Navegando por Autor "Costa, Priscila dos Anjos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRole playing game (RPG) digital como mediador para o ensino/aprendizagem de convivência entre sujeitos multiculturais com religião e valores culturais diversos.(2020-09-30) Costa, Priscila dos Anjos; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Mendes, Antônio Manuel Quintas; Cabalero, Sueli da Silva Xavier; Ribeiro, Josete BispoEsta pesquisa tem em vista identificar através de meios educacionais pedagógicos, como se dar à convivência entre sujeitos de religiões diversas, considerando a premissa da intolerância religiosa relacionada ao racismo. Sendo assim, elaboramos um modelo didático pedagógico socioconstrutivista que agiu como guia nas preparações das aulas com temas conflituosos, porém o plano didático apresentado também pode ser utilizado em diversas aulas sendo elas comuns ou conflituosas, no nosso caso utilizamos o plano didático, que criamos, para discutir convivência com a diversidade religiosa. Seguindo essa perspectiva, nossa pesquisa se comprometeu em elaborar uma metodologia de proposta didática utilizando do jogo RPG digital como mediador de conflitos e auxiliador no ensino-aprendizagem de convivência com a diversidade religiosa. Para isso utilizamos o jogo RPGAD fundamentado na metodologia de investigação Design Based Research (DBR) que é uma pesquisa aplicada que no contexto do jogo RPG proposto, ajudou na construção de conhecimento colaborativo e com um processo de diálogo contínuo, ocorrendo ao decorrer do desenvolvimento da pesquisa momentos de intervenções e soluções de problemas. Considerando a metodologia adotada, na medida em que as aplicações apresentadas foram efetuadas observamos a necessidade de aperfeiçoamento, e assim fizemos, expandindo a pesquisa para outras escolas propiciando vários ciclos de aplicação do jogo e melhoramento do plano didático produzido aqui, seguindo as principais primícias da DBR que são propiciar aos sujeitos participantes nessas pesquisas à construção contínua e coletiva da solução mais adequada.