Navegando por Autor "Cordeiro, Márcia de Freitas"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA arte-educação nos processos formativos de crianças e adolescentes na OPA em Senhor do Bonfim – BA(2019-07-25) Araújo, Jaqueline Oliveira; Rego, Adriano Eysen; Silva, Reginaldo Carvalho da; Cordeiro, Márcia de FreitasTrata-se de uma pesquisa que propõe uma reflexão acerca da Organização de Pesquisa e Prática em Artes Zé da Almerinda (OPA), uma Organização Não Governamental (ONG), que fica situada no distrito de Igara, a 11 km do município de Senhor do Bonfim – BA. Espaço não formal de educação, que realiza atividades que envolvem várias formas artísticas (Dança, Teatro, Literatura e Música), com o intuito de colaborar para o desenvolvimento pessoal, social e cultural. Dessa maneira, possibilita que os alunos e as alunas, a partir dessas vivências, tornem-se sujeitos críticos, reflexivos, sensíveis e protagonistas na sociedade na qual estão inseridos. A implicação desta pesquisa foi analisar a trajetória e vivências dos (as) professores (as) diante das práticas de arte-educação, na perspectiva da educação do sensível, realizadas pela OPA e investigar de que forma estas vivências reverberam nos processos formativos dos (as) envolvidos (as). A pesquisa traz uma abordagem qualitativa e método de investigação colaborativo com inspiração no estudo de caso. Para a construção dos dados foram organizadas sessões reflexivas e entrevistas semiestruturadas com os (as) professores (as) da ONG – sendo eles (as) ex-alunos (as) da instituição. Para interpretação dos dados utilizamos a análise do conteúdo na perspectiva de Bardin (2009). É uma pesquisa de característica multirreferencial por reconhecermos a complexidade e a ambivalência do lócus pesquisado. Este estudo ancora-se, teoricamente, na arte-educação como aponta Duarte Júnior (1988; 2000; 2012), em processos formativos, de acordo com Freire (1993; 1996; 2004) e na análise dos dados discutimos com Maffesoli (1996; 1998; 2010) na busca da compreensão sobre o ser da socialidade que compõe a OPA. Fruto dos dados da pesquisa e na busca do agir colaborativo, fizemos um levantamento sobre a necessidade de realizar formações com os (as) envolvidos (as) com a instituição e a partir das “vozes” que emergiram no caminhar da pesquisa. Nessa perspectiva, construímos a proposta Piloto em diálogo com os (as) participantes da pesquisa para a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da OPA, onde buscaremos organizar as atividades realizadas pela instituição, promovendo formações e parcerias que possam colaborar com o fortalecimento da rede e contribuir com as demandas existentes na ONG. Dessa forma, buscamos firmar parcerias com instituições já existentes nas esferas federal, estadual e municipal (CRAS, CREAS, Juizado de Menores, Secretarias de: Saúde; Assistência Social; Educação, Cultura e Esporte, dentre outras) para que elas possam tornar-se possíveis colaboradores e coparticipantes da OPA.
- ItemCurrículo e cultura: aproximações entre epistemologia hipertextual e cultura soteropolitana(2008-12-12) Cordeiro, Márcia de Freitas; Júnior, Arnaud Soares de Lima; Cunha, Regina Céli Oliveira da; Hetkowski, Tânia MariaA pesquisa é uma investigação teórica, qualitativa, de caráter exploratório conceitual, cujo tema é currículo e cultura, tendo como objeto de análise expor a compreensão sobre quais as possibilidades de aproximação entre currículo e cultura, ou seja, entre a epistemologia hipertextual e a cultura soteropolitana, respectivamente, pressupondo-se semelhanças entre eles. Nesse sentido, os objetivos foram permeados pela análise sobre as possibilidades de aproximação estética entre o currículo hipertextual e a cultura soteropolitana; por uma demonstração sobre as aproximações que a estética filosófica contemporânea compartilha com a epistemologia e com o currículo; por uma compreensão crítica que aproxime estética e epistemologia, a partir da perspectiva do currículo hipertextual, para que haja contribuições com a teorização epistemológica e estética. O corpo teórico foi iniciado com a apresentação do contexto em que a categoria teórica central deste trabalho, o currículo hipertextual, se situa, que é a contemporaneidade. Em seguida, se discutiu os princípios norteadores e os fundantes (o hipertexto, as TIC, a diferença e o saber) deste currículo e apresentou-se um conceito sobre o mesmo. Logo depois, as outras duas categorias teóricas desta pesquisa, a cultura soteropolitana e a estética, foram discutidas, em que, para a estética foi apresentada a origem do próprio termo e sua relação com a Filosofia, seu objeto e a experiência estética; para a cultura soteropolitana, foram discutidos a relação da cultura de um modo geral com a arte e com as novas tecnologias, e depois apresentados os aspectos da religiosidade, da alimentação, da festividade, da personalidade, da corporeidade, a liberdade, etc., pertencentes a esta cultura. A metodologia aplicada baseou-se em uma análise documental, levantamento e revisão bibliográfica, tendo como campo de investigação os livros, periódicos, artigos, papers, dissertações, teses e a Internet, bem como a uma metodologia comparativa ou intertextual, no sentido bakhtiniano do termo, como suscitava a própria natureza do objeto. A partir dos resultados obtidos, a pesquisa revelou que existem duas possibilidades de aproximação entre currículo hipertextual e cultura soteropolitana, por meio da estética, se dão a partir da posição em que o sujeito ocupa tanto na estética contemporânea, quanto no currículo hipertextual e pela forma como conhecimento e a cultura se processam, revelando que ambos (currículo hipertextual e cultura soteropolitana) advém de práticas instituintes e, assim, possibilitam à educação a formação de sujeitos agentes históricos da sua realidade, como um lugar transformado pelas infinitas possibilidades de criação de sua subjetividade.