Navegando por Autor "Conceição, Jefferson Correia da"
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- ItemConcepções do lúdico e suas contribuições para o ensino na perspectiva de supervisoras do PIBID de matemática: um olhar para além dos jogos(2021-02-01) Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira; Santos, Daniela Batista; Conceição, Jefferson Correia da; Ferreira, Maridete Brito CunhaO ensino de Matemática ainda é marcado por um alto índice de reprovação e evasão, procedente muitas vezes das dificuldades dos alunos em compreender e relacionar seus conceitos a realidade cotidiana. Surge então, a necessidade de trabalhar os conceitos matemáticos em um ambiente que favoreça a aprendizagem para além da reprodução e memorização. Assim, a partir da experiência como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, percebi que o lúdico em sala de aula pode oportunizar um ambiente de investigação, favorecendo a autonomia dos estudantes e a aprendizagem em Matemática. Deste modo, objetivamos compreender que concepções professoras da Rede Pública de Ensino que atuaram como supervisoras do PIBID têm sobre o lúdico e suas contribuições para o ensino de Matemática. Visando atender este objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória com professoras de Matemática que atuaram como supervisoras no PIBID no período de 2018-2019 na cidade de Alagoinhas-BA. Para a produção dos dados, utilizamos um questionário construído na plataforma do Google Formulário e uma entrevista semiestruturada aplicada através da plataforma do Google Meet. Essa pesquisa está embasada em teóricos como: Freire (1996; 1987), Lara (2003), Andrade (2013), Luckesi (2000; 2005; 2014), Rodrigues (2019), dentre outros. Para análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo a partir da categorização, na perspectiva de Bardin (1977). O caminhar na análise de conteúdo nos guiou a quatro categorias, sendo elas: Concepçõesde lúdico das professoras, possibilidades e desafios do lúdico no Ensino de Matemática, contribuições do PIBID de Matemática para o ensino a partir das potencialidades do lúdico e o lúdico na formação docente. A análise interpretativa das categorias mostrou que as professoras compreendem o lúdico como recursos didáticos-pedagógicos que no contexto da sala de aula favorece a autonomia do aluno, bem como a aprendizagem significativa, configurando-se como um fator de motivação que pode contribuir para despertar o interesse do aluno pela aprendizagem Matemática. Percebemos aindaque, o PIBID constitui-se em um espaço de formação inicial e continuada no qual a presença do Lúdico contribui para uma apropriação da prática lúdica pelo professor, refletindo positivamente na práxis. Assim, a prática lúdica no contexto educacional possibilita superar a dicotomia existente entre teoria e prática, ultrapassando a concepção tradicional de ensino e contribuindo para um ensino de matemática com mais significado e criativo, em que o educando atua como protagonista na construção de seu conhecimento.
- ItemEnsino de geometria para estudantes com deficiência visual: uma proposta para o ensino de polígonos(2022-09-01) Avelino, Ana Paula Silva; Ferreira, Maridete Brito Cunha; Conceição, Jefferson Correia da; Leal, Maria de Fatima CostaO presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, e teve como objetivo construir e analisar uma sequência didática, e os materiais adaptados para apoiá-la, com potencial para construção do conceito de polígonos para alunos cegos ou de baixa visão. Para a construção dos materiais utilizamos alguns recursos para facilitar a visão tátil do aluno e cores fortes para ajudar os alunos que têm baixa visão e alguns materiais didáticos de apoio foram adaptados do trabalho vendo com as Mãos, Olhos e Mente: Recursos didáticos para laboratório e museu de educação matemática inclusiva do aluno com deficiência visual de Kalef (2016). Tivemos como embasamento teórico a Defectologia de Vigotski que visou o esclarecimento sobre a relação entre cegueira e o potencial cognitivo do indivíduo cego e a teoria de Van Hiele, que apresenta os níveis de pensamento geométrico do aluno, que fundamentou a construção da sequência e nossas análises. Concluímos que a sequência construída tem potencial para a construção do conceito de polígono por um estudante cego desde que apoiada por recursos didáticos validados por uma pessoa cega e associados à mediação do professor vidente.
- ItemExplorando conceitos geométrico-matemáticos atráves das artes plásticas(2021-02-01) Santos, Noêmia Barreto dos; Conceição, Jefferson Correia da; Silva, Maria Eliana Santana da Cruz; Ferreira, Maridete Brito CunhaEsta pesquisa objetivou analisar obras de Arte Plásticas a fim de perceber elementos geométricos presentes na sua elaboração como possibilidade didática para o ensino de geometria. Para tanto, procurou tecer um recorte histórico dos povos e civilizações em diferentes períodos, visando perceber como essas duas áreas articulam-se e entrelaçam-se. Também se investigou quais conhecimentos geométrico-matemáticos são empregados na elaboração das composições artísticas, visando uma abordagem contextualizada e interdisciplinar da matemática a partir da leitura de obras de artes plásticas ou visuais tendo em vista a percepção de elementos geométricos presentes nas obras que podem favorecer uma abordagem didática com vista à compreensão de conceitos e definições de elementos geométricos, situados em um contexto, proporcionados pela leitura e interpretação das obras. Para tanto, essa pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa por considerá-las apropriadas para verificação de dados existentes sobre o assunto, com o propósito de conhecer o que tem sido produzido sobre o tema em questão. Realizou-se um inventário na internet sobre trabalhos produzidos que relaciona a Arte e a Matemática, cujo referencial teórico constituiu o corpo dessa pesquisa. Buscou-se com esta investigação, contribuir com o desenvolvimento de práticas que favoreçam a aprendizagem, aceitação e apreciação dos alunos pela matemática. Verificou-se que a matemática (através da geometria) e a arte de uma forma muito próxima, estão presentes em práticas e produções humanas, bem como em trabalhos artísticos; e essa aproximação em contextos de estudos, pode favorecer o desenvolvimento de capacidades no educando, que o habilitará a intervir e a modificar a realidade na qual estar inserido. Conclui-se que em obras de artes plásticas de artistas abstratos geométricos estão presentes elementos que podem favorecer a exploração de conceitos geométricos de forma contextualizada, contribuindo para a construção de pontes entre a matemática e outras áreas do conhecimento em especial as Artes Plásticas e Visuais, como também com o cotidiano.
- ItemGeometria Descritiva e Geogebra 3D: uma prática para desenvolvimento da Visualização(2022-12-13) Ferreira, Lucas Lima; Conceição, Jefferson Correia da; Ferreira, Maridete Cunha Brito; Nascimento, Antônio Teófilo A. do; Macêdo, Érica NogueiraEste trabalho teve como objetivo geral investigar se a prática em construir e projetar por meio do Software Geogebra 3D, objetos bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D) em planos pode contribui para o desenvolvimento da Visualização. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pré-experimental e qualitativa, realizada inicialmente com uma revisão de literatura que buscou entender o fenômeno da Visualização do ponto de vista matemático, compreender também a importância do ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva, assim como verificar quais os benefícios da utilização dos Softwares de Geometria Dinâmica no ensino e aprendizagem das Geometrias. O referencial teórico está fundamentado nos estudos de Angel Gutiérrez, com relação a caracterização da Visualização, e Bernard Parzysz, a respeito da prática em projetar objetos 3D em planos. Recorremos a uma Atividade de Investigação, envolvendo conhecimentos das Geometrias Plana, Espacial e Descritiva, composta por três etapas, aplicada com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia. Na primeira etapa, aplicamos questões de própria autoria, elaboradas com base em nossos objetivos; na segunda, realizou-se uma oficina de prática no Geogebra 3D; na terceira, foram reaplicadas as mesmas questões utilizadas anteriormente, com o propósito de confrontar as respostas da primeira e terceira etapas. Em suma, detectamos indícios de desenvolvimento nas Habilidades de Visualização dos participantes quando realizamos a análise dos dados coletados. Esses ganhos são bastante importantes, pois, como a Visualização é um dos tipos de raciocínios que compõem o Pensamento Matemático, conclui-se que este também foi beneficiado.
- ItemA presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II)(2022-09-01) Fernandes, João Victor Gomes; Santana, Erivelton Nonato de; Paixão, Alexandro Figueiredo da; Conceição, Jefferson Correia daEste trabalho foi realizado utilizando dados obtidos por um grupo de pesquisa na área de quadrinhos matemáticos que buscou realizar uma análise inicial da ocorrência do gênero textual quadrinhos nos livros didáticos voltados ao ensino de Matemática, utilizados no 7º ano do nível Fundamental II na rede pública de ensino do município de Alagoinhas/Ba e região, e a sua utilização no processo de ensino/aprendizagem da referida disciplina. Tal investigação conta com o aporte teórico dos estudos sobre gêneros textuais, desenvolvidos por Luiz Antonio Marcuschi, bem como da Teoria dos Quadrinhos, que tomou como base autores como Paulo Ramos e Mario Feijó, e ainda pressupostos teóricos da Educação Matemática. Nesse sentido, procurou-se explorar as potencialidades que a utilização dos quadrinhos matemáticos possui para a aprendizagem da matemática por meio de um livro didático do ensino fundamental do qual foram extraídos exemplares do subgênero textual classificado como quadrinhos matemáticos presentes no livro pesquisado, e que serviram de material para uma análise mais aprofundada. A pesquisa em questão investigou a utilização do referido gênero textual, promovendo a leitura e catalogação dos quadrinhos matemáticos, organizados em categorias definidas a partir do conteúdo linguístico presente neles, constatando o potencial pedagógico desses quadrinhos como contribuição para a formação dos estudantes e o aprendizado de conhecimentos matemáticos abordados no livro didático.