Navegando por Autor "Costa , Glauber Barros Alves"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCatalogo : Produtos do Programa de Pós -Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade(PPGELS)-2019 a 2022(0023-08-24) Costa , Glauber Barros Alves; Rocha, Gabriela Silveira; Santana, Anderson Teixeira; Figueiredo, Camila Celestino; Anacleto, Jamille Brabosa Silva; Carvalho, Jessica Santos; Santos, Odílio da SilvaOs produtos educacionais do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) são resultados de um curso de pós-graduação stricto sensu que almeja a qualificação de profissionais ligados a instituições de ensino (educação básica) e outros profissionais relacionados à educação não formal do Semiárido Baiano. O profissional formado no PPGELS estará habilitado para a intervenção no ensino em espaços formais e não formais. Terá competência para expandir e aplicar as pesquisas desenvolvidas ao longo do curso, bem como desenvolver produtos e processos educacionais que impulsionem a melhoria do ensino na região semiárida do estado da Bahia, de modo a articular saberes e práticas de comunidades, instituições de ensino e organizações não governamentais. O PPGELS tem a missão de (re)contextualização dos saberes e práticas no campo do ensino, tendo como perspectiva não apenas o diálogo permanente entre os conhecimentos científicos das diversas áreas e os conhecimentos populares, como também a mediação desses saberes em processos de ensino-aprendizagem. Deste modo, a produção de materiais do/no semiárido, contribui com espaços escolares e não escolares.
- ItemCatálogo dos produtos educacionais: diversidade, gênero e relações etnico raciais(0024-11-20) Costa , Glauber Barros Alves; Rocha, Gabriela Silveira; Silva, Zoraide Portela da; Silva , Isadora Xavier da; Fernandes, Pollyana Pereira; Santos, Odílio da Silva; Rocha , Marizete Rodrigues da; Souza , Natália Costa; Carvalho, Hercules Souza de; Silva, Rosicléia Jesus daEis de fato um catálogo diverso que se propõe diverso. Em sua multiplicidade, discute questões candentes que avançam sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), questões de gênero, diversidade etc. Chama a atenção o olhar das mulheres sobre a educação, principalmente a EJA. O catálogo avança sobre as questões de gênero, da diversidade, mas, com muita propriedade, nca o olhar principalmente sobre as questões que se relacionam à luta antirracista e sobre as relações étnico-raciais. Esses temas devem sempre ser evocados por se tratarem de assuntos difíceis de serem tratados. Podemos a rmar, conforme sugere a escritora Katiúscia Ribeiro, que os estudos sobre relações étnico-raciais e as histórias africanas “não servem como antídoto e caz para a compreensão de sua realidade histórica, ele é o vetor que moverá a população preta para um destino alicerçado em seu passado”. E lembramos novamente Cidinha da Silva, no texto citado no início, que conclama a todos e todas a expandir o “repertório crítico e analítico ampli cando sua compreensão sobre o tema e convocando-nos para fazer parte das mudanças necessárias para que o mundo seja mais justo”. O nosso “Catálogo” pretende dar uma boa contribuição para que isso aconteça. Se com ele ao menos provocarmos as discussões, saberemos que estamos num bom caminho.
- ItemLíngua portuguesa além do livro didático(2023-04-12) Castro, Fabíola Lima; Costa , Glauber Barros Alves