Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Costa, Silvano Sulzart Oliveira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Docência nas águas: diversidade cultural, maritimidade e travessias na ilha de Itaparica
    (2015-05-29) Costa, Silvano Sulzart Oliveira; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Hage, Salomão Antônio Mufarrej; Souza, Elizeu Clementino de; Araújo, Sandra Regina Magalhães de
    Esta investigação busca compreender os modos como a docência é desenvolvida pelos docentes, no contexto da maritimidade da Ilha de Itaparica, e como estes dialogam com a diversidade cultural presente no universo escolar em que atuam. O estudo pauta-se nos princípios epistemológicos da pesquisa qualitativa, sendo ancorado nos pressupostos da abordagem autobiográfica, a partir das análises desenvolvidas por Nóvoa (1988), Souza (2008), Souza (2014), Delory-Momberger (2012) e Rios (2012), dentre outros. Ao escrever sobre a docência na Ilha de Itaparica, delineio também a minha própria trajetória docente, desvelando minhas memórias de aluno e professor que experimentou a educação no contexto das águas. Quanto aos procedimentos metodológicos da pesquisa, opto pela entrevista narrativa, seguindo as orientações de Bertaux (2010), Jovchelovitch e Bauer (2010). Para compreender a questão da diversidade cultural na Educação, busco, nos estudos de McLaren (2000), Gonçalves e Silva (2006), Gomes (2007) e Williams (1992), subsídios para entender os múltiplos aspectos culturais que permeiam os processos educacionais e, principalmente, a docência. Com o desenvolvimento da pesquisa, pude constatar que a travessia representa, para os docentes da água, um “rito de passagem”, não somente na esfera física do deslocamento, mas também no aspecto simbólico. A maritimidade que circunda a Ilha faz com que os docentes incorporem as práticas culturais do mar a suas vidas cotidianas, porém estes demonstram, ainda, dificuldades em transformálas em práticas pedagógicas, uma vez que possuem dificuldades em lidar com a diversidade cultural e a cultura das águas, ambas presentes em suas salas de aula.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais