Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Costa, Elenilda Moreira de Sá"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Narrativas pedagógicas e possibilidades curriculares na EJA I
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-30) Costa, Elenilda Moreira de Sá; Dantas, Tânia Regina; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Conceição, Ana Paula Silva da; Souza, Elizeu Clementino de
    O objeto desta pesquisa versa sobre as contribuições dos percursos e trajetórias dos atores curriculantese das suas narrativas pedagógicas docentes na construção de um currículo intercultural para a Educação de Jovens e Adultos - EJA, com recorte para o contexto baiano. A questão central da pesquisa indaga quais os processos de construção intercultural do currículo emergem das narrativas e experiências dos docentes de EJA? Tem como objetivo geral compreender a perspectiva da interculturalidade nas práticas curriculares que emergem das narrativas e experiências dos docentes. E como objetivos específicos: mapear contribuições advindas dos atores curriculantes para o processo de construção colaborativa de práticas curriculares interculturais na EJA I da GRE Pirajá; identificar a partir das narrativas de docentes de que maneira a interculturalidade pode impactar o currículo no cotidiano escolar da EJA I da GRE Pirajá; e, analisar as relações entre as narrativas das experiências docentes e as práticas curriculares interculturais, visando à incorporação da perspectiva intercultural no cotidiano escolar da EJA I da GRE Pirajá.As bases teóricas principais integram os estudos dos curriculistas Moreira e Silva (1997) e Macedo (2015 e 2016), pelas indagações críticas sobre os currículos. As reflexões sobre a interculturalidade de Candau (2016), Fleuri (2018) e o multiculturalismo Crítico de McLaren (1997), em diálogo com as produções sobre a EJA de Dantas (1996, 2012); Arroyo (2017), Freire (1996). O enfoque da pesquisa é qualitativo, com uso de abordagem (auto) biográfica. Utiliza-se como dispositivo as entrevistas (auto) biográficas. A proposta de análise será embasada na leitura interpretativa-compreensiva (RICOEUR, 1996), em Souza (2006) e Dantas (2008). Os resultados da pesquisa evidenciam a potencialidade das narrativas pedagógicas como construtora de currículo intercultural para a EJA I, a partir de experiências que pautadas em práticas pedagógicas situadas e contextualizadas, que levam em conta a leitura de mundo, saberes e engenhosidades dos educandos.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais