabalho intermitente no Brasil ocorre de maneira que o trabalhador não possui garantia de serviço, automaticamente não possui garantia de recebimento. Essa nova maneira de contratação poderá diminuir o índice de desemprego, no entanto, não preserva a qualidade de vida dos trabalhadores. A perspectiva dessa nova lei apresenta vantagens e desvantagens, sendo necessário avaliar a viabilidade da empresa manter funcionários, bem como o empregado refletir sobre o bônus e ônus dessa forma de contrato.
- ItemEfeito do merchandising na decisão de compra: um estudo exploratório em supermercados de grande porte de Guanambi-BA.(2013-12-20) Bezerra, Larissa Gonçalves; Cairo, Ricardo Pereira; Lopes, Fabrício; Leite, Carlos Fernando Faria; Montalvão, Vânia; Cruz, João Hélio Reale daO presente trabalho se dá pela necessidade das estratégias de comunicação e técnicas de merchandising a ser utilizadas ou não pelos supermercados no processo de atração, conquista e fidelização de clientes impulsionando o consumo e conseqüentemente consolidando a empresa no cenário econômico. A metodologia utilizada compõe-se de pesquisa exploratória, através de referencial bibliográfico e pesquisa de campo, com a aplicação de questionários junto aos gestores de cada supermercado e consumidores. O estudo abordou marketing, comunicação e merchandising, bem como as formulações estratégicas voltadas para o varejo em geral, supermercados em particular, até aportar no fenômeno do merchandising no autosserviço. Os resultados serviram para o balizamento das conclusões com a identificação do composto estratégico e os efeitos percebidos pelos consumidores. As conclusões que se tirou deste estudo respondem, de modo satisfatório, aos objetivos da pesquisa. No contexto, o estudo pauta-se enquanto ao método de pesquisa científica, sendo a pesquisa de caráter exploratório, explicativa, apoiando-se numa revisão bibliográfica. Contudo, os dados foram coletados a partir das intervenções feitas pelos pesquisadores, como também através de entrevistas semiestruturadas com os gestores de três grandes supermercados de Guanambi. A mensuração e análise partiram do entendimento de figuras e tabelas para melhor compreensão da problemática do trabalho, onde se viu a necessidade de mudanças dos proprietários dos estabelecimentos no ambiente de maior conhecimento e aplicação do merchandising, a fim de melhorar ainda mais as vendas as técnicas para criar vantagens competitivas, persuasão, e a estrutura física do ambiente, a fim de fidelizar cada vez mais clientes.
- ItemGerenciamento de embalagens de agrotóxicos em Guanambi: Atuação dos revendedores quanto à logística reversa(2019-09-15) Pereira, Cristiana da Silva Domingues; Rocha, Noilma Santos; Silva, João Wilker Aparecido Guimarães da; Montalvão, Vânia; Cruz, João Hélio Reale daO presente artigo tem por objetivo analisar o gerenciamento das embalagens dos agrotóxicos em Guanambi e a atuação dos revendedores no processo da logística reversa (LR). Considerase para isso o percurso desses resíduos sólidos até o descarte, a ação dos órgãos competentes, legislações pertinentes quanto às mesmas e melhorias no seu armazenamento. No que se refere à metodologia, optou-se pelos estudos exploratório e descritivo, com a abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário escala Likert com as seis empresas que fazem parte da Associação dos Revendedores de Produtos Fitossanitários de Guanambi e Região (Ariag) e uma entrevista semiestruturada com o Fiscal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). Os dados da pesquisa demonstraram o percurso da LR das embalagens dos agrotóxicos nas empresas, conforme o que determinam as leis, pois essas, por não possuírem estrutura adequada para receber as embalagens, associam-se a unidade de recebimento. Devido a distância da atual central que atende os revendedores de Guanambi, fazse necessário criar uma unidade de recebimento nesse município, como também melhorar a divulgação de informações para os consumidores e revendedores.
- ItemGestão de pessoas no cenário de crise econômica e perda de direitos trabalhistas(2019-09-26) Domingues, Marcos Bomfim Perrone; Cruz, João Hélio Reale da; Montalvão, VâniaEsta pesquisa aborda a Gestão de Pessoas nas organizações em períodos de crise financeira, cujos efeitos são sentidos na supressão de postos de trabalho. Por meio de extensa pesquisa bibliográfica, tendo como base estudos e dados estatísticos, foi feito um levantamento histórico da crise mundial econômica e financeira de 2008, fazendo também contraponto entre o trabalhismo brasileiro e sua legislação, com evolução da escola de recursos humanos, tendo como objetivo principal a análise do papel da Gestão de Pessoas como área de conhecimentos específica da ciência administrativa em ambientes de crise. A instabilidade dos mercados foi a justificativa para o avanço da destruição do trabalhismo, havendo forte pressão do empresariado para a aprovação de leis como a das terceirizações e a reforma trabalhista, o enfraquecimento e descrédito dos sindicatos, recrudesceram o processo de exploração da mão de obra, sob a propaganda de redução do desemprego e modernização, mas que na realidade apenas mascara a manutenção de suas margens de lucro em tempos de crise. Neste cenário a moderna Gestão de Pessoas tem sido usada como arcabouço teórico para minorar os efeitos negativos de instabilidades sobre a produtividade e lucratividade das organizações, lançando mão de diversas técnicas e estudos, sendo o principal articulador e interlocutor entre os colaboradores e a alta administração. No caso brasileiro, dentre as múltiplas abordagens possíveis, faz-se uso extensivo do downsizing como redução de custos.
- ItemA importância da COOPAG na cadeia produtiva do leite na microrregião de Guanambi - Bahia(2014-06-30) Souza, Gilson de Jesus; Abrantes, Hederson Silva de; Cruz, João Hélio Reale da; Pinheiro, Sueli LagoAs cooperativas constituem um movimento social de livre adesão e têm características ímpares dentro do sistema capitalista, uma vez que sua ação é voltada para a satisfação dos anseios de seus associados, sejam eles econômicos ou sociais propiciando e contribuindo assim para um desenvolvimento de forma igualitária. No âmbito regional tem-se a Cooperativa Agropecuária de Guanambi - COOPAG, atuando com a compra e beneficiamento do leite in natura e consequente venda dos produtos derivados, a COOPAG promove uma estruturação da cadeia produtiva na microrregião bem como facilita o acesso dos produtores de leite ao mercado. O presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar a importância socioeconômica da COOPAG para com os resultados da cadeia produtiva da microrregião do município de Guanambi. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre os temas cooperativismo e produção do leite no intuito de embasar o trabalho, sendo que também foi feito um estudo de caso na cooperativa em questão para a materialização do trabalho. Pode-se constatar com isso que a atuação da COOPAG tem se limitado a apenas as relações de compra e venda do leite, não contemplando dessa forma a dimensão social que objetiva melhorar a qualidade de vida de seus associados através da prática coletiva e solidaria do trabalho em conjunto. Ao passo que tem facilitado a inserção dos produtores ao mercado, a cooperativa tem favorecido consequemente a manutenção do fluxo real da economia que de forma tímida e limitada colabora para com o desenvolvimento da microrregião.
- ItemPolíticas públicas: uma observação da produção dos agricultores familiares de Licínio de Almeida-Bahia, no ano de 2013.(2014-08-04) Nunes, Vanesa de Jesus; Pinheiro, Sueli Lago; Bittencourt, Euclides Santos; Costa, Marcelo Neves; Cruz, João Hélio Reale daO desenvolvimento de políticas públicas proporciona ao pequeno produtor rural, melhores condições de trabalho, aumento produtivo e melhoria de vida, assim a agricultura familiar no Brasil vem se destacando cada vez mais no desenvolvimento econômico do país, principalmente devido ao advento da globalização que promoveu transformações em diversos setores da economia e ao auxilio dos projetos para o suporte à produção. Tem-se como problema a ser investigado no presente trabalho, os impactos de tais políticas em beneficio à produtividade dos agricultores familiares da cidade de Licínio de Almeida – BA, no ano de 2013. Conhecer os benefícios das políticas públicas e a estrutura produtiva da agricultura familiar em Licínio de Almeida – BA é o objetivo central. Tendo como base para a compreensão do estudo, um pouco da história do campesinato e a agricultura familiar no Brasil observando sua evolução bem como os movimentos sociais ocorridos, como também a forma como esses tirar proveito de suas terras para produzirem os mais variados alimentos, comercializados no país e com o apoio das políticas públicas, aumentam sua produtividade, proporcionando ao meio rural a permanência do homem do campo no campo. A cidade em observação é Licínio de Almeida, situada no centro sul da Bahia, possui 1180 agricultores familiares tradicionais registrados na Secretária de Agricultura e Meio Ambientes (SAMA) do município, possuindo como principais cadeias produtivas: a mandioca, o leite, a cana-de-açúcar, hortaliças e o mel. A pesquisa é classificada como bibliográfica e documental, sendo todas as informações pertinentes à análise das cadeias produtivas da cidade encontradas no Sistema Documental online da SAMA, onde caracteriza as políticas públicas em benefícios ao desenvolvimento produtivo dos agricultores familiares da cidade no ano de 2013. Assim, o desenvolvimento de projetos em auxilio a esses agricultores lhes proporcionaram: aumento produtivo e melhores condições de vida.
- ItemRecrutamento e seleção de pessoas: um estudo comparativo nas empresas Cerâmica Betel e Cerâmica Oliveira de Guanambi-BA.(2013-12-17) Almeida, Naiara de Fátima Freitas; Pinheiro, Sueli Lago; Leite, Carlos Fernando Faria; Marques, Rogério Santos; Cruz, João Hélio Reale daAs pequenas empresas não estão acostumadas a desenvolverem técnicas de recrutamento e seleção e a maioria não possui nenhum tipo de planejamento voltado para a área de recursos humanos. Sabe-se que a falta de recrutamento e seleção pode trazer sérios prejuízos para as empresas tais como: clientes insatisfeitos com os serviços ofertados, baixa motivação dos funcionários, redução da rotatividade de pessoal e pessoas ocupando funções que não condizem com suas capacidades e habilidades. Vive-se em uma época em que os avanços tecnológicos estão cada vez mais impulsionando as empresas a reestruturarem a maneira de gerenciar seus empreendimentos, para que assim consigam tornarem-se competitivas frente aos seus concorrentes, nesse cenário, as pessoas são consideradas verdadeiro capital humano, peças fundamentais para o sucesso das empresas, contribuindo de forma significativa para o alcance dos objetivos organizacionais. O objetivo desse trabalho é analisar os métodos utilizados pela empresa Cerâmica Betel e Cerâmica Oliveira de Guanambi-Ba para realizar o processo de recrutamento e seleção de colaboradores no ano de 2013. Para alcançar os objetivos propostos na pesquisa a metodologia consistiu de um corte transversal, de cunho qualitativo, sob a modalidade de estudo comparativo. A coleta dos dados foi realizada por meio de uma entrevista com os gestores de RH de ambas as empresas e de questionários aplicados aos colaboradores das mesmas. A pesquisa revelou que o processo de recrutamento e seleção utilizada pelas empresas é pouco profissionalizado. As empresas preferem utilizar o método de indicação de seus próprios funcionários que normalmente trazem seus parentes ou conhecidos, ou, o de indicação espontânea, esses procedimentos não necessariamente selecionam os colaboradores de modo a reconhecer os seus potenciais para a função ora pleiteada o que pode acarretar o não atendimento dos objetivos organizacionais, sendo indispensável que as cerâmicas reavaliem e revejam os métodos utilizados para que assim, os objetivos das empresas sejam essencialmente atingidos, como também as necessidades dos colaboradores. Futuras pesquisas poderão ser realizadas para estudar melhor os métodos utilizados pelas indústrias da região para agregar pessoas.
- ItemServiços públicos de saúde: uma avaliação da (in) satisfação do público-alvo no município de Macaúbas-BA(2014-08-07) Costa, Gilmar Cotrim; Santos, Tiago Vinicios da Mata; Marques, Rogério Santos; Bittencourt, Euclides Santos; Cruz, João Hélio Reale da; Pinheiro, Suely LagoDiante das exigências do mundo contemporâneo, a busca por serviços de qualidade tomou grandes proporções e, quando esses serviços são voltados para a área de saúde, essa qualidade torna-se imprescindível. Portanto, o presente estudo direcionou-se à visão do público-alvo dos serviços públicos de saúde do município de Macaúbas – Bahia, o qual buscou-se avaliar o grau de (in) satisfação desses serviços e as principais causas do descontentamento da população relacionada ao atendimento. Por isso, com o intuito de avaliar as questões relativas ao atendimento nesse setor, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com uma amostra de 100 (cem) usuários, a qual buscou transformar em números a sua avaliação quanto a alguns aspectos como: relacionamento dos médicos e prestadores de serviços com o paciente, o tempo de espera e a confiabilidade nos serviços prestados pela unidade hospitalar do município estudado. Os resultados da pesquisa constataram que os objetivos definidos foram alcançados e, de forma geral, a avaliação dada pelos entrevistados para o setor público de saúde do município é negativa e o principal gerador da insatisfação da população está relacionado ao tempo de espera do atendimento e a forma de tratamento dada pelos funcionários aos pacientes, onde a educação profissional e a humanização no atendimento são deixadas de lado por grande parte dos profissionais da saúde. Além disso, constatou-se também que a oferta dos serviços públicos de saúde do município não atende à demanda da região, pois não possui todas as especialidades médicas necessárias para um atendimento de qualidade que supra as necessidades da população.