Navegando por Autor "Cruz, Amália Catharina Santos"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise dos anais do grupo de trabalho temático (GTT) Escola do Conbrace 2009-2013: um estudo sobre a educação física na educação infantil.(2015) Pinto, Luciene Pereira da Costa; Ramos, Michael Daian Pacheco; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Cruz, Amália Catharina SantosO presente trabalho analisa a forma como vem se apresentando as orientações teóricas e metodológicas no trato da Educação Física na Educação Infantil presentes na produção de trabalhos do Grupo de Trabalho Temático Escola nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) e Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE) entre os anos de 2009, 2011 e 2013. Nosso problema de pesquisa foi: quais as orientações teóricas e metodológicas no trato com a Educação Física na Educação Infantil presentes na produção do Grupo Temático Escola nos anais do CBCE, entre 2009 a 2013? O objetivo geral foi analisar as orientações teóricas e metodológicas no trato com a Educação Física na Educação Infantil presentes na produção do Grupo Temático Escola nos anais do CBCE, entre 2009 a 2013. Nossa metodologia foi baseada no materialismo histórico-dialético, e quanto a sua natureza realizamos uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica. Nossa coleta de dados baseou-se em 8 (oito) artigos que correspondiam a temática: Educação Física e Educação Infantil. Encontramos os seguintes resultados: 1) Observamos um déficit na produção científica dos trabalhos apresentados nos anos (2009, 2011 e 2013) sobre a Educação Física na Educação Infantil; 2) As orientações teóricas e metodológicas propostas pelos artigos analisados para a Educação Física na Educação Infantil: ocorrem em oposição a visão tecnicista, esportivista e biologista. 3) Debatem o "método" e o "saber pedagógico; 4) Os autores dos artigos compreendem a importância da Educação Física na Educação Infantil; 5) Refletem a urgência em novas pesquisas que ampliem e promovam novas discussões sobre a temática.
- ItemDesafios e possibilidades do núcleo de apoio psicopedagógico NAPP: diálogo com a educação especial na perspectiva inclusiva(2023-03-20) Queiroz, Deralúcia Oliveira Nascimento; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Nogueira, Suzana Alves; Cruz, Amália Catharina SantosA presente pesquisa “Desafios e Possibilidades do Núcleo de Apoio Psicopedagógico: Diálogo com a Educação Especial na perspectiva inclusiva, está vinculada a linha de pesquisa: Cultura, Docência e Diversidade. Teve como objetivo compreender como o Núcleo de Apoio Psicopedagógico pode corroborar para a inclusão educacional dos estudantes com deficiências e ou transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, com os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar o trabalho do Núcleo de Apoio Psicopedagógico para a inclusão dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; 2) Mapear os desafios que os profissionais do Núcleo de Apoio Psicopedagógico enfrentam para a inclusão educacional; 3) Apresentar uma proposta interventiva que corrobore para o trabalho da educação especial na perspectiva inclusiva. Foi desenvolvida por meio do estudo de caso com abordagem qualitativa, ancorou-se no paradigma do materialismo histórico dialético, em favor da discussão crítica da educação especial inclusiva, frente a organização social capitalista que engessa o cotidiano educacional. Teve caráter exploratório e como foco principal: desenvolver, elucidar e (des)construir conceitos e ideias já cristalizadas, podendo servir também para levantar hipóteses ou formular problemas para futuras pesquisas. Foi apresentado um plano de formação educacional inclusiva, como produto da pesquisa, para a equipe do Núcleo de Apoio psicopedagógico, com vistas para integrar forças e maximizar o diálogo em favor da qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Concluiu-se que é relevante potencializar o serviço do Núcleo de Apoio Psicopedagógico, para a ampliação do espaço físico e formação de uma equipe multiprofissional que possa melhorar a qualidade do atendimento das demandas escolares da educação especial inclusiva.
- ItemEducação física e o núcleo de apoio à saúde da família: percepção dos usuários e profissionais de saúde.(2015-10-26) Brasileiro, Geisa Silva; Costa, Laura Emmanuela Lima; Cruz, Amália Catharina Santos; Silva, Rudval Souza daObjetivo: Conhecer a percepção dos Profissionais e Usuários de Saúde inseridos no Núcleo de Apoio à Saúde da Família, sobre a atuação do Professor de Educação Física na equipe. Métodos: A amostra da pesquisa se constitui de 20 indivíduos, divididos em dois grupos: profissionais de saúde (n=03) e usuárias de saúde (n=17). Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados dois questionários semiestruturados com questões abertas e fechadas, sendo elaborados com questões específicas para os dois grupos. Resultados: Em relação aos profissionais de saúde, todas as entrevistadas demostraram com clareza o conhecimento em relação ao papel que o professor de educação física desempenha dentro do Núcleo de Apoio à Saúde da Família; todas reconhecem e apresentam os benefícios que a atividade física aliada com a saúde proporciona aos seus praticantes; além disso, todas citam algumas melhorias reais à saúde das usuárias. Enquanto as usuárias de saúde, todas afirmam reconhecer a importância da prática da atividade física em prol da saúde; afirmando serem beneficiadas da atuação do professor de educação física no Núcleo de Apoio à Saúde da Família; havendo concordância de toda a maioria na permanência do Professor de Educação Física no Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Conclusão: Dessa forma, somos levadas a pensar que a percepção de todos os indivíduos participantes da pesquisa, está voltada a importância da atuação do Professor de Educação Física, apresentando as melhorias reais à saúde da população, comprovando a tão grande resolutividade e positividade trazida pela prática da atividade física no Núcleo de Apoio à saúde da Família, afirmando a grande conquista do Município ao garantir o acesso à saúde a toda a população. Diante disso, as atividades propostas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família, de alguma maneira, já fazem parte do cotidiano da vida das usuárias de Saúde com uma boa perspectiva, uma vez que todas as ações partem da necessidade dessa população atendida.
- ItemEducação física escolar e o Exame Nacional do Ensino Médio / ENEM: uma revisão sistemática sobre as problemáticas significativas.(2016-06-10) Silva, Leonardo Pereira da; Nova, Jessica Vitorino da Silva Terra; Cruz, Amália Catharina SantosEste artigo tem como objeto de estudo a análise sobre as problemáticas significativas entre a relação da Educação Física e o Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM. Partimos do problema: quais as problemáticas significativas que a produção do conhecimento vem apontando sobre a relação entre a Educação Física escolar e o ENEM? Desta forma elencamos como objetivos específicos: refletir sobre a função social da escola, do ensino médio e da Educação Física, analisar o ENEM enquanto política educativa de avaliação da educação e discutir os problemas candentes que a produção do conhecimento aponta na relação entre Educação Física e ENEM. Realizamos um estudo com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico de cunho sistemático nos periódicos: Lilacs, Movimento, Motrivivência, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Pensar a Prática e Conexões. Nosso recorte temporal foi de 1998 à 2015. Em síntese encontramos os seguintes resultados: 1) há pouquíssimos trabalhos (somente 3) que estabeleceram um estudo sobre a Educação Física e o ENEM; 2) Os artigos iniciaram suas discussões a partir do ano 2013, havendo uma lacuna entre o início do ENEM (1998) e o primeiro artigo encontrado (2013); 3) Há uma lacuna entre os conteúdos da Educação Física e o Ensino Médio, principalmente nos cursos noturnos.
- ItemFormação de professores de educação física e a educação do campo: realidade e possibilidades no trato com o conhecimento lazer.(2015) Santos, Cristovão da Cruz; Cruz, Amália Catharina SantosO presente estudo pretende contribuir com o debate sobre a formação de professores de Educação Física para intervirem de forma qualificada na Educação do Campo, especialmente no conhecimento sobre o Lazer. Este trabalho tem base no materialismo histórico-dialético, na perspectiva Marxista. A nossa questão norteadora foi a seguinte: como está sendo desenvolvido o debate sobre a formação de professores de Educação Física na Educação do Campo, a partir do conhecimento do lazer? O objetivo deste trabalho foi analisar como vem sendo feita a formação dos professores de Educação Física para atuarem no campo, considerando o conhecimento sobre o Lazer. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi uma revisão bibliográfica exploratória, GIL (2007) pesquisa bibliográfica fazendo levantamento de referências teóricas, e publicadas por meio escritos e eletrônicos. Para tanto, nos baseamos na análise de conteúdo de Bardin (2006), quanto a natureza dos dados a pesquisa se classifica como qualitativa, segundo MINAYO (2001). A análise dos dados foi feita seguindo a organização de Bardin (2006), em três fases: 1) pró-análise. 2) exploração do material 3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Foi observado nas análises dos dados que uma formação de professores de Educação Física para cidade e campo poderá contribuir para quebrar a polarização cidade-campo. Foi verificado que a Educação Física está materializada em diferentes práticas, em diversos contextos institucionais, profissionais, acadêmicos podendo, portanto, ser também identificada por variados objetos de conhecimento, que se apresentam como campos em disputa. Quanto ao lazer, foi observado o quanto estamos perdendo cada vez mais ou deixando de exigir o que é nosso por direito. Espera-se que a partir de outras produções, esse tipo de temática continue sendo pesquisado, buscando assim, qualificar a formação de professores de Educação Física, devido também ao grau de relevância do tema aqui pesquisado.
- ItemFormação de professores em educação física: um balanço do debate atual.(2016) Ribeiro Neto, Agenor José Ribeiro; Cruz, Amália Catharina Santos; Ramos, Michael Daian Pacheco; Silva, Osni Oliveira Noberto daO presente estudo tem como tema a Formação de professores de Educação Física, cujo o objetivo foi compreender o debate sobre a Formação de professores de Educação Física a partir da fragmentação da profissão entre Licenciatura-Bacharelado, considerando as implicações para o mundo do trabalho. Para tal, levantamos a seguinte indagação: Como está sendo desenvolvido o atual debate sobre formação profissional na Educação Física, a partir da fragmentação da profissão, entre licenciatura-bacharelado, considerando as implicações para o mundo do trabalho? Tratou-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, de cunho qualitativo. Foi investigado o ordenamento legal no período de 2004 a 2015. Ainda, discutiu-se o embate de projetos no âmbito da Educação Física, tendo correlação com o mundo do trabalho. De um lado, o sistema CONFEF/CREF defendendo a fragmentação da profissão, do outro lado, os movimentos de luta social contra a regulamentação da profissão: MEEF e MNCR, por exemplo. Pôde ser observado que as investidas do CONFEF precarizam a profissão, e que a regulamentação não beneficia em nada aos trabalhadores. Dessa forma, os movimentos de luta social, lutam contra tais investidas, buscando, a regulamentação do mundo do trabalho por melhores condições de vida. Para tal, aparece nesse cenário, a Licenciatura plena de caráter ampliado, como uma possível solução para este entrave.
- ItemPolíticas públicas de lazer: uma análise da Lei Orgânica do Município de São Gabriel/BA.(2015-11-12) Silva, Jerri Éden Rocha da; Cruz, Amália Catharina Santos; Ramos, Michael Daian Pacheco; Silva, Osni Oliveira Noberto daEste estudo teve como tema o lazer no âmbito das Políticas Públicas, cujo objetivo foi analisar as políticas públicas de Lazer do município de São Gabriel/BA, a partir da Lei Orgânica de 2006, na gestão municipal 2009 – 2012. Nosso problema de pesquisa foi o seguinte: Como foram desenvolvidas as políticas públicas de Lazer existentes no município de São Gabriel/BA, considerando a Lei Orgânica de 2006, na gestão Municipal 2009 - 2012? Esta foi uma pesquisa qualitativa, onde foi feita uma análise documental e bibliográfica que analisou documentos oriundos da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, do Município de São Gabriel/BA e a Lei Orgânica do município, como principal documento. O referido documento que tem em sua totalidade 58 páginas, das quais pouco mais de meia página encontrada no Título VII, Capitulo III, seção III é dedicada a Esporte, Lazer e Turismo e em apenas um artigo com quatro parágrafos faz alusão ao lazer de maneira indireta, extremamente superficial e desentendida do que seja realmente o lazer. Podemos observar que para o entendimento dos responsáveis pelo documento, o lazer vem ser uma “recreação sadia” falam de recreação e lazer como sinônimos, ou seja, como não sabem diferenciar os termos, empregam mal os seus usos. Cabe ressaltar, que o que é exposto na Lei Organica não condiz com a realidade encontrada mesmo o que é transcrito de maneira equivocada foi realizado de acordo com a pesquisa, pois o que foi encontrado na Lei é uma alusão ao que seja realmente o lazer, já na prática não foi encontrada nenhum documento, ação ou projeto feito para benecifio da população. Concluímos que há falta de conhecimento por parte dos responsaveis para o que seja o lazer. Desta maneira, torna-se limitada o acesso aos projetos voltados ao tema para beneficio da população, a partir do momento em que os próprios gestores não compreendem o trato com o conhecimento científico sobre o sentido do lazer.
- ItemO trato com o conhecimento esporte na educação física escolar: análise dos anais do grupo de trabalho temático (GTT) Escola do Conbrace 2013.(2014) Matos, Geruza Rios da Costa; Ramos, Michael Daian Pacheco; Cruz, Amália Catharina Santos; Sales, FranciscoCompreendendo a enorme importância do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte na produção do estudo cientifico na área, entendendo este como local fundamental de emergência de novas propostas, para o ensino do esporte surge o questionamento que irá justificar esse trabalho: quais as orientações teóricas e metodológicas que fundamentam o trabalho pedagógico com o conhecimento do esporte presentes na produção do Grupo de Trabalho Temático Escola do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), em 2013? Diante disso, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar as orientações teóricas e metodológicas que fundamentam o trabalho pedagógico sobre o esporte escolar presentes na produção do Grupo de Trabalho Temático Escola do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), em 2013. E para galgar este objetivo procuramos: refletir sobre a escola e a maneira que a Educação Física, em especial, o esporte vem contribuindo na formação dos indivíduos; identificar de que forma o esporte é tratado teórico-metodologicamente nos artigos publicados nos anais do GTT escola do CONBRACE 2013; apontar possibilidades críticas e reflexivas de abordar o ensino do esporte escolar. Nesse contexto, ressalta-se que a pesquisa está pautada numa abordagem qualitativa, e quanto ao procedimento metodológico, baseia-se numa revisão sistemática. Ao analisar os dados, os artigos do Grupo Temático/GT Escola do XVIII CONBRACE 2013 que tem como tema central “Identidade da Educação Física e ciência do esporte em tempos de megaeventos”, foram analisados oito artigos dando ênfase nas orientações teóricas e metodológicas utilizados nesses trabalhos trazendo uma discussão e dialogando sobre o que foi apresentado nos textos com os autores que o referenciam. Dessa maneira compreendemos que o esporte no contexto escolar apresenta conhecimento amplo e sofre influência de diversos setores da sociedade, podendo contribuir para o desenvolvimento da cultura corporal do esporte dentro deste contexto. Buscou-se uma maior compreensão sobre a temática, sem pretensões de formular uma solução pronta e acabada.