Navegando por Autor "Cortizo, Telma Lima"
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- ItemAuctoritas inter-rogada: docência (re)inventada(2017-05-05) Cortizo, Telma Lima; Farias, Maria de Lourdes Soares Ornellas; Pereira, Marcelo Ricardo; Macedo, Roberto Sidnei Alves; Farias, Larissa Soares Ornellas; Oliveira, Maria Olivia de MatosA pesquisa doutoral nomeada de Auctoristas inter-rogada: docência (re)inventada é uma pesquisa fundada nos pressupostos teóricos metodológicos e epistemológicos da pisicanálise e educação, na medida em que trabalhou construtos da função paterna, pulsão de vida e morte, sujeito suposto saber e transferência, dentre outros. Tem como objetivo analisar a (des)autorização docente na escola contemporânea, buscando desvelar suas implicações no saber docente. O panorama social descortinado pela globalização, sustentado por um processo de modernização que expandiu de forma mais acelerada desde meados do século XX, repercute em profundas transformações no estar social contemporâneo. O culto a imagem intensificado pelas novas redes de informação e a busca incessante do hedonismo constituiu mudanças significativas nas formas de se relacionar. A modernidade líquida (Bauman, 2011); o processo de desencaixe (Giddens, 1991); o fim das metanarrativas (Lyotard, 2002) e a dessimbolização do mundo (Dufour, 2005) anunciam a inscrição de um cenário, cujos pilares acedem para formas de organizações mais flexíveis, híbridas e autónomas. No rastro da indiferença afirmada por Lipovetsky (2014), em que professor e aluno são tomados cada vez mais como iguais e o desejo de saber se constitui num cenário esvaziado de sentidos, a problemática se inscreve: de que maneira a (des)autorização docente se constitui na escola contemporânea e quais suas implicações no saber docente? O referencial teórico estudado teve como aporte Kojève (2006); Arendt (2011); Foucault (2012, 2016); Freud(1996); Lacan(1975); Pereira (2008); Ornellas(2011); Bauman (2011); Giddens (2011); Nóvoa (1999); Canário (2005); Gatti(2010), dentre outros. Nesse sentido, a abordagem qualitativa apresentou-se como metodologia de pesquisa que possibilitou apreender o entendimento e a interpretação dos atos dos sujeitos implicados. A ênfase foi no Estudo de Caso (YIN, 2005), por ser um estudo complexo de uma instância particular, que permitiu analisar o fenômeno em profundidade. Os dispositivos de coleta de dados utilizados foram: observação, entrevista semiestruturada e conversações. Os sujeitos foram selecionados pelo critério do desejo, perfazendo o total de sete advindos do ensino médio. O locus da pesquisa foi uma escola pública da rede estadual da cidade de Salvador, de porte grande, localizada num bairro central da cidade. Foram construídas unidades de análise, as quais tiveram como suporte a análise do discurso de vertente francesa. Os resultaram revelaram professores implicados e responsáveis com o saber docente, que mesmo sem se dizerem desautorizados ou adoecidos, apresentaram durante a aplicação dos dispositivos de coleta de dados, resquícios de uma autoridade inter-rogada, em grande medida, pelo lugar e posição assumidos cotidianamente diante do (a) aluno (a), acompanhados pelos desafios de um social complexo. O caos escolar expressa-se na indisciplina, na dispersão, na indiferença, no tédio, nos parcos recursos da docência esvaziada de significados e significantes para si e para o (a) aluno (a). Assim, a desvalorização, a solidão, a escuta e a transferência se apresentaram como ausência de reconhecimento da profissão. Portanto, a tese aqui defendida refere a (des)autorização docente na escola contemporânea como percursos constitutivos ambivalentes inscritos em tempos de liquidez tendo como referente a autoridade continuamente inter-rogada. Nesse sentido, postula-se o investimento na palavra e na escuta das singularidades como princípios que permitam emergir a autoria, o reconhecimento, o respeito e a valorização profissional, quiçá, por essa via, a docência possa ser (re)inventada.
- ItemO uso dos jogos educativos no processo de alfabetização e letramento de crianças do ensino fundamental anos iniciais e a constituição do sujeito leitor(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-03-06) Silva, Cristina Barreto Santos da; Vitorino, César Costa; Purificação, Marcelo Máximo; Cortizo, Telma LimaO referido estudo está ancorado na linha de pesquisa Novos Contextos de Aprendizagem do Programa de Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social da Universidade do Estado da Bahia (MPIES/UNEB) – Campus XI – Serrinha BA. A educação brasileira, especificamente nos anos iniciais de escolarização, tem perpassado por muitas mudanças conceituais e metodológicas, como a necessidade da inclusão da criança aos seis anos de idade na escola e no mundo da escrita. Dessa forma, o foco da pesquisa enseja na problemática: Como os jogos educativos contribuem para a constituição do sujeito leitor no processo de alfabetização de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede pública Municipal de de Salvador - BA? A presente pesquisa tem como objetivo geral explorar uso dos jogos educativos no processo de alfabetização e letramento juntos aos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Escola Municipal Jesus de Nazaré no Município de Salvador-BA. Os objetivos específicos são: a) discutir concepções de alfabetização à luz de pressupostos teóricos de autores nacionais e internacionais; b) refletir sobre as contribuições dos jogos educativos para o processo inicial deleitura e escrita; c) compreender as concepções de alfabetização, leitura e escrita a partir da análise de eventos de alfabetização realizados no chão da escola pública municipal em bairro periférico da cidade de Salvador-Bahia; d) fazer descrição teórico-prática como resultado do trabalho etnográfico realizado na escola pública municipal. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de natureza etnogafica com abordagem quali-quantitativa. Sabe-se que o advento das pesquisas sobre a inovação da prática pedagógica mais significativa para o processo de alfabetização, no que consiste o uso de dispositivo móvel, os jogos educativos manuais passam despercebidos para as crianças, mas são elementos cruciais no processo de alfabetização, assim debruçamo-nos na pesquisa através de dois momentos: o primeiro, com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I; e o segundo momento, com uma turma de 2º ano que estavam participando do Programa de Alfabetização “Aprender pra Valer”, promovido pela Secretária Municipal de Educação - Smed. Assim, foi elaborado e desenvolvido um projeto de intervenção sobre a temática, em que foram tomadas como referência 40 alunos, das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, para nortear a importância dos jogos como ferramenta no processo de alfabetização. Dessa maneira, concluímos por meio das ações realizadas com os jogos educativos em sala de aula que houve um grande envolvimento dos alunos e interesse para apreensão da leitura e escrita, e destacamos a importância do uso dos jogos educativos nas aulas de alfabetização. Essa pesquisa possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNEB), sob o parecer nº 5.618.533, emitido em 01 de setembro de 2022.