Navegando por Autor "Costa, Josaline Chaves da"
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- ItemCorpo humano de ponta cabeça: tecido acrobático como uma proposta lúdico pedagógica baseada na teoria das inteligências múltiplas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-19) Silva, Jéssica Maria Bezerra; Costa, Josaline Chaves da; Andrade , Wbaneide Martins de; Nunes , Érika dos SantosEste trabalho foi elaborado a partir das correlações entre a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, conhecimentos biológicos e arte-educação, com o objetivo de discutir como o estímulo da inteligência corporal cinestésica pode auxiliar na compreensão sobre os conteúdos curriculares sobre o corpo humano e o ser humano. Desse modo, delimitam-se os seguintes objetivos específicos: (i) Discutir a importância de explorar a inteligência corporal-cinestésica na formação de professores; (ii) Relacionar o tecido acrobático (atividade lúdico pedagógica) com conhecimentos biológicos; (iii) Elaborar recurso didático apresentando as relações entre ensino de biologia, arte e educação física para docentes e futuros professores, com base na teoria das inteligências múltiplas. A metodologia do trabalho baseou-se na pesquisa de natureza qualitativa, com o método da pesquisa-ação. Para o desenvolvimento deste trabalho, partimos de uma vivência pessoal na qual através da percepção como professora de tecido acrobático no espaço Voaries Circus, observou-se que crianças descobriram partes do corpo antes desconhecidas. A partir disso, buscou-se argumentar como as aulas dos aéreos circenses, sendo uma metodologia ativa baseada na prática corporal, aprimora a inteligência corporal-cinestésica e pode contribuir no ensino de ciências com ênfase no corpo humano. A fundamentação teórica se baseia nos estudos de Howard Gardner (2010), Coelho (2023), Jaime (2023), Schmitz (2019), Ramos (2020), Dos Reis (2019), Silva (2019). Os resultados demonstraram que o desenvolvimento da inteligência corporal contribui para uma melhor percepção do corpo humano, e as atividades lúdicas que envolvem mover o corpo estimulam mais interação entre os alunos tornando o ensino-aprendizagem mais prazeroso e eficiente. Dessa forma os espaços-não formais são locais sugeridos para contribuir com o desenvolvimento das inteligências múltiplas, sendo as escolas de circo um palco possível para essa prática. Por fim, parcerias educacionais com espaços não formais precisam ser ampliadas, e a capacitação dos professores para utilizar metodologias baseadas em Inteligências Múltiplas são importantes para melhorar o ensino-aprendizagem.
- ItemCriação de uma coleção didática de galhas como ferramenta para o ensino e a divulgação científica(Universidade do Estado da Bahia, ) Oliveira, Ana Beatriz de Lima; Silva, Juliana Santos; Costa, Josaline Chaves da; Nogueira, Eliane Maria de SouzaAs coleções didáticas se destinam ao ensino, contribuindo com a teoria por meio da ilustração prática, seja por demonstrações visuais ou atividades pedagógicas conforme o tema exposto em aula. Este trabalho tem por objetivo criar uma coleção didática com plantas hospedeiras herborizadas, galhas preservadas e modelos didáticos no Laboratório de Interação Animal-Planta e Sistemática Vegetal – LIAP, Uneb, Campus VIII - Paulo Afonso, com o intuito de enriquecer as aulas de Botânica, Zoologia e Ecologia do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a partir de uma perspectiva das interações ecológicas e promover a divulgação científica nas instituições de ensino e para o público em geral. A coleção didática foi elaborada em três etapas. A primeira, consistiu na realização de um levantamento bibliográfico entre agosto e outubro de 2024, com consultas a diferentes bancos de dados, sendo selecionados dez trabalhos científicos que serviram como base para a segunda etapa, que resultou na confecção dos materiais que conformam a coleção. Foram confeccionados 10 tipos de materiais distintos: um modelo didático em biscuit para explicar o ciclo de formação das galhas; um esquema em biscuit sobre os processos de hiperplasia e hipertrofia; uma caixa de galhas em miniaturas com Qrcode para o acesso a cartilha com imagens e identificação dos organismos envolvidos; 11 mini-exsicatas para demonstrar o órgão hospedeiro e detalhes das galhas herborizados; sete amostras de galhas preservadas em meio líquido (álcool); um card explicativo da coleção com QRcode para a versão digital; um livro de assinaturas para registro dos visitantes; uma placa com QRcode para acesso ao Instagram do Liap e uma caixa para conservação do órgão hospedeiro. Na terceira etapa, foi realizada uma exposição para alunos do Ensino Médio para avaliar a eficácia da coleção recém-montada no processo de ensino-aprendizagem e na divulgação científica. A coleção mostrou-se eficaz como ferramenta pedagógica para o ensino aprendizagem, contribuindo efetivamente na divulgação científica.
- ItemInvisíveis aos olhos, persistentes sob os pés: uma investigação sobre enteroparasitos e fatores de risco no Balneário Canto das Águas (Glória – Bahia, Brasil)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-16) Silva, Mikael Almeida Santos; Nunes, Erika dos Santos; Vitória, Nadja Santos; Costa, Josaline Chaves daAs enteroparasitoses representam uma das principais causas de morbimortalidade global, afetando especialmente populações socioeconomicamente vulneráveis. Áreas de recreação, como balneários, podem favorecer a transmissão desses patógenos devido ao intenso contato com o solo. Neste cenário, este estudo avaliou a presença de parasitos intestinais no solo do Balneário Canto das Águas de Glória – BA e investigou os fatores de risco socioambientais-sanitários, além de realizar uma revisão integrativa sobre esses fatores em áreas recreacionais no Brasil. Previamente, foi obtida anuência da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Glória. As coletas ocorreram entre março e abril de 2024 em 20 quadrantes com 75 m2 em uma faixa de área seca e 20 pontos ao longo de uma faixa úmida próxima ao rio, com amostras da superfície e 10 cm de profundidade. O material foi processado no Laboratório de Estudos em Parasitologia Humana da Universidade do Estado da Bahia, através das técnicas de sedimentação espontânea e Rugai adaptadas para solos, sendo analisados microscopicamente em triplicatas. Os dados foram tabulados no Microsoft Excel® e analisados no GraphPad Prism®. A revisão integrativa foi conduzida no Google Acadêmico e Pubmed, avaliando os principais resultados dos estudos recrutados através de nuvem de palavras e análise de similitude no IRAMUTEQ. Das 80 amostras analisadas, 13% foram positivas, em sua maioria para parasitos de importância médica (80%) como larvas de Strongyloides stercoralis (60%), ovos (10%) e larvas (10%) de Ancylostoma spp. (20%) e cistos de Entamoeba coli (20%). Não foi observado diferença significativa da correlação da positividade de parasito com a área de coleta (seca ou úmida) ou profundidade (superfície ou 10 cm). Com relação aos fatores de risco, observou-se o descarte inadequado de detritos sólidos, bem como a livre circulação de animais errantes/acompanhados e fezes, que tiveram correlação significativa (p < 0,05) com a positividade de parasitos, evidenciada também pela revisão integrativa. Tomados em conjunto, os dados demonstram que há contaminação do solo na área estudada, tornando-a propícia a infecções por parasitos de importância médica, fazendo-se necessária ações sanitárias e de educação em saúde, visando mitigar o risco de infecções e reinfecções.
- ItemLetramento científico no contexto da BNCC: desafios e proposições para a formação do professor de ciências biológicas em uma universidade pública multicampi(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-03-08) Costa, Josaline Chaves da; Vitorino, César Costa; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da CruzO presente estudo problematizou sobre o letramento científico no contexto da BNCC. Apresentou-se desafios e proposições para a formação do professor de ciências biológicas em uma universidade pública multicampi. Teve como objetivo analisar a formação docente em Ciências Biológicas no contexto das exigências do letramento científico dentro das demandas da BNCC, tendo como base os desafios e proposições da práxis pedagógica. Partiu-se da seguinte questão problematizadora: De que forma o letramento científico estabelecido pela BNCC pode dialogar com os desafios e proposições na formação de professores de ciências biológicas de uma universidade pública multicampi? Para atingir o objetivo e responder à questão central deste estudo, foi proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa e método análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Esperou-se qualificar as impressões dos sujeitos sobre BNCC, letramento científico e formação do professor de biologia norteadas pelo paradigma da pesquisa-ação, apoiando-se na concepção de Gatti (2013). Dessa forma, a pesquisa foi estruturada em duas fases, a primeira correspondente a etapa de construção dos dados (aplicação de entrevistas, observação participante e grupo focal) e a segunda fase relativa ao processo de intervenção, que teve como produto oficinas formativas, alicerçada no letramento científico. Ancorou-se nos documentos oficiais. No Brasil mencionamos as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Alicerçadas teoricamente nos estudos sobre letramentos (SOARES, 2020; STREET, 2014); universidade multicampi (FIALHO,2005), currículo (SACRISTÁN, 2013). O parecer consubstanciado do CEP é CAAE: 40501020.2.0000.0057, número do Parecer: 4.665.919. Cada fase da pesquisa foi fundante para lograr uma aprendizagem experiencial com práticas e saberes do ensino de leitura e de produção textual, em que o letramento científico se figurara como gênero discursivo central para a ampliação da criticidade dos discentes.
- ItemO fortalecimento da identidade indígena através da produção acadêmica: Uma revisão de literatura(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-17) Santos, Juan Honorato Gomes dos; Costa, Josaline Chaves da; Costa, Loane Márzia Lopes; Vitória, Nadja SantosO fortalecimento da identidade indígena através da produção acadêmica: uma revisão de literatura teve como objetivos inventariar o número de artigos acadêmicos escrito por indígenas no centro de pesquisa em etnicidades movimentos sociais OPARÁ e analisou os desafios da produção do meio acadêmico para o fortalecimento das afirmações identitária dos povos indígenas. A partir da investigação teórica sobre autoria indígena dos povos do norte da Bahia, projeta-se visar diálogos com as ciências sociais, a educação decolonial e o processo de inscrição dos sujeitos indígenas na cultura da comunidade a partir dos textos já transcritos publicados, nos formatos de artigos no site OPARÁ. Com base nos dados obtidos no site Opará, foi feito um afunilamento com todos os artigos encontrados na revista Etnicidades, movimentos sociais e educação, com datas sequenciando de acordo com o ano de publicação e seus respectivos autores.
- ItemTerminologia em galhas: elaboração de um glossário para cecidólogos em formação(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-04) Braz, Saynara Viane Batista; Silva, Juliana Santos; Costa, Josaline Chaves da; Nogueira, Eliane Maria de SouzaGalhas ou cecídeas são estruturas de crescimento anormal no órgão do vegetal em resposta causada por algum organismo. O estudo de galhas (Cecidologia) exige informações de algumas áreas da biologia para a compreensão do funcionamento de um sistema galhador-planta hospedeira e envolve o uso de muitos termos exigindo o domínio de conceitos básicos e de conhecimento prévio dessas áreas e da Cecidologia, sendo um desafio para os cecidólogos em formação e para o público em geral. Esse trabalho objetivou elaborar um glossário, contendo termos e definições claras para servir como um guia de referência acessível a não especialistas e a iniciantes na área, visando ajudar a tornar a literatura da Cecidologia mais acessível. Os termos associados as galhas foram verificados através de consultas ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), as bases de dados do ProQuest, SciELO, Scopus, SPELL e Springer Science, bem como Google Scholar, durante o período de novembro de 2022 a novembro de 2023, usando descritores associados a temática galhas. Os termos foram selecionados de 105 periódicos, livros e artigos científicos, sendo organizados em ordem alfabética, contendo as definições e ilustrações e/ou imagens sempre que necessário. Foram registrados 147 termos, citados com muita ou pouca frequência, sendo 67 vocábulos exclusivamente para o estudo das galhas e 80 expressões utilizadas na área da Botânica, Zoologia e Ecologia. São poucos trabalhos científicos que citam os conceitos com suas definições, apenas dão ênfase a morfologia da galha acompanhados do seu significado. Portanto, esta ferramenta ajudará na compreensão termos, possibilitando facilidade no entendimento e poderá diminuir o índice de abandono dos cecidólogos em formação dos seus estágios de Iniciação Científica.