Navegando por Autor "Coelho, Patrícia Júlia Souza"
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- ItemA identidade de “gente nova”: uma sequência didática para o programa de educação em tempo integral no Colégio Estadual Eloyna Barradas em Eunápolis(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-24) Costa Junio, Omundsen de Melo; Carneiro, Everton Nery; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Renk, Valquiria ElitaA identidade da pessoa ocorre a partir do seu nascimento, em um determinado reduto de vivência, do qual vai se tomando consciência com passar do tempo. O impacto da tomada de consciência, de pertencimento, à determinada identidade vai acontecendo a medida do amadurecimento, assim como os questionamentos sobre si mesmo vão se aflorando. Frente a percepção que no Colégio Estadual Eloyna Barradas, a juventude não se reconhece com a identidade definida para o seu território, surge o questionamento dos prováveis motivos pelo qual isso ocorre. Diante disso se dá pesquisa científica para compreender o processo de construção da identidade desta juventude. A hipótese levantada é de que este coletivo jovem, se trata de uma “gente nova” e para compreender o problema da identidade, foi alcançado o objetivo primário de: Compreender o sentido de pertença, no processo de construção identitária da juventude de estudantes do Colégio Estadual Eloyna Barradas em Eunápolis e os objetivos secundários de: Abordar o conceito identidade como um processo de construção na perspectiva da sociedade líquida, tendo como base Bauman (2005); discutir o que é ser “gente nova”, como possibilidade de identidade da juventude eunapolitana, tendo como base Ribeiro (1995); caracterizar o Programa de Educação Integral tendo como base Ébole (1969) e Menezes (2012), e sua relação com a nova Base Nacional Comum Curricular, tendo como base Pondelek (2018) e construir como produto final, uma proposta de estudos, em forma Sequência Didática, à ser utilizada, no componente curricular de Humanidade, sociedade e cidadania, para discutir a questão da identidade, como base Freitas (2017). A metodologia adotada foi de pesquisa com finalidade aplicada, por gerar conhecimento para solução de um problema específico, com objetivo exploratório, porque explora as informações existentes sobre a temática, de abordagem qualitativa, pois intenciona atribuir significado, interpretar e analisar a realidade, de procedimento empírico, por utilizar o campo para coletar os dados e do tipo participante, por existir a interação do pesquisador com o objeto de pesquisa. O universo da pesquisa foi constituído por 7 estudantes, maiores de 18 anos de idade, regularmente matriculados nos anos finais do Ensino Médio. Foi adotada como técnica de coleta questionário aberto, através de perguntas semiestruturadas respondidas pelos sujeitos da pesquisa, de forma livre e esclarecida. A intervenção se deu através de rodas de conversa sobre a identidade de “gente nova”, no intuito de desenvolver o sentido de pertença a identidade local. Vale salientar que antes da coleta das informações o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, e aprovado conforme parecer nº 5.964.378, de 27 de março de 2023. Ao final foi construída a Sequência Didática, para as três unidades letivas do ano, dentro dos parâmetros orientados pela Secretaria Estadual de Educação da Bahia.
- ItemColetânea de Resumos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar - Volume 4(Universidade do Estado Da Bahia, ) Coelho, Patrícia Júlia Souza; Vitorino, César CostaA Coletânea de Resumos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar, Volume 4, vincula-se às apresentações dos Colóquios e Seminários promovidos pelo Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social - MPIES, da Universidade do Estado da Bahia, no decorrer do ano de 2022. Nesta publicação, organizada pelos (as) docentes do componente curricular obrigatório Metodologia da Pesquisa, são apresentados resumos expandidos produzidos pelos (as) estudantes e professores (as) do MPIES. Os textos que compõem a referida obra estabelecem relações com temáticas emergentes em nossa sociedade contemporânea, sendo estas temáticas convergentes com os estudos de pesquisadores (as) de diferentes áreas do conhecimento. A presente coletânea valoriza o diálogo interdisciplinar e a articulação entre a teoria e a prática, estando, assim, em consonância com a proposta de formação acadêmico-científica dos (as) estudantes do MPIES. A Coletânea de Resumos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar apresenta textos descritivos e reflexivos suscitados pelos (as) seus (suas) autores (as), tendo como referências as temáticas discutidas nos Colóquios e Seminários e pelos (as) expositores (as) convidados (as), a saber: 1º Colóquio - Trabalho, educação e gênero no contexto contemporâneo, ministrado pelas Dra. Isabelle Sanches Pereira (UNEB), pela Profa. Dra. Marize Damiana Moura Batista e Batista (UNEB) e que contou com a mediação pela Profa. Dra. Mônica Moreira Torres (UNEB); 1º Webeminário - Vulnerabilidade social e inclusão na contemporaneidade, que teve como expositoras as professoras Dr.ª Jusceli Maria Oliveira de C. Cardoso e Dr.ª Márcia Raimunda de Jesus M. da Silva, contando também com a participação da professora Dr.ª Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres, na condição de mediadora desse encontro, que aconteceu de forma remota/online pela Plataforma Microsoft Teams; 2º Seminário - Desenvolvimento do jovem adulto: estado da arte, apresentado pela professora Dr.ª Rita de Cássia Santana de Oliveira e foi mediado pela Profª Dra. Selma Barros Daltro de Castro; 2º Colóquio - Culturas, identidades e questões afro-brasileira e indígena, que teve como mediador o professor Dr. Cesar Costa Vitorino e como expositor o professor Dr. Fabiano Brito dos Santos. Considerando os temas pautados nos Colóquios e Seminários supracitados, esta coletânea de resumos propõe fortalecer as discussões e as reflexões concernentes às problemáticas sociais e educativas, a fim de que os (as) discentes da pós-graduação possam pensar cientificamente e interventivamente sobre tais problemáticas, buscando estabelecer, nessa dinâmica, possíveis relações com os estudos desenvolvidos. Esperamos que essa obra amplie o debate sobre as problemáticas emergentes em nossa sociedade contemporânea, de forma interdisciplinar, e incentive os pesquisadores (as) iniciantes a refletirem sistematicamente sobre as questões presentes em nossa realidade, estabelecendo diálogos com as diferentes áreas do conhecimento, tendo em vista os princípios da igualdade, equidade, alteridade e respeito à diversidade no desenvolvimento das pesquisas sociais e educacionais.
- ItemEducação pública municipal do campo em Barrocas - Ba: espaço virtual de práticas pedagógicas como possibilidade de enriquecimento do currículo vivido(2022-07-21) Araújo, Patrícia de Sena; Soares, Marcia Torres Neri; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Souza, Heron FerreiraO presente trabalho tem aderência ao campo de investigações da/na educação básica, com centralidade no currículo da Educação do Campo, mais especificamente nas práticas docentes exitosas vivenciadas na realidade educacional de escolas públicas municipais do Campo, em Barrocas-BA. Ancorado na metodologia pesquisa-ação, apresenta a criação de um Espaço Virtual de Práticas Pedagógicas/Blog, para compartilhamento, divulgação e acesso a informações destas práticas, tencionando o fortalecimento do currículo vivido. Para tanto, foram realizadas sessões reflexivas com professoras e coordenadoras das referidas escolas, bem como levantamento documental e aplicação de questionário através do google forms, para acessar os dados. A pergunta que orientou a pesquisa foi: como o espaço virtual de práticas pedagógicas pode colaborar para o fortalecimento do currículo vivido nas escolas públicas do campo, no município de Barrocas-BA? Traz como objetivo geral sistematizar experiências pedagógicas, através do Espaço Virtual, para o fortalecimento das práticas curriculares, no sistema educacional, das escolas públicas do Campo, no município de Barrocas-BA. Seguido dos seguintes objetivos específicos: caracterizar os aspectos normativos e organizacionais da Educação do Campo no município de Barrocas-BA; e realizar sessões reflexivas, dialógicas e problematizadoras com os professores sobre suas vivências, experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas do Campo e criar um Espaço Virtual (Blog) para socialização, divulgação, acompanhamento e trocas contínuas, de práticas pedagógicas, bem como informações do contexto educacional das escolas do Campo, direcionadas aos educadores, estudantes e sociedade civil, tencionando uma soma nas práticas curriculares vividas. O trabalho está fundamentado nas contribuições teóricas de Thiollent (1986), Barbier (1977), Bardin (2016), Freire (1997), Holliday(2006), Arroyo (2013), Molina (2012) e Caldart (2011; 2012), entre outros. Por meio da pesquisa foi possível socializar materiais e sugestões literárias/pedagógicas acerca da educação do Campo, no espaço virtual, visibilizar e estimular a socialização de práticas exitosas das professoras de escolas do Campo, bem como tornar os dados acessíveis à sociedade civil para conhecimento, acompanhamento e utilização como fonte de pesquisa e enriquecimento do currículo vivido.
- ItemNarrativas de crianças da educação infantil de Escola Rural Multisseriada do Território do Sisal-BA(2019-04-30) Coelho, Patrícia Júlia Souza; Souza, Elizeu Clementino de; Abramowicz, Ananete; Pereira, Maria Teresa Jacinto Sarmento; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA pesquisa analisou as narrativas das crianças de Educação Infantil sobre a escola rural, com ênfase nas aprendizagens experienciais vivenciadas no cotidiano da Escola Municipal José Carneiro de Oliveira, localizada no Território do Sisal – BA e também em outros contextos educativos: família e comunidade. Essa investigação, vinculada ao projeto de pesquisa e inovação educacional Multisseriação e Trabalho Docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem (GRAFHO-UNEB), também buscou, em seu desenrolar, identificar os modos como as crianças vivem as suas infâncias; apreender as concepções do que é ser criança na escola de Educação Infantil rural; analisar as aprendizagens experienciais vivenciadas pelas crianças em seu contexto sociocultural, especificamente na escola rural; e reconhecer a capacidade reflexiva das crianças sobre as experiências vivenciadas em seu contexto sociocultural. Esta pesquisa, de base qualitativa, dialogou com categorias relacionadas à sociologia da infância e à pesquisa (auto)biográfica. Dois eixos de análises mobilizaram este estudo, tendo como centralidade as narrativas de seis crianças: os modos de ser e viver suas infâncias e as aprendizagens experienciais vivenciadas pelas crianças no cotidiano escolar e em outros espaços educativos. As experiências vivenciadas pelas crianças e narradas por elas, nas rodas de conversa e nos diálogos narrativos individuais, ratificaram a importância do protagonismo infantil no processo formativo das crianças, principalmente na escola, para fomentar suas aprendizagens experienciais. Considerando o que as crianças disseram sobre a escola, foi possível, pela análise interpretativa-compreensiva, inferir que este espaço educativo tinha relevância em suas trajetórias de vida-formação, na medida em que possibilitava, conforme as narrativas infantis, a experiência da cultura de pares, através de situações que envolviam a interação e as brincadeiras. Contudo, este estudo revelou que tais experiências precisam ter mais destaque na sistematização das práticas educativas destinadas aos (às) meninos (as) que frequentam escolas rurais de Educação Infantil, a fim de potencializar, de forma contextualizada às suas histórias de vida-formação e às experiências vivenciadas em sua realidade sociocultural, o processo de constituição de aprendizagens experienciais das crianças. A tese corrobora que as narrativas das crianças sobre suas infâncias e sobre suas experiências indicam possibilidades para que se pense em práticas educativas escolares mais articuladas à cultura da infância, validando, nesse processo, as identidades das crianças e da cultura local e fomentando, assim, o processo de constituição das aprendizagens experienciais das crianças que vivem nas diversas ruralidades.