Navegando por Autor "Costa, Adelson Silva da"
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- ItemNas (en)cruzilhadas de exu e ogum: experiências hermenêuticomultirreferenciais de jovens com as tecnologias em um projeto de educação científica(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-28) Costa, Adelson Silva da; Hetkowski, Tânia Maria; Galeffi, Dante Augusto; Santos, Edmea Oliveira dos; Machado, Maria Cristina Gomes; Leão, José Antônio Carneiro; Fialho, Nadia HageO Projeto doutoral “Nas (en)cruzilhadas de Exu e Ogum: experiências hermenêuticomultirreferenciais de jovens com as tecnologias em um projeto de Educação Científica.” incorpora as (en)cruzilhadas que experiencio em minhas vivências como professorpesquisador, curioso e desejoso, que vive a escola pública e sua complexidade eróticoexistêncial. Nessa heurística, busco encontrosdesencontros que possam ressignificar o diálogo tecido nas experiências de formação de jovens nos cotidianos da escola pública com as tecnologias digitais de informação e comunicação, potencializando compreensõesinterpretações e possibilidades para trançar diálogos outros destes recém-chegados com as tecnologias digitais de informação e comunicação. Envolto neste “transe” busco interpretar a seguinte questão: como acontecem os sentidos do diálogo nas experiências de formação de jovens com as tecnologias digitais em um Projeto de Educação Científica? Para interpretar este fenômeno, busco, na filosofia hermenêuticomultirreferencial, a partir das (en)cruzilhadas vivenciadas em um projeto de Educação Científica, concebido através da parceria universidadescola em um colégio público de Salvador, objetivar: compreender como acontecem os sentidos do diálogo nas experiências de formação de jovens do Ensino Médio com as tecnologias digitais de informação e comunicação em um projeto de Educação Científica. No intuito de compreender os sentidos que emergem dos diálogos com os/as protagonistas da pesquisa, proponho no estudo hermenêuticomultirreferencial um padê1 dialógico nas (en)cruzilhadas de Exu como profanação metodológica do constructo de pesquisa; (des)caminhando através da disponibilidade aberta pela errância solidária desenhar a tese. Ainda, buscando “enroscar” a pesquisa com os acontecimentos de formação destes jovens nos seus usos com as tecnologias digitais de informação e comunicação, proponho trançar o imbricamento do conceito de tecnologia da ciência contemporânea com as narrativas míticas cosmoafrobrasileira que tem o orixá Ogum como ser da tecnologia. A agenda que envolve a compreensão das experiências de formação de jovens no Ensino Médio é uma urgência mundial, que no Brasil se mostra desafiadora e decisiva para a educação em decorrência da nossa situação que historicamente vem fragilizando condição humana dos jovens; diante de tamanho desafio, cabe-nos “mergulhar” no “submundo” dos cotidianos escolares para (re)velar as táticas e estratégias tecidas por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, que precisam ser mais bem aclaradas.
- ItemVivências e Experiências de Educacao Científica: Saberes em Construção nos Colégios da Polícia Militar em Salvador (BA)(2016) Costa, Adelson Silva daO presente trabalho teve como escopo investigar o projeto de Educação Científica no CPM e como os fenômenos da experiência e a vivência, que se constituíram como pressupostos para a consolidação do projeto. Para tal, utilizamos os conceitos teóricos embasados na hermenêutica filosófica para compreensão dos referidos fenômenos. Para uma investigação do projeto na escola, fizemos uma interpretação do cotidiano daquela atividade a partir da obra de Michel de Certeau, A Invenção do Cotidiano; assim como a discussão do conceito tecnologia, o qual nos ancorara na proposta do grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC), do qual fazemos parte como pesquisador. Partimos do pressuposto da origem imaterial/humana e criativa da tecnologia, resgatando o conceito grego de techné, a partir da sua construção subjetiva que se objetiva nos diversos usos que fazemos das tecnologias. Ainda propomos fazer uma discussão entre experiência e vivência, compreendendo que ambas estão interligadas para a construção do conhecimento humano e que há um imbricamento entre estas. Na discussão sobre Educação Científica, tratamos da experiência do CPM nesta atividade na Educação Básica, a partir de um projeto de iniciação científica na escola citada, ainda tentamos compreender a categoria Educação Científica sob o viés da interpretação da Ciência Humana, trazida pela hermenêutica filosófica, imbricada na utopia freireana de educação participativa, autônoma e emancipatória. Assim, vislumbramos ser possível sim, fazer ciência na Rede Pública de Ensino e que, neste lugar, há jovens que pensam, ousam, rompem as amarras de um ensino mecanicista/positivista que não atende aos seus anseios. Para tal estudo, a abordagem metodológica desvelada durante o processo de pesquisa foi a Pesquisa Participante, onde se vislumbra o imbricamento pesquisador/pesquisado, a imersão no lócus e no problema de pesquisa originada naquela comunidade, sendo o autor deste trabalho participante desta comunidade escolar. Também é salutar dizer que estes estudos fazem parte do subprojeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio”, que compõe o GEOTEC, com o objetivo de desenvolver atividade de Educação Científica na Rede Pública de Ensino.