Navegando por Autor "Conceição, Ana Paula Silva da"
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- ItemA brinquedoteca universitária e o lúdico nos processos formacionais na contemporaneidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-22) Silva, Jociane Cajado da; Conceição, Ana Paula Silva da; Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira; Xavier, Antonete Araújo Silva; Sales, Mary Valda SouzaA presente pesquisa parte da necessidade de compreender a real relação do lúdico com a formação oferecida pela Brinquedoteca Universitária Paulo Freire/DEDC I/UNEB – lócus da pesquisa, ao longo dos seus 09 anos de existência. Para tanto, os sujeitos envolvidos foram os monitores extensionistas que atuaram no período de 2012-2021, considerando que o projeto desta brinquedoteca nasce de uma ação permanente de extensão. As bases teóricas principais perpassam conceitos sobre brinquedoteca universitária - Gimenes e Teixeira (2011), Santos (2000), Fortuna (2008), Xavier (2020); ludicidade - D`Ávila (2006), Luckesi (2005), Lopes (2004) e processos formacionais - Macedo (2004, 2012, 2021), Conceição (2009), Santos (2019), Freire (1979 e 1997) e Farias (2009) que se intercruzam e abrem espaços para, também, outros autores. A metodologia utilizada se configura como uma pesquisa qualitativa, voltada para a dimensão epistemológica da Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial e como método foi utilizado a etnopesquisa-formação com o intuito de compreender a presentificação do lúdico nos processos formacionais da brinquedoteca universitária na contemporaneidade. Para tanto, esses os dois primeiros objetivos específicos foram: identificar e caracterizar os monitores extensionistas da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire atuantes no período de 2012-2021 e refletir as impressões sobre os processos formacionais da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire experienciada pelos monitores extensionistas, no período já citado. E para atingir o último objetivo específico que foi analisar a percepção dos monitores acerca da ludicidade nas ações formacionais promovidas por esta brinquedoteca universitária, optamos pela análise de documentos e roda de memórias e conversas, que permitiu uma escuta mais sensível e humana das narrativas dos sujeitos coletivamente. Desta forma, em busca de atingir os objetivos e assegurá-los com o rigor de uma pesquisa acadêmica, foi realizado um estudo baseado nos fundamentos da análise do conteúdo e nas estratégias indicadas pela pesquisa qualitativa das ciências sociais. Assim sendo, concluímos que se configura, como algo possível de compreender, a presença do lúdico nos processos formacionais da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire na contemporaneidade, considerando um pensar, refletir e agir que busca respeitar a voz do outro nesta ambiência formativa. Contudo, precisamos, ao mesmo tempo, repensar o seu fazer, numa perspectiva mais abrangente, sobre o conceito lúdico, que traz o sujeito ainda mais no centro das formações e que amplia as possibilidades e efeitos das manifestações da ludicidade.
- ItemO caminho se faz caminhando: a implantação da metodologia de reconhecimento e validação de saberes no SESI Bahia(2019-05-21) Silva, Fernanda Brito da; Conceição, Ana Paula Silva da; Ferreira, Maria Conceição Alves; Alcoforado, Joaquim Luís MedeirosEste estudo relata a experiência da implantação da Metodologia de Reconhecimento de Saberes (MRS), no Polo Salvador, situado na Escola SESI Reitor Miguel Calmon, no período de 2016 a 2018. A MRS é um dos fundamentos do Projeto Nacional de cursos para a Educação de Jovens e Adultos, do Departamento Nacional do SESI - Serviço Social da Indústria. Foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, sob o parecer CEB 001/2016, como uma “experiência pedagógica inovadora”. Deste modo, a problemática da pesquisa parte da seguinte questão: A Metodologia de Reconhecimento de Saberes pode contribuir para a elevação da escolaridade básica de jovens e adultos que estudam no Polo Salvador, do Sesi Bahia? Elegemos como objetivo geral desta pesquisa, investigar em que medida a MRS contribuiu na elevação da escolaridade dos estudantes jovens e adultos. O presente trabalho corresponde a uma pesquisa de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, tendo seus fundamentos embasados por Ludke e André (1986) e Minayo (2005). Quanto ao procedimento metodológico nos centramos na Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial, referendada em Macedo (2000, 2009, 2010). Os dispositivos de coleta das informações produzidas para a realização desta pesquisa-ação foram: levantamento bibliográfico e documental, diário de campo, observação participante e entrevista semiestruturada. Dentro do universo investigado tivemos 35 sujeitos colaboradores nesta pesquisa. Para o percurso da construção do lastro teórico elegemos autores que contribuíram no alicerce deste estudo e que se debruçam acerca da Educação, Educação de Jovens e Adultos e do Reconhecimento de Saberes. Concluímos evidenciando a importância da concepção de uma Metodologia que reconhece, valida e acolhe os estudantes da EJA, no seu regresso escolar considerando a sua história, saberes e trajetórias de vida, necessárias, em especial quando esse regresso ocorre em uma metodologia e proposta pioneira na Bahia, diferente das experiências de aprendizagens e das “Educações” por ele vivenciada durante o seu caminhar e trajetória de vida.
- ItemCodocência universitária: sentidos produzidos para a formação docente(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-30) Vencimento, Nívia Valéria Carneiro Rosas; Sitja, Liége Maria Queiroz; Miranda, Dayse Lago de; Anjos, Marineuza Matos dos; Cunha, Maria Isabel da; Conceição, Ana Paula Silva daA pandemia causada pelo COVID-19 evidenciou, no Brasil, a desatualização de conhecimentos sobre os recursos tecnológicos disponíveis para a docência, sendo essa apenas uma das facetas das dificuldades que os docentes, de todos os níveis, enfrentam. No campo da Docência Universitária essas criticidades se agravam ao se somarem à solidão pedagógica, oriunda da falta de orientação para questões que envolvem a prática docente, juntamente com a excessiva fragmentação do conhecimento nos modelos educacionais tradicionais e o pouco incentivo organizacional à transdisciplinaridade. A pesquisa se debruçou sobre o fenômeno, enquanto metodologia de co-construção da prática docente, e teve como objetivo geral compreender quais os sentidos produzidos pela experiência da codocência para a prática docente e formação profissional no âmbito da docência universitária. Como objetivos específicos a investigação propôs descrever aspectos teórico-metodológicos da codocência, a partir da percepção dos colaboradores da pesquisa; e identificar as concepções de codocência vivenciadas. A investigação desenvolveu-se como um Estudo de Caso na Universidade do Estado da Bahia, instituição que autorizou a codocência como medida emergencial de trabalho e local onde a pesquisadora exerce a docência universitária. Como delineamento metodológico a investigação possui natureza qualitativa, tipificada quanto aos objetivos como descritiva-exploratória, cuja a base epistemológica está assentada na transdisciplinaridade. A fenomenologia husserliana foi adotada como base teórico-metodológica que orientou a elaboração dos instrumentos de pesquisa e a fase de análise dos achados de campo. O relatório final apontou que os docentes vivenciaram diferentes concepções de codocência e, em sua maioria, incorporaram ganhos na sua formação profissional e mudanças na prática docente, potencializando o caráter inovador da experiência e sugerindo a necessidade de mais investigações sobre o tema.
- ItemAs contribuições epistemológicas freireanas para a prática de leitura no tempo formativo III na educação de jovens e adultos(2018-05-18) Santos, Nara Barreto; Conceição, Ana Paula Silva da; Oliveira, Rosemary Lapa de; Moura, Dayse Cabral deO presente estudo discute como as teorias freireanas podem contribuem para a prática de leitura na Educação de Jovens e Adultos, no Tempo Formativo III, e para reflexões e possibilidades de interpretação sobre a Leitura de Mundo abordada por Paulo Freire, na sua obra “A Importância de Ato de Ler”. Assim sendo, o objetivo geral é investigar como as concepções epistemológicas freireanas podem contribuir para a prática da leitura, na EJA, especificamente no Eixo VI. Como referencial teórico, dialogamos na Linguística: Bajard (1999); Kleiman (2000); Koch (2004); Freire (1989, 1996, 2015), na Formação do Professor: Dantas (2008,2012); Freire (1989, 1996, 2015), Kincheloe (1997); Laffin (2013); na metodologia científica tem-se:Gatt (2012), Ludke (1986), Macedo (2006), Martins (2006) dentre outros. Optamos pela abordagem qualitativa de pesquisa, com base metodológica no estudo de caso e grupo focal, inspiradas na pesquisa etnográfica, através da Etnopesquisa Crítica e Multireferencial. Foi construído e apresentado um Projeto de Intervenção, no qual teve o seguinte problema: Como a epistemologia freireana contribui para a prática da Leitura no Tempo Formativo III da EJA? Foram realizados três encontros, com a participação de nove educandos voluntários da EJA, de um colégio público estadual da capital baiana, com registro de suas narrativas, leitura coletiva de texto, realização de grupo focal, além de aplicação de questionário e observação participante. O resultado apresenta-se como um caminho amplamente aceito pelos pesquisados, seguindo a prática de Paulo Freire na prática da leitura na EJA no Tempo Formativo III. Da pré-análise, infere-se que a proposta de Freire, ao trabalhar com palavras do cotidiano do adulto, para uma alfabetização cidadã, também é proveitosa em uma adaptação para a EJA, no Tempo Formativo III, ainda que, nesse caso, a sugestão de leitura de determinado tema em sala de aula, partiu da necessidade e curiosidade dos educandos voluntários.
- ItemO currículo dos cursos de letras da UNEB campus V: reflexões sobre a formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos.(2018-12-21) Paim, Maria Avani Nascimento; Alves, Érica Valéria; Conceição, Ana Paula Silva da; Viñal Júnior, José Veiga; Barreto, Denise Aparecida BritoO currículo apresenta-se como um elemento constitutivo do cenário educacional visto que o processo pedagógico e epistemológico do saber é determinado pelas ações curriculares e pelos sujeitos implicados neste cenário. A partir desta compreensão de currículo este estudo que versa sobre “O currículo dos cursos de Letras da UNEB Campus V: reflexões sobre a formação dos professores para Educação de Jovens e Adultos” foi norteado pelo seguinte questionamento: Quais as ações desenvolvidas nos currículos dos cursos de licenciatura em Letras Vernáculas, Espanhol e Inglês que corroboram no processo formativo dos discentes para o exercício da docência na Educação de Jovens e Adultos? Na busca de elementos elucidativos para a questão apresentada traçamos como objetivo geral investigar as reflexões e ações propostas no currículo dos cursos de Licenciaturas em Letras do DCH, Campus V, UNEB que corroboram na formação dos seus discentes para o exercício da docência na modalidade da EJA. Para o desenvolvimento desta investigação optamos por uma pesquisa cuja abordagem é qualitativa com base nos escritos de Chizzotti (2006) e a escolha da pesquisa colaborativa amparada nos estudos de Ibiapina (2005, 2008, 2016). A técnica escolhida foi o grupo focal, pelas reflexões críticas que suscita a partir do diálogo e da interação entre os partícipes e o pesquisador em prol de um objetivo comum, conduzido por um processo de análise, interpretação e ação a fim de contribuir com possíveis transformações da realidade educativa investigada. Foram utilizados como dispositivos de coleta de dados a Observação Participada, o Diário de Campo e a realização de Oficinas de Formação oferecidas aos docentes e discentes dos cursos de letras, durante as quais aconteceram os encontros do grupo focal. Como suporte teórico, contamos com o apoio de autores como Paulo Freire (1987, 1996); Arroyo (2016, 2017); Barcelos (2006, 2012); Haddad e Di Pierro (2000, 2015); Macedo (2009, 2014); Tardif; Lessard (2005) entre outros. A partir das reflexões realizadas com os dados coletados, observamos que existe uma omissão no currículo dos cursos de letras do Campus V no que se refere à formação dos futuros professores para a docência na EJA. Como produto final, pautada nas narrativas dos sujeitos colaboradores da pesquisa, coletivamente, foi proposto a inserção de elementos curriculares que contemplem uma ação mais definida e direcionada à formação do educador para a docência na Educação de Jovens e Adultos assim como a introdução de discussões mais frequentes no Campus sobre esta modalidade de ensino através de oficinas de formação, rodas de conversas, seminários.
- ItemCurrículo e identidade campesina na educação de jovens e adultos em Amargosa-BA(2016-02-29) Santos, Vilma Souza Conceição; Costa, Patrícia Lessa Santos; Conceição, Ana Paula Silva da; Santos, Maria Gonçalves Conceição; Godinho, Luís Flavio ReisA presente pesquisa está estritamente ligada às questões do respeito ao direito à educação ao longo da vida, não apenas pelo viés da legalidade. Entende-se que este direito deve estar estritamente imbricado à criticidade e à afirmação social dos sujeitos jovens, adultos e idosos. Sendo assim, propõe-se a análise dos processos educativos em EJA, a partir do entendimento do que seria um currículo humanizado, biocêntrico. Com o intuito de delimitar o locus de pesquisa, esta foi desenvolvida no contexto da EJA, precisamente na especificidade da Educação Básica do Campo, no Município de Amargosa, localizado no interior do Estado da Bahia. O objetivo central é compreender de que forma (ou até que ponto) o currículo da EJA do campo contempla as vivências dos estudantes campesinos inseridos no contexto da agricultura. De cunho qualitativo, utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação, já que a proposta visa a construir o conhecimento de forma colaborativa, com os sujeitos diretamente envolvidos com a EJA do campo, educandos e educadores. Para isso foram utilizados instrumentos e técnicas para a coleta e a análise das informações que permitissem uma maior aproximação com o objeto de estudo. Para embasar este trabalho, buscou-se referencial principalmente nos estudos de Freire (1987, 1983, 2007), Gadotti (2009) e Haddad e Pierro (2000), com conceitos referentes à EJA na perspectiva da autonomia e da criticidade; Barros (2011) e Fávero (2009), no que diz respeito à educação ao longo da vida; Macedo (2013) e Silva (2002, 2010), para debater o conceito de currículo; Wanderley (2010) e Gohn (2001), para dialogar sobre educação popular e os movimentos sociais; Hall (1996), Bauman (2005) e Rios (2011), para desbravar o conceito de identidade; Caldart, Kolling e Osfs (2002) e Neves (2010), para conceituar a educação do campo. Tendo em vista o caráter de provisoriedade e de inacabamento da construção de conhecimentos, destacam-se algumas considerações que foram possíveis para a presente reflexão. A primeira delas diz respeito à história da EJA no Brasil. Essa é marcada por uma série de fragmentações e de metas para se vencer o analfabetismo, sem que para isso se baseie em uma educação crítica. A segunda diz respeito ao caráter popular dos princípios fundantes da Educação Básica do Campo no Brasil, nascida pela força dos movimentos sociais do campo, o intuito era o de superar o ruralismo pedagógico de uma educação instrumental ideologicamente, os novos ideais aparam-se na valorização da identidade campesina, em seus aspectos sociais, econômicos e culturais. Também seguem outras constatações no que se refere ao locus de pesquisa, encontrou-se uma incipiência de documentos legais para regulamentar a EJA, relativas a currículo, diretrizes, propostas, projetos e planos de cursos específicos para a EJA do Campo, dispositivos indispensáveis na construção de uma educação pautada em conhecimentos formativos, significativos para sujeitos em um contexto de campo específico. Por sua vez, este estudo demostrou que os campesinos, estudantes de EJA, são sujeitos capazes de atuar como protagonistas na construção de uma educação que esteja a serviço dos mesmos, identitária e permissiva da realização dos desejos individuais e coletivos que os conduziram aos primeiros anos de escolarização já na idade adulta. Essa educação, defende-se, irá se operacionalizar por meio de um currículo centralizado na vida campesina, ou seja, intertranscultural, que prese por práticas e metodologias educativas entrelaçadas com a crítica social da vida do homem e mulher do campo. metodológicos freireanos.
- ItemCurrículo integrado e trabalho – a formação continuada do professor do (PROEJA): uma pesquisa compreensiva e propositiva(2015-12-02) Maia, Maria Cristiane Correia; Macedo, Roberto Sidnei; Guerra, Denise Moura Jesus; Conceição, Ana Paula Silva daA pesquisa configurada nesta Dissertação procurou evidenciar e compreender de forma propositiva a pertinência e a relevância dos entrelaçamentos entre os conceitos de Currículo Integrado e Trabalho como Princípio Educativo no contexto dos processos formativos dos professores do PROEJA, na Rede Pública Estadual de Senhor do Bonfim – BA. Nessa perspectiva a questão problema que serviu como fio condutor para a pesquisa aqui retratada envolve compreender ―ate que ponto se articula analiticamente os conceitos de currículo integrado e trabalho como princípio educativo no contexto da complexidade da formação continuada do professor do PROEJA/ ENSINO MÉDIO da Rede Estadual de Senhor do Bonfim?‖. A pesquisa ora realizada tem cunho qualitativo. É de orientação etnográfica, visto que descrever de forma refinada o fenômeno que queríamos conhecer, foi fundante. Como dispositivo de interpretação das informações fizemos uso da análise de conteúdos de base hermenêutica, utilizando a combinação de três dispositivos de coleta de informação – análise documental, entrevista semiestruturada e grupo focal, buscando como parâmetro de análise a tríade conceitual: conhecimento, cultura e trabalho. As compreensões que emergem dos referidos dispositivos evidenciam que o olhar lançado por esses sujeitos históricos no contexto do PROEJA no CEEPS, não está dissociado de um conhecimento teórico sistematizado e implicado com a formação. No entanto, reconhecem que, a proposta curricular integrada ainda é um desafio e, vai exigir um espaço/tempo para o planejamento coletivo, na perspectiva do pensar juntos uma educação continuada mais ampla, que possa dialogar com as práticas, concepções, certezas e incertezas desses professores, até então, forjadas na experiência da sua docência a partir dos seus etnométodos.
- ItemO currículo: espaço de formação dos sujeitos da EJA no território de Vila de Abrantes(2019-07-17) Sousa, Roberto Fernandes; Dantas, Tânia Regina; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Conceição, Ana Paula Silva da; Musial, Gilvanice Barbosa da SilvaEste trabalho tem como objeto de estudo o currículo da EJA. A nossa indagação de base é: como o currículo pode legitimar, ou não, os conhecimentos que os sujeitos constroem e validam na sua interação com o território de Vila de Abrantes? O objetivo geral é apreender a relação entre o território e os currículos instituídos e implementados na EJA em Vila de Abrantes. Os objetivos específicos são relacionar as concepções críticas e pós-críticas de currículo e de território no contexto da EJA e sistematizar um conjunto de estratégias para que o currículo possa constituir-se em espaço de formação para educadores/as e educandos/as da EJA, a partir dos saberes do território. Os sujeitos da pesquisa são estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores da EJA, de 03 escolas da rede municipal. A nossa implicação com o objeto e com o campo de pesquisa, assim como outras variáveis que descortinaremos no primeiro capítulo, nos levaram a escolha por uma pesquisa qualitativa, com inspiração etnográfica. Para tanto, as nossas referências metodológicas situam-se em Minayo (2016), André (1995), Creswell (2014), Triviños (2012), Macedo (2009; 2010; 2016) e Galeffi (2009). As nossas reflexões sobre currículo dialogam com os saberes de Silva (2013), Arroyo (2013; 2014), Sacristán (2000), Macedo (2002; 2013; 2016) Saviani (1999) e Freire (2011; 2015). As reflexões sobre o currículo da EJA estão referenciadas em Fávero (s.d), Paiva (1997), Paula e Oliveira (2011), Haddad e Di Pierro (2000) e Dantas (2016). As ideias de território dialogam com autores como Santos (1985; 1996; 2002), Hasbaert (2004), Saquet (2003) e Serpa (2009). Os achados da pesquisa estão analisados em diálogo com Arroyo (2013; 2014; 2017), Santos (2001), Macedo (2005) e Freire (2001; 2015). Os resultados do trabalho evidenciam que os sujeitos têm uma significativa apreensão acerca dos saberes emanados do território, fruto das suas experiências pessoais, sociais e laborativas e que percebem oportunidades para que estes saberes sejam incorporados aos conteúdos curriculares da Educação de Jovens e Adultos. Por fim, os achados apontam para a necessidade de uma inserção sistemática dos temas do território nos programas de formação continuada dos profissionais da EJA em Vila de Abrantes.
- ItemFios que tecem: sentidos experienciados nos itinerários formativos de professoras da educação infantil(2022-08-29) Miranda, Patrícia dos Santos; Sitja, Liége Maria Queiroz; Santos, Marlene Oliveira dos; Conceição, Ana Paula Silva daAs experiências formativas de docentes da Educação Infantil constituem o fenômeno de investigação da presente dissertação, que objetiva compreender como as experiências formativas vivenciadas pelas professoras da Educação Infantil contribuíram na construção do seu ser docente. A formação de professoras da Educação Infantil sofreu mudanças a partir do processo de redemocratização política do Brasil, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/96, a partir daí foi visível o avanço significativo para a concepção do que é ser professora desse segmento educacional estabelecendo a formação superior para atuar na Educação Infantil. Nos últimos 20 anos, foi possível notar como o campo da Educação Infantil desenvolveu-se fortemente em decorrência do questionamento sobre a relevância dos docentes de perspectiva sobre as culturas das infâncias. Para o percurso investigativo, assumi o paradigma fenomenológico, fundamentado em abordagem qualitativa e métodos adequados às epistemologias compreensivas e interpretativas, como fio condutor do itinerário da pesquisa, e o dispositivo da entrevista fenomenológica como meio para produção da análise de dados. Os sujeitos colaboradores foram professoras da Educação Infantil da rede municipal de Mata de São João, Região Metropolitana de Salvador. Por meio dessa perspectiva metodológica, produzi chaves interpretativas/compreensivas sobre os sentidos existenciais das experiências formativas dessas docentes, alinhando-nos a modos mais sensíveis de se fazer ciência. Nesse sentido, a intenção está pautada pela defesa de experiências formativas que ajudem o professor em um processo de construção de sua subjetividade docente, que é atravessado pelas relações pedagógicas que vivencia, para que assim possamos ter uma docência mais sensível e autônoma. Considera-se que a investigação é de extrema relevância para os profissionais da Educação Infantil ao construir um cenário de expressão que qualifica suas vozes como produtoras de conhecimentos. Dentre os resultados da pesquisa, evidenciou-se que as experiências formativas marcantes encontram-se: no ingresso à universidade com realce ao estágio e à Iniciação Científica, na formação continuada como espaço de ressignificação, nos enfrentamentos dos acontecimentos cotidianos e, aparecendo timidamente nas experiências pessoais de caráter existencial. Já com relação às experiências que produziram deslocamento em seu ser docente, as participantes assinalaram as dimensões das relações pedagógicas, as nuances entre a teoria e a prática e os acontecimentos contextuais advindos da pandemia da covid-19, com poucas evidências para experiências existenciais. A despeito dos saberes provocados pelas experiências formativas, trouxeram a relevo os saberes profissionais, saberes disciplinares, saberes experienciais e os saberes existências emergentes surgidos dos acontecimentos diários. Com isso, verificou-se que as experiências que vêm contribuindo para a construção do ser docente são aquelas experiências das relações estabelecidas pelo contexto escolar, as da formação inicial e as continuada, e, com menor ênfase, aparecem as experiências da dimensão existencial.
- ItemA formação continuada de professores da educação de jovens e adultos: potencialidades para a construção da autoria e produção de recursos educacionais abertos(2019-08) Teixeira, Miriam Santana; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Santos, Edméa Oliveira; Conceição, Ana Paula Silva daCom o advento da cibercultura e da web 2.0, a educação se depara com novos desafios, mas também com potencialidades para que professores e estudantes se percebam como “ciberautorcidadãos”, através da produção colaborativa e difusão de conhecimentos em rede. Neste sentido, esta pesquisa busca resposta para as seguintes questões: como a formação continuada de docentes da educação de jovens e adultos, em Recursos Educacionais Abertos, pode possibilitar a produção/difusão do conhecimento em rede num processo de coaprendizagem e coautoria, para docentes e discentes da EJA? Assim, apresentamos como objetivo geral: compreender as potencialidades da formação continuada de professores da EJA para a produção colaborativa de Recursos Educacionais Abertos. Os objetivos específicos desta pesquisa são: analisar como os Recursos Educacionais Abertos podem potencializar a produção/difusão do conhecimento em rede em coaprendizagem e coautoria; identificar os saberes docentes para a produção/difusão de conhecimentos em rede; propor a realização de um curso de formação continuada, em serviço, visando que os professores da EJA conheçam as potencialidades das tecnologias para a construção Recursos Educacionais Abertos. A pesquisa adota os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-formação (MACEDO, 2012; SANTOS, E., 2014) multirreferencial (ARDOINO, 1998; MACEDO, 2004; 2009; FERREIRA, 2019)), considerando o paradigma da complexidade (MORIN, 1996), numa abordagem qualitativa, tendo como estratégias investigativas os grupos dialogais (DOMINGUES. 2006) e as oficinas. O desenho didático e a mediação docente valeram-se dos aplicativos do Google Suíte Educacional e Whatsapp. Seus resultados revelam que a formação continuada em serviço de professores, poderá potencializar a construção colaborativa de Recursos Educacionais Abertos se for capaz de considerar as especificidades, saberes/fazeres de docentes e discentes da EJA e propiciar uma imersão nas práticas e fenômenos de produção colaborativa da cibercultura.
- ItemFormação continuada de professores e coordenadores da educação de jovens e adultos na perspectiva do desenvolvimento profissional(2019-10-10) Oliveira, Dulina Dalva Pereira de; Dantas, Tânia Regina; Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; Conceição, Ana Paula Silva da; Reis, Sônia Maria Alves de OliveiraEsta dissertação intitulada “Formação continuada de professores e coordenadores da Educação de Jovens e Adultos na perspectiva do desenvolvimento profissional”, no município de Guanambi, estado da Bahia, teve como objeto de estudo a formação continuada de professores, já que constatamos uma imensa lacuna existente nos cursos de formação desses educadores. Esta pesquisa possibilitou diálogos sobre a formação de educadores e seus processos formativos na Educação de Jovens e Adultos no contexto atual, ressaltando a importância da formação específica em EJA. Este estudo tem como objetivo principal compreender como se dá o processo de formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos da EJA, na Rede Municipal de Ensino de Guanambi, na perspectiva do desenvolvimento profissional. E como objetivos secundários: identificar quais foram as bases teóricas que fundamentam os processos formativos dos professores e coordenadores da EJA; resgatar as contribuições que a formação continuada tem provocado no percurso profissional dos professores e coordenadores pedagógicos da EJA; analisar a prática pedagógica como interface no desenvolvimento profissional dos professores e coordenadores pedagógicos da EJA na perspectiva da autonomia docente; elaborar uma proposta de formação continuada para professores e coordenadores pedagógicos com temáticas específicas da EJA, na Rede Municipal de Educação de GuanambiBA. Como alicerce teórico dialogamos com Freire (2005), Imbernón (2011), Dantas (2018), Arroyo (2008), Contreras (2002), Lüdke (2014), dentre outros. Participaram da pesquisa seis professores e quatro coordenadores pedagógicos de três escolas que ofertam a modalidade da EJA na Rede Municipal de Educação de Guanambi. A investigação se pautou na abordagem qualitativa com delineamento na pesquisa de campo. Utilizou-se como dispositivos na recolha de informações a observação participante, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos. O tratamento das informações foi possível graças à estratégia da análise de conteúdo. Assim, esta pesquisa permitiu a construção do produto, formação continuada trilhando caminhos na Educação de Jovens e Adultos com temáticas específicas, emergidas do dispositivo das entrevistas. Um dos resultados desta pesquisa, sinalizou necessidades de formação com temáticas específicas no campo da EJA, numa perspectiva que supere as práticas tecnicistas e considere os saberes e fazeres dos docentes e discentes, sujeitos da EJA.
- ItemFormação de professores da educação de jovens e adultos de Camaçari/Bahia: histórias e demandas formacionais contemporâneas(2022-09-16) Santos, Aristela Evangelista dos; Conceição, Ana Paula Silva da; Santos, Jocenildes Zacarias; Laffin, Maria Hermínia Laje FernandesEsta dissertação trata de uma pesquisa cuja temática é: Formação de professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA de Camaçari/Bahia: histórias e demandas formacionais contemporâneas. Elegemos como problemática desta pesquisa:Quais as histórias e demandas da formação de professores relacionadas à prática educativa na EJA no município de Camaçari-BA no perido de 2011 a 2022? Metodologia escolhida é de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, em que se utilizará das pesquisas bibliográfica, documental e participante, tendo seus fundamentos embasados por Flick (2009), Minayo (2010, 2017), Gil (2009, 2010, 2021) e Pereira (2019).O objetivo geral é caracterizar a história e as demandas formacionais contemporâneas da prática educativa de professores municipais da Educação de Jovens e Adultos-EJA de Camaçari/Bahia. E os Objetivos Específicos são: levantar os aspectos históricos da formação de professores da EJA, a partir dos documentos públicos existentes, no município de Camaçari-Ba, no período de2011 a 2020; identificar as demandas contemporâneas dos professores para a prática docente cotidiana na EJA em termos pedagógicos, éticos e políticos; Organizar a história da formação de professores da EJA de Camaçari/BA, enquanto dispositivo de memória e formação, junto com as colaboradoras desta pesquisa, através da construção de uma plataforma digital. A fundamentação teórica do trabalho foi construída destacando Educação de Jovens e Adultos:Arroyo (2005;2017), Freire (1967; 1987; 2015), Paiva (2004) e Haddad (2000;2015), em formação de professores da EJA- Dantas (2017; 2018), Nòvoa (1995, 2002; 2019; 2022), Machado (2014; 2008, 2016; 2017; 2021) Soares (2011). Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram a necessidade do acesso dos professores da EJA de Camaçari aos documentos oficiais sobre a EJA, trazendo nesse aspecto também a memória do processo formacional dos professores da EJA, bem como a necessidade de uma formação continuada consistente e implicada com as demandas da prática docente na EJA no município em questão.
- ItemFormação de professores da educação de jovens e adultos de Camaçari/Bahia: histórias e demandas formacionais contemporâneas(Universidade do Estado da Bahia, 2022-09-16) Santos, Aristela Evangelista dos; Conceição, Ana Paula Silva da; Santos, Jocenildes Zacarias; Laffin, Maria Hermínia Laje FernandesEsta dissertação trata de uma pesquisa cuja temática é: Formação de professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA de Camaçari/Bahia: histórias e demandas formacionais contemporâneas. Elegemos como problemática desta pesquisa:Quais as histórias e demandas da formação de professores relacionadas à prática educativa na EJA no município de Camaçari-BA no perido de 2011 a 2022? Metodologia escolhida é de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, em que se utilizará das pesquisas bibliográfica, documental e participante, tendo seus fundamentos embasados por Flick (2009), Minayo (2010, 2017), Gil (2009, 2010, 2021) e Pereira (2019).O objetivo geral é caracterizar a história e as demandas formacionais contemporâneas da prática educativa de professores municipais da Educação de Jovens e Adultos-EJA de Camaçari/Bahia. E os Objetivos Específicos são: levantar os aspectos históricos da formação de professores da EJA, a partir dos documentos públicos existentes, no município de Camaçari-Ba, no período de2011 a 2020; identificar as demandas contemporâneas dos professores para a prática docente cotidiana na EJA em termos pedagógicos, éticos e políticos; Organizar a história da formação de professores da EJA de Camaçari/BA, enquanto dispositivo de memória e formação, junto com as colaboradoras desta pesquisa, através da construção de uma plataforma digital. A fundamentação teórica do trabalho foi construída destacando Educação de Jovens e Adultos:Arroyo (2005;2017), Freire (1967; 1987; 2015), Paiva (2004) e Haddad (2000;2015), em formação de professores da EJA- Dantas (2017; 2018), Nòvoa (1995, 2002; 2019; 2022), Machado (2014; 2008, 2016; 2017; 2021) Soares (2011). Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram a necessidade do acesso dos professores da EJA de Camaçari aos documentos oficiais sobre a EJA, trazendo nesse aspecto também a memória do processo formacional dos professores da EJA, bem como a necessidade de uma formação continuada consistente e implicada com as demandas da prática docente na EJA no município em questão.
- ItemHistórias de vida: percursos de formação de licenciandos em pedagogia no campo da EJA(2015-11-27) Massena, Renata da Silva; Conceição, Ana Paula Silva da; Oliveira, Rosimary Lapa de; Guerra, Denise Moura de JesusEsta pesquisa buscou compreender a formação dos discentes do curso de Pedagogia na universidade pública para a atuação na Educação de Jovens e Adultos, com um recorte específico a partir do componente curricular: “Educação de Jovens e Adultos”. Assim, foi considerada como questão central da pesquisa: como o componente curricular “Educação de Jovens e Adultos” contribui na formação do Licenciado em Pedagogia na referida universidade para atuar na Educação de Jovens e Adultos? Inspirada na dinâmica de formar e formar-se, subsidiada pela experiência da autora, entrecruzou-se História de Vida e experiências na perspectiva de formação. A formação tem como fundamento a preocupação com o movimento da formação de pessoas. Logo, a utilização do ato de rememorar, através dos relatos de experiência, compactuando com a escrita, com uso dos diários biográficos, possibilita a construção e a inauguração de artefato(os) de formação, com raízes no modo didático e também humanizador da praxis docente no campo da EJA. Esta é uma pesquisa-formação e tem como metodologia a abordagem biográfica como contribuição de experiência formadora e formativa, com desenvolvimento de capacidades reflexivas dos sujeitos e com os sujeitos que colaboraram com a proposta. A imersão ao campo da pesquisa iniciou-se no período semestral 2014.1 e durou até 2014.2, no Departamento de Educação, em uma universidade pública. Nesse contexto, foram observadas três turmas do curso de licenciatura em Pedagogia, turmas de quarto semestre. Os sujeitos da pesquisa foram onze discentes e duas docentes que, nos períodos citados, eram as docentes responsáveis pelo componente curricular que constitui o recorte em discussão nesta pesquisa. A escolha teórico-metodológica teve como subsidio a abordagem qualitativa, tendo as Histórias de Vida como método. Os procedimentos metodológicos utilizados basearam-se nas observações, nas entrevistas com os sujeitos e no diário de campo da pesquisadora. A interpretação das informações, a partir dos procedimentos metodológicos, ocorreu através da análise interpretativocompreensiva. Apreendeu-se que a EJA na universidade pública precisa ser discutida de forma mais contundente, colaborativa e formativa. A implicação com este objeto é fundamental para a universidade, especificamente para o Departamento de Educação, pois é o espaço que forma o Pedagogo para atuar na modalidade. Portanto, foi possível perceber a importância de um ateliê (auto)biográfico, com a perspectiva de formação a partir das Histórias de Vida entrelaçadas à vida profissional do Pedagogo para atuar na EJA.
- ItemItinerâncias na formação continuada de professores do PROEJA FIC: um espaço de proposições(2015-11-30) Silva, Neyla Reis dos Santos; Conceição, Ana Paula Silva da; Santos, José Jackson Reis dos; Costa, Graça dos Santos; Oliveira, Rosemary Lapa deEste trabalho é resultado dos estudos realizados ao longo de um processo investigativo, de natureza qualitativa, acerca da formação continuada docente realizada em um curso de aperfeiçoamento para os docentes, técnicos e gestores dos cursos Proeja FIC que ocorrem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Catu (IF Baiano Campus Catu) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Catu (Smec Catu), através da Escola Municipal Professor Jecelino José Nogueira. Sua questão principal concentra-se em compreender como um curso de aperfeiçoamento realizado junto aos docentes, técnicos e gestores contribuiu na melhoria das práticas pedagógicas para os alunos do Proeja FIC tendo em vista a necessidade da integração curricular. Para cumprir tal intento, utilizou-se a pesquisa colaborativa como prática da busca de informações, utilizando como instrumentos os questionários, grupo focal e observação participante. Os objetivos da pesquisa foram: compreender os sentidos e significados atribuídos à formação continuada realizada no Curso de Aperfeiçoamento, a partir das falas, das vivências e das reflexões dos docentes e técnicos envolvidos; verificar como a formação contribuiu para a mudança ou permanência na compreensão sobre os alunos do Proeja FIC, suas especificidades e a repercussão disto nas práticas pedagógicas; perceber como a questão da integração curricular foi compreendida pelos docentes e técnicos em formação, bem como o impacto destas reflexões para a mudança ou permanência das práticas pedagógicas realizadas nos cursos Proeja FIC; sistematizar princípios, ideias ou propostas de ações de formação continuada, que favoreçam um repensar continuo sobre a prática pedagógica junto aos sujeitos do Proeja FIC. Foi utilizado como referencial teórico acerca da formação continuada de docentes o conceito de saberes docentes (Freire, 1996; Tardif, 2010) e a perspectiva do professor como crítico (Nóvoa, 2002; Pimenta e Ghedin, 2010), dialogando com outros autores. A investigação indicou duas unidades de análise que ensejam em resposta a nossa questão: ser docente enquanto sujeito do Proeja e a compreensão sobre o currículo integrado como elemento organizador do conhecimento. Ao concluir, apontam-se elementos importantes para a construção de uma proposta de formação continuada que não se encerra em si mesma, mas que permita repensar as ações através da reflexão sobre a prática, as quais apontam os seguintes princípios: leitura compartilhada, dialogicidade como prática de formação, coletividade e cooperação, compromisso sociopolítico com os educandos do Proeja, o currículo integrado como opção teórico-metodológica da organização das ações didático-pedagógicas, além de elementos importantes como espaço e tempo para a formação.
- ItemA juvenilização da EJA: quais saberes? quais práticas? qual currículo?(2019-05-29) Souza, Edna Rodrigues de; Conceição, Ana Paula Silva da; Guerra, Denise Moura de Jesus; Oliveira, Rosemary Lapa deEsta pesquisa parte da seguinte inquietação: quais as especificidades das juventudes estão sendo contempladas no currículo através das práticas pedagógicas aplicadas na EJA Juvenil? Assim sendo, tem como objetivo central, identificar quais as especificidades das juventudes são contempladas no currículo e nas práticas pedagógicas da escola nas turmas de EJA Juvenil sendo desenvolvido a partir dos seguintes objetivos específicos: analisar as normatizações e a organização da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador; investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas com a juventude na EJA, a partir do perfil dos jovens, percepções e demandas da comunidade escolar e planejamento de ensino dos professores; construir tópicos de uma minuta para uma proposta curricular que contemple e valorize os sujeitos jovens da EJA, acima de 15 anos, da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador, a partir dos resultados obtidos nessa pesquisa. Para tanto, nos amparamos na pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, inspirada na etnopesquisa-ação e etnopesquisa-formação (Macedo, 2016). O universo investigativo teve o total de 18 sujeitos colaboradores inseridos em uma escola pública situada no município de Salvador - Bahia. Para a produção de informações os instrumentos utilizados foram a roda de conversa, o diário de campo, questionários e entrevista semiestruturada. A investigação teve como principais concepções teóricas os seguintes autores: Arroyo (2009; 2011; 2013), Macedo (2006; 2012; 2015; 2016), Silva (2010), Gadotti (1989), Abrantes (2003), Dayrell (2007), Brunel (2008), Pais (2003; 2009), Amori (2012), Freire (1971; 1981; 1996; 2011; 2014), Di Pierro (2001), Haddad (2000), Paiva (1987) e Sposito (2009). Os resultados demonstraram que existe uma carência de práticas docentes, projetos, sequências didáticas e/ou atividades que problematizassem temáticas importantes e significativas para o universo das culturas juvenis. Nas Rodas de conversa percebemos a real urgência em transversalizar temáticas referentes a gênero, questões étnico-raciais, direitos sexuais e fundamentais, saúde, violência, com conteúdos programáticos dos anos em questão, além da necessidade em utilizar as linguagens artísticas como a música, a dança, o teatro, as artes plásticas, a tecnologia como instrumento de aproximação das culturas juvenis.
- ItemLetramento digital: o uso das mídias digitais no ensino de língua portuguesa na EJA(2019-04-05) Silva Junior, Valter Manoel da; Oliveira, Rosemary Lapa de; Conceição, Ana Paula Silva da; Santos, Jocenildes Zacarias; Santos, Luciene SouzaEste estudo tem como tema central o uso das mídias digitais no ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para desenvolver a discussão acerca dessa temática, buscamos responder à seguinte questão: qual o impacto do uso das mídias digitais (computadores, celulares, ambientes virtuais de aprendizagem) no ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos num Centro Estadual de Educação Profissional do município de Ilhéus - Bahia? A partir dessa problemática, traçamos como objetivo geral: Analisar a interação entre o uso das tecnologias da informação e comunicação nos momentos de formação continuada dos professores, mobilizando saberes constituídos na formação inicial e o planejamento do ensino de língua materna na EJA. Os objetivos específicos foram: descrever o uso das tecnologias da informação e comunicação como prática pedagógica no ensino de Língua Portuguesa na EJA; formar professores de Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos para o usos das tecnologias da informação e comunicação em suas práticas pedagógicas; bem como compreender as concepções dos professores de Português sobre o usos das tecnologias como meio de ensino; por fim, elaborar e aplicar oficinas de formação durante o mestrado, trazendo à tona discussões sobre EJA e Tecnologias Educacionais como forma de contribuir para o fazer pedagógico dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para tanto, o percurso metodológico empreendido nesse trabalho perpassou por uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, tendo como procedimento técnico a pesquisa-ação. Os instrumentos para coleta de informações foram a aplicação de questionário, o diário de campo e a realização de oficinas de formação. O universo investigado teve como sujeitos dez professores de Língua Portuguesa que atuam no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos e, uma Coordenadora do PROEJA. Para colaborar com a discussão, trouxemos autores que tratam a temática, como: Arroyo (2005) que faz uma discussão acerca da Educação de Jovens e Adultos numa perspectiva social e política. Com Coscarelli (2016) discutimos o Letramento Digital, seus aspectos sociais e possibilidades pedagógicas na EJA. Dantas (2012) nos fez refletir sobre a importância da formação continuada dos professores que atuam na EJA. Com Freire (1996), refletimos acerca da importância do aproveitamento do conhecimento prévio do educando no processo ensino-aprendizagem na EJA. Com Nóvoa (1995), discutimos o processo de formação continuada dos professores e sua importância para a construção de uma práxis dialógica. Através de Rojo (2009), discutimos os multiletramentos na escola e o uso da multimodalidade textual nas aulas de português na EJA. Com Soares (2008), refletimos sobre os conceitos de letramento, linguagem e escola. Os resultados desta pesquisa demarcam a necessidade da realização de formação continuada para o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de língua materna nas classes de PROEJA do centro estudado bem como desconstruir a resistência de alguns professores para o uso de tais recursos midiáticos.
- ItemO lugar da escuta na prática pedagógica da educação infantil: novas (im)possibilidades oriundas de uma pandemia(2021-08-30) Reol, Ângela Gonçalves Nery; Oliveira, Rosemary Lapa de; Conceição, Ana Paula Silva da; Soares, Leila FrancaConsiderando que a escuta sensível é fundante no processo de legitimação da voz das crianças no dia a dia da escola, esta pesquisa traz à tona o seguinte problema: como promover uma prática pedagógica pós chegada da pandemia na qual o protagonismo infantil seja legitimado? Essa pergunta levou ao objetivo geral da pesquisa: estudar caminhos metodológicos que garantam uma prática pedagógica pós pandemia na qual o protagonismo infantil seja legitimado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando fundamentos da Etnopesquisa Crítica Multirreferencial (MACEDO, 2004, 2010). A fim de fundamentar a pesquisa, estabeleci um diálogo entre os seguintes teóricos: para a seção que discute o conceito de infância/infâncias e sua construção, Arroyo (2016), Ariés (1973), Sodré (2009), Sarmento (2000, 2005, 2007), Kramer(2005). Nela, trato da construção do sentimento de infância do ponto de vista histórico, realizando uma linha do tempo até chegarmos no processo de construção no Brasil. Discuto também as várias infâncias possíveis. Sigo então para a seção sobre escuta, onde trago para o debate as ideias de Barbier (2002), Rinaldi (2006, 2014), Malaguzzi (1995) e Friedman (2018, 2020), abordando conceitos como escuta sensível e as múltiplas linguagens da criança. Faço uma relação entre o contexto histórico da modernidade e pós-modernidade relacionando com as práticas pedagógicas vigentes em cada um desses períodos através das reflexões de Campbel (2016) e Dahlberg (2019) e avanço para a reflexão sobre a relação entre escuta e prática pedagógica que promove o protagonismo infantil. A partir das ideias de Arroyo (2016), Macedo (2013), Zabala (1998), Freire(1966), Formosinho (2007), Malaguzzi (1995), Rinaldi (2006, 2014) e Friedman (2018, 2020) inicio apresentando conceitos, concepções teórico-filosóficas, relacionando-as. Foi realizada uma pesquisa preliminar em uma escola de Educação Infantil da rede privada em 2019, em uma turma de crianças de quatro anos buscando suas atitudes responsivas nas relações dialógicas com os adultos, observando e escutando tanto elas como seu entorno. Certa de que até as paredes falariam, a prioridade, conforme orienta Sarmento (2000), foi firmar o interesse para todos os traços e pormenores que fazem o cotidiano, tanto quanto para os acontecimentos importantes que surgem nos contextos investigados. Com a chegada da covid 19, uma nova estruturação social começou a se configurar e ainda nos encontramos nesse processo, sem previsão de retomarmos nossas atividades costumeiras. A escola, em especial a de Educação Infantil, foi demasiadamente afetada. Macedo acrescenta que a etnopesquisa preocupa-se com o homem em seu contexto social, considerando a organização das ordens socioculturais, ocupando-se essencialmente com os processos que constituem o homem em sociedade. Sendo assim, não poderia ficar indiferente ao novo contexto histórico que por ora se apresenta. Implicada no desejo de contribuir para a sociedade, influenciada pelos princípios que regem a etnopesquisa, conforme explanado, levei em consideração a relevância da problemática causada pela pandemia, no sentido de buscar caminhos para que a voz da criança não seja silenciada pelo medo instaurado no mundo. Pelo contrário, encontrar novos caminhos metodológicos que garantam o protagonismo infantil por meio de práticas pedagógicas de escuta às crianças pequenas, permitindo que eles surjam no horizonte brasileiro e quem sabe, mundial. Voltei meu olhar então para novos sujeitos de pesquisa. Aqueles que pensam, planejam, projetam, sonham e que agora buscam soluções para viabilizar a manutenção do direito das crianças pequenas a educação escolar: os gestores, coordenadores pedagógicos e professores. Para produzir as informações almejadas, realizei entrevistas semiestruturadas virtuais individuais, por meio de chamada de vídeo, que abrangeram experiências de enfrentamento da covid 19 e perspectivas encontradas para o cenário educativo na Educação Infantil. Após a análise e discussão das informações produzidas, concluí que a única resposta segura que temos é que é tempo de mudar. No contexto atual, a vida experienciada na escola, se construída em torno dos valores e significados apresentados e 10 discutidos neste texto, pode contribuir para renovar as qualidades democráticas do mais amplo contexto social e cultural. Retornaremos com muitos protocolos, em um contexto novo para todos. Sentimentos se misturarão, e o caminho para garantir os direitos das crianças, de aprender, brincar, expressar, explorar, conviver e conhecer-se, será sempre o da escuta: a escuta documentada e sensível, que traduzirá o que as crianças expressam sobre essa nova realidade pós covid 19.
- ItemO arquétipo do brincar: o fio que une a cultura das infâncias.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-24) Pinho, Mariana Carvalho Caribé de Araújo; Souza, Elizeu Clementino de; Menezes, Ana LuisaTeixeira de; Santos, Marlene Oliveira dos; Carvalho, Silvio Roberto Silva; Conceição, Ana Paula Silva daA presente pesquisa originou-se do Projeto Praça Brincar configurando-se como uma experiência brincante com crianças em espaços abertos, em Salvador (BA). O trabalho busca compreender o brincar como arquétipo a partir da psicologia junguiana, face à universalidade e à ancestralidade do brincar, como fio que une a cultura das infâncias, ao tomar como pergunta a seguinte questão: “Será que a experiência do brincar da criança, para além das subjetividades específicas de cada uma, teria uma matriz universal comum, que liga e une todas elas?”. A tese ancora-se em princípios da pesquisa qualitativa e da pesquisa (auto)biográfica, que tem como premissa a investigação e a reflexão sobre experiências significativas vividas a partir das subjetividades dos participantes, através das diferentes formas de narrar de cada indivíduo, ao revelar o simbólico que reside em cada um. As formas de contar essas histórias são as mais variadas possíveis por meio de outras linguagens, além da oral e da escrita, como no caso desta pesquisa, que inclui a linguagem do brincar. Os dispositivos utilizados foram as observações livres, a entrevista e as fotografias. Nos diferentes momentos da pesquisa, usei um caminho metodológico utilizado por Jung (1985): deixar acontecer, observar atentamente e debruçar-se para, assim, poder compreender a experiência que acontecia. Tanto as práticas do brincar quanto as entrevistas foram analisadas a partir da perspectiva da amplificação simbólica, proposta por Jung (2012c), e que envolve o uso dos paralelos com os mitos, com as lendas, com os contos de fada e com os relatos históricos nas diferentes culturas. Como locus de pesquisa tivemos dois espaços abertos de natureza: a Praça Brincar e o Quintal Dia Lindo, onde as crianças puderam experienciar o livre brincar. Participaram deste estudo 8 (oito) crianças, com idade entre 6 (seis) e 11 (onze) anos, de diferentes bairros da cidade de Salvador (BA). É possível concluir que trazer à tona a compreensão do arquétipo do brincar pode contribuir para um avanço no entendimento de que existe uma predisposição psíquica à atuação de comportamentos lúdicos universais das crianças, necessários à vinculação com a vida e compartilhados na cultura das infâncias.
- ItemA polifonia, o reconhecimento e as identidades culturais dos sujeitos da EJA em uma teia de saberes: a construção coletiva da proposta pedagógica do 1º segmento(2020-12-22) Costa, Andrea Barros Daltro de Castro; Conceição, Ana Paula Silva da; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Musial, Gilvanice Barbosa da SilvaEsta pesquisa buscou refletir sobre a Proposta Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos e sua ressignificação a partir do problema: Como reconhecer os sujeitos da EJA e suas identidades culturais na Proposta Pedagógica do 1º segmento? O objetivo geral foi: Reconhecer os sujeitos da EJA e suas identidades culturais para elaborar coletivamente a Proposta Pedagógica do 1º segmento da escola municipal investigada interrelacionando com os documentos oficiais. Para concretizar este estudo tivemos como objetivos específicos: Analisar os documentos teóricos e legais, nacionais e do município de Salvador acerca da EJA e identificar a atualização legal da Proposta Pedagógica da escola investigada; Investigar quem são os sujeitos da EJA na comunidade local e os motivos destes não estarem matriculados na escola investigada e Identificar as expectativas das comunidades escolar e local a fim de reconhecer os sujeitos da EJA e as suas identidades culturais para a construção coletiva da Proposta Pedagógica da escola investigada. Pesquisa de natureza aplicada de abordagem qualitativa (Godoy, 1996; Minayo, 2010, 2012; Triviños, 2012), baseia-se na Etnopesquisa crítica (Macedo, 2006), na pesquisa ação (Barbier, 2007; Thiollent, 2011; Franco, 2005, 2008, 2016) como procedimento estratégico, e ancora-se no diário de campo, análise documental, fotografias, rodas de conversa, questionário, entrevista semiestruturada e história de vida (Macedo, 2006; Moura, Lima, 2014; Gil, 2002; Ornellas, 2011; Silva, et al, 2007: Conceição, 2009). No que tange às categorias de estudo, destaca-se os autores Honneth (2003), Hall (2006), Arroyo (2005, 2008, 2017), Freire (2001, 2011), Pimenta (S.I: s.n), Paiva (2006, 2009, 2011), Veiga (2009, 2011) e Paro (1987, 1992, 2011). A análise das informações coletadas, destacou as nuances dessa trajetória e a importância de ressignificar o papel da escola como espaço pensante, social, cultural, democrático, científico e organizacional na qual considera a construção coletiva da proposta pedagógica integrando os diversos saberes dos sujeitos envolvidos no processo educativo, através de uma gestão democrática. Ressaltou-se ainda a valoração da polifonia dos colaboradores para compreender os múltiplos pontos de vista destes sujeitos, acerca da intenção e ação real da organização da EJA no âmbito escolar e as demandas dos estudantes matriculados no Ciclo I, para a construção coletiva do produto oriundo desta investigação que foi a Proposta Pedagógica da EJA do Ciclo I.