Navegando por Autor "Conceição, Eltamara Souza da "
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnais[da] VIII Semana de Ciências biológicas da UNEB, Campus II Seu saber muito me interessa: ciências e saberes tradicionais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-19) Conceição, Eltamara Souza daA Universidade do Estado da Bahia, sendo uma instituição de ensino superior, tem por definição legal, em função de sua configuração e institucional multicampi, a finalidade de “promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humidade e comunicar o saber através do ensino ou de outras formas de comunicação” (BRASIL, 1988, Art. 43). Dessa forma, dá continuidade ao desenvolvimento de atividades de promoção e divulgação do conhecimento, servindo de incentivo, formação e assistência à comunidade discente. Em sua oitava edição, honrosamente retornando ao formato presencial, a VIII SEMCBIO terá como temática “Seu saber muito me interessa: Ciências e Saberes Tradicionais”. Os participantes contarão com uma programação composta por palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas. Desse modo, a Comissão organizadora do evento é formada por integrantes do Diretório Acadêmico do Curso de Biologia ainda com o recrutamento de estudantes do curso para fazer parte da equipe com a supervisão de professores.
- ItemEnsino remoto em tempos de pandemia: estratégias e desafios no componente curricular biologia em escola pública de Alagoinhas-BA(2022-12-22) Pinto, Maurício dos Santos; Barreto, Antonio Geraldo da Silva Sá; Queiroz, Magnólia Silva; Conceição, Eltamara Souza daNo ano de 2020, a pandemia da covid-19, doença viral que causa síndrome respiratória aguda grave (SARSCOV2) repercutiu na adoção de medidas de prevenção, com destaque ao distanciamento social. Essa prática implicou, em caráter urgente, na implantação de ensino remoto na Educação Básica, pois, diante do contexto pandêmico, houve necessidade de estabelecer um elo entre medidas de distanciamento social e continuidade da mediação dos saberes. Assim, o objetivo deste estudo foi explicitar estratégias e desafios enfrentados no processo de ensinar e aprender do componente curricular Biologia, na modalidade de ensino remoto, em escola da rede pública estadual do município de Alagoinhas-BA. A natureza desta pesquisa é básica e qualitativa e trata-se de um estudo exploratório, cujos objetivos foram galgados mediante aplicação de questionário a 04 (quatro) professores de Biologia. Considerada o percurso metodológico efetivado, pode-se constatar que o ensino remoto, apesar do imenso desafio, pôde proporcionar aspectos benéficos à educação.
- ItemRelação entre as métricas da paisagem e a diversidade de formigas em fragmentos florestais do Litoral Norte e Agreste Baiano(2022-12-23) Santos Júnior, José Linaldo da Paixão; Conceição, Eltamara Souza da; Moreira, Ana Flávia Magalhães; Ferreira, Djane dos ReisEm termos de conservação da biodiversidade em remanescentes florestais, a fragmentação florestal destaca-se como uma das maiores problemáticas, sendo necessário o uso de ferramentas como bioindicadores e o geoprocessamento na elaboração de estratégias de conservação. Esse estudo tem como objetivo relacionar as métricas da paisagem com a diversidade de formigas em fragmentos florestais do Território Litoral Norte e Agreste da Bahia. Tendo isso em vista, realizou-se a análise da paisagem de oito propriedades, localizadas no território, tendo como parâmetros o tamanho e formato dos fragmentos (ha), a área nuclear, o índice de circularidade, o índice de diversidade de Patton, bem como, o uso e ocupação do solo. Foram relacionados a esses parâmetros, os índices de diversidade e riqueza dos Formicidae. Constatou-se que, com exceção da RPPN Lontra, as áreas apresentam predominância de fragmentos florestais pequenos ou médios. A maior parte dos fragmentos estudados apresentaram um formato inadequado para a conservação das espécies de formigas nativas. A diversidade de formigas não foi afetada pela forma e tamanho dos fragmentos, em contrapartida, a riqueza foi influenciada pela forma, mas não pelo tamanho.