Navegando por Autor "Costa, Glauber Barros Alves"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEspelho, espelho meu: como fui me tornando eu? Um caminhar entre a infância, a formação docente e a educação Infantil numa perspectiva (auto)biográfica(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-14) Oliveira , Gilma Benjoino; Costa, Glauber Barros Alves; Cunha, Ana Luiza Salgado; Gusmão, Adriana David FerreiraNo presente estudo exploro minha trajetória de vida pessoal e profissional destacando o percurso formativo desde a infância até a prática docente na Educação Básica. Utilizo a narrativa (auto)biográfica para refletir sobre minhas experiências pessoais e profissionais, oferecendo uma visão íntima das interações entre memória, identidade e práticas educativas. O principal objetivo da pesquisa é investigar como as experiências pessoais e profissionais, particularmente na Educação Infantil, entrelaçam-se com as memórias pessoais e contribuem para a formação da identidade docente. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, baseada em narrativas pessoais e análise reflexiva, integrando teoria e prática, focados em diferentes aspectos da experiência e pesquisa. Apoio-me em um referencial teórico que inclui filósofos e educadores como Paulo Freire (1969; 1987; 1996; 2015) e Loris Malaguzzi (1999), além de teóricos da memória e identidade, não se restringindo a uma linha teórica específica, mas que seleciona insights relevantes de várias fontes para construir uma compreensão das questões abordadas. O Produto Técnico e Processo Educacional - PTPE é um scrapbook digital denominado Pequenas Coisas Gigantescas do ObEI - Observatório da Infância e Educação Infantil, que documenta a evolução e os marcos desse projeto extensionista, incluindo pesquisas, projetos, parcerias e impactos significativos na Educação Infantil dos territórios de identidade da Bahia, Sertão Produtivo e Velho Chico. Ele serve não apenas como registro, mas também como fonte de inspiração e recurso educacional. Por fim, concluo que as experiências de vida são salutares na constituição das práticas pedagógicas e a identidade dos educadores, ressaltando a importância da reflexão contínua sobre minha própria jornada para uma prática educativa consciente e transformadora. Além disso, é reforçado o papel crucial do ObEI na elevação da qualidade das pesquisas sobre Educação Infantil e à primeira etapa da educação básica, a educação infantil nos territórios de identidade Sertão Produtivo e Velho Chico – na Bahia –, através de iniciativas educativas baseadas em experiências e na compreensão ampliada da infância.