Navegando por Autor "Correia, Leandro Coelho"
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- ItemModelagem de ambientes 3D usando programas gratuitos(2018-07-16) Santos, Andrey Miranda Almeida; Dias, Josemeire Machado; Araújo, José Wilker Mendes de; Correia, Leandro CoelhoA modelagem 3D é uma tecnologia que pode auxiliar o aprendizado do Design, da pré-visualização de produtos, simulação de materiais, tecidos, fluídos, criação de videojogos interativos, composições visuais e maquetes eletrônicas. Embora seja cada vez mais popular o uso desta tecnologia, estudá-la e aprendê-la no curso de Design de instituições públicas de ensino superior não é uma tarefa fácil. Alguns fatores como o custo das licenças de uso para programas comerciais necessários à realização das aulas e a própria existência de laboratórios com computadores que tenham hardware adequado à utilização dos programas são apenas algumas das dificuldades observadas. Diante desta situação, este trabalho mostra que a combinação de recursos gratuitos, criados por indivíduos ou de grupos de profissionais, pode ser utilizada para facilitar o aprendizado desta tecnologia no Curso de Design da Universidade do Estado da Bahia. Para demonstrar algumas possibilidades destes recursos e tecnologias, criei um modelo 3D do prédio 14 do Campus I, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, principal prédio do Curso de Design.
- ItemMundos virtuais no minecraft: dinâmicas geotecnológicas no espaço da escola pública(2019-06-28) Correia, Leandro Coelho; Hetkowski, Tânia Maria; Ramos, Rosemary Lacerda; Nascimento, Fabiana dos Santos; Dias, Josemeire Machado; Alves, Lynn Rosalina GamaO desenvolvimento da capacidade crítica pelos estudantes rumo a uma postura autônoma e transformadora da sua própria realidade é um elemento fundamental para a formação de uma sociedade cidadã e eticamente fundamentada. A concepção social do espaço geográfico é uma perspectiva importante que permite a reflexão sobre a realidade do espaço do aluno pelo próprio aluno. As geotecnologias e os jogos digitais têm se mostrado importantes tensores nesse contexto, potencializando experiências reflexivas sobre o espaço da/na escola. O Minecraft é um jogo comercial, baseado nos conceitos de mundos virtuais e jogos de mundo aberto (sandbox) que vem sendo utilizado em contextos educacionais desde seu lançamento, em 2009. O jogo se destaca pelo alto grau de flexibilidade de atuação oferecido ao jogador e pela complexidade da rede de produção de representações que o compõe. Esta pesquisa analisou o potencial geotecnológico do Minecraft, sua capacidade de promover uma reflexão crítica sobre o espaço, com alunos do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública do Munícipio de Salvador-BA. A abordagem metodológica se fundamentou na pesquisa participante e foi efetivada através de encontros formativos, com os alunos, na escola. Os resultados alcançados evidenciaram que os estudantes puderam, através do Minecraft, vivenciar, refletir e discutir questões de natureza socioespacial, confirmando o potencial geotecnológico do Minecraft.