Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Cerqueira, Vinícius de Almeida"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Desenho geométrico no ensino fundamental: uma análise do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES no período de 2017 a 2022
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-17) Cerqueira, Vinícius de Almeida; Brito, Mirian Ferreira de; Fonseca, Maria Elizzabette Almeida Gomes; Barbosa, Helder Luiz Amorim
    Este estudo analisou 20 dissertações e teses sobre Desenho Geométrico, defendidas em programas de pós-graduação no Brasil e disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, no período de 2018 a 2023. A partir de um total inicial de 343 trabalhos, foram aplicados filtros baseados em palavras-chave, como "Desenho Geométrico" e "ensino fundamental", e em critérios de relevância para o tema. O objetivo principal foi compreender a relevância do Desenho Geométrico no currículo dos anos finais do ensino fundamental, identificando suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades técnicas e cognitivas. Os resultados evidenciam uma retomada do interesse pela disciplina, com propostas que envolvem o uso de ferramentas tecnológicas como o Geogebra, atividades práticas com materiais manipuláveis e abordagens pedagógicas interdisciplinares. Entre as principais contribuições dos trabalhos analisados, destacam-se o desenvolvimento do raciocínio lógico, a ampliação da compreensão espacial e o impacto positivo na aprendizagem de conceitos matemáticos. Foram identificadas lacunas, como a formação docente insuficiente e a ausência de políticas públicas claras que promovam a inclusão do Desenho Geométrico nos currículos escolares de forma obrigatória. Além disso, a pesquisa propõe reflexões sobre a relevância do Desenho Geométrico como um componente essencial para o ensino de Matemática e a necessidade de metodologias inovadoras que articulem teoria e prática. A análise contribui para o debate sobre a valorização da disciplina e oferece subsídios para sua reintegração nos currículos escolares, ressaltando seu papel crucial na formação integral dos estudantes.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais