Navegando por Autor "Costa, Neuber Leite"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação das relações étnico-raciais nos cursos de Licenciatura em Educação Física na cidade de Alagoinhas-BA, 2024.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Oliveira, Barbara Liana Oliveira e; Costa, Neuber Leite; Viana, Viviane Rocha; Silva, Jaqueline Rodrigues daO presente trabalho é fruto de inquietações despertadas durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), onde realizou-se uma pesquisa dos trabalhos que correlacionam a educação física e as relações étnico-raciais. A maioria das obras relatam a baixa implementação dos conteúdos das relações étnico raciais na educação física escolar e, como justificativa, trazem a falta de qualificação dos professores que em sua grande maioria são advindas dos cursos de graduação. Desta forma, surge então a questão problema norteadora: de que forma as questões étnico-raciais aparecem nas grades curriculares e ementas dos cursos de licenciatura em educação física na cidade de Alagoinhas-Ba? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa se dá por apresentar como são discutidas as temáticas das relações étnico raciais nestes cursos. Para atingirmos este objetivo, utilizamos a pesquisa qualitativa, tendo como base a pesquisa documental, onde foi realizado o levantamento das instituições de ensino superior que oferecem o curso de licenciatura em educação física na cidade de Alagoinhas-Ba, sendo analisadas através da grade curricular e das ementas das disciplinas que são encontradas no Projeto Pedagógico Curricular (PPC). No total, 15 faculdades foram selecionadas e 11 analisadas. Foi possível observar durante a pesquisa que as instituições estão, sim, incluindo a educação das relações étnico-raciais em seus cursos de licenciatura em educação física, apesar de algumas apresentarem de maneira confusa. Avanços estão sendo feitos, porém, é de extrema importância que essas instituições disponibilizem seus PPC9s e os atualizem para que assim toda a comunidade tenha acesso a esses documentos.
- ItemA perspectiva lúdica da capoeira: significados e contribuições para a educação básica(2019) Costa, Salomão Cleomenes Lima; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Gomes, Antenor Rita; Costa, Neuber Leite; Castro Jr, Luís VitorO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa ancorada no paradigma qualitativo, a qual teve como objetivo identificar e analisar as possibilidades da manifestação da Capoeira, sob uma perspectiva lúdica no ensino fundamental I, do Colégio Municipal Gilberto Dias Miranda (CMGDM), em JacobinaBa. O estudo desenvolveu-se, inicialmente, por meio de uma revisão de literatura centrada nas categorias Capoeira e Ludicidade, e trouxe ainda como objetivos identificar as contribuições da capoeira no âmbito da cultura corporal da educação básica; analisar o conhecimento e as experiências dos professores, estagiários e alunos do CMGDM; e por fim construir coletivamente uma proposta de trabalho nas aulas de Educação Física, com evidência na Capoeira. Fundamentado em uma abordagem crítico-dialética e no método da pesquisa ação, com inspiração na sociopoética, por se tratar de um fenômeno investigado criticamente junto ao referido lócus e da transformação da sua realidade (a inserção da Capoeira sob uma perspectiva lúdica na rotina escolar), a pesquisa foi conduzida com a utilização dos dispositivos: observação participante, grupo focal, entrevistas semiestruturadas, além das oficinas de caráter exploratório e formativo, a fim de responder aos objetivos previstos. A despeito dos desafios encontrados no percurso investigativo, destacam-se como resultados no campo empírico, a identificação e a valorização da dimensão lúdica da Capoeira e a sua viabilidade no ensino básico, assim como a elaboração do produto da pesquisa pelo grupo pesquisador, composto pelos estagiários e professores: uma proposta de formação continuada direcionada à Capoeira sob a perspectiva da ludicidade. A partir de tais resultados e do desdobramento desta pesquisa, espera-se que ela contribua de forma relevante na formação do alunos no ensino básico, assim como na melhoria da qualidade das aulas de Educação Física.