Navegando por Autor "Conceição, Airí Brandão Pereira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPráticas psicopedagógicas: ações transformadoras do instituto ALUMI mediadas pelas tecnologias digitais(2022-12-06) Conceição, Airí Brandão Pereira; Hetkowski, Tânia Maria; Pereira, Débora Silva de Castro; Nascimento, Fabiana dos Santos; Pereira, Inaiá Brandão; Bomfim, Natanael ReisEsta pesquisa, com início no ano de 2021 no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), está atrelada a linha 4, Educação, Currículo e Processos Tecnológicos e, tem como objetivo analisar as potencialidades das tecnologias digitais nas Práticas Psicopedagógicas, on-line, realizadas no Instituto ALUMI. Tais práticas vêm sendo desenvolvidas pelo grupo de Voluntárias do Projeto TransformAção, da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp, sessão Bahia) no Instituto Social Minervina e Aluísio Pereira (ALUMI). Cabe-nos destacar que partindo do cenário pandêmico da não presencialidade das aulas e dos atendimentos psicopedagógicos, as Tecnologias Digitais se fizeram essenciais no andamento das atividades, no contato com as famílias desses sujeitos atendidos pelo Instituto, porém faz-se necessário enfatizar que muitas crianças e adolescentes ficaram sem atendimento devido aos problemas com a falta de acesso aos instrumentos tecnológicos, a rede de internet e uso destes nos processos escolares. Com o intuito de analisar essas circunstâncias, utilizou-se a metodologia da Pesquisa Participante, baseada nos pressupostos de Paulo Freire (1996) e Carlos Brandão (2006), na qual foram escutadas, através de Encontros Dialógicos e Entrevistas Individuais, as Psicopedagogas Voluntárias, as famílias e as crianças, o que resultou na análise das questões que permearam os atendimentos na intervenção psicopedagógica comunitária, realizada pelo ALUMI.