Navegando por Autor "Costa, Salomão Cleomenes Lima"
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- ItemA contribuição da caminhada orientada por profissionais da área de educação física na perspectiva de redução da obesidade.(2010-05-15) Jesus, José Kleber Andrade Lopes de; Lima Junior, Nomando Raimundo de; Costa, Salomão Cleomenes LimaO século XX trouxe dois problemas de saúde pública até então sem significado maior: O sedentarismo e a obesidade (Matsudo & Matsudo, 2007). Planejamentos no sentido de mudar hábitos de vida de um povo, podem ocasionar uma melhora significante na saúde e na qualidade de vida das pessoas. E a caminhada orientada, se enquadra perfeitamente dentro deste contexto. Partindo deste princípio, venho através deste estudo agregar uma proposta metodológica para a atenção à saúde, a interdisciplinaridade e a humanização. Este trabalho tem como objetivo Comprovar que somente um programa de exercícios físico, sistematizado e organizado com as condições necessárias de segurança apropriada, com o devido acompanhamento do professor de Educação Física graduado na área, pode efetivamente atingir uma meta desejada de redução de gordura corporal, em detrimento a atividades conduzidas de forma aleatória indicada normalmente para paciente obesos e hipertensos, por profissionais da área de saúde não formados em Educação Física.
- ItemDança e educação física: passos e diálogos possíveis.(2010) Rios, Rita de Cássia Alves; Motta, Margarida Seixas Trotte; Costa, Salomão Cleomenes Lima; Amorim, Ângelo Maurício deEste trabalho apresenta um estudo a respeito de uma aproximação plausível entre as disciplinas dança e educação física, destacando os passos e diálogos possíveis para a construção de reflexões e pensamentos críticos relacionados à temática abordada. Envolve inquietações e questionamentos a esse respeito caracterizandose enquanto uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de mostrar a importância da interdisciplinaridade entre as disciplinas dança e educação física escolar, certificando os benefícios que a mesma proporciona ao desenvolvimento da criança e as possibilidades de trabalho com este componente, para que assim possa entendê-la dentro do processo de ensino aprendizagem desenvolvido pela educação física. A presente investigação desenvolve-se na perspectiva de estudo bibliográfico por meio de leituras de livros, artigos, produções acadêmicas, revistas e textos os quais foram o referencial teórico de minha pesquisa, dando-me subsídios e autoridade para dialogar sobre o assunto. Este estudo partiu da hipótese de que a dança enquanto disciplina abordada nas aulas de educação física viabilizaria um trabalho mais rico e dinâmico para o professor, possibilitando o mesmo a sair da esportivização e ampliando seu leque de atividades, portanto, capacitando os professores, estes descobririam novas possibilidades e recursos a serem ministrados nas aulas de educação física, e teve como problema o despreparo dos professores de educação física para ministrar aulas baseadas na interdisciplinaridade das disciplinas dança e educação física, deixando assim de trabalhar elementos específicos oferecidos pela disciplina dança. As análises e reflexões contempladas neste trabalho estão fundamentadas em autores considerados referência nas pesquisas sobre dança e educação física, a relação existente entre essas duas disciplinas e os limites e possibilidades que norteiam a prática pedagógica dos professores que se dedicam a trabalhar essa temática em sala de aula, entre eles estão: Nanni, D. (1995); Coletivo de autores (1992); Oliveira, V. M. de. (1990); Marques, I. A. (2007); Gaspari, T. C. (2005).
- ItemDois pesos, duas medidas: relação trabalho e lazer na saúde dos docentes universitários.(2011) Mascarenhas, Samara Coelho; Sousa, Francisco de Sales Araújo; Soares, Ilma Maria Fernandes; Costa, Salomão Cleomenes LimaEste estudo apresentado como trabalho monográfico de conclusão de curso, consiste numa pesquisa de campo cuja temática é “A relação trabalho e lazer na saúde do docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus IV”. Teve por objetivo refletir de que forma o tempo dedicado ao trabalho e ao lazer interferem na saúde dos professores investigados. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa. O público alvo consistiu em nove professores do quadro docente da UNEB Campus IV, Departamento de Ciências Humanas da cidade de Jacobina. Procurou-se contemplar, por meio da entrevista semi-estruturada, as atividades desenvolvidas pelos professores no seu tempo livre das obrigações profissionais; os problemas de saúde atuais ou passados relacionados com a prática de trabalho; as atividades e freqüência do lazer desenvolvido pelos professores; o porquê de escolherem a docência universitária como profissão etc. Este estudo demonstrou que a relação do trabalho e lazer do docente da UNEB Campus IV interfere negativa e/ou positivamente na sua saúde. Os professores pesquisados, levando em consideração a relação trabalho e lazer na saúde, podem ser distinguidos em três grupos, um em que o professor atua sem pensar tanto nas conseqüências que, possivelmente, acometerão sua saúde. Nesse grupo a busca pela qualidade do trabalho é mais intensa e avassaladora. O segundo grupo é o período em que surgem os conflitos decorrentes do estágio anterior, as conseqüências das ansiedades, das muitas disciplinas ministradas, das muitas tarefas a serem desenvolvidas, influenciando assim, na saúde e na atuação profissional. No terceiro grupo se vive o período de decisões sobre a atuação profissional, é o período do equilíbrio entre as tarefas, trabalho e lazer que são desenvolvidos em tempos bem definidos. Todos os pesquisados demonstraram afetivamente que foram vocacionados a serem professores. A docência para eles é, portanto, uma paixão.
- ItemEducação física escolar no ensino médio: um estudo sobre gênero e motivação em escola da rede pública de Jacobina-Bahia(2013) Barbosa, Jacqueline Silva; Amorim, Ângelo Maurício; Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno de; Costa, Salomão Cleomenes LimaO intuito desse estudo foi refletir sobre as causas que levam a (des) motivação dos alunos do ensino médio nas aulas de Educação Física de uma escola pública na cidade de Jacobina, Bahia. As informações aqui expostas e discutidas surgiram da experiência durante o estágio supervisionado e ainda enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID. Para tanto, esse trabalho possui como objetos de estudo a Educação Física no ensino médio, gênero e motivação e é fruto de uma pesquisa exploratória descritiva de natureza qualitativa e quantitativa. Tendo como principais objetivos descrever os aspectos da realidade da educação física escolar no ensino médio, bem como demonstrar como se dá às diferenças existentes entre os gêneros nestas aulas, além de identificar os fatores que podem (des) motivar os alunos de uma escola da rede publica na cidade de Jacobina-Ba, para que seja possível refletir acerca de estratégias motivacionais que contemple todos os alunos do Ensino Médio. Para esclarecer o objetivo foi feito inicialmente um levantamento de informações nas mais diversas literaturas da área e uma pesquisa de campo utilizando o método de entrevista semiestruturada, que permite o diálogo entre a teoria e as informações coletadas. Tais procedimentos são imprescindíveis, pois contribuirão para a análise das informações baseando-se em materiais do campo da Educação Física e de estudos feitos em relação às questões de gênero e motivação. Considera-se que ao final deste processo de investigação, que eu seja capaz de compreender e refletir acerca da problemática, para poder elencar possíveis sugestões que serão incluídas de forma significativa objetivando direcionamentos para estudos e ações futuras.
- ItemA hidroginástica como fator de socialização da população da terceira idade.(2011-09-06) Mota, Cleber Pereira da; Maturino, Elmo; Costa, Salomão Cleomenes Lima; Nunes, Fábio SantanaO Presente estudo tem como tema a hidroginástica na terceira idade, que teve como principal objetivo identificar a importância da hidroginástica, como fator de socialização para população da terceira idade, e objetivos específicos de considerar as contribuições para a saúde e o bem-estar físico-mental do idoso. Procuramos compreender e caracterizar teoricamente sobre: a hidroginástica e seu histórico, a hidroginástica e suas vantagens e as propriedades físicas da água. Em se tratando da parte específica do nosso trabalho, partimos para o problema que fala sobre a socialização em termos gerais, e a relação da prática da hidroginástica como fator de socialização da população da terceira idade. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, cujo principal instrumento na coleta de dados foi à revisão de literatura e dados informatizados. A análise dos dados mostrou que a hidroginástica na terceira idade desempenha um papel importantíssimo, proporcionando a socialização, tirando o idoso de uma condição de excluído, inserindo-o de volta na sociedade, resgatando as relações sociais e melhorando consideravelmente sua aptidão-física.
- ItemJogos cooperativos no ensino da educação física: por uma proposta mais reflexiva e transformadora.(2010) Silva, Lucineide Oliveira; Soares, Ilma Maria Fernandes; Amorim, Ângelo Mauricio; Costa, Salomão Cleomenes LimaO estudo da Educação Física escolar respaldado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1998) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, tem assumido a responsabilidade de desvelar ações que proporcione a análise crítica dos conteúdos para o Ensino Fundamental II. A elaboração de propostas para a valorização do conhecimento dessa disciplina de forma crítica e reflexiva, se deu através do método de pesquisa bibliográfica. Esse trabalho propõe amenizar os efeitos negativos causados sobre o homem, pela competitividade exagerada e pelo descaso dos valores na educação, ao mesmo tempo em que estimula as relações de integração. Inicialmente, faremos uma explanação sobre a história das sociedades pautada no trabalho industrial e estimulada a seguir os ditames do capitalismo e que nos levou a reservar uma pequena parte desse estudo às patologias sociais, mencionadas como doenças próprias do homem moderno em conseqüência à sua alta capacidade em competir. Realizamos um estudo que levasse em consideração o ser social, na figura do aluno do Ensino Fundamental II, para compreendermos os seus anseios e sinalizando para as necessidades de buscar novas formas de aprendizagem na área da Educação Física. Apresentamos este trabalho dividido em quatro capítulos: Um breve histórico da Educação Física; Patologias sociais e competição na sociedade moderna; Jogo, Jogos Cooperativos e competição; Aluno do Ensino Fundamental II. Dessa forma, a pesquisa aponta que os Jogos Cooperativos podem contribuir para a construção de uma Educação Física mais cidadã, conquistando os educados para uma vivência mais saudável, solidária e participativa.
- ItemMovimento na educação infantil: real ou "faz de conta"?(2010-11-12) Sá, Paola dos Santos; Soares, Ilma Maria F.; Costa, Salomão Cleomenes Lima; Sales, FranciscoO movimento esta presente na vida do ser humano desde o período intra-uterino. Ele se torna elemento fundamental como forma de expressão e comunicação da criança de 0 a 05 anos de idade, etapa que ela se encontra presente na Educação Infantil na qual suas ações ganham sentido através do corpo em movimento. Desta forma, esta pesquisa visa identificar a presença do movimento na prática pedagógica da Educação Infantil e suas contribuições no desenvolvimento integral da criança, seja no aspecto cognitivo, motor e socio-afetivo. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de campo que teve como lócus da mesma uma creche municipal da cidade de Jacobina/BA. Utilizou-se como recursos metodológicos a observação, a aplicação de questionário com perguntas abertas, registro fotográfico e análise documental. Com o intuito de conhecer as bases teóricas acerca do tema, o primeiro capítulo faz uma abordagem sobre a história e as leis que permeiam a Educação Infantil; discorre sobre o desenvolvimento da criança na perspectiva de Piaget, Wallon e Wygotsky, e finaliza com a discussão sobre a importância do movimento e a inserção do professor de Educação Física nessa etapa. No capítulo seguinte os caminhos metodológicos utilizados para a realização desta pesquisa e no terceiro a análise e interpretação dos dados coletados. Por fim, conclui-se que o movimento é importante para o desenvolvimento da criança. O movimento, inserido na perspectiva do brincar, na Educação Infantil não deve ser compreendido como instrumento recreacionista sem uma intencionalidade com intuito apenas de lazer. O movimento vai além da concepção mecanicista, é através dele que a criança dialoga com o mundo e interage com outras crianças e adultos. Para tanto, a Educação Física inserida nesse espaço de forma integrada com as demais áreas do conhecimento contribuem para a formação do individuo autônomo, consciente de si e do mundo que o cerca.
- ItemA perspectiva lúdica da capoeira: significados e contribuições para a educação básica(2019) Costa, Salomão Cleomenes Lima; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Gomes, Antenor Rita; Costa, Neuber Leite; Castro Jr, Luís VitorO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa ancorada no paradigma qualitativo, a qual teve como objetivo identificar e analisar as possibilidades da manifestação da Capoeira, sob uma perspectiva lúdica no ensino fundamental I, do Colégio Municipal Gilberto Dias Miranda (CMGDM), em JacobinaBa. O estudo desenvolveu-se, inicialmente, por meio de uma revisão de literatura centrada nas categorias Capoeira e Ludicidade, e trouxe ainda como objetivos identificar as contribuições da capoeira no âmbito da cultura corporal da educação básica; analisar o conhecimento e as experiências dos professores, estagiários e alunos do CMGDM; e por fim construir coletivamente uma proposta de trabalho nas aulas de Educação Física, com evidência na Capoeira. Fundamentado em uma abordagem crítico-dialética e no método da pesquisa ação, com inspiração na sociopoética, por se tratar de um fenômeno investigado criticamente junto ao referido lócus e da transformação da sua realidade (a inserção da Capoeira sob uma perspectiva lúdica na rotina escolar), a pesquisa foi conduzida com a utilização dos dispositivos: observação participante, grupo focal, entrevistas semiestruturadas, além das oficinas de caráter exploratório e formativo, a fim de responder aos objetivos previstos. A despeito dos desafios encontrados no percurso investigativo, destacam-se como resultados no campo empírico, a identificação e a valorização da dimensão lúdica da Capoeira e a sua viabilidade no ensino básico, assim como a elaboração do produto da pesquisa pelo grupo pesquisador, composto pelos estagiários e professores: uma proposta de formação continuada direcionada à Capoeira sob a perspectiva da ludicidade. A partir de tais resultados e do desdobramento desta pesquisa, espera-se que ela contribua de forma relevante na formação do alunos no ensino básico, assim como na melhoria da qualidade das aulas de Educação Física.