Navegando por Autor "Costa, Josaline Chaves da"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCorpo humano de ponta cabeça: tecido acrobático como uma proposta lúdico pedagógica baseada na teoria das inteligências múltiplas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-19) Silva, Jéssica Maria Bezerra; Costa, Josaline Chaves da; Andrade , Wbaneide Martins de; Nunes , Érika dos SantosEste trabalho foi elaborado a partir das correlações entre a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, conhecimentos biológicos e arte-educação, com o objetivo de discutir como o estímulo da inteligência corporal cinestésica pode auxiliar na compreensão sobre os conteúdos curriculares sobre o corpo humano e o ser humano. Desse modo, delimitam-se os seguintes objetivos específicos: (i) Discutir a importância de explorar a inteligência corporal-cinestésica na formação de professores; (ii) Relacionar o tecido acrobático (atividade lúdico pedagógica) com conhecimentos biológicos; (iii) Elaborar recurso didático apresentando as relações entre ensino de biologia, arte e educação física para docentes e futuros professores, com base na teoria das inteligências múltiplas. A metodologia do trabalho baseou-se na pesquisa de natureza qualitativa, com o método da pesquisa-ação. Para o desenvolvimento deste trabalho, partimos de uma vivência pessoal na qual através da percepção como professora de tecido acrobático no espaço Voaries Circus, observou-se que crianças descobriram partes do corpo antes desconhecidas. A partir disso, buscou-se argumentar como as aulas dos aéreos circenses, sendo uma metodologia ativa baseada na prática corporal, aprimora a inteligência corporal-cinestésica e pode contribuir no ensino de ciências com ênfase no corpo humano. A fundamentação teórica se baseia nos estudos de Howard Gardner (2010), Coelho (2023), Jaime (2023), Schmitz (2019), Ramos (2020), Dos Reis (2019), Silva (2019). Os resultados demonstraram que o desenvolvimento da inteligência corporal contribui para uma melhor percepção do corpo humano, e as atividades lúdicas que envolvem mover o corpo estimulam mais interação entre os alunos tornando o ensino-aprendizagem mais prazeroso e eficiente. Dessa forma os espaços-não formais são locais sugeridos para contribuir com o desenvolvimento das inteligências múltiplas, sendo as escolas de circo um palco possível para essa prática. Por fim, parcerias educacionais com espaços não formais precisam ser ampliadas, e a capacitação dos professores para utilizar metodologias baseadas em Inteligências Múltiplas são importantes para melhorar o ensino-aprendizagem.
- ItemLetramento científico no contexto da BNCC: desafios e proposições para a formação do professor de ciências biológicas em uma universidade pública multicampi(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-03-08) Costa, Josaline Chaves da; Vitorino, César Costa; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da CruzO presente estudo problematizou sobre o letramento científico no contexto da BNCC. Apresentou-se desafios e proposições para a formação do professor de ciências biológicas em uma universidade pública multicampi. Teve como objetivo analisar a formação docente em Ciências Biológicas no contexto das exigências do letramento científico dentro das demandas da BNCC, tendo como base os desafios e proposições da práxis pedagógica. Partiu-se da seguinte questão problematizadora: De que forma o letramento científico estabelecido pela BNCC pode dialogar com os desafios e proposições na formação de professores de ciências biológicas de uma universidade pública multicampi? Para atingir o objetivo e responder à questão central deste estudo, foi proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa e método análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Esperou-se qualificar as impressões dos sujeitos sobre BNCC, letramento científico e formação do professor de biologia norteadas pelo paradigma da pesquisa-ação, apoiando-se na concepção de Gatti (2013). Dessa forma, a pesquisa foi estruturada em duas fases, a primeira correspondente a etapa de construção dos dados (aplicação de entrevistas, observação participante e grupo focal) e a segunda fase relativa ao processo de intervenção, que teve como produto oficinas formativas, alicerçada no letramento científico. Ancorou-se nos documentos oficiais. No Brasil mencionamos as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Alicerçadas teoricamente nos estudos sobre letramentos (SOARES, 2020; STREET, 2014); universidade multicampi (FIALHO,2005), currículo (SACRISTÁN, 2013). O parecer consubstanciado do CEP é CAAE: 40501020.2.0000.0057, número do Parecer: 4.665.919. Cada fase da pesquisa foi fundante para lograr uma aprendizagem experiencial com práticas e saberes do ensino de leitura e de produção textual, em que o letramento científico se figurara como gênero discursivo central para a ampliação da criticidade dos discentes.
- ItemO fortalecimento da identidade indígena através da produção acadêmica: Uma revisão de literatura(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-17) Santos, Juan Honorato Gomes dos; Costa, Josaline Chaves da; Costa, Loane Márzia Lopes; Vitória, Nadja SantosO fortalecimento da identidade indígena através da produção acadêmica: uma revisão de literatura teve como objetivos inventariar o número de artigos acadêmicos escrito por indígenas no centro de pesquisa em etnicidades movimentos sociais OPARÁ e analisou os desafios da produção do meio acadêmico para o fortalecimento das afirmações identitária dos povos indígenas. A partir da investigação teórica sobre autoria indígena dos povos do norte da Bahia, projeta-se visar diálogos com as ciências sociais, a educação decolonial e o processo de inscrição dos sujeitos indígenas na cultura da comunidade a partir dos textos já transcritos publicados, nos formatos de artigos no site OPARÁ. Com base nos dados obtidos no site Opará, foi feito um afunilamento com todos os artigos encontrados na revista Etnicidades, movimentos sociais e educação, com datas sequenciando de acordo com o ano de publicação e seus respectivos autores.
- ItemTerminologia em galhas: elaboração de um glossário para cecidólogos em formação(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-04) Braz, Saynara Viane Batista; Silva, Juliana Santos; Costa, Josaline Chaves da; Nogueira, Eliane Maria de SouzaGalhas ou cecídeas são estruturas de crescimento anormal no órgão do vegetal em resposta causada por algum organismo. O estudo de galhas (Cecidologia) exige informações de algumas áreas da biologia para a compreensão do funcionamento de um sistema galhador-planta hospedeira e envolve o uso de muitos termos exigindo o domínio de conceitos básicos e de conhecimento prévio dessas áreas e da Cecidologia, sendo um desafio para os cecidólogos em formação e para o público em geral. Esse trabalho objetivou elaborar um glossário, contendo termos e definições claras para servir como um guia de referência acessível a não especialistas e a iniciantes na área, visando ajudar a tornar a literatura da Cecidologia mais acessível. Os termos associados as galhas foram verificados através de consultas ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), as bases de dados do ProQuest, SciELO, Scopus, SPELL e Springer Science, bem como Google Scholar, durante o período de novembro de 2022 a novembro de 2023, usando descritores associados a temática galhas. Os termos foram selecionados de 105 periódicos, livros e artigos científicos, sendo organizados em ordem alfabética, contendo as definições e ilustrações e/ou imagens sempre que necessário. Foram registrados 147 termos, citados com muita ou pouca frequência, sendo 67 vocábulos exclusivamente para o estudo das galhas e 80 expressões utilizadas na área da Botânica, Zoologia e Ecologia. São poucos trabalhos científicos que citam os conceitos com suas definições, apenas dão ênfase a morfologia da galha acompanhados do seu significado. Portanto, esta ferramenta ajudará na compreensão termos, possibilitando facilidade no entendimento e poderá diminuir o índice de abandono dos cecidólogos em formação dos seus estágios de Iniciação Científica.