Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Cilindro, Taise Passos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Google for education: implantação do projeto escolab no município de Salvador/BA
    (2020-07-30) Cilindro, Taise Passos; Hetkowski, Tânia Maria; Couto, Edvaldo Souza; Nascimento, Fabiana dos Santos; Bitencourt, Elias Cunha
    Esta dissertação atenta para o crescente fenômeno que ocorre nas instituições de ensino público, privado, nas escolas e universidades, acerca das parcerias com os serviços corporativo Google for Education, em escala mundial. No município de Salvador/BA, três Escolas Laboratório (EscoLabs) foram inauguradas se apresentando como parceiras do Google. A partir disso, o estudo trouxe como questionamento: Como foi implantada a proposta do Google for Education nas EscoLabs e os processos formativos, operacionais e de infraestrutura para a implementação na Rede Pública de Salvador? A temática envolve discussões sobre Políticas Públicas, Tecnologias Digitais na escola e as Redes Públicas de Educação Básica, trazendo à tona o cenário vigente da cultura digital que abarca a Plataformização, Dataficação, Performatividade Algorítmica e o Capitalismo da Vigilância. Por isso, o objetivo da pesquisa foi compreender os propósitos do Google for Education e sua implementação através das EscoLabs no Município de Salvador/BA analisando o uso das ferramentas digitais nos processos educativos. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso Descritivo, na EscoLab Boca do Rio, e foram realizadas observações direta e entrevistas semiestruturada com professores, gestores e um funcionário da Secretaria Municipal da Educação do Salvador. A implantação da proposta do Google for Education nas EscoLabs se configurou em uma política pública verticalizada, pois, as tomadas de decisões dos elaboradores não partiram das discussões junto com a comunidade escolar, e os serviços corporativos nos processos educativos serviram como repositório de conteúdo. O estudo aponta para a necessidade de formações docentes que discutam conceitos sobre o cenário da cultura digital que envolvem a Plataformização, Dataficação, Performatividade Algorítmica e o Capitalismo da Vigilância, além do monopólio das corporações de TI e o seu fenômeno abrangente nas instituições de ensino.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais