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Navegando por Autor "Coutinho, Susiara Moreira Reis"

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    Ser professor do ensino médio rural: condições de trabalho da professora-mediadora do EMItec
    (2016-04-18) Coutinho, Susiara Moreira Reis; Souza, Elizeu Clementino de; Santos, Edméa Oliveira dos ; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Fornari, Liege Maria Sitja
    A pesquisa objetiva analisar condições de trabalho docente das professorasmediadoras que atuam no Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) em territórios rurais, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, como proposta de disponibilizar o Ensino Médio para os alunos que moram em localidades de difícil acesso. Considerando a natureza do objeto de estudo, elejo o método (auto)biográfico, com abordagem qualitativa, a partir da realização de entrevistas narrativas, na perspectiva de compreender a construção identitária dessas profissionais nesse contexto educacional. A pesquisa está localmente circunscrita no município de São Sebastião do Passé, situado na Região Metropolitana de Salvador. Busco, nessa proposta, apreender questões relacionadas ao percurso histórico do Programa EMITec e o seu desenho estrutural, princípios e bases epistemológicas no âmbito da Educação do Campo, bem como a legislação que norteia essa modalidade de ensino. Além disso, ao tratar das condições de trabalho das sete professorasmediadoras colaboradoras da pesquisa, abordo questões relacionadas à construção da identidade, inserção no Programa, profissionalização, formação docente, aspectos trabalhistas e questões relacionadas às suas experiências profissionais. Nessa trajetória, procuro melhor conhecer sobre as condições de trabalho partilhadas através das narrativas das professoras-mediadoras e as implicações em suas práticas pedagógicas. Quanto aos resultados, no que se refere às condições de trabalho das professoras-mediadoras, a pesquisa revelou que o Programa EMITec necessita ajustar-se à formação, à legitimação de direitos trabalhistas e à infraestrutura dos Anexos, para se tornar condizente com o que preconizam os pressupostos legais e o Projeto Político Pedagógico (PPP), devendo, portanto, atentar para um currículo contextualizado com as particularidades da Educação do Campo.
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