Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Costa, Marisa"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas inclusivas nos tempos formativos I e II: EJA no socioeducativo
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-21) Costa, Marisa; Correia, Patrícia Carla da Hora; Costa, Patrícia Lessa Santos; Vitorino, César Costa; Rigo, Ariádne Scalfoni
    A presente pesquisa apresentada ao Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), contempla o item da área 2, que são: Formação de Professores e políticas Públicas, aborda práticas inclusivas das professoras que trabalham com Tempos Formativos I e II – EJA, em um colégio socioeducativa, no município de Feira de Santana/Bahia, buscou-se compreender por meio da pesquisa norteadora: Como acontece a prática pedagógica das professoras que atuam com estudantes com deficiência nos Tempos Formativos I e II modalidade EJA, no socioeducativa? O objetivo geral buscou compreender como as professoras do colégio pesquisado incluem adolescentes com deficiência em suas práticas docente. Os Objetivos específicos permitiram: Discutir os Tempos Formativos - EJA, considerando os aspectos históricos, legais e educacionais que envolvem os sujeitos em restrição e privação de liberdade; conhecer a prática pedagógica das professoras que atuam nos Tempos Formativos I e II - EJA com adolescentes com deficiência em circunstância de privação de liberdade; analisar a formação das professoras para escola inclusiva na Socioeducação propondo a organização de uma trilha formativa. Utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, tendo como tipo de pesquisa o estudo de caso; usamos como instrumento de pesquisa a entrevista não estruturada e o questionário semiestruturado. Essa investigação tem como aporte teórico: A Educação de Jovens e Adultos - EJA; os pressupostos da Educação Inclusiva e da Socioeducação, contando com o apoio da gestão do colégio socioeducativo, do corpo administrativo e das professoras pesquisadas que atuam nesse espaço. Diante da pesquisa, percebeu-se que o processo inclusivo na escola está em construção e à medida que os professores fortalecem a sua formação, mais práticas inclusivas acontecem. Diante dessa constatação, como produto final desta dissertação, tivemos uma trilha formativa para os professores, almejando contribuir com suas práticas pedagógicas
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais