Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Correia, Leandro Coelho"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Mundos virtuais no minecraft: dinâmicas geotecnológicas no espaço da escola pública
    (2019-06-28) Correia, Leandro Coelho; Hetkowski, Tânia Maria; Ramos, Rosemary Lacerda; Nascimento, Fabiana dos Santos; Dias, Josemeire Machado; Alves, Lynn Rosalina Gama
    O desenvolvimento da capacidade crítica pelos estudantes rumo a uma postura autônoma e transformadora da sua própria realidade é um elemento fundamental para a formação de uma sociedade cidadã e eticamente fundamentada. A concepção social do espaço geográfico é uma perspectiva importante que permite a reflexão sobre a realidade do espaço do aluno pelo próprio aluno. As geotecnologias e os jogos digitais têm se mostrado importantes tensores nesse contexto, potencializando experiências reflexivas sobre o espaço da/na escola. O Minecraft é um jogo comercial, baseado nos conceitos de mundos virtuais e jogos de mundo aberto (sandbox) que vem sendo utilizado em contextos educacionais desde seu lançamento, em 2009. O jogo se destaca pelo alto grau de flexibilidade de atuação oferecido ao jogador e pela complexidade da rede de produção de representações que o compõe. Esta pesquisa analisou o potencial geotecnológico do Minecraft, sua capacidade de promover uma reflexão crítica sobre o espaço, com alunos do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública do Munícipio de Salvador-BA. A abordagem metodológica se fundamentou na pesquisa participante e foi efetivada através de encontros formativos, com os alunos, na escola. Os resultados alcançados evidenciaram que os estudantes puderam, através do Minecraft, vivenciar, refletir e discutir questões de natureza socioespacial, confirmando o potencial geotecnológico do Minecraft.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais