Navegando por Autor "Cerqueira, Maria do Carmo Oliveira de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSaberes docentes e currículo: o lugar da EJA no curso de pedagogia(2020-05-06) Cerqueira, Maria do Carmo Oliveira de; Alves, Érica Valéria; Moraes, Climerio Manoel Macedo; Musial, Gilvanice Barbosa Da SilvaEsta dissertação intitulada “Saberes Docentes e Currículo: o lugar da EJA no Curso de Pedagogia” teve como objetivo central evidenciar e analisar as implicações da realização de um componente curricular voltado à prática em EJA na constituição dos saberes docentes dos licenciados em Pedagogia do Campus XIII da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Diante das inquietações sobre a referida temática surgiu o seguinte problema: Quais as implicações da inserção de um componente curricular que desenvolva atividades práticas em EJA na constituição de saberes docentes dos licenciandos em Pedagogia do Campus XIII da Universidade do Estado da Bahia? Elegemos como objetivos específicos: discutir a organização curricular do Curso de Pedagogia, do DEDC XIII - UNEB, considerando o lugar que a EJA ocupa no referido currículo; planejar e implementar atividades de prática docente no campo da EJA para os discentes do Curso de Pedagogia, por meio do componente curricular Tópicos Especiais em Educação; descrever e refletir as experiências da prática docente no campo da EJA, dos discentes do Curso de Pedagogia, evidenciando saberes docentes. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa aplicada, a qual tem vista contribuir para elaboração de diagnósticos e busca de soluções de uma forma mais imediata. Quanto à abordagem, é de natureza qualitativa, tendo como aporte teórico metodológico a etnopesquisa crítica, a qual inspirada na etnometodologia preocupa-se com os sentidos atribuídos pelos sujeitos às suas ações nos diversos contextos sociais. Como dispositivos de pesquisa foram utilizados a observação direta, notas de campo, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Para interpretação dos dados, buscamos como suporte a análise de conteúdo a partir da seleção de categorias analíticas, objetivando desvelar e compreender os significados dos fenômenos analisados. A pesquisa foi realizada no Departamento de Educação- Campus XIII – UNEB, e teve como sujeitos os discentes do 5º semestre do Curso de Pedagogia. A pesquisa demonstrou que a realização de atividades docentes em turmas de EJA possibilitou aos discentes refletirem e perceberem saberes necessários ao docente que atua no referido campo, destacando os saberes relacionais e afetivos como imprescindíveis ao exercício da função. Assim foi possível constatar a relevância desta intervenção através dos atos de currículo, contribuindo para uma maior visibilidade da EJA no currículo do Curso de Pedagogia.