Navegando por Autor "Costa, Marisa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPráticas inclusivas nos tempos formativos I e II: EJA no socioeducativo(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-21) Costa, Marisa; Correia , Patrícia Carla da Hora; Costa, Patrícia Lessa Santos; Vitorino, César Costa; Rigo, Ariádne ScalfoniA presente pesquisa apresentada ao Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), contempla o item da área 2, que são: Formação de Professores e políticas Públicas, aborda práticas inclusivas das professoras que trabalham com Tempos Formativos I e II – EJA, em um colégio socioeducativa, no município de Feira de Santana/Bahia, buscou-se compreender por meio da pesquisa norteadora: Como acontece a prática pedagógica das professoras que atuam com estudantes com deficiência nos Tempos Formativos I e II modalidade EJA, no socioeducativa? O objetivo geral buscou compreender como as professoras do colégio pesquisado incluem adolescentes com deficiência em suas práticas docente. Os Objetivos específicos permitiram: Discutir os Tempos Formativos - EJA, considerando os aspectos históricos, legais e educacionais que envolvem os sujeitos em restrição e privação de liberdade; conhecer a prática pedagógica das professoras que atuam nos Tempos Formativos I e II - EJA com adolescentes com deficiência em circunstância de privação de liberdade; analisar a formação das professoras para escola inclusiva na Socioeducação propondo a organização de uma trilha formativa. Utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, tendo como tipo de pesquisa o estudo de caso; usamos como instrumento de pesquisa a entrevista não estruturada e o questionário semiestruturado. Essa investigação tem como aporte teórico: A Educação de Jovens e Adultos - EJA; os pressupostos da Educação Inclusiva e da Socioeducação, contando com o apoio da gestão do colégio socioeducativo, do corpo administrativo e das professoras pesquisadas que atuam nesse espaço. Diante da pesquisa, percebeu-se que o processo inclusivo na escola está em construção e à medida que os professores fortalecem a sua formação, mais práticas inclusivas acontecem. Diante dessa constatação, como produto final desta dissertação, tivemos uma trilha formativa para os professores, almejando contribuir com suas práticas pedagógicas