Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Crusoé, Nilma Margarida de Castro"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A ciranda das práticas formativas em educação ambiental
    (2023-12-18) Mendes, Cleidiane Nogueira Prates; Crusoé, Nilma Margarida de Castro
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Guia de formação para educadores: a literatura nas práticas pedagógicas e relações étnico-raciais na educação infantil
    (2024-03-15) Reis, Nilzete Vicente; Crusoé, Nilma Margarida de Castro
    Este Guia de formação é uma proposta formativa para os professores da educação infantil, um produto educacional resultante da dissertação de mestrado profissional “A Literatura Infantil Afro-brasileira Nas Práticas Pedagógicas de Professoras Para Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil”, e tem como propósito contribuir com a prática pedagógica dos professores, espera-se que os professores compreendam a importância da literatura infantil negra enquanto aporte para a prática pedagógica e oriente possíveis transformações no processo de aprendizagem das crianças na primeira infância e na construção de uma educação antirracista. Não se configura como uma prescrição pronta e acabada, algo determinado, mas são orientações para contribuir com a prática pedagógica dos profissionais da educação infantil de modo a proporcionar reflexões importantes, possibilitar novas percepções como espaço de aprendizagens significativas, bem como de trocas de experiências, quando propomos uma formação em literatura infantil negra é o mesmo que convidar os(as) docentes a compreenderem a importância para se trabalhar no ambiente escolar com as temáticas da cultura afro-brasileira, negritude, respeito, empoderamento tendo a convicção da diversidade étnica existente. Este espaço formativo está sendo colocado como o início de uma educação transformadora e direciona novos rumos de discussões e percursos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Trilhando com o pensamento de Freire na prática formativa da EJA
    (2022-02-23) Santos, Jaciara de Oliveira Sant´Anna; Crusoé, Nilma Margarida de Castro
    O projeto de intervenção aqui elaborado, destinado à aplicação futura, constitui-se em uma proposta formativa dividida em quatro módulos, fundamentada na concepção pedagógica de Paulo Freire. O objetivo é oferecer respostas para questões emergentes identificadas por meio de questionários e encontros, como resultado da escuta atenta dos desafios e demandas dos professores que atuam na EJA, e não como um pacote de soluções pré-formatadas a ser aplicado de maneira técnica e descontextualizada. A intenção é contribuir para a formação dos professores da EJA, a partir do pensamento freiriano, de modo a proporcionar-lhes ferramentas que os capacitem a desenvolver uma educação libertadora, por meio de uma práxis transformadora. Espera-se que, ao longo dessa formação, os professores compreendam que a concepção de Freire oferece subsídios valiosos para a construção de uma proposta pedagógica capaz de promover transformações significativas no processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais