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Navegando por Autor "Coelho, Patrícia Júlia Souza"

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    Coletânea de Resumos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar - Volume 4
    (Universidade do Estado Da Bahia, ) Coelho, Patrícia Júlia Souza; Vitorino, César Costa
    A Coletânea de Resumos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar, Volume 4, vincula-se às apresentações dos Colóquios e Seminários promovidos pelo Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social - MPIES, da Universidade do Estado da Bahia, no decorrer do ano de 2022. Nesta publicação, organizada pelos (as) docentes do componente curricular obrigatório Metodologia da Pesquisa, são apresentados resumos expandidos produzidos pelos (as) estudantes e professores (as) do MPIES. Os textos que compõem a referida obra estabelecem relações com temáticas emergentes em nossa sociedade contemporânea, sendo estas temáticas convergentes com os estudos de pesquisadores (as) de diferentes áreas do conhecimento. A presente coletânea valoriza o diálogo interdisciplinar e a articulação entre a teoria e a prática, estando, assim, em consonância com a proposta de formação acadêmico-científica dos (as) estudantes do MPIES. A Coletânea de Resumos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar apresenta textos descritivos e reflexivos suscitados pelos (as) seus (suas) autores (as), tendo como referências as temáticas discutidas nos Colóquios e Seminários e pelos (as) expositores (as) convidados (as), a saber: 1º Colóquio - Trabalho, educação e gênero no contexto contemporâneo, ministrado pelas Dra. Isabelle Sanches Pereira (UNEB), pela Profa. Dra. Marize Damiana Moura Batista e Batista (UNEB) e que contou com a mediação pela Profa. Dra. Mônica Moreira Torres (UNEB); 1º Webeminário - Vulnerabilidade social e inclusão na contemporaneidade, que teve como expositoras as professoras Dr.ª Jusceli Maria Oliveira de C. Cardoso e Dr.ª Márcia Raimunda de Jesus M. da Silva, contando também com a participação da professora Dr.ª Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres, na condição de mediadora desse encontro, que aconteceu de forma remota/online pela Plataforma Microsoft Teams; 2º Seminário - Desenvolvimento do jovem adulto: estado da arte, apresentado pela professora Dr.ª Rita de Cássia Santana de Oliveira e foi mediado pela Profª Dra. Selma Barros Daltro de Castro; 2º Colóquio - Culturas, identidades e questões afro-brasileira e indígena, que teve como mediador o professor Dr. Cesar Costa Vitorino e como expositor o professor Dr. Fabiano Brito dos Santos. Considerando os temas pautados nos Colóquios e Seminários supracitados, esta coletânea de resumos propõe fortalecer as discussões e as reflexões concernentes às problemáticas sociais e educativas, a fim de que os (as) discentes da pós-graduação possam pensar cientificamente e interventivamente sobre tais problemáticas, buscando estabelecer, nessa dinâmica, possíveis relações com os estudos desenvolvidos. Esperamos que essa obra amplie o debate sobre as problemáticas emergentes em nossa sociedade contemporânea, de forma interdisciplinar, e incentive os pesquisadores (as) iniciantes a refletirem sistematicamente sobre as questões presentes em nossa realidade, estabelecendo diálogos com as diferentes áreas do conhecimento, tendo em vista os princípios da igualdade, equidade, alteridade e respeito à diversidade no desenvolvimento das pesquisas sociais e educacionais.
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    Narrativas de crianças da educação infantil de Escola Rural Multisseriada do Território do Sisal-BA
    (2019-04-30) Coelho, Patrícia Júlia Souza; Souza, Elizeu Clementino de; Abramowicz, Ananete; Pereira, Maria Teresa Jacinto Sarmento; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
    A pesquisa analisou as narrativas das crianças de Educação Infantil sobre a escola rural, com ênfase nas aprendizagens experienciais vivenciadas no cotidiano da Escola Municipal José Carneiro de Oliveira, localizada no Território do Sisal – BA e também em outros contextos educativos: família e comunidade. Essa investigação, vinculada ao projeto de pesquisa e inovação educacional Multisseriação e Trabalho Docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem (GRAFHO-UNEB), também buscou, em seu desenrolar, identificar os modos como as crianças vivem as suas infâncias; apreender as concepções do que é ser criança na escola de Educação Infantil rural; analisar as aprendizagens experienciais vivenciadas pelas crianças em seu contexto sociocultural, especificamente na escola rural; e reconhecer a capacidade reflexiva das crianças sobre as experiências vivenciadas em seu contexto sociocultural. Esta pesquisa, de base qualitativa, dialogou com categorias relacionadas à sociologia da infância e à pesquisa (auto)biográfica. Dois eixos de análises mobilizaram este estudo, tendo como centralidade as narrativas de seis crianças: os modos de ser e viver suas infâncias e as aprendizagens experienciais vivenciadas pelas crianças no cotidiano escolar e em outros espaços educativos. As experiências vivenciadas pelas crianças e narradas por elas, nas rodas de conversa e nos diálogos narrativos individuais, ratificaram a importância do protagonismo infantil no processo formativo das crianças, principalmente na escola, para fomentar suas aprendizagens experienciais. Considerando o que as crianças disseram sobre a escola, foi possível, pela análise interpretativa-compreensiva, inferir que este espaço educativo tinha relevância em suas trajetórias de vida-formação, na medida em que possibilitava, conforme as narrativas infantis, a experiência da cultura de pares, através de situações que envolviam a interação e as brincadeiras. Contudo, este estudo revelou que tais experiências precisam ter mais destaque na sistematização das práticas educativas destinadas aos (às) meninos (as) que frequentam escolas rurais de Educação Infantil, a fim de potencializar, de forma contextualizada às suas histórias de vida-formação e às experiências vivenciadas em sua realidade sociocultural, o processo de constituição de aprendizagens experienciais das crianças. A tese corrobora que as narrativas das crianças sobre suas infâncias e sobre suas experiências indicam possibilidades para que se pense em práticas educativas escolares mais articuladas à cultura da infância, validando, nesse processo, as identidades das crianças e da cultura local e fomentando, assim, o processo de constituição das aprendizagens experienciais das crianças que vivem nas diversas ruralidades.
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