Navegando por Autor "Correia, Patrícia Carla da Hora"
Agora exibindo 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcessibilidade e inclusão no programa de mestrado profissional de jovens e adultos (MPEJA) no municipio de Salvador - BA: um estudo de caso(2022-03-04) Barbosa, Nildete Ferreira Lopes; Correia, Patrícia Carla da Hora; Bordas, Miguel Angel Garcia; Vitorino, César Costa; Santos, Jocenildes ZacariasEsta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre as condições de acessibilidade para pessoas público alvo da educação na perspectiva inclusiva no Programa da Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos, no CAMPUS I da Universidade do Estado da Bahia. A pergunta que orientou a pesquisa foi formulada nos seguintes termos: Como a política de ações afirmativas da UNEB, contribui para a acessibilidade e inclusão do público alvo da educação especial na perspectiva inclusiva no MPEJA? O objetivo geral consiste em: Compreender como as ações afirmativas da UNEB contribuem para a acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência, os objetivos específicos: i.Identificar as possíveis barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência para acessar e permanecer no Programa de Pós-graduação MPEJA; ii. Analisar a percepção dos envolvidos em relação à política de acessibilidade no lócus investigado; iii. Elaborar um guia de orientação digital com a finalidade de contribuir para a acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no Programa de pósgraduação em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vinculado ao Departamento de Educação. Usamos nesta pesquisa uma abordagem qualitativa. Como procedimento metodológico foi selecionado o estudo de caso e análise documental das ações afirmativas do PDI da UNEB (2017-2022). Além da análise dos documentos, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com docentes, técnicos (escolhidos de forma aleatória) e estudantes com deficiência que adentraram no Programa através do sistema de cotas. Para fundamentação teórica dialogamos com Dantas (2018), Freire (2011), Arroyo (2016), Haddad e Di Pierro (2000), Brandão (2006, 1999, 1984), Correia (2013), Galvão (2009), Diniz (2010) Alencar (2013). A pesquisa evidencia que a UNEB possui um viés inclusivo e que busca melhorar neste aspecto criando políticas internas para este fim. Ademais o MPEJA segue nesta vertente seguindo o que rege o PDI e com ele as ações afirmativas dentro do processo de acesso. Quando o tema é permanência percebe-se que há muito o que se fazer para um atendimento pedagógico e arquitetônico equitattivo. A pesquisa evidenciou barreiras arquitetônicas, tecnológicas e atitudinais, as quais comprometem a autonomia, a equidade no acesso, permanência e conclusão dos cursos por parte dos alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisadora conclui a investigação com um guia de orientação digital, indicando os aspectos a serem considerados na proposição de acessibilidade estudantil e comunitário.
- ItemContribuição interdisciplinar na educação de surdos na EJA: possibilidades e desafios no município de São Francisco do Conde(2021-12-17) Silva, Itaciara de Oliveira do Carmo da; Correia, Patrícia Carla da Hora; Bordas, Miguel Angel Garcia; Vitorino, César CostaEsta investigação analisa aspectos da educação de surdos e proporciona reflexões a respeito da formação de profissionais para a educação de surdos. A questão norteadora é: Como os profissionais da EJA na Escola Vera Maria Ferreira de Santana inclui o estudante surdo? O objetivo geral foi compreender como os professores de diferentes áreas do conhecimento podem contribuir de forma significativa com o ensino e aprendizagem de surdos em turmas da EJA. A trajetória metodológica insere-se numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso único, pois investiga um determinado fenômeno, contemporâneo dentro de um contexto real de vida, tendo como instrumentos as observações, os questionários e a entrevista virtual. Esta pesquisa contou com a participação de 04 profissionais da educação inseridos na Educação de Jovens e Adultos na Escola Vera Maria Ferreira de Santana no município de São Francisco do Conde BA.A pesquisa tem como aporte teórico reflexões acerca da EJA, da educação de surdos e Formação de professores para a educação de surdos em concordância com as legislações vigentes que tratam a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Mesmo diante das dificuldades é possível perceber que os profissionais da educação buscam incluir o estudante surdo. Os resultados adquiridos apontam para a necessidade de uma formação coerente de profissionais da EJA para atuação na educação de surdos. Constituem-se em importante contribuição nas práticas desenvolvidas a partir da sala comum, espaço onde, mais constantemente acontecem as aprendizagens, através de estratégias pedagógicas coerentes, de valorização das suas experiências e conteúdos teóricos necessários. Assim, como produto final disponibilizamos no site do Programa de educação inclusiva – PROGEI um Guia de Orientações via infográficos para os profissionais da unidade de ensino e demais professores que trabalham com surdos fazendo com que esse produto tenha uma relevância social.
- ItemContribuição interdisciplinar na educação de surdos na EJA: possibilidades e desafios no município de São Francisco do Conde(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-17) Silva, Itaciara de Oliveira do Carmo da; Correia, Patrícia Carla da Hora; Bordas, Miguel Angel Garcia; Vitorino , César CostaEsta investigação analisa aspectos da educação de surdos e proporciona reflexões a respeito da formação de profissionais para a educação de surdos. A questão norteadora é: Como os profissionais da EJA na Escola Vera Maria Ferreira de Santana inclui o estudante surdo? O objetivo geral foi compreender como os professores de diferentes áreas do conhecimento podem contribuir de forma significativa com o ensino e aprendizagem de surdos em turmas da EJA. A trajetória metodológica insere-se numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso único, pois investiga um determinado fenômeno, contemporâneo dentro de um contexto real de vida, tendo como instrumentos as observações, os questionários e a entrevista virtual. Esta pesquisa contou com a participação de 04 profissionais da educação inseridos na Educação de Jovens e Adultos na Escola Vera Maria Ferreira de Santana no município de São Francisco do Conde BA.A pesquisa tem como aporte teórico reflexões acerca da EJA, da educação de surdos e Formação de professores para a educação de surdos em concordância com as legislações vigentes que tratam a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Mesmo diante das dificuldades é possível perceber que os profissionais da educação buscam incluir o estudante surdo. Os resultados adquiridos apontam para a necessidade de uma formação coerente de profissionais da EJA para atuação na educação de surdos. Constituem-se em importante contribuição nas práticas desenvolvidas a partir da sala comum, espaço onde, mais constantemente acontecem as aprendizagens, através de estratégias pedagógicas coerentes, de valorização das suas experiências e conteúdos teóricos necessários. Assim, como produto final disponibilizamos no site do Programa de educação inclusiva – PROGEI um Guia de Orientações via infográficos para os profissionais da unidade de ensino e demais professores que trabalham com surdos fazendo com que esse produto tenha uma relevância social.
- ItemDo papel reciclado ao papel social: a arte terapia e a arte educação no processo de inclusão de estudantes da EJA com deficiência intelectual(2021-03-26) Barros, Márcia Cristina Silva; Correia, Patrícia Carla da Hora; Novais, Nanci Santos; Vitorino, Cesar CostaA dissertação, apresentada no Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), contemplando os três itens da área 1, que são: Educação, Trabalho e Meio Ambiente, aborda o processo de inclusão do estudante da EJA com Deficiência Intelectual, usando a Arte Terapia através do papel reciclado artesanalmente, entre os alunos do CEFAP- Centro de Formação e Apoio Profissional, da APAE- Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, situada no bairro de São Joaquim, na cidade do Salvador/Bahia, tentando responder a questão: como a produção artesanal de papel reciclado, sob o viés da Arte Terapia e da Arte Educação, pode contribuir para a inclusão Deficiente Intelectual da EJA no mercado de trabalho?. Utilizei como metodologia a abordagem qualitativa tendo como tipo de pesquisa a Pesquisa-Ação e usando como instrumento de pesquisa, entrevistas semiestruturadas questionário inicial e final e a observação prática nas oficinas de produção de papel reciclado. A pesquisa tem como aporte teórico: a EJA- Educação de Jovens e Adultos, os pressupostos da Educação Especial, a Arte Educação; e a Arte Terapia. Contando como o apoio da gestão da CEFAP/APAE, tanto do corpo docente, professores, artesãos, profissionais técnicos, quanto dos estudantes pesquisados: jovens e adultos matriculados nesse centro educacional, o trabalho pode servir para criar uma nova perspectiva para estas pessoas, dentro e fora da escola, ocupando seu lugar, assumindo seu papel social, a partir do desenvolvimento do oficio de papeleiro.
- ItemEducação de surdos e deficientes auditivos no contexto da EJA prisional: possibilidades de formação docente no Colégio Professor George Fragoso Modesto(2019) Santana, Liliane Batista Coutinho Duques; Correia, Patrícia Carla da HoraEste estudo discute sobre a percepção dos professores em relação aos estudantes Jovens e Adultos com surdez e deficiência auditiva de uma Escola Estadual Prisional em Salvador - Bahia, tendo como suporte metodológico a trajetória fenomenológica, definindo a interrogação desta pesquisa em como acontece a formação para trabalhar com sujeito surdo e deficiente auditivo nos diversos espaços formais e informais. Como pergunta norteadora, como se dá o encontro pedagógico entre o professor e o estudante privado de liberdade com surdez e deficiência auditiva. Como objetivo-fim compreender a percepção do professor em relação ao sujeito surdo e deficiente auditivo jovem/adulto no Colégio Professor George Fragoso Modesto, e como objetivos-meio buscamos: discutir aspectos epistemológicos do sujeito surdo e deficiente auditivo jovem/adulto no seu processo de formação; refletir sobre a concepção adotada (s) pelos professores da EJA Prisional que possuem sujeitos com surdez e deficiência auditiva nas aulas; ressignificar o processo de formação do professor da EJA para trabalhar com o sujeito surdo e deficiente auditivo. A pesquisa teve como aporte teórico a construção de atos da consciência, discutindo a EJA no contexto Prisional, a Educação de Surdos e deficientes Auditivos e a formação docente contando com embasamento de importantes teóricos. Participaram da pesquisa seis professores do Colégio George Fragoso Modesto e uma técnica da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria Estadual de Educação - SEC. A análise e a interpretação das descrições apresentadas pelos professores investigados nos revelaram a necessidade de formação na área de Surdez e Deficiência auditiva, e o quanto, ainda, precisamos compreender e fazer para que a inclusão na Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade se efetive, tendo a formação docente continuada como possibilidade.
- ItemO estágio curricular no PROEJA: desafios na formulação de uma nova proposta de estágio(2018-10-31) Teixeira, João Paulo Oliveira; Santos, Jocenildes Zacarias; Correia, Patrícia Carla da Hora; Barbosa, Elisiana Rodrigues OliveiraA presente pesquisa teve como objetivo, investigar sobre a prática do estágio supervisionado de jovens adultos que, pertencem ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA - a partir das dificuldades que os mesmos apresentam para realização desse estágio. A delimitação temporal de realização da pesquisa foi de 04 de maio de 2017 à 07 de dezembro de 2017. O problema apresentado nessa dissertação consistiu em: Quais os desafios enfrentados pelos alunos do PROEJA do Centro Estadual de Educação Profissional em Informática e Gestão Lourdes Carvalho Neves Batista, em Cícero Dantas-BA, em relação à prática do estágio curricular? Para além, decompõem-se os seguintes objetivos específicos: discutir sobre a proposta do estágio no PROEJA, possibilitando a realização da prática de estágio; refletir com gestores, educadores e discentes o processo de ensino/aprendizagem para garantir na unidade escolar a coerência da prática do estágio; propor um estágio aos estudantes/trabalhadores considerando a diversidade da realidade laboral dos mesmos. O tipo de pesquisa foi de abordagem qualitativa, delineada pela pesquisa-ação, realizada com os discentes e docentes do Centro Estadual de Educação Profissional Lourdes Carvalho Neves Batista, no município de Cícero Dantas-BA. O material de análise foi constituído por pesquisas bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas e questionários. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os autores: Fichtner (1998), Paulo Freire (1992), Libâneo (2004), Moura (2004), Toaldo (1997), Markoni & Lakatos (1996) e outros. Os resultados obtidos possibilitaram constatar que, esses jovens adultos necessitam desenvolver suas atividades durante a prática do estágio, para que esses sujeitos da EJA tenham uma formação técnica de qualidade e que esta seja assegurada aos alunos, preparando-os para o exercício de cidadania como ser integral no mundo do trabalho. Assim, para a concretude da resolução da problemática, consiste nos convênios firmados entre a Direção deste Centro de Educação Profissional e algumas Empresas (públicas e privadas). Para tanto, foi discutido com os empresários responsáveis pelos estabelecimentos sobre a problemática e, a partir dos relatos provenientes nas respostas dos questionários aplicados aos docentes e discentes, foi construída uma proposta participativa.
- ItemEstratégias pedagógicas para alunos com deficiência: pesquisa-ação na EJA em uma escola municipal de Salvador(2020-12-28) Santos, Luciene Leal Alves Goes dos; Correia, Patrícia Carla da Hora; Miranda, Theresinha Guimarães; Vitorino, César CostaEsta pesquisa discute sobre às estratégias pedagógicas para alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola municipal de Salvador. A pergunta direcionadora nos faz refletir sobre quais estratégias pedagógicas são utilizadas para alunos com deficiência na EJA II, na Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos. O objetivo geral foi compreender às estratégias pedagógicas utilizadas em uma escola municipal de Salvador para trabalhar com alunos com deficiência na EJA II. Os objetivos específicos buscaram discutir os processos epistemológicos, históricos e legais da EJA e sua interface com a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; identificar quais estratégias pedagógicas são utilizadas pelos professores com alunos com deficiência na EJA II; realizar encontros formativos para os professores da EJA II, atendendo às suas demandas identificadas no questionário respondido, bem como a socialização de possíveis estratégias pedagógicas. A trajetória metodológica insere-se numa abordagem qualitativa, fundamenta-se na pesquisaação. Os dispositivos de coleta de dados utilizados são: pesquisa documental, questionário e entrevista. Esse questionário foi utilizado como subsídio para a organização dos encontros formativos e, posteriormente, utilizado no término dos mesmos para verificar quais os avanços alcançados. A pesquisa tem como aporte teórico, reflexões acerca da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva e a Educação de Jovens e Adultos. A análise e a interpretação dos dados apontam para a necessidade de aprender com as diferenças e entender que incluir é muito mais do que estar presente em um espaço físico. Para fazer com que a inclusão escolar aconteça de forma integral, é preciso se dispor a conhecer cada dia mais e manter um diálogo com seus pares como uma possibilidade necessária e possível. Como produto final, disponibilizamos no site da orientadora os conhecimentos produzidos nos encontros formativos através de trechos dos relatos dos professores, os slides, os materiais trabalhados e socializados nos encontros formativos, para que outros interessados tenham acesso e possam utilizá-los. Acreditamos que, desta forma, iremos contribuir de forma significativa para a concretização dos caminhos possíveis da inclusão dos jovens e adultos com deficiência.
- ItemGestores escolares: a construção de sentidos da inclusão escolar de jovens e adultos na rede municipal de Salvador(2018-11-29) Rocha, Julimar Santiago; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Correia, Patrícia Carla da Hora; Santos, Jocenildes Zacarias; Nunes, Claúdio PintoEste estudo parte da concepção da educação como direito de todos os seres humanos e promove reflexões e discussões a respeito da inclusão de jovens e adultos deficientes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Justifica-se pela relevância na perspectiva de compreender o entendimento de gestores escolares sobre a política de inclusão escolar na rede municipal de ensino. O problema a investigar resume-se em: Quais os sentidos atribuídos pelos gestores sobre a política de inclusão escolar na Educação de Jovens e Adultos nas Escolas Municipais de Salvador situadas na GRE Cabula que atendem alunos com deficiência? Desta forma, o objetivo geral consiste em compreender os sentidos atribuídos pelos gestores sobre a política de inclusão escolar na Educação de Jovens e Adultos nas Escolas Municipais de Salvador situadas na GRE Cabula, que atendem alunos com deficiência. Os objetivos específicos procuram identificar as publicações legais que respaldam a política de inclusão escolar na Educação de Jovens e Adultos, nas Escolas Municipais de Salvador; analisar as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação nas escolas da rede e as implicações da política de inclusão escolar para a EJA; analisar os sentidos atribuídos pelos gestores sobre a política de inclusão escolar das pessoas com deficiência na EJA. Os sujeitos que contribuíram para construção desta pesquisa foram vinte e dois gestores escolares (diretores, vice-diretores e coordenadores) que atuam na Secretaria Municipal de Educação e nas escolas da Gerência Regional de Ensino do Cabula. A abordagem metodológica de pesquisa adotada foi a qualitativa, pautada na pesquisa participante, que envolve seus beneficiários na produção de conhecimentos visando a transformação da realidade. As informações produzidas através de entrevistas, grupo focal, e do projeto de intervenção na forma de encontros dialogais formativos foram interpretadas através da análise interpretativa proposta por Severino (2007). As reflexões apresentadas juntamente com a participação dos sujeitos nos encontros formativos propostos serviram de base para a compreensão dos sentidos que os gestores atribuem à política de inclusão na rede municipal de Salvador. Os achados da pesquisa apontam para sentidos atribuídos à inclusão escolar como um direito, um pertencimento e como fatores essenciais para embasar a formação dos gestores escolares. Já os sentidos relacionados à deficiência revelam conceitos ainda pautados na ótica médica, o que precisa ser repensado. Constituem-se em importante contribuição para reorganização dos sistemas municipais de ensino acerca dos documentos norteadores para a inclusão do jovem e adulto com deficiência nas classes regulares, de forma a propiciar ações contínuas e eficazes para a consolidação de uma escola inclusiva e também incentiva novos estudos voltados para a interface entre EJA, inclusão e políticas públicas.
- ItemA inclusão de jogos digitais educativos na sala de recursos multifuncional(2020) Rios, Ana Patrícia Falcão de Oliveira; Correia, Patrícia Carla da HoraEsta investigação compreende a inclusão como fundamental no processo educacional e proporciona reflexões a respeito dos sujeitos com deficiência intelectual inseridos na Educaçãode Jovens eAdultos (EJA)eautilizaçãodosJogosDigitaisdentrodoespaçoda Sala de RecursosMultifuncional como potencial ferramenta inclusiva. Justifica-se pela necessidadedeinovaçãodaspráticaspedagógicasnoAtendimentoEducacionalEspecializado (AEE)coma introduçãodos jogosdigitaiseducativos.Aquestãonorteadoraseresumeem: como os jogos digitais educativos podemser utilizados como instrumentos de inclusão contribuindonoprocessodeinteraçãoenodesenvolvimentodehabilidadesdosalunosjovens eadultos comdeficiência intelectual atendidosnoColégioEstadualdaBahia-Central?O objetivo geral consiste emcompreender como os jogos digitais educativos utilizados no Colégio Estadual da Bahia podemcontribuir como potencial à inclusão de alunos com deficiência intelectual da EJA. Os objetivos específicos visamdiscutir os pressupostos epistemológicos,históricoselegaisdaEJAeasuainter-relaçãocompessoascomdeficiência intelectualeousodaSaladeRecursosMultifuncional; refletirsobrejogosdigitaiseducativos quepodempromovera inclusãodesujeitoscomdeficiência intelectualnocontextodaEJA; analisar autilizaçãodos jogosdigitaisparaos estudantes jovenseadultoscomdeficiênciaintelectualnaSaladeRecursosMultifuncionalnoColégioEstadualdaBahia–Centralparaa organização de umblog visando contribuir comos profissionais que atuamna Sala de RecursosMultifuncional.Estapesquisacontoucomaparticipaçãodeoitoalunosinseridosna EducaçãodeJovenseAdultosdoColégioEstadualdaBahiaCentralquepossuemdeficiência intelectualesãoatendidosnaSaladeRecursosMultifuncional.Aabordagemmetodológica de pesquisa foi aqualitativa, baseadanapesquisa-ação, emqueospesquisadorespossuemum papel ativonarealidadedos fatos, tendocomoinstrumentosasobservaçõeseentrevistas.A pesquisa tem como aporte teórico reflexões acerca da EJA, da pessoa comdeficiência intelectual edassuas relaçõescomos jogosdigitaisdentrodocontextodasaladerecursos multifuncional.Os resultadosadquiridosconfirmaramodesenvolvimentodehabilidadesede interaçãodosalunosjovenseadultoscomdeficiênciaintelectualatravésdosjogosdigitaisna Sala deRecursosMultifuncional no contexto emestudo e demonstra o quantose fazem importantes e necessárias estas habilidades nas salasde aula de ensino regular.
- ItemA inclusão de jogos digitais educativos na sala de recursos multifuncional(2020-12-21) Falção, Ana Patrícia; Correia, Patrícia Carla da Hora; Santos, Jocenildes Zacarias; Vitorino, César CostaEsta investigação compreende a inclusão como fundamental no processo educacional e proporciona reflexões a respeito dos sujeitos com deficiência intelectual inseridos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a utilização dos Jogos Digitais dentro do espaço da Sala de Recursos Multifuncional como potencial ferramenta inclusiva. Justifica-se pela necessidade de inovação das práticas pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) com a introdução dos jogos digitais educativos. A questão norteadora se resume em: como os jogos digitais educativos podem ser utilizados como instrumentos de inclusão contribuindo no processo de interação e no desenvolvimento de habilidades dos alunos jovens e adultos com deficiência intelectual atendidos no Colégio Estadual da Bahia - Central? O objetivo geral consiste em compreender como os jogos digitais educativos utilizados no Colégio Estadual da Bahia podem contribuir como potencial à inclusão de alunos com deficiência intelectual da EJA. Os objetivos específicos visam discutir os pressupostos epistemológicos, históricos e legais da EJA e a sua inter-relação com pessoas com deficiência intelectual e o uso da Sala de Recursos Multifuncional; refletir sobre jogos digitais educativos que podem promover a inclusão de sujeitos com deficiência intelectual no contexto da EJA; analisar a utilização dos jogos digitais para os estudantes jovens e adultos com deficiência intelectual na Sala de Recursos Multifuncional no Colégio Estadual da Bahia – Central para a organização de um blog visando contribuir com os profissionais que atuam na Sala de Recursos Multifuncional. Esta pesquisa contou com a participação de oito alunos inseridos na Educação de Jovens e Adultos do Colégio Estadual da Bahia Central que possuem deficiência intelectual e são atendidos na Sala de Recursos Multifuncional. A abordagem metodológica de pesquisa foi a qualitativa, baseada na pesquisa-ação, em que os pesquisadores possuem um papel ativo na realidade dos fatos, tendo como instrumentos as observações e entrevistas. A pesquisa tem como aporte teórico reflexões acerca da EJA, da pessoa com deficiência intelectual e das suas relações com os jogos digitais dentro do contexto da sala de recursos multifuncional. Os resultados adquiridos confirmaram o desenvolvimento de habilidades e de interação dos alunos jovens e adultos com deficiência intelectual através dos jogos digitais na Sala de Recursos Multifuncional no contexto em estudo e demonstra o quanto se fazem importantes e necessárias estas habilidades nas salas de aula de ensino regular.
- ItemLetramento histórico para alunos da EJA: uma experiência no Colégio Estadual Martinho Salles Brasil(2020) Ferreira, Bernadete de Lourdes Santana; Correia, Patrícia Carla da HoraO presente trabalho é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos, que propõe um estudo sobre o processo de Letramento em História na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Martinho Salles Brasil, situado no município de São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador (BA). Para isso, fez-se necessário investigar quais estratégias pedagógicas podem contribuir para o processo do Letramento Histórico dos alunos ejianos do referido colégio, considerando que não somente a leitura, mas a interpretação e o desenvolvimento da capacidade crítica devem ser priorizados, como facilitadores do processo de compreensão dos conteúdos trabalhados nesse componente curricular. Com objetivo fim de compreender o processo de letramento em História dos alunos ejianos do Colégio Estadual Martinho Salles Brasil, mediado pelo projeto de ação pedagógica, através da realização de oficinas. Para tanto, foi feita uma investigação com 38 alunos de uma turma do Tempo Formativo III, Eixo VI, também a documentos que regulamentam a EJA e, por fim, foi apresentada uma dimensão prática deste trabalho, através da realização de cinco oficinas pedagógicas, onde se propõe fortalecer as bases do Letramento, utilizando dos conhecimentos prévios desses estudantes, buscando fazer uma contextualização da vida cotidiana e dos fatos históricos trabalhados em sala para que os alunos pudessem ler e interpretar criticamente, e assim compreender conhecimentos históricos tão essenciais para sua formação escolar e cidadã. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se utiliza do método da Pesquisa-Ação e de procedimentos metodológicos de observação e aplicação de questionários. A partir das experiências com as oficinas, propomos a organização de um módulo didático para alunos da EJA sobre a história local, como produto final do Mestrado Profissional. Os resultados desta pesquisa indicam que os alunos ejianos desta instituição pesquisada necessitam de estratégias mais eficientes e capazes de promover o letramento em História. É necessário mais partilha, para que os conhecimentos ganhem uma nova forma em sala de aula, repercutindo na vida destes sujeitos, com a intenção de promover o senso crítico e consequentemente o letramento.
- ItemPercepções docentes sobre a inclusão de estudantes com deficiência na educação de jovens e adultos: (im)possibilidades no âmbito da formação continuada(2018-11-20) Araujo, Maria Auxiliadora Freitas Pimenta de; Correia, Patrícia Carla da Hora; Vitorino, César Costa; Galvão, Nelma de Cássia Silva SandesEste estudo discute sobre a percepção dos professores em relação aos estudantes Jovens e Adultos com deficiência de uma Escola Estadual em Feira de Santana-Bahia, tendo como suporte metodológico a trajetória fenomenológica, definimos como interrogação como os professores percebem os estudantes com deficiência? E como pergunta norteadora, como acontece o encontro entre professores e estudantes Jovens e Adultos com deficiência? Como objetivo-fim buscamos compreender a percepção dos professores sobre os estudantes com deficiência na modalidade Educação de Jovens e Adultos, e como objetivos-meio buscamos: discutir a formação dos professores e a relação que mantém com os estudantes com deficiência na Educação de Jovens e Adultos; identificar as facilidades e dificuldades encontradas pelos professores para a inclusão dos estudantes com deficiência; construir realizar, a partir das descrições dos sujeitos, formação continuada piloto com os professores da Unidade Escolar sobre a inclusão desses estudantes. A pesquisa teve como aporte teórico a construção de atos da consciência, discutindo a Educação de Jovens e Adultos, a Educação especial e a formação docente contando com embasamento de importantes teóricos, trazendo ainda o estado da arte sobre o entrecruzamento das duas modalidades de ensino: a EJA e a Educação especial. A análise e a interpretação das descrições apresentadas pelos professores investigados nos revelaram a essência do fenômeno investigado e o quanto ainda precisamos compreender e fazer para que a inclusão escolar se efetive, tendo a formação docente continuada como possibilidade.
- ItemPráticas socioeducativas através das relações intergeracionais nos espaços de formação da EJA: uma proposta de prevenção à violência contra pessoa idosa, na cidade de São Felipe – BA(2018-07-23) Silva, Deysiene Cruz; Correia, Patrícia Carla da Hora; Vitorino, César Costa; Bordas, Miguel Algel GarcíaA pesquisa intitulada Práticas Socioeducativas através das Relações Intergeracionais nos espaços de formação da EJA: uma proposta de prevenção à violência contra pessoa idosa, na cidade de São Felipe – BA discute as práticas socioeducativas através das relações intergeracionais nos espaços de formação da EJA como propostas para o enfrentamento da situação de violência contra pessoa idosa na cidade de São Felipe – BA. Desta forma, a problemática desta pesquisa parte da seguinte pergunta “como as práticas socioeducativas através das relações intergeracionais ocorridas nos espaços de formação da EJA podem contribuir como propostas de prevenção e até redução da violência contra pessoa idosa no município de São Felipe – BA?”. Assim, a presente pesquisa, tem a pretensão, no plano geral, o objetivo de compreender como as práticas socioeducativas, através das relações intergeracionais nos espaços de formação da EJA, na cidade de São Felipe – BA, podem colaborar para prevenção da violência contra pessoa idosa; no plano específico, caracterizar as práticas socioeducativas e as relações intergeracionais nos espaços da EJA e suas contribuições para a prevenção da violência contra pessoa idosa e ainda sua transformação social; descrever as principais causas da violência praticadas em sua incidência contra as pessoas idosas no município de São Felipe – BA; e, por fim, analisar as relações intergeracionais entre os sujeitos da EJA, as troca de valores, de saberes, de experiências, de solidariedade envolvidas como meios de contribuição para a prevenção a situação de preconceitos e violência contra pessoa idosa. O suporte metodológico da pesquisa é a abordagem qualitativa, à luz da representação social. Quanto aos instrumentos, de coletas de dados, utilizou-se, no presente estudo, da observação, do Pré-teste/Pós-teste e de Encontros Formativos. Destarte, a pesquisa, no que tange aos resultados, pode constatar que as práticas socioeducativas, promovidas entre as diversas gerações de jovens, adultos e pessoas idosas, na EJA, promovem a interlocução com base na construção, (des)construções e (re)construções de saberes, de valores, de memórias, fortalece os vínculos entre as pessoas ali presente na relação intergeracional e tais experiências colaboram para a compreensão sobre a violência contra pessoa idosa e as formas de como cada sujeito envolvido, na relação intergeracional, pode contribuir para que a violência seja prevenida e até evitada. Ademais, tem-se, como produto final, desta pesquisa, o Manual Didático intitulado “Práticas Socioeducativas e Intergeracionais”.
- ItemRessignificando a África e a cultura afro-brasileira uma pesquisa de intervenção na EJA no Centro Estadual de Educação Magalhães Neto(2019-11-04) Santos, Nitevaldo Eloi dos; Pereira, Antônio; Correia, Patrícia Carla da Hora; Barreto, Maria Railda Nery; Santos, Jocenildes ZacariasEsta dissertação resulta da pesquisa apresentada ao Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA, da Universidade Estadual do Estado Bahia. Como eixo norteador, o trabalho baseou-se na seguinte questão: qual é a percepção dos alunos da EJA, Tempo de Aprender II, do Centro Estadual de Educação Magalhaes Netto – CEA sobre a África, sua história e cultura afro-brasileira? Como percebem o racismo e o preconceito em seu cotidiano? E de que maneira sua participação em oficinas pedagógicas descolonizadora pode ressignificar essas percepções? Acrescida do objetivo geral: compreender a concepção que os estudantes desta modalidade têm sobre a África sua história e a cultura afro-brasileira, intervindo com uma formação sobre o estudo desse continente e suas relações com a história da cultura afro-brasileira. O projeto foi realizado com uma turma, sala com 14 estudantes, da EJA, Modalidade Tempo de Aprender II (E. M.), da instituição acima mencionada. Foram inicialmente investigados, as concepções e conhecimentos prévios, dos estudantes, sobre a África e da cultura afro-brasileira, após esse processo, foram selecionados, juntamente com os alunos, temas relacionados às demandas apresentadas, em seguida foram preparadas oficinas pedagógicas realizadas num período de seis encontros consecutivos. Foram abordados estudos relacionados à História da África e a existência do preconceito sobre a mesma, a Lei 10.639/03, os conceitos de racismo, preconceito, democracia racial foram tratados à luz de leituras de textos, a exibição de documentários e curtas, poemas e músicas, e produção de atividades escritas com os educandos. Os procedimentos metodológicos aplicados foi a pesquisa de intervenção, escolhido por permitir que o pesquisador compartilhe com os sujeitos da pesquisa, das etapas da investigação. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: questionários aplicados aos discentes, diário reflexivo do pesquisador/observador; oficinas pedagógicas e a escrita da autoavaliação dos alunos. O desfecho das atividades atingiu o objetivo desejado. Os alunos que antes tinham uma visão negativa e estereotipada de uma África selvagem, cheia de miséria, doenças, guerras, negros, amplificados e moldados por uma educação colonizadora e também pela mídia, se surpreenderam com uma África com grandes construções urbana, com tantas personalidades famosas, Prêmios Nobel da Paz, atores/atrizes, músicos, escritores, modelos, negros e brancos africanos com destacados sucessos internacionais, assim como gente simples e comuns, como as que vivem em nossas cidades e constroem as suas/nossas histórias. As mudanças de concepções que repercutiram entre alunos através das respostas escritas e apresentadas em sala, foram visíveis. Resultados que faz recomendar esse tipo de trabalho pedagógico a todos os professores da Educação Básica, incluindo, e principalmente, os alunos da EJA.
- ItemOs sentidos da escola e da educação em prisões para os presos do pavilhão IV da Penitênciaria Lemos Brito: um estudo de intervenção pedagógica(2019-11-11) Santos, Alcimar Meirelles dos; Pereira, Antônio; Correia, Patrícia Carla da Hora; Sá, Maria Rosalli Gomes de Brito de; Moraes, Cândida Andrade deEsta dissertação, apresentada ao Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade Estadual do Estado da Bahia (UNEB), tratou sobre o atendimento educativo de pessoas presas no sistema prisional baiano, apresentando como título: “Os sentidos da escola e da educação em prisões para os presos do pavilhão IV da Penitenciária Lemos Brito: um estudo de intervenção pedagógica” A presente pesquisa apresenta como questões de investigação: “qual o sentido da escola, da educação e educação em prisões para os presos do Pavilhão IV que ainda não ingressaram no processo de escolarização da Penitenciaria Lemos Brito?” “Por que esses presos não participam do processo de escolarização?” e “de que maneira uma intervenção formativa pode ampliar a conscientização dos presos de que a educação é um direito, e de que, portanto, sua participação nesse processo é também condição de reintegração social?” O objetivo geral foi: “compreender os sentidos da escola, da educação e da educação em prisões para os presos, bem como os motivos de sua não inserção no processo de escolarização da Penitenciaria Lemos Brito”. Para seu alcance delineamos os objetivos específicos, os quais foram: “analisar os discursos dos presos do Pavilhão IV sobre a escola, a educação e a educação em prisões, bem como os motivos de sua não participação no processo de escolarização da Penitenciaria Lemos Brito”; “Intervir com oficinas pedagógicas formativas para ampliar a conscientização dos presos sobre a educação e, ao mesmo tempo, que incentive a sua participação no processo de escolarização da Penitenciária”. Trata-se de uma pesquisa de intervenção pedagógica, com abordagem qualitativa, que utilizou como técnicas de investigação a entrevista e a observação. Os resultados da pesquisa mostram que os presos do pavilhão IV da Penitenciária Lemos Brito atribuem uma significância à escola e à educação, porém conferem ao trabalho e as condições socioeconômicas o principal motivo da desistência ou impossibilidade de continuação dos estudos. Conhecem a educação fornecida na Penitenciária e as formas de acesso, contudo creditam a possibilidade dos estudos à remição de pena, que, para a maioria, é o principal fator de estímulo para a procura dos estudos na prisão. Os resultados da intervenção pedagógica apontam que, a partir das oficinas educativas realizadas, houve uma gradativa mudança de concepção acerca do valor social atribuído à educação pelos presos participantes. Demostram também que as oficinas pedagógicas proporcionaram uma mudança de entendimento acerca da educação permeada no sentido da remição de pena, despertando o interesse dos presos pelos benefícios oriundos da educação que contribuirão para quando se tornarem egressos do sistema prisional. A construção do conhecimento desdobrada através das oficinas promoveu reflexões diferenciadas entre os presos, gerando um debate em comum giraram em torno dos benefícios que a educação poderia produzir, independente de remição da pena.