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Navegando por Autor "Cohim, Leiane Carla Aquino de Oliveira, Leiane"

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    Indígena em contexto periférico: denúncia e diálogo nas múltiplas vozes do cacique Juvenal Payayá
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-08) Cohim, Leiane Carla Aquino de Oliveira, Leiane; Lima, Elizabeth Gonzaga de, Elizabeth; Jesus, Suene Honorato de, Suene; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno, Luciana
    A literatura indígena brasileira contemporânea contribui para visibilização e reconhecimento da diversidade cultural, respeito aos saberes ancestrais, reafirmação de identidades e luta pela defesa de direitos dos povos originários. Nesse contexto, situa-se o escritor e Cacique Juvenal Payayá, residente na Chapada Diamantina - BA, autor de obras em prosa e em verso, dentre as quais se destaca roda de prosa na periferia Anti-história (2022), corpus desta dissertação. Tal escrito coaduna de forma intertextual com poemas autorais, em que é reforçado o tom de denúncia contra a opressão e contra a marginalização de indígenas em contexto urbano, possibilitando a escuta de vozes periferizadas pelo poder hegemônico por meio de uma linguagem marcada pela crítica, ironia e humor, em que se evidenciam traços da metapoesia, metaliteratura e intratextualidade. Diante da presença do termo periferia na constituição do título da obra, emergiu a seguinte pergunta norteadora: sendo Juvenal Payayá escritor indígena e, portanto, inserido no cenário da literatura indígena brasileira contemporânea, a que periferia ele se refere? Assim, este estudo busca investigar como o autor aborda o indígena na condição de sujeito periférico e parte das contribuições de estudiosos(as) do tema da periferia, como Nascimento (2008), Reyes (2011) e D’Andrea (2013). Payayá provoca reflexões em perspectiva contra-hegemônica, a partir das vivências de personagens indígenas e não indígenas circunscritos na periferia de Salvador. Nesse espaço georreferenciado, problematizam-se questões sociais que afetam povos originários em diáspora (Hall, 1996), sob a perspectiva anti-histórica do escritor/narrador indígena. Esta análise deriva de um percurso metodológico bibliográfico de natureza qualitativa, com acessos a fontes de consultas (artigos científicos, entrevistas, teses e dissertações, livros e revistas) impressas e virtuais. O aporte teórico está fundamentado em estudiosos indígenas como Graúna (2013), Munduruku (2018), Potiguara (2024) e Dorrico (2020), que apresentam importantes considerações para a compreensão da literatura indígena enquanto instrumento de resistência, autonomia e ativismo e o que ela representa para os povos originários diante de fronteiras que insistem mantê-los periferizados; Macuxi (2012), Werá Jecupé (2002) e Krenak (2022) que põem em discussão os enfrentamentos do indígena em contexto urbano, destacando impactos provenientes dessa relação, e Baniwa (2006) trazendo considerações importantes acerca dos indígenas contemporâneos. Nessa perspectiva, além de contribuir para o conhecimento da produção literária do autor e para a reafirmação da identidade do seu povo no cenário nacional, esta dissertação favorece o acervo de pesquisas no campo da literatura indígena brasileira contemporânea, difunde e valoriza a escrita de autoria indígena escrita na Bahia.
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