Navegando por Autor "Costa, Marcelo Neves"
Agora exibindo 1 - 20 de 24
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise do comportamento do capital de giro de uma MPE, dada à crise de 2008: o ativo circulante da empresa ômega, Guanambi/BA(2013-07-25) Bezerra, Janeide de Araújo; Nascimento, Marcelo Felipe Cardoso; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Costa, Marcelo Neves; Pinheiro, AdyrEsta pesquisa faz uma discussão sobre a influência causada pela a crise mundial de 2008 no comportamento do capital de giro empresarial de empresas de pequeno porte, dando ênfase no ativo circulante. O estudo faz um paralelo do cenário internacional e nacional com o cenário no âmbito municipal, tendo como objeto de estudo uma empresa do setor de implementos agrícolas que esta situada na cidade de Guanambi – BA. Para a coleta dos dados foi utilizado à análise documental (fonte secundária). O balanço patrimonial foi à fonte de informações, tendo como recorte temporal o período de 2007, 2008 e 2009. O ano de 2007 não foi avaliado, mas serviu como referencial, ou ano base para que fossem avaliados os anos de 2008 e 2009. A partir dos dados coletados na empresa foi possível confrontar com informações extraídas de fontes secundárias de instituições, como SEBRAE, TCU, entre outras. Os resultados foram obtidos através de análise percentual, relativizando as contas do ativo circulante que foi divido em: caixa, bancos contas movimento, aplicações financeiras, duplicatas a receber e outros créditos e despesas de exercícios futuros. Utilizando ferramentas estatísticas, tais como índice numérico foi possível analisar as variáveis que melhor caracterizavam o problema. A verificação da hipótese, que a crise mundial teve reflexos no capital de giro de uma empresa de pequeno porte, no município de Guanambi/Ba foi ratificada, contudo apesar da relevância pontual, sugere-se ampliação do ensaio, uma vez que as empresas de pequeno porte não estão munidas de ferramental analítico conjuntural sobre as externalidades. Elas estão susceptíveis a sofrerem com momentos de instabilidade devido às incertezas da economia devido à inflação.
- ItemComportamento estratégico de empresas: um caso comparativo das empresas do município de Guanambi-BA(2013-01-13) Souza, Douglas Santos; Gomes, Priscila Fernanda Santos; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Pinheiro Júnior, Adir; Costa, Marcelo NevesO ambiente empresarial está cada vez mais complexo e dinâmico e somente organizações com profissionais que possuem ferramentas e capacitação adequada conseguem se destacar em meio à concorrência acirrada. Além disso, a utilização de mecanismos do planejamento estratégico eventualmente costuma ser dificultada, por ser um processo abrangente e que exige também, capacitação dos gestores para ter sucesso na empresa. Considerando a dinâmica do mercado local e a sua importância no comércio da nossa microrregião, o presente trabalho buscou, por intermédio de um estudo comparativo entre três empresas de ramos de atividade distintos, conhecer o posicionamento das empresas de Guanambi – BA em termos do comportamento e planejamento estratégico. As pesquisas detalharam que dentre as empresas investigadas existe um conhecimento prévio no que diz respeito ao planejamento estratégico, mesmo que este não seja aplicado de forma adequada em sua maioria. O resultado deste estudo é uma descrição sucinta da realidade do planejamento estratégico e como este gera consequências relevantes quando não é aplicado de forma ideal.
- ItemControles financeiros: a importância das ferramentas financeiras em empresas distribuidoras de bebidas na cidade de Guanambi(2014-08-08) Oliveira, Jamara Delinete da Palma; Guedes, Márcio da Conceição; Costa, Marcelo Neves; Bittencourt, Euclides Santos; Cardoso, Vanderlei Marques; Souza, Jussimara de Cássia LeiteO presente trabalho foi desenvolvido em três empresas atuantes no segmento de distribuição de bebidas na cidade de Guanambi-Bahia, evidenciar o uso de controles financeiros que auxiliam no processo de tomada de decisão. Para que pudesse ser desenvolvido, utilizou-se como processo metodológico o desenvolvimento de uma pesquisa de campo de caráter exploratório onde os resultados foram obtidos através de questionários direcionados aos gestores e tratados a partir de uma análise comparativa com auxilio do referencial teórico onde tem-se a considerações dos principais autores que dominam a temática em questão bem como as subtemáticas que envolvem o contexto voltado para os aspectos que envolvem os controles financeiros e a tomada de decisão. Os resultados obtidos demonstraram que essas empresas realizam bom uso das ferramentas financeiras dentro da execução dos seus negócios.
- ItemEmpreendedor individual: um estudo do perfil econômico de palmas de Monte Alto-BA(2012-12-21) Rodrigues, Ana Maria Cardoso; Araujo, Aronilson dos Santos; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Farias; Costa, Marcelo Neves; Fagundes, Marcus ViníciusEste trabalho tem como principal razão o estudo do Empreendedor Individual, instituído pela Lei Complementar nº 128/2008, que surge com o advento de um beneficio e esperada alteração nos meios legais que regem as relações econômicas de produção e distribuição de bens e serviços no Brasil. O presente estudo objetivou identificar e comparar o perfil econômico dos empreendedores individuais formais da cidade de Palmas de Monte Alto-Ba, bem como evidenciar a percepção dos mesmos quanto sua formalização e comparar tais informações com dados de pesquisa a nível nacional. Pretendeu-se, ainda, analisar o conceito do empreendedorismo, o perfil do empreendedor, e suas características. Para consolidação deste trabalho foi desenvolvida uma pesquisa exploratória descritiva atrelada a um levantamento bibliográfico. Como resultado da pesquisa observou-se que o perfil dos empreendedores individuais montealtenses quando comparado aos empreendedores individuais a nível estadual e nacional, os mesmos possuem características similares, visto que sua maioria se formalizou objetivando obter um registro formal acoplado aos benefícios oriundos desta. Com este estudo foi possível mostrar a importância do empreendedor individual no cenário econômico local e nacional, bem como entender o comportamento dos mesmos para a viabilidade de futuras políticas públicas de fomento e desenvolvimento.
- ItemEmpreendedorismo: o empreendedor e as (des)vantagens do programa microempreendedor individual no município de Guanambi-Bahia(2011-10-07) Gonçalves, Eliz Regina De Carvalho Castro; Donato, Lecirene de Souza Lima; Silva, Suely Dias da; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Costa, Marcelo Neves; Fagundes, Marcus Vinícius CarvalhoO propósito dessa pesquisa é de fazer um estudo sobre o ambiente empreendedor no município de Guanambi, dando ênfase ao Microempreendedor Individual e a formalização através do programa do governo Federal Microempreendedor Individual - MEI. O estudo em questão parte do viés da informalidade para formalidade, através de uma discussão conceitual, entre dois empreendedores, formal e informal. Nessa linha proposta pela pesquisa, questiona se os benefícios e a redução da burocracia estipulada pela Lei 128/2008, são satisfatórios para a saída da informalidade, entre as vantagens e desvantagens da formalização. A pesquisa é exploratória, segue uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizada pela tipologia descritiva, sobretudo bibliográfica e combinada com a pesquisa de campo. No estudo de campo (entrevista, via questionário) foram levantadas observações de duas situações distintas, na visão do empreendedor formal e informal, fortalecendo o estudo comparativo. A falta de dados e disponibilidades dos inqueridos foi um limitante do universo da pesquisa. Todavia foi estratégico adotar o método dedutivo para coleta de dados, por meio de questionário fechado, semi-estruturado, obtendo informações valiosas na perspectiva do programa MEI-Guanambi. No sentido econômico, os benefícios são marginais, como ausência dos custos adicionais para cobertura previdênciaria, segurança jurídica, entre outros. A redução da burocracia é um passo importante, mas não suficiente para saída da informalidade, tendo em vistas outros desdobramentos para sustentabilidade do empreendimento formalizado. Questionam-se os limites de crédito, a assistência técnica, entre outros pormenores que facilitem a inserção do empreendedor no mercado formal, contudo algumas das vantagens estipuladas na lei, como a redução carga tributária, são uma razoável conquista do empreendedorismo brasileiro.
- ItemEstilos de liderança - um estudo de caso na Assembleia de Deus de Guanambi-BA(2013-12-20) Lima, Edimar da Rocha; Martins, Natanael Miranda; Marques, Rogério Santos; Costa, Marcelo Neves; Pinheiro, AdirEste trabalho constitui-se em um estudo de caso que tem como objetivo principal, Conhecer e analisar o Estilo de Liderança predominante na Assembleia de Deus Missão em Guanambi/BA. Para concretização deste objetivo, buscou-se junto a Assembleia de Deus Guanambi/BA, Identificar sua estrutura de administração Eclesiástica, conhecer a percepção do seu gestor e dos liderados sobre o estilo de liderança predominante na mesma, além de buscar-se mostrar a relevância e o papel do líder no âmbito organizacional. Nesta perspectiva, realizou-se uma discussão teórica sobre a temática em análise culminando com a aplicação de questionários com o líder e liderados da organização pesquisada. A pesquisa foi sistematizada para explicar a administração eclesiástica e liderança baseando em diversas teorias administrativas e de liderança. O trabalho está divido em quatro partes, na primeira parte apresenta conceitos gerais e teológicos relacionados á administração eclesiástica, a administração como um todo. A segunda parte apresenta conceitos de lideranças - os métodos de liderança eclesiástica, a qualidade e o papel da liderança. A terceira apresenta uma análise metodológica, com caracterização da pesquisa, população e amostra os instrumentos de coletas de dados, bem como as estratégias de analise de dados. A quarta parte analisa se os dados apresentando a atuação Assembleia de Deus em Guanambi, a Instituição Assembleia de Deus perfil dos membros da Igreja Assembleia de Deus em Guanambi, que irá beneficiar a liderança e a administração eclesiástica na cidade de Guanambi, representados, por meio de tabelas e gráficos. Espera-se assim atingir os objetivos supracitados.
- ItemUma estratégia de competitividade e sobrevivência para pequenas e médias empresas do município de Guanambi-BA.(2013-07-25) Santos, Michelle Moreira; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Lago, Suely; Costa, Marcelo NevesO presente estudo tem o propósito de levantar as ações estratégicas da rede de cooperação de 10 empresas do município de Guanambi-Ba, dando ênfase na competitividade e sobrevivência. O estudo em questão parte do viés da estruturação formal das empresas após serem inseridas em rede de cooperação. Através dessas alianças as empresas atuam de forma associada na busca de novos aliados e na difusão de seus serviços ou produtos. Justifica-se este trabalho na abordagem dos fatores importantes que além de gerar desenvolvimento econômico e social proporcionam benefícios e ganhos competitivos de forma conjunta. O compartilhamento de ideias, a troca e ajuda mútua concretizam o crescimento das pequenas e médias empresas “PME’s”. A pesquisa é exploratória, segue uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizada pela tipologia descritiva. No estudo de campo (entrevista, via questionário) foram levantadas observações de duas situações distintas, na visão do empreendedor formal e informal, fortalecendo o estudo comparativo. Todavia foi estratégico adotar o método dedutivo para coleta de dados, por meio de questionário fechado, semi estruturado, obtendo informações satisfatórias para analise dos dados levantados. Na análise foi perceptível identificar que as empresas se organizaram para, superarem dificuldades impostas pelo mercado, o que resultou em aumento do conhecimento dos empreendedores sobre gestão empresarial, planejamento estratégico, comercialização e mercado. Reforçando o conceito de colaboração mútua a fim de que as empresas possam sobreviver e se manterem no mercado competitivo. Os resultados encontrados apontam que as empresas possuem o ambiente organizacional estruturado, desenvolvem planejamento estratégico, houve aumento nos ganhos competitivos após associar-se e participam efetivamente no processo de ações estratégicas da associação.
- ItemEstudo comparativo da poupança brasileira por meio dos relatórios do Banco Central no período 1995 ao 1º semestre de 2012(2012-12-19) Fernandes, Robson Dilinger Almeida; Pereira, Sandra Maria de Brito; Bitencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Farias; Costa, Marcelo Neves; Pinheiro Júnior, AdirNa presente monografia, apresenta-se um estudo comparativo dos governos entre o período de 1995 a 2012 que culminaram com a adoção de novas regras para a caderneta de poupança brasileira, alterada principalmente pela redução da taxa SELIC no ano de 2012. Para a elaboração da mesma, foi realizada uma pesquisa exploratória e posteriormente descritiva no intuito de conhecer as principais razões que levaram a modificação do cálculo da poupança, perfil de investidores do mercado financeiro e poupador bem como as possíveis consequências das mudanças prudenciais ocorridas, tanto para os investidores, como para a economia brasileira como um todo. Os dados foram obtidos de fonte secundária através de análise documental e pesquisa bibliográfica. Primeiro foram estudados diversos fundos de investimento, focando em caderneta de poupança e mercado de ações. Além dos fundos, também foi explanado sobre consumo e realizado um comparativo entre poupança e mercado de ações. Posteriormente foi elaborada uma análise frisando nos resultados obtidos nos últimos três anos da poupança e um paralelo entre os dois fundos, mercado de ações e caderneta de poupança observando a tendência de migração de investidores entre esses os mesmo, abordando os impactos provenientes dessas migrações para a economia e equilíbrio das contas do governo. Por fim após a análise dos documentos pode-se chegar as considerações finais com as conclusões tomadas com base na leitura e no estudo realizado.
- ItemGestão de estoque: gerenciamento de perdas em supermercados varejistas de Guanambi-BA(2013-12-19) Rodrigues, Islane Marques; Santana, Simara dos Santos Martins; Marques, Rogério Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Costa, Marcelo NevesO presente trabalho tem por objetivo geral analisar as atitudes e medidas preventivas nos supermercados estudados em relação às perdas de mercadorias, identificar as principais causas de perdas de mercadorias nos supermercados estudados, identificar de que forma os supermercados programam suas atividades gerenciais de compras, recebimento, armazenamento e exposição, e descrever de forma comparativa as atitudes e medidas preventivas dos supermercados estudados. Quanto à metodologia aplicada se caracteriza como uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, com uso de uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, que não constitui apenas numa simples coleta de dados, mas também na observação do lócus de pesquisa, com uma visão crítica. O local de estudo escolhido foi à cidade de Guanambi, pólo comercial da região, com amostra igual a dois supermercados varejistas, nos quais utilizou-se como instrumento para coleta de dados a entrevista feita com o administrador geral, os gestores de compra, estoque, e com repositores e bateria – de – caixa, e também da observação in-loco pela investigadora. Os resultados obtidos com a pesquisa foram satisfatórios uma vez que ambos os supermercados demonstram estar cientes da importância de prevenir perdas de mercadorias que lhes causam perda nos lucros, e também pela maturidade e entendimento dos gestores. Apesar dos gestores estarem cientes dessa importância dentro da organização ainda não tem um setor especifico para estar lidando com o problema. As perdas são evitadas por meio de ações praticadas por seus colaboradores que são orientados a estarem sempre atentos com produtos perecíveis, com as datas de validade das demais mercadorias, atentos a movimentação diferente no interior da loja, e para ter cuidado com o produto evitando quebrá-los ou danificá-los. Outra ação de prevenção de perdas identificada foi que antes que o produto vença os gestores realizam ofertas baixando os preços dos produtos, diminuindo ou zerando o nível do produto em estoque, e também a ação de realizar em alguns casos a devolução do produto para o fornecedor antes do vencimento por um preço inferior ao qual foi adquirido, visto pelos administradores como uma forma de evitar a perda total da mercadoria uma vez que as perdas concentram-se em produtos de laticínios e hortifrutes devido à perecibilidade. Entretanto a pesquisa demonstra que o gerenciamento do estoque e a prevenção das perdas dos supermercados varejistas estudados estão sendo executadas de maneira similar e até o presente momento tem proporcionado resultados positivos, mas segundo o administrador do supermercado Alpha, o mesmo tem interesse de futuramente implantar programas específicos no combate as perdas. Já o gestor do supermercado Betha não se manifestou quanto à implementação de um sistema na área de prevenção de perdas, mas tem ciência da sua importância.
- ItemGestão de políticas públicas: um estudo exploratório sobre o programa bolsa família na cidade de Guanambi-BA.(2012-12-20) Xavier, Juscelia Santos; Prado, Luciana Moreira; Costa, Marcelo Neves; Leite, Carlos Fernando Faria; Pinheiro Júnior, AdirEste trabalho monográfico traz como tema Gestão de Políticas Públicas: um estudo exploratório sobre o Programa Bolsa Família na cidade de Guanambi - BA dentro de uma perspectiva metodológica de caráter exploratório que buscou com uma análise qualitativa dos dados investigar os impactos do Programa Bolsa Família sobre a mudança de vida junto às famílias beneficiadas no município de Guanambi, tentando identificar de que forma os recursos do Programa estão sendo utilizados pelos beneficiários e verificando as percepções dos mesmos sobre a melhoria das condições de vida depois da adesão ao programa. O Programa Bolsa Família (PBF) é uma política pública que visa melhorar a qualidade de vida da população pertencente à parcela classificada como extremamente pobre, em troca da assistência prestada, os beneficiários precisam de uma contrapartida – ações que irão proporcionar às famílias beneficiadas, uma melhora significativa na sua qualidade de vida reduzindo os efeitos e o índice de pobreza. A pesquisa foi realizada através da aplicação do questionário a 50 beneficiários, tendo como objetivo analisar se as famílias que recebem o subsídio federal apresentaram melhoras na qualidade de vida após o início do programa. Como resultado, foi possível identificar que o Programa Bolsa Família vem surtindo efeito para a população pobre, melhorando a qualidade de vida e diminuindo o índice de pobreza das famílias pesquisadas desde a implantação do programa.
- ItemGestão dos recursos hídricos no município de Caetité(2014-08-07) Cardoso, Cleiton Vagner; Brito, Everton Lennon Bonfim; Costa, Marcelo Neves; Bittencourt, Euclides Santos; Lopes, Fabricio; Cruz, João Hélio Reale; Recursos hídricosEste trabalho tem o objetivo de avaliar os desdobramentos gerados com a falta de recursos hídricos na cidade de Caetité, verificar os dados e as informações documentais sobre a gestão da falta de água, examinar a relação entre demanda e consumo de água da população e mensurar a efetividade das ações alternativas de combate à falta de água. Para gerir um recurso finito na qual sua demanda cresce cada dia mais e sua utilização se mantêm inadequada, são necessários métodos administrativos que forneçam planejamento, organização, direção e controle a fim de minimizar seus impactos para a população. Utilizando uma pesquisa documental no período de 2010 a 2013 na empresa Embasa e debates, aplicando o método de grupo focos com funcionários da Embasa e com uma amostra pequena da população local, no centro do município de Caetité. Foram levantados informações e dados quantitativos para avaliar a gestão do recurso hídrico em Caetité. Os resultados obtidos na pesquisa nos faz entender que a falta de água deve-se não só ao grande período de estiagem, mas também a falta de políticas públicas voltadas para investimentos na eliminação do gargalo hídrico da cidade. Os projetos existentes são paliativos ou ações pontuais que não resolvem apenas amenizam o problema da falta de água, que cresce em progressão geométrica devido ao crescimento excessivo da população. Para suprir o abastecimento de água de uma cidade cuja demanda é maior que a oferta atual, é preciso métodos gerenciais de distribuição racionada, pois atender as necessidades básicas da população é um dever social do estado. O projeto de TCC tem a perspectiva de abrir esse debate no que tange de fato a gestão dos recursos hídricos.
- ItemGestão estratégica de estoques: estudo de campo em uma empresa atacadista do segmento alimentício(2019-09-19) Pereira, Edilson da Silva; Santos, Paulo Renan Donato; Guimarães, Jane Kelly Nascimento Porto; Costa, Marcelo Neves; Neto, José Brilhante de Souza; Souza, Jussimara de Cássia L.A gestão de estoques possui papel fundamental para o resultado financeiro da empresa e colabora na melhoria do nível de serviço em relação aos clientes e redução de custos empresariais. Percebe-se que as estratégias delimitadas pelas organizações são essenciais para seu crescimento, pois se deve conciliar a redução de custos, para proporcionar investimentos nos demais setores da empresa, bem como oferecer produtos de máxima qualidade para satisfazer o cliente. Esta pesquisa tem como objetivo principal conhecer a gestão de estoques da empresa Alfa. Posteriormente, identificar quais são os parâmetros utilizados para fazer a gestão de estoque; determinar como a gestão de estoque interfere no processo de vendas; e por último investigar a importância da gestão de estoque na redução de custos. A metodologia utilizada para este estudo de caso foi uma pesquisa exploratória e qualitativa, pela qual foi possível levantar informações sobre o tema em questão. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, baseado na escala Likert. Como resultados obtidos neste artigo, conclui-se que uma gestão de estoque eficaz possibilita informações estratégicas que são imprescindíveis na busca da redução de custos.
- ItemImpactos socioeconômicos da instalação do parque eólico: um estudo na micro região de Guanambi-BA(2013-12-27) Ladeia, Gabriel Almeida; Cardoso, Geiziane Gomes; Costa, Marcelo Neves; Leite, Carlos Fernando FariaO presente trabalho teve como objetivo conhecer os principais impactos socioeconômicos gerados pela implantação do sistema de captação de energia eólica em Guanambi- BA e microrregião. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o assunto e utilizou-se um questionário para obtenção de informações. Os dados foram coletados junto a pessoas que de alguma forma sofrem interferência de um parque eólico, moradores nas cidades de Guanambi Caetité e Pindaí. O resultado da análise dos dados mostrou que há vários impactos relacionados à fase de construção dos parques. Esses impactos podem ser positivos ou negativos. Positivos como a criação de empregos, fomento do comércio local e geração de renda. E negativos como impactos na flora, geração de poeira e alteração no cotidiano de algumas comunidades. No entanto, esses impactos são de pequena proporção se comparadas a obras de outras fontes geradoras de energia, e na percepção dos afetados as vantagens e benefícios superam os pontos negativos.
- ItemInfluência da mineração para o desenvolvimento local: um estudo a partir da INB S/A e BAMIN S/A da cidade de Caetité-BA(2012-12-19) Amorim, Anna Paula dos Santos; Malheiros, Regiane Junqueira Miranda; Fagundes, Marcus Vinícius C.; Leite, Carlos Fernando; Bittencourt, Euclides Santos; Costa, Marcelo NevesO presente estudo teve como objetivo identificar e discutir a influência das empresas de Mineração INB e BAMIN para o desenvolvimento da cidade de Caetité-BA. Para tanto, buscou-se descrever a atuação de tais empresas no município, verificar os indicadores socioeconômicos municipais após a implantação desses empreendimentos e verificar a percepção da população diante dos efeitos socioeconômicos advindos da atividade de mineração. Para atender aos objetivos desse estudo foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e o questionário semiestruturado. As constatações da pesquisa evidenciaram que houve uma progressão significativa no PIB municipal entre os anos de 1999 a 2009 destacando-se o setor industrial ao apresentar a maior média de crescimento nesse período. A oferta de empregos no mercado de trabalho caetiteense durante o período de 2000 a 2010 também apresentou crescimento, diminuindo a taxa de desemprego em mais de 41%. Nesse sentido, destaca-se o setor de extrativa mineral que entre os anos de 2005 a 2008 apresentou um expressivo crescimento no número de pessoas ocupadas nesse setor. Contudo os indicadores de desenvolvimento econômico e social do município, o IDE e o IDS, apontaram que entre os anos de 1998 a 2006 a cidade de Caetité-BA pouco se desenvolveu. Quanto à percepção da população, verificou-se que as opiniões dos moradores da cidade convergem com os resultados apresentados pelos indicadores de crescimento e desenvolvimento econômico e social. Apesar de grande parte dos entrevistados acreditarem que esses empreendimentos geram emprego e renda para a cidade e que eles são importantes para o crescimento do município, ficou evidente que a população ainda não consegue perceber mudanças importantes e necessárias para uma melhor qualidade de vida, uma vez que a educação, a saúde e a infraestrutura do município não apresentaram durante esses anos grandes progressos.
- ItemInfluência do crédito direcionado para as classes C e D nas preferências de consumo das famílias(2013-08-06) Medeiros, Leane Cristina; Silva, Suziane Xavier; Bittencourt, Euclides dos Santos; Costa, Marcelo Neves; Leite, Carlos Fernando FariaO presente estudo aborda a problemática do crédito, elemento que nos últimos anos no Brasil, recebeu grande enfoque, sendo utilizado como instrumento de fomento da economia e incentivo ao consumo. Considerando o impacto da ampliação desse fator no Brasil, que é apontado como um dos pontos determinantes para a manutenção da economia no país nos últimos anos, o trabalho dará ênfase no crescimento da oferta de crédito, com foco no o crescimento das classes C e D. O trabalho objetiva também caracterizar as mudanças na oferta de crédito no Brasil, discutindo o perfil de distribuição de renda, impulsionado pela ascensão das classes C e D, buscando ainda fazer um comparativo entre o período de 2010 e 2011 para dessa forma atualizar os agentes econômicos e o público em geral com relação às formas de crédito que atendem as classes sociais pesquisadas. Para se atingir os objetivos foram apresentados importantes conceitos relacionados ao tema, trazendo para o trabalho o pensamento dos principais autores que discutem o assunto fazendo uma revisão bibliográfica. A pesquisa será fundamentada em fontes secundarias, se apoiando principalmente nos relatórios fornecidos pelo Banco Central nos anos de 2010 e 2011 e complementado por uma pesquisa de fonte primária investigando o comportamento de crédito na perspectiva das classes C e D e em pesquisas já realizadas que discutem o assunto. Após revisão bibliográfica, em que se enfatiza o debate recente sobre a importância das medidas macroprudenciais para o incremento da estabilidade financeira global, concluímos que as medidas macroprudenciais foram efetivas no caso brasileiro, e fomento do credito influenciou de forma decisiva o perfil de consumo dos brasileiros nos últimos anos.
- ItemJogos de empresa: um estudo de caso comparativo do desafio Sebrae na UNEB-DEDC-Campus XII, nos anos de 2008 e 2012(2013-07-25) Silva, Alberto Ferreira; Silva, Jairo Aparecido Vieira da; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando Faria; Costa, Marcelo NevesO presente trabalho tem o objetivo de disseminar as contribuições do Desafio SEBRAE para os discentes participantes das edições de 2008 e 2012 da Uneb Campus XII. O estudo foi definido a partir do posicionamento estratégico, que é uma das atribuições do administrador, analisado através das percepções dos jogadores nos referidos anos. Para tais fins foi realizado um corte transversal considerando os participantes no ano de 2008 e 2012. A amostra escolhida para investigação foram os participantes da primeira e ultima edição do jogo na instituição, com o intuito de comparar as percepções estratégicas. Para consolidar o estudo foi adotado o método descritivo com o auxilio da pesquisa de campo, uma vez que, existia carência de dados (informações) devido à dispersão do público alvo (discentes) de 2008, que já tinham sido graduados, no entanto recorremos à estratégia de aplicação de questionário fechado, semi-estruturado, por meio de mala-direta, estes foram aplicados aos participantes de 2008 e 2012 que corroboraram as expectativas da pesquisa. O Desafio SEBRAE representa uma grande possibilidade para os discentes aplicarem de modo pragmático as técnicas de estratégias táticas e operacionais. Os resultados indicam a importância desse evento para os discentes amadurecerem no dia a dia de uma empresa, seja de pequeno ou grande porte. Em quatro anos de participação do Desafio SEBRAE os discentes do bacharelado em administração da UNEB DEDC Campus XII vêm aproveitando e desenvolvendo habilidades e competências que fortalecem a relação teoria e prática, ficando evidenciado na pesquisa que as técnicas aplicadas no Desafio SEBRAE serão utilizadas fora da academia, consolidando o instrumento Jogos de Empresa como uma excelente ferramenta didática.
- ItemMarketing de relacionamento e CRM: um estudo de caso no Banco do Brasil de Guanambi-BA(2012-12-20) Souza, Deibbe Dadiane Mendes; Ladeia, Roberta Alves Reis; Fagundes, Marcus Vinícius C.; Oliveira, Sayonara Miranda; Costa, Marcelo NevesEste estudo tem por objetivo verificar a aplicação do software CRM – Customer Relationship Management no Banco da Brasil agência de Guanambi-BA, analisando os benefícios que este proporciona no ambiente organizacional financeiro , afim de reter e satisfazer os clientes. Neste mesmo âmbito, também foi desenvolvido um estudo da visão dos funcionários em relação ao uso e adaptação do novo sistema no seu ambiente de trabalho. O CRM é visto com um dos métodos mais sofisticados e eficientes, que transformam a maneira como as empresas podem aumentar a rentabilidade dos clientes atuais, além de ajudar na conquista de novos. A pesquisa foi aplicada com fins exploratórios e descritivos, mediante estratégia de um estudo de caso. Utilizou-se de técnicas de pesquisas documentais e entrevista. Foram aplicados dois questionários. O primeiro deles foi realizado com os clientes, indo de questões que visam informar o perfil dos consultados a questões que buscam diagnosticar a sua satisfação frente ao atendimento oferecido pela agência. O segundo realizou-se com os funcionários, também caracterizando o perfil dos entrevistados e diagnosticando os benefícios do software frente ao uso da tecnologia no dia a dia de trabalho. A entrevista foi feita com o gerente geral da agência a fim de conhecer qual foi a proposta do CRM para a instituição estudada. Os resultados elucidam que a implantação do CRM trouxe pontos positivos quanto ao feedback no atendimento ao cliente, tornando este mais satisfeito, além de promover o desenvolvimento do trabalho dos seus colaboradores. Revelou-se também que a implantação do novo software esta em fase de transição obtendo melhoria contínua quanto aos objetivos proposto pelo sistema.
- ItemO orçamento público como instrumento de gestão: um estudo de caso na Universidade do Estado da Bahia - Campus XII - Guanambi(2013-12-20) Veiga, Francineide Rodrigues da; Silva, Roberta Nonato da; Costa, Marcelo Neves; Leite, Carlos Fernando Faria; Rodrigues, Fabrício LopesO presente estudo se insere no campo do Orçamento Público e tem como objetivo geral comparar a relação existente entre o planejamento e a execução orçamentária e financeira da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII - Guanambi, no período de 2008 a 2011. O estudo foi conduzido no sentido de avaliar se o orçamento contribui como um instrumento eficaz no Campus. Para tanto, no que se refere aos procedimentos metodológicos foram utilizados o estudo de caso, as pesquisas exploratória e documental e a abordagem qualiquantitativa. Os dados necessários à realização do trabalho foram pesquisados a partir do Sistema de Informações Contábeis e Financeiras (Sicof) do Governo do Estado da Bahia, do Sistema Integrado de Planejamento (SIP) da Uneb e de documentos internos do Campus XII, a exemplo dos relatórios orçamentários e financeiros referentes ao corte temporal estabelecido. Para complementar a análise foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os diretores do Campus (gestão 2008-2011) e coordenadores de Colegiado, a fim de obter informações acerca do processo orçamentário e ajudar no diagnóstico e tratamento dos dados levantados na pesquisa documental. Dentre os resultados encontrados, ficou evidenciado que o Campus XII sempre busca alinhar o seu orçamento em relação às demandas internas, visando à satisfação das necessidades da comunidade acadêmica. Todavia, na prática, o planejamento orçamentário de cada ano é elaborado com base no orçamento do ano anterior, com pequenas alterações para se ajustar aos recursos disponíveis. No que se refere ao orçado e o executado, a pesquisa revela uma execução orçamentária de 85,97% na média para o período de 2008 a 2011, indicando que nem tudo que se planeja é cumprido dentro dos prazos estabelecidos. Também foi perceptível visualizar que o ensino de graduação em todo o período em estudo foi contemplado com a maior parte dos recursos disponíveis. Este fato deve-se principalmente em virtude do ensino de graduação ser a atividade principal do Departamento, além de elencar os gastos gerados para o funcionamento deste. Nota-se o avanço do Campus XII no que concerne à realização do planejamento participativo, instrumento que possibilita o envolvimento de toda a comunidade universitária com o planejamento das ações futuras da universidade. No entanto, verificou-se que o mesmo ainda necessita de um amadurecimento, no sentido de buscar meios de engajar a comunidade acadêmica a se envolver e contribuir para o desenvolvimento das atividades do Departamento para o período de curto, médio e longo prazo. Além disso, o resultado do estudo indica que o orçamento contribui apenas parcialmente com a gestão, pois não é o principal instrumento utilizado e ainda existem entraves quanto à autonomia na gestão dos recursos orçamentários pelo Campus XII.
- ItemPadronização por processos utilizando a ferramenta BPM: avaliação da importância em um provedor de internet(2014-08-07) Santos, Lázaro Joaquim dos; Correia, Regiane Drielle Santos; Costa, Marcelo Neves; Bittencourt, Euclides Santos; Silva, João Wilker Aparecido Guimarães da; Cardoso, Vanderlei MarquesO presente estudo teve como objetivo geral demonstrar como o gerenciamento de processos promove a melhoria e transformação contínua na empresa HE-NET para se atingir os resultados esperados dentro da organização. Para tanto buscou-se Identificar o controle das etapas desde o início da modelagem até a observação pósconclusão do que foi executado; Comparar a interação dos processos atualmente nas atividades de serviços da empresa, fazendo uma relação com a teoria abordada e levantar os fenômenos diretos e indiretos que podem melhorar o desempenho organizativo da organização para orientação da tomada de decisão. Para alcançar os objetivos aqui tratados foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, sendo exploratória e descritiva quanto aos fins e qualitativa quanto aos meios, além de um estudo de caso com uma análise documental, sendo utilizados como instrumentos de coletas de dados um questionário estruturado e uma entrevista com os gestores. As constatações da pesquisa deixaram clara que as tecnologias e seus sistemas de informações estão ajudando de maneira considerável a empresa no almejo de suas metas. Desde que passou a utilizar uma ferramenta BPM, padronizando os processos da empresa, a HE-NET tem melhorado a cada dia o ciclo de produção do setor técnico, passando a corrigir erros simples que antes afetavam na tomada de decisão. Para os gestores o gerenciamento de processos está se mostrando eficaz, garantindo que a empresa cresça de forma rápida no mercado, ao tempo que satisfaz uma grande maioria dos clientes, além de satisfazer todos os colaboradores, que não sentiram tanta dificuldade na adaptação ao novo sistema, seguindo facilmente a modelagem que é proposta.
- ItemPerfil, atuação e oportunidades de trabalho do egresso dos cursos de administração de Guanambi - BA(2012-12-20) Pereira, Fabrícia Lopes; Campos, Wickley Benefrance Cardoso; Fagundes, Marcus Vinícius Carvalho; Costa, Marcelo Neves; Marques, Rogério SantosA globalização e as grandes mudanças no mercado mundial trouxeram novos desafios para os profissionais de administração. Neste contexto, o objetivo deste trabalho consiste em analisar o perfil, as áreas de atuação e a oportunidade de trabalho para os egressos dos cursos de administração de Guanambi, Bahia. Os métodos adotados para realização da pesquisa foram pesquisa descritiva, bibliográfica e de levantamento de dados. A população pesquisada foi constituída pelos egressos das instituições Alpha (pública) e Beta (privada), e os empresários de Guanambi. A coleta de dados foi realizada via email e in loco, sujeita ao critério de acessibilidade. Para análise dos resultados foram utilizadas técnicas qualitativas, utilizando para mensuração dos dados o programa estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Conforme resultados obtidos, identificou-se os pontos de convergência e divergência entre os egressos das instituições de ensino superior público e privada. No que tange as convergências, percebe-se que os egressos das duas instituições na sua maioria são jovens com renda salarial entre 3 e 10 salários mínimos alocados nas instituições financeira, comercio varejista e serviços no qual ocupa cargo de gerência indo de encontro as suas habilidades. Em relação às divergências observa-se que na instituição Alpha a maioria e do gênero masculino e não possui registro no Conselho Regional Administração enquanto na instituição Beta a maioria e do gênero feminino com um número considerável de egressos registrados no Conselho Regional Administração. Nota-se que para os empresários/empregadores as questões como tempo de formação e tipo de instituição do formado são pontos irrelevantes na hora de contratar dos administradores, todavia o cargo de gerente de suas organizações precisa ser ocupado por profissional qualificado com graduação em administração, tendo habilidades e competências essenciais. No que diz respeito às oportunidades de trabalho os setores que se mostram mais propensos a absorver esses egressos são comércio, serviços e as instituições financeiras.