Navegando por Autor "Costa, Patrícia Lessa dos Santos"
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- ItemEducação e Jovens e Adultos: intersecções entre a formação e o mundo do trabalho de mulheres na Comunidade Quilombola Guaxinim em Cruz Das Almas/BA(Universidade do Estado da Bahia, 0018-09-24) Nascimento, Ednalva Fiuza de Santana do; Costa, Patrícia Lessa dos Santos; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Silva, Neilton daO trabalho de pesquisa investiga a intersecções entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a inserção (das) mulheres da Comunidade Guaxinim, Cruz das Almas, Bahia, no mundo do trabalho, buscando compreender como, ou até que ponto, a escolarização influencia a inserção dessas sujeitas no mundo do trabalho. A partir do objeto de estudo, a pesquisa apresenta o seguinte problema: qual a relação entre a inserção das mulheres na educação de jovens e adultos (EJA) e o mundo do trabalho na Comunidade Guaxinim em Cruz das Almas-Bahia, e quais possibilidades de intervenção? Temos como objetivo geral: investigar a interseção entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a inserção (das) mulheres da Comunidade Guaxinim, Cruz das Almas, Bahia, no mundo do trabalho, buscando compreender o fenômeno do retorno ao cotidiano escolar. Para tanto, traça-se objetivos específicos tais como: elucidar a trajetória da Educação de Jovens e Adultos em suas concepções histórica e filosófica; identificar as trajetórias de escolarização das Jovens e Adultas da comunidade Guaxinim; analisar a relação entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a inserção dos quilombolas no mundo do trabalho. É um estudo exploratório descritivo, de natureza aplicada, de abordagem qualitativa. Para desenvolver a pesquisa utilizamos a abordagem qualitativa tendo como procedimentos, observação participante, revisão bibliográfica e documental e entrevistas, de forma a assegurar a perspectiva dialógica e interseccional desse estudo. Como proposta de produto, realizou-se Círculos de Diálogos e Oficinas Formativas avaliativa com as mulheres do quilombo.Os teóricos de base epistemologica que sustentam essa pesquisa saõ: Freire,1979,Gonçalves ,2000,Gomes,2011, Minayo,2001, Pereira,2019,Paiva,1987, Gonçalves, 2020, Nascimento, 1995, Fernandes e Terra, 2015 e Gomes, 2011.Com o resultado a pesquisa revelou como a interseção da EJA e das mulheres quilombolas e o mundo do trabalho influenciam a trajetória de vida das mulheres quilombolas, evidencia a necessidade de uma abordagem educacional que considere essas dimensões para a emancipação das quilombolas e a inserção no mundo do trabalho. A pesquisa, realizada também evidenciou como a intersecção desses fatores pode transformar as e impulsionar mudanças significativas na comunidade.
- ItemA gestão escolar da EJA na rede pública de ensino da microrregião de Gandu: saberes, práticas e inovação(2021-03-04) Santos, Silvany Silva dos; Amorim, Antonio; Nunes, Eduardo José Fernandes; Freitas, Kátia Siqueira de; Costa, Patrícia Lessa dos SantosEsta dissertação apresenta um estudo sobre a Gestão Escolar na Educação de Jovens e Adultos na Microrregião de Gandu, tendo como colaboradores os diretores, vice-diretores e coordenadores. O foco do estudo deu-se na perspectiva dos saberes, práticas e inovações que esses profissionais desenvolvem nessa modalidade de ensino. O trabalho foi elaborado na tentativa de responder a seguinte questão: de que maneira os saberes, as práticas e os desafios da gestão escolar repercutem no desenvolvimento dos sujeitos da EJA? O objetivo geral foi analisar as ações da gestão escolar que dinamizam e impulsionam a Educação de Jovens e Adultos. Como objetivos específicos, foram propostos: investigar, por meio de observações e participação colaborativa junto aos sujeitos da pesquisa, o papel desenvolvido pela gestão escolar nas práticas do fazer pedagógico e as atitudes que incentivam a concretização do percurso de aprendizagem dos educandos da EJA; identificar as práticas inovadoras, os saberes e os desafios presentes na gestão escolar da Educação de Jovens e Adultos que fortalecem o protagonismo escolar e social dos sujeitos da EJA. Quanto à abordagem, optamos pela qualitativa, já que, nesta pesquisa, estudamos as ações gestoras, dificuldades, práticas e inovações dentro do campo educacional. Para dar direcionamento à pesquisa, escolhemos como procedimento estratégico a pesquisa colaborativa, pois, por meio desse procedimento, houve a construção de conhecimento no trabalho em conjunto; o instrumento utilizado na investigação foram as Rodas de Conversa Virtuais e a aplicação de questionários via Google Forms. Este trabalho dissertativo está dividido em seis capítulos. No primeiro, apresentamos a temática, os objetivos, o quadro preliminar da EJA, as experiências docentes e acadêmicas da pesquisadora. O segundo capítulo é formado pelos procedimentos metodológicos da pesquisa, a abordagem, a caracterização do lócus e dos sujeitos. Em seguida, situamos uma discussão sobre o processo da gestão escolar, destacando os saberes, práticas e a inovação no terceiro capítulo. Já o quarto capítulo discorre sobre o perfil do grupo gestor, destacando seus desejos, formação e o papel como pesquisador, a gestão democrática e o panorama da EJA na Bahia. Os resultados da pesquisa estão expostos no quinto capítulo, com a análise das práticas gestoras na EJA, a inovação e os desafios da Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia. O produto da pesquisa é um blog cuja proposta é apresentar as práticas inovadoras, resultantes da pesquisa, como também atividades contemporâneas que constam no processo da pesquisa, a exemplo de depoimentos de gestores, relatórios de ações e experiências emergentes da roda de conversa, depoimentos de professores e alunos, fotografias e outros elementos pertencentes ao campo pesquisado. Ao fim da escrita desta dissertação, concluímos que o trabalho do grupo gestor é fortalecido por práticas inovadoras, a gestão é compartilhada, há processos de avaliação, diagnósticos e autoavalição, bem como responsabilidade com a função que exerce e se acredita na educação como forma de emancipar o sujeito da EJA.